O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[3428]

d'Estado, a fim de que possa reunir todos os conhecimentos uteis sobre tão importante objecto, os quaes trabalhos serão restituidos apenas concluido seja o seu fim. O que V. Exca. levará ao conhecimento de sua Magestade.

Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 15 de Dezembro de 1821. - João Baptista Felgueiras.

Para o mesmo.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza ordenão que ouvido o Reitor Reformador da Universidade de Coimbra sobre o incluso requerimento do Doutor José Pessoa Monteiro, pedindo uma tença pelo cofre, da mesma Universidade em remuneração dos seus serviços, reverta o requerimento com a informação ao soberano Congresso. O que V. Exca. levará ao conhecimento de Sua Magestade.

Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 15 de Dezembro de 1821. - João Baptista Felgueiras.

Para José da Silva Carvalho.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza, attendendo a que tem decorrido tempo sufficiente para que sejão vistos do publico os carceres da inquisição desde que se achão patentes em virtude da ordem de 27 de Setembro proximo passado: mandão dizer ao Governo, que se ha por sastisfeita a mencionada ordem, e que as portas da entrada dos ditos carceres se devem mandar fechar atá ulterior deliberação das Cortes sobre esse objecto. O que V. Exca. levará ao conhecimento de Sua Magestade.

Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 13 de Dezembro de 1821. - João Baptista Felgueiras.

Para o mesmo.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinárias da Nação portugueza mandão remetter ao Governo a copia inclusa porém designada da representação que a Commissão encarregada da visita e melhoramento das cadeias da comarca de Castello-Branco dirigiu ao soberano Congresso em data de 8 do corrente mez, a respeito das prizões dos militares e regulares de ambos os sexos, a fim de que o mesmo Governo providencêe como julgar conviente sobre o que for da sua competência, recorrendo sómente ás Cortes no que depender de deliberação legislativa, segundo a este respeito está já determinado em ordem, de 24 de Novembro proximo passado. O que V. Exca. levará ao conhecimento de Sua Magestade.

Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 15 de Dezembro de 1821. - João Baptista Felgueiras.

Para Joaquim José Monteiro Torres:

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza, sendo-lhes presente o officio de V. Exca. em data de 11 do corrente mez, informando em virtude da ordem de 7 deste mesmo mez sobre o motivo de não haver baixado a resolução da proposta que os lentes da academia da marinha fizerão em Outubro proximo passado para o provimento do lugar de substituto da mesma academia, vago por fallecimento de João Evangelista Torriani: mandão dizer ao Governo, que faça resolver a proposta dos ditos lentes para aquelle primeiro lugar que vagou, e proceda ao provimento dos mais lugares actualmente vagos. O que V. Exca. levará ao conhecimento de Sua Magestade.
Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 13 de Dezembro de 1821. - João Baptista Felgueiras.

Redactor - Velho

LISBOA: NA IMPRENSA NACIONAL.