O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[3339]

respeito ás autoridades constituidas, não póde haver ordem, nem subordinação; e que nada haverá mais difficil do que conseguir repentinamente dos povos esse indispensavel respeito para com aquelles, que elles virão nascer, com que tem vivido familiarmente, e pelos quaes nunca lhes passou pela imaginação terião de ser governados. Falo pelo que a experiencia matem; ensinado: chega ali, um Juiz de fóra todas as classes se lhe sujeitão sem a mais pequena repugnancia; he elevado, por exemplo, a Coronel de milicias um filho da terra, já os seus subordinados o olhão por cima do hombro, e nunca lhe prestão aquella subordinação e respeito, que debalde exigem as leis; mas isto não he para aqui: o Soberano Congresso já sanccionou esta fórma de Governo, e agora só nos resta obedecer: fiz esta reflexão unicamente para responder ao Sr. Arriaga, que na necessidade em que nos achamos de adoptar aquella especie de Governo, de nenhum outro talvez se devão recear menos inconvenientes, do que daquelle, que tenho a honra de propor para as ilhas dos Açores. Aquellas ilhas são nove, mas duas, pela sua pequenez, e pela proximidade em que se achão de outras duas, desde a sua origem sempre tem sido reputadas fazendo parte das duas ultimas: temos pois sete ilhas, cada uma das quaes, pelo methodo de eleição que se escolher, deve dar um membro para o Governo provisorio, que se estabelecer em Angra: deste modo ficão todas com a sua consideração representativa; e desapparecem todos os inconvenientes, que o illustre Preopinante ponderou. Agora dirigindo directamente as minhas reflexões ao parecer da Commissão digo. Que eu me levante para me oppôr a este parecer, na parte que diz respeito á divisão daquellas ilhas, não he por certo para admirar, visto que assás bem publico tenho feito qual a minha opinião sobre tal assumpto, e porque he chegado finalmente o momento de sustentar essa mesma opinião, e de a corroborar com um muito maior numero de razões, que a falta de tempo, não me permittiu expender então: o que certamente me admira muito e muito, o que julgo terá produzido una igual effeito em toda esta Soberana Assembléa, he que os illustres membros desta Commissão se affastassem agora pela primeira vez daquelle luminoso principio, que até aqui tem servido constantemente de base a todos os seus pareceres; scilticei, que a primeira, e mais urgente obrigação deste Augusto Congresso, consiste em cortar pela raiz todos os terriveis abusos, que se achavão introduzidos na administração do thesouro publico; botando logo abaixo por uma vez todas as despezas, que se acharem superfluas, e tendo todo o cuidado em evitar que se introduzão outras de novo, que não sejão de uma reconhecida necessidade.

Tal tem sido a constante e regular conducta desta Assembléa Representativa desde que tenho a honra de presenciar os seus trabalhos; e supposto que em nenhum dos Srs. Deputados tenha deixado de conhecer uma intima convicção da necessidade de tal me diria, ninguem com tudo me negará que os illustres membros que formão esta Commissão, são aquelles, que até agora tem desenvolvido esta doutrina com mais zelo, calor, e energia. No entretanto apparece agora esta singularidade, cuja razão não me he facil descobrir; e só me lembro se, ou os illustres membros não tiverão lugar de ponderar sobre o meu referido parecer, e em tal caso eu lho repetirei agora em muito breve resumo, ou senão se podérão convencer da força das razões que eu ali expunha, e neste ultimo caso tambem se torna do meu dever o expor agora em plena Assembléa essas mesmas razões, para que não seja arguido de ter adoptado uma opinião superficial sobre materia tão grave, nem tão pouco deixar de informar a Nação sobre unia das poucas cousas que se achão perfeitamente ao meu alcance, e sobre que vejo se pretende surprehendela debaixo dos mais sophisticos pretextos. Porém antes que comece, occorre-me uma idéa que vem muito a proposito, e que por isso não perderei, e vem a ser, que eu vou falar sobre esta materia unicamente pela obrigação, que se me acha imposta na quallidade de representante da Nação inteira, e não de provincia alguma em particular, porque a não ser este dever que nos liga a todos, e a hão ter agora em vista mais que os desejos, e interesses particulares da província que aqui me enviou, por certo ou me calaria, ou promoveria mesmo este parecer; porque he preciso que se saiba, Srs., que a ilha Terceira, e suas dependentes, longe de terem o mais leve empenho em que se lhe conservem annexas essas outras ilhas, que agora se pretendem segregar, utilisarião muito e muito em que tal separação se verificasse, ainda que não fosse senão pela regra geral, de que quanto maior o numero dos governados tanto menos tempo tem os governantes para distribuirem a justiça a cada um; mas, torno a dizer, eu acho-me aqui como representante da Nação inteira, e por isso vejo-me na triplo collisão de ir falar contra os desejos da minha patria, quando sou obrigado a manifestar á mesma Nação, como passo a fazer, que não ha, nem póde haver medida mais
impolitica e precipitada do que, a de ir dividir a integridade do Archipelago Açoriano que se acha sustentada sobre uma posse, de mais de trezentos seculos, unicamente para satisfazer a caprichos particulares da um pequeno numero, e sem ter a mais leve attenção com todas as terríveis consequencias que daqui se vão a seguir. Isto posto miremos em materia, porque não desejo abusar por muito tempo da paciencia dos que me ouvem. De que se trata pois, Srs.? Diz-se em nome dos povos das ilhas de S. Miguel, e de Santa Maria, que elles tem soffrido grandes vexames e oppressões da parte do Governo de Angra, e por isso pedem se lhes conceda o alivio de formarem sobre si governos separados e independentes, que cuidem com mais zelo e actividade dos seus negocios e arranjos particulares. Aqui temos pois um ramalhete que á primeira vista parece muito bem; mas he preciso não nos regularmos só pelas apparencias; e se nós quizermos decidir maduramente sobre a natureza de cada uma das flores, bom será que as analysemos uma a uma, e que nos não deixemos deslumbrar com a fachada que ao longe fazem todas juntas. Entremos pois nesta analyse, e vejamos o que nos sáe. Primeira flor. Fala-se em nome dos povos das ilha de S.