O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 195.

SESSÃO DO DIA 9 DE OUTUBRO.

Aberta a Sessão sob a presidencia do Sr. Castello Branco, leu-se e approvou-se a acta da Sessão antecedente.

O Sr. Secretario Felgueiras mencionou os seguintes officios recebidos do Governo:

Illustrissimo e Excelentissimo Senhor. - Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portuguesa, os autos que serão com este, e que correrão no juizo das capellas da Coroa, entre partes D. Antonia Camilla Freire da Silveira Leal, e José Maria Pestana de Brito, com os quaes reverte o requerimento da dita D. Antonia familia, na forma da ordem do Soberano Congresso de 2 do corrente mez, que com esta remessa fica cumprida.
Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 6 de Outubro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - José da Silva Carvalho.
Remettido á Commissão de justiça civil.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza, a conta inclusa do Prior mór da ordem de Christo, prelado de Thomar datada em 4 do corrente mez, que acompanha as informações que lhe forão ordenadas pela circular de 22 de Maio deste anno, relativas ás paroquias daquella prelazia.
Deus guarde a V. Exa. Palacio de Queluz em 6 de Outubro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - José da Silva Carvalho.
Remetiido á Commissão ecclesiastica de reforma.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza, a conta inclusa do Reverendo Arcebispo Primaz datada em 30 de Setembro proximo preterito, e os oito mappas a ella juntos pertencentes á comarca ecclesiastica de Valença, e relativos ás paroquias da sua diocese.
Deus guarde a V. Exa. Palacio de Queluz em 6 de Outubro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - José da Silva Carvalho.
Remmettido á mesma Commissão.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Magestade me determina remetta a V. Exa. para ser presente ao Soberano Congresso a carta, que lhe enviou seu filho o Príncipe Real, naquella parte que diz relação ao ministerio.
Deus guarde a V. Exa. Palacio de Queluz em 4 de Outubro de 1821. - Illmo. Sr. Sr. Joáo Baptista Felgueiras. - Joaquim José Monteiro Torres.
As Cortes ficarão inteiradas; e mandando restituir a carta original, resolverão se respondesse ao Ministro que as providencias pedidas se achavão já acauteladas nos decretos das Cortes, relativos á pessoa do Principe Real, e ao Rio de Janeiro.

Por esta occcasião, pedindo o Sr. Ledo a palavra, disse: As circunstancias do Rio de Janeiro são presentemente as mais desgraçadas possiveis, e tornão-se dignas da alta consideração do Congresso. Na partida de S. Alteza a confusão vai a estabelecer-se e a desordem vai a grassar com progressos que não poderão calcular-se. Uma grande quantidade de empregados públicos, que ficão sem ter que comer; militares que ficão desgraçados, que não tem recebido os seus soldos; o Erário desprovido de tudo; o banco roubado; em fim desgostos de toda a ordem, vão fazer o quadro mais desgraçado, e mais digno da compaixão do Congresso. Na saida de S. Magestade a provincia esteve a tocar o abismo da desordem; agora na saida de S. Alteza, não sei qual será a sorte desgraçada da minha pátria. He necessario pois
1