O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 232.

SESSÃO DE 22 DE NOVEMBRO.

Abriu-se a Sessão á hora do costume, sob a presidência do Sr. Trigoso, e lida a Acta da antecedente, foi approvada.

o Sr. Secretario Felgueiras mencionou os seguintes officios do Governo.
1.º Do Ministro dos negócios do Reino, incluindo duas consultas da junta da directoria geral dos estudos: uma sobreacreação da cadeira de latim na villa de Monchique: e outra sobre o estabelecimento de uma aula publica no recolhimento, ou casa de educação de meninas, erecto no lugar de Sarnache do Bom Jardim, que se remetterão á Commissão de instrucção publica.

2.° Do mesmo Ministro, dando conta do cumprimento, que se tem dado ás duas ordens das Cortes de 16 de Outubro, e de 19 de Novembro, relativamente á remessa, que se mandou fazer dos regimentos da Meza da Consciência e Ordens; assim como a respeito da demora, que neste negocio tem havido da parte daquelle tribunal, de que as Cortes ficarão inteiradas.

3.° Do Ministro da justiça , acompanhando em requerimento de Thomaz de Ambrosis Júnior, e os mais papeis juntos, que existião na Meza do Desembargo do Paço , relativos á emancipação que pede, sem o consenso paterno, que se mandou á Commissão de justiça civil.

Deu conta de um additamento á memoria sobre a origem, e multiplicidade dos ladrões, e a maneira de os evitar, offerecido por José Maria de Beja, que se remetteu á Commissão de justiça criminal; assim como da remessa de um maço de exemplares da conta da repartição do Commissariado, pertenceu ao mez de Julho deste anuo, que se mandou distribuir poios Srs. Deputados.

Leu uma indicação do Sr. Xavier Monteiro para que se pergunte ao Governo a razão cie se haver demorado a informação, que em 25 do mez passado se lhe pedio, à respeito do dinheiro cunhado na casa da moeda depois de 1807; assim como para que se lhe recommende, que informe com urgência sobre a amortização do papel moeda, conforme lhe foi insinuado em ordem das Cortes de 10 do corrente; e attentas as informações, que derão alguns Srs. Deputados, se mandou ficar suspensa por ora.

O Sr. Ferrão apresentou uma carta de offerecimento, que para a amortização da divida publica faz o capitão reformado do regimento n.º 18, Gaspar Maria de Castro Menezes, dos soldos, que tem vencido até ao presente, e dos que vencer em quanto vivo for, importando os vencidos até ao fim de Abril ultimo em 340$000 rs., que foi ouvido com agrado, e remettido ao Governo.

O Sr. Moura apresentou uma memória com o titulo de - Reflexões Medico-Juridicas sobre a necessidade, e utilidade do Estudo da Medicina Legal, e projecto do estabelecimento de collegios para o ensino da medicina, e da cirurgia, e de uma academia privativa, que promova os progressos das ditas sciencias em Portugal - offerecida pelo medico do partido da camara de Alcochete, Felix da Gama, que se mandou passará Commissão de saude publica.

Verificou-se pela chamada acharem-se presentes 100 Srs. Deputados, e que falta vão 22, a saber: os Srs. Povoas; Quental da Camara; Ferreira de Sousa; Sepulveda ; Bispo de Castello Branco; Felisberto José de Sequeira; Van Zelller; Xavier Monteiro; Soares de Azevedo; Pereira da Silva; Vicente da Silva; Guerreiro; Gouvea Ozorio; Faria; Bastos; Sousa e Almeida; Xavier de Araújo; Manoel Antonio de Carvalho; Gomes de Brito; Sande e Castro; Zeferino dos Santos; Castello Branco Manoel.

Passou-se á ordem do dia, e continuou a discussão sobre a Patriarcal.

O Sr. Araujo Lima: - Depois da resolução, que se tomou nesta Augusta Assembléa, de se ex-