O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[2840]

a roubar do mesmo modo; mas até já matão: isto me foi hoje dito pelo Intendente Geral da Policia.
Q Sr. Presidente propoz se se devia imprimir o projecto da Commissão de guerra.
Decidiu-se que se imprimisse.
O mesmo Sr. designou para ordem do dia a continuação do projecto da Constituição.
Levantou-se a Sessão ás nove horas da noite. - João Alexandrino de Sousa Queiroga, Deputado Secretario.

RESOLUÇÕES E ORDENS DAS CORTES.

Para José Ignacio da Costa.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza ordenão que lhes seja remettida das alfandegas de Lisboa, Setubal, Figueira, e Vianna do Minho uma lista da quantidade de vinho que se exportou annualmente por aquelles portos desde o anno de 1678 ate 1820 inclusive; especificando unicamente quanto para a Grã Bretanha, e quanto para os outros portos do globo. O que participo a V. Exc. para sua intelligencia e execução.
Deus guarde a V. Exca., Paço das Cortes em 27 de Outubro de 1821. - João Baptista Felgueiras.

Para José da Silva Carvalho.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza ordenão que se faça traduzir, e copiosamente espalhar por todas as paroquias e camaras La Omelia del Cittadino Cardinal Chiaramonti Vescovo d' Imola (ora summo Pontifice Pio VII.), a fim de que seja conhecido de todos os Portuguezes aquelle modelo de sabedoria evangelica, com que o actual Romano Pontifice se dirigiu a suas Ovelhas, como Bispo de Imola, sobre a intima alliança do Evangelho, e da liberdade. O que V. Exc. levará ao conhecimento de Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 27 de Outubro de 1821. - João Baptista
Felgueiras.

Para Joaquim José Monteiro Torres.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza mandão remetter ao Governo a inclusa representação do Commandante e mais officiaes do 2.° batalhão de milicias da divisa o militar de Pernambuco, datada de 26 de Agosto do presente anno, relativamente aos ultimos acontecimentos naquella provincia, e transmittida ao soberano Congresso pela Secretaria de Estado dos negocios da marinha, em data de 26 do corrente mez.
Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 27 de Outubro de 1821. - João Baptista Felgueiras.

Para o mesmo.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza mandão dizer ao Governo que ficão commettidas a seu cuidado e vigilancia, sob a responsabilidade dos respectivos Ministros, todas as medidas que forem necessarias e opportunas para se manter a segurança e tranquillidade não só de Pernambuco, mas tambem das outras provincias do Brazil, podendo para esse fim fazer o uso conveniente da força armada, que se acha destinada e posta á sua disposição pelas ordens de 28 de Julho, 25 de Agosto, e 20 de Outubro do corrente anno. O que V. Exc. levará ao conhecimento de Sua Magestade, e fará constar onde convem.
Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 27 de Outubro de 1821. - João Baptista Felgueiras.

Redactor - Velho.

LISBOA: NA IMPRENSA NACIONAL