O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[3192]

seu procurador autorisado, o Padre Francisco das Chagas, faz ao soberano Congresso, a beneficio da caixa da amortização da divida publica, Gaspar Maria de Castro Menezes, Capitão do regimento de infantaria n.º 18, dos soldos que tem vencido até ao presente, e dos que vencer em quanto vivo fôr, importando os vencidos até ao fim de Abril do corrente anno em 340$ réis. O que V. Exca. levará ao conhecimento de Sua Magestade, e fará constar onde convier.

Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 22 de Novembro de 1821. - João Baptista Felgueiras.

Para Joaquim José Monteiro Torres.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza, desejando que se comecem a tirar das nossas tão ricas, como desamparadas possessões africanas todas as grandes vantagens que promette a sua excellente posição geografica: ordenão que sejão transmittidas ao soberano Congresso todas as informações que houver na Secretaria de Estado dos negocios da marinha a respeito dellas, e particularmente das ilhas de Cabo Verde, Angola, Cabo de Correntes, e Moçambique: podendo essas informações vir nos proprios originaes, pois que serão restituidas depois de serem consultadas. O que V. Exca. levará ao conhecimento de Sua Magestade.

Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 22 Novembro de 1821. - João Baptista Felgueiras.

ERRATAS

Diario n.º 216 pag. 2931 col. 2.ª lin. 52 - individuos leia-se - Indicios.
Idem pag. 2939 col. 1.ª, lin. 7 - condições leia conducções.
Diario n.º 219 pag. 2976 col. 2.ª lin. 23 - suas leia-se - sellar.
Diario n.º 221 pag. 3001 col. 2.ª lin. 43 - discussão leia-se - decisão.
Diario n.º 3005 col 1.ª lin. 9 - que nessa leia-se - sem que nessa.
Diario n.º 222 pag. 3022 col. 1.ª lin. 51 - censo enfiteuse leia-se - censo ou enfiteu-se.
Idem col. 2.ª lin. 33 - costumão leia-se - continuão.
Idem lin. 45 - reçarsiria para leia-se - reçarsiria: para.

Diario n.º 228 pag. 3128, fala do Sr. Pinheiro de Azevedo, col. 2.ª em lugar das lin. 30 a 36, leia-se - Ainda que não sou da opinião dos illustres Deputados ácerca da jurisdicção e autoridade do Cabido em Sé vaga, e que (por minha opinião particular) julgue que ella he delegada, com tudo entendo que a mudança se commetta ao Collegio Patriarcal etc.

Redactor - Velho.

LISBOA, NA IMPRENSA NACIONAL.