O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[3233]

Jose Vaz Coelho; Jeronymo José Carneiro; Manoel José Placido da Silva Negrão.
Approvado.

Por parte da Commissão da redacção do Diario, deu conta o Sr. Rodrigo Ferreira do seguinte

PARECER.

A Commissão da redacção do Diario das Cortes, sendo-lhe apresentado pelo administrador dos Diarios, que na pequena loja onde estão á venda, já não ha capacidade para recolher os que se vão imprimindo, e muito menos os volumes das actas das Sessões das Cortes; e que na loja contigua, pertencente ao mesmo edificio nacional, e presentemente vaga, ha melhor accommodação para o mesmo fim.

Requer ao Soberano Congresso, que mande expedir ordem ao Senado da camara desta cidade, para que ponha á disposição do administrador do Diario das Cortes a referida loja visinha; e tome entregue da loja actual, logo que esteja feita a mudança.

Paço das Cortes em 23 de Novembro de 1821. - Rodrigo Ferreira da Costa; Antonio Lobo de Barbosa Ferreira Teixeira Girão; Antonio Pereira; José Ferrão de Mendonça e Sousa; Francisco Antonio d'Almeida Moraes Pessanha.

Foi regeitado, e se decidiu, que se passasse ordem ao Governo para que das casas nacionaes que tem á sua disposição aprompte uma, que seja commoda para a venda dos Diarios.

Apresentou mais o mesmo Sr. o parecer sobre um requerimento dos cinco discipulos de Taquigrafia, empregados nas Cortes, João José Alves Freineda, José Pedro Prestes, Jeronymo de Almeida Brandão, Francisco de Sales Rodrigues Leiria, e Deocleciano Antonio Pedro Freire, a respeito do qual se venceu, que se abra um novo concurso perante a mesma Commissão, o qual se deve annunciar para determinado dia, ficando aberto a todos os concorrentes, que quizerem comparecer; e que o parecer seja novamente restituido á Commissão com os mais, que se achão adiados, para interpor depois do concurso um juizo difinitivo.

O Sr. Presidente annunciou que estava presente uma carta do Coronel, e Tenente Coronel do regimento de infanteria n.º 4, que se achavão na sala de fora, e que, em nome da oficialidade do Batalhão expedicionario do regimento do seu commando, vinhão offerecer às Cortes seus respeitosos comprimentos de despedida, e leu-se a seguinte carta.
O Coronel do regimento de infanteria n.° 4., João Leandro de Macedo Valladas, e o Tenente Coronel do dito, Filippe Thomaz Ribeiro da Fonseca, tem a satisfação e a honra de apresentar a este soberano Congresso formado pelos dignos Representantes da liberal e heroica Nação portugueza, o corpo da oficialidade pertencente ao batalhão expedicionario do regimento do seu commando, que vai partir para o Rio de Janeiro: elles vem fazer os seus respeitosos cumprimentos de despedida; renovando ainda uma vez á face de toda a Nação (concentrada e representada neste augusto recinto) os sinceros protestos da sua adhesão ao systema constitucional, e de obediencia á lei, ao Rei, como primeiro Magistrado, e às autoridades legitimamente constituidas; confirmando o solemne juramento que gostosamente prestárão, e que protestão fazer valer nos mais remotos paizes, a que os interesses e a voz da sua cara patria os chamar; promettendo igualmente pôr em pratica todos os meios e esforços, que estiverem a seu alcance, para segurar a conservação, e até apertar cada vez mais os vinculos da boa fraternidade e boa harmonia, que existe entre nossos irmãos daquelle hemisferio, e que fazem uma parte da nossa respeitavel Nação.
O Tenente Coronel commandante do referido batalhão expedicionario e seus officiaes, assim como o chefe do regimento e os officiaes do batalhão remanescante, rogão ao Supremo Autor da natureza auxilie e prospere as assiduas tarefas, e importantes fadigas deste soberano Congresso, e á Providencia que vigie na sua feliz conservação, para vermos logo concluida a magestosa obra da nossa regeneração politica, e consolidada a ventura de Portugal; esperando que estes dignissimos órgãos da Nação acreditem benignos a sinceridade das suas expressões e dos seus sentimentos, desculpando ao mesmo tempo terem vindo perturbar os seus augustos trabalhos. Quartel em Campo de Ourique 27 de Novembro de 1821. - João Leandro de Macedo Valladas, Coronel do n.º 4 de infanteria; Filippe Thomaz Ribeiro, Tenente Coronel commandante do batalhão que marcha para o Rio.
Mandou-se fazer honrosa menção na acta, e que se publique no Diario na fórma do costume; e ordenou-se que dois dos Srs. Secretarios saíssem a fazer-lhes certo o justo apreço que as Cortes fazem de seu leal e patriotico comportamento.
O Sr. Soares Franco, por parte da Commissão de saude publica, deu conta dos seguintes

PARECERES.

O Juiz de Fóra da Villa de Pombal representa que no anno de 1800, em razão de um grande contagio, que afligiu aquelles habitantes, se mandou ordem para os defuntos se enterrarem em um cimiterio e não nas igrejas. Assim se executou, tanto que lá foram enterrados o predecessor deste ministro, o Desembargador Thomaz Carlos de Sousa e Menezes e o Vigario da freguezia. Como porém aquella villa foi incendiada na retirada do exercito francez em 1810, não apparece registo de tal ordem, e por isso os Religiosos da provincia de Santo Antonio de Portugal vão admittindo enterramentos na sua igreja pela esmola de 6400 réis, e a misericordia vai fazendo o mesmo na sua capella por 1300 réis. Lembra mais, que não se tendo cercado com muro algum o dito cemiterio, este he accessivel á entrada dos animaes, que tem desenterrado alguns cadaveres, o que he summamente indecente. Pede em consequencia duas cousas: 1.ª que seja autorizado para prohibir os enterramentos nas igrejas: 2.ª que se mande cerear com um muro o cemiterio. A Commissão he de parecer, que se passe ordem para que o Juiz de Fóra da villa