O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2ÍO

DIÁRIO DO GOVERNO.

cavallaria da brigada, com o objecto de reunir-se ao segundo batalhão para sem descanço a todo o cuslo concluir com o scelerado Cura Tristr.ni, que tantos males tem causado, soube a 12 da sna chegada a Sallent, a cínica situação de 300 homens com seus chefes do dito 2.° batalhão,, que estavam sitiados cm RR-ctoria deFals, ? continuando n sua marcha chegou ús 10 horas c mata da noite a .esta cidade, onde encontrou uma disposição completa era toda toda a força para partir cm soccor-10 da que eslava sitiada nnquelle ponto, c mui decididamente a Milícia Nacional de Barcelona do seu lò.° batalhão que guarnece esta cidade.

Ao amanhecer de 14 rcuniu-se toda a força disponível que foram 158 Nacionaes de Barcelona, 110 de Manreza, 24 de Sampedor, 270 do 5." batalhão franco, as 4 companhias de preferencia que me acompanhavam , e 3 do segundo batalhão do tnesmo corpo que tinham vindo para aqui em resultado da acção do dia 12 em Fonollosa, que commandou o Coronel t.° Commandante D. Lourenzo Novella, e em seguida marchei-cm busca do rnimigo.

Na pequena planície àc Fals, ao obrigo do um espesso bosque, esperou-me este, formado em duas columnas em numero de 1,200 infantes, e 42 cavallo::, e ao carregar com a gritaria do'costurne, responderam ao fogo os Na-ciònues de Sampedor, e as companhias de carabineiros, e atiradores do 5." batalhão franco, que se gcliavatn na vanguarda da reserva que devia sustentar Cilas, e compunha uma companhia do memo batalhão franco, os Na-cionnes de Barcelona, a 1." decaçRclore deZa-ariora , e ISncioiiaos de Manreza, O resto-da força dpsle corpo coimnandada pelo Coronel, tenente Coronel, Major, D. Pascual Lacallc, e do de igual graduação segundo Coimnandan-•le D. José Manas, ao passo que formava a «squcrda de toda a vanguarda, ia fechando em •columna levando á sua diíeita a peça de arli-Jlieria que tirou Jesta cidade. A vanguarda sustentou valorosamente o Ímpeto do inimigo, que foi de minutos, por quanto mandei carregar -a cavnllaria do 7.° ligeiro que marchava no meio de ambas as columnas, e com lanlo op-.portunidade que ficou desde então decidida a acçrK>, lanceada e acutillada a sua cavallaria , dispeisada em todas as direcções, a infanteria Jíinçando-se pelos penhascos em direcção a Ra-íddell sem curar de obstáculos. A" direita achava-se liecloría de Fals perto de meia legoa-de distancia, e por tanto mandei Á vanguarda tomasse aquella direcção para a liberdade dos sitiados , ficando -eu -com o grosso da força na •altura, c sem inimigos.

Outra'força muito inferior occupava o bosque em frente de Reeloria da outra parle do .barranco, q a tiro de espingarda, e outra pequena as alturas da sua direita, as quaes-aban-donaram á imitação du seus cornpaiihei^s |ogo que se aproximou a dit;i vanguarda am ditos pontos, e o Cominandantc do;irlillieria D. Carlos Saqueti dirigiu dois acertados tiros, deixando livre a sabida para os sitiados\ e lambem toda aqullella iimriedinçúo de f.icciosoe.

A perda do inimigo foi até :io presente de 34 mortos vistos ivo campo, entre elies'o Capitão que commandav.i á «avaliaria, os de igual graduação de infanleria , Francisco Isart, e ísi-dro de Ia Fria, nnluraes de Alanruz», e clous mais conhecidos officiaes; apanhado 8 cavallop, «m macho, 11-lanças, 6sabres, duas espadas, 27 aimas, uma eaixa de guerra, « outros despojos, e pela nossa parle só o soldado da 1." de caçadores de Zamoia Juan (ju/.a ferido de bala, leveniente, e oulro de cavallaria Cristo-bal Lopez de sabre. Faltaria á justiça se não fizesse presente a V. Ex." que a satisfação do resgate dos indivíduos do 2." batalhão, com a decisão de toda a forca que formava a columna para vencer obstáculos, fez ver a todos em curto espaço de tempo os exilemos de um guso corn os desejos de vingança. O ter durado minutos a deciiiào desta acção não deu tempo a-distinguirein-bfi parliculainiente muitos que a teriam verificado. (Segtiem-serecuiiimcndagôcs O que tc-nho a honra de commmucar a V. li. para sua sutisfjçào, e para que se digne leva-lo ao superior conhecimento de S. Al.

(Gaccta de Madrid.)

-foca j íí ae ^

Ou A Alicia Real o Principe DOM FERNANDO bv_ visitou no dia 31 do passado o Hospital dos Expostos na Santa Casa da M,isencoidia desta

Cidade, e examinando com o maior interesse os-Collugios, Enfermarias, Aulas, e Officinus, encontrou tudo na melhor ordem e íiceio possível. Notou Sua Alteza com mostras de particular satisfação que n'um Estabelecimento,onde existiam 627 pessoas de varias idades, npe-nas havia C dqentes de cama, e 7 atacados de ophtalmin. Procurando saber algumas particularidades ncovca do regimen interno do Estabelecimento, foi amplamente informado pelosinem-bro,s da Coinmissito c pelo Administrador, que se achavam presentes. Na retirada dignou-se Sua Alteza manifestar o prazer que lhe tinha causado a visita áquelle pio Estabelecimento, acrescentando que muilotinha ouvido fatiar em abono da'administração actual da Casa da Misericórdia, rnas que da inspecção que acabava de fnzer concluía que não eram exaggerados os elogios que geralmente se lhe tributavam. Sua Alteza Real mandou entregar 96:000 rs. para auxilio das despezas.do Estabelecimento.

T

EMOS Folbns de Londres até 2S) do passado e nellas achamos exiiaclos das de Paris datados de 25. Relativamente a Inglaterra nada contém que possa interessar nossos leitores, por se occuparem os jornalistas em discutir assumptos de mero interesse local.

Quanto a noticias de França, vemos que os presos compiométlidos na conspiraçâodeStras-burgo , em que -o filho de Luiz Bonnparte tivera parle lào saliente , foram absolvidos.'Dous projectos de lei que o Ministério havia apresentado na Camará dos Deputados, occupam quasi exclusivamente a altençào dos nossos contemporâneos de Paris. O pruneiio foi submet-lido á consideração da Cornara pelo Conde Bar-nard, Ministro da Guerra, e dispunha qucem todos os casos futuros de conspiração contra a segurança do Estado, em que se adiassem implicados militares e paisanos, fossem os primeiros julgados por um conselho de guerra, e os segundos pelos tribunaes civis.

O Ministro da Marinha apresentou o segundo projecto, cujo objecto é converter a Ilbade Bourbon em logar de degredo. Notou que o Governo não hesitara em escolher aquella Ilha, por ser notória a salubridade do seu clima.

Pelo que respeila a Meumer, dizem os jor-naes que se' acreditava geralmente que o processo não occupaiia mais de um dia.

A «pedemia que recentemente tem grassado pm toda a Inglaterra, também sé linviu decla-r.odo em Paris, se bem' que com menos virulência, com tudo a sua intensidade começava a declinar consideravelmente.

No preço dos nossos fundos tinha havido alguma fluctunçào os de ô por cento, negociavam-se a 47á e 48, e os de 3 por cento a 30á alei.

O Doutor António Cândido Vieira da Costa, Provedor do 1.° Distnclo da Cidade de Lisboa ele.

F\ço saber, que no dia quinta feira nove de Fevereiro, se ha de arrematar em hasta publica a quem mais der, nesta Provedoria ao Arco de Santo André N." 3, uma carruagem de portão , pertencente ao extincto Convento da Oraçn , avaliada na quantia de 40^000 rs. Lisboa, 31 de Janeiro de 1837.=O Provedqr , António Cqudidu Fieira da Cosia.

AYISOS.

i.o Concelho Geral Director do Ensino Primaiio u Secundário, se hão de prover por Concuiso de (50 dias, que principiará um 15 do coirente, as Cadeiras d'Ensino Primário de Alcoehcte , Burcarena», Bemfica (a Í2.a) Bucellas, Carnide , Friellas, Lourcs, Lnmiar, Olivaes, Povoa de D. Martinho, Saneia Iria d'Azoya, Sancto Quintino, Setúbal (a ] .a) Unhos, e Via-Longa, no Districto de Lisboa, e as de Villa do Conde, e Gondo-mnr no Distncto do Porto ; cada uma com o ordenado annual de 90/000 réis, pago pelo Thesouro, e mais 20$000 íeis pelo cofre da Camará icspecliva, na forma doDecreto de 15e d Novembro de 1836. Os que pretendem ser providos nas mencionadas Cadeiras se habilitarão, na conformidade do Art. 10.° do citado Decreto, com ccitidão d'idade de 21 annos completos, attestado de bom compoi lamento moral, político e religioso, passado pela Camará, Jui^ de Pás, ou Administrador do Concelho onde tiverem residido os uliimos 3 annos, certidão de folha corrida, e documento por onde pióvem não padecer moléstia contagiosa ; tudo reconhecido Q sei l a do: e no tempo acima desi-

gnado concorrerão a Exame 'perante o referido" Conselho Geral Director, ou perante o AdinÍJ nistrador Geral do Districto Correspondente. Coimbra, e Secretaria do sobredicto Conselho, 1." de Fevereiro de 1837.= O Secretario Interino, Vicente José de Fasconcellos e Silva.

A DIRECÇÃO do Banco de Lisboa ha de vender, em leilão publico, no dia 27 do corrente, na Praça do Comraercio, pelo meio dia, 563 Suecas com Urzèlla , vindas proximamente das Ilhas de Cabo-Verde pelo Patacho Ale* gria, por conla da Fazenda Nacional, com as condições, que hão de ser presentes no acto do mesmo leilão. Banco de Lisboa, 3 de Fevereiro de 1837.—José Silvestre de Andrade, Secretario. ———

ACoMMissÃo que liquida n divida dos Militares, e Empregados Civis do Exercito faz publico, que se acham promptos os Títulos respectivos ds Cautelas n." 1838, da quantia de 088^333 réis a Manoel Pedro de Alcântara : n." 2126 da quantia dê reis 73$800'a José Rufino Pacheco Viras: n.° 2297 da quantia de réis 3:205.^860 aos herdeiros do follccido António Fernandes Camacho: en.°2557 daquan-tia de réis 1:196$666 aJeronyrno Martins Sal-gado: c bem assitn as Guias para fardamento num. 30, 84, 159, 1023, e 1084.

Casa do Commissiio em" Lisboa, 4 de Fevereiro de 1337. = O Secretario, José Fortunato

da Costa. -------—

T>EL,V Administração Geral dos Correios se -"- fnz publico, que sahirá a 10 do corrente para as Ilhas de Cabo Verde a Escuna Ando* rinha.

A s cartas serão lançadas até á meia .noite do dia antecedente.

ANNUNCIOS.

I T7nANCISCO Ribeiro da Cunha Júnior faz publico, que S. por cilícios de 15 dias, passados pelo Juízo de Direito do S." Dislrícto, c Cartono do Escnv5o Lino, chama, todas as pessoas que se julguem com direito a oppôr-se ao reconhecimento que perlende fazer H Fazenda Nacional como Senhor do domínio útil da propriedade, na rua direita ria, Graça n.° 137, para que naquelle praso o venham deduzir áqneltf- .fujyo , nob pena de lançamento._________________

PIÍLO Juuo de Paz e Órfão» da Fregueaia da Sé, te procede n Inventario dos bens que ficaram por falecimento do Conejo Manoel Joaquim Delgado Alvo, e pelo meMno Jmzo se convocam todos os ciédores ao mesmo casal, para que no prato de quinze dias venham deduzir o seu direito, para serem intendidos ;1 vista do seu crédito, pena de niioaerom depois atlendiilos.

3 IST* r"a

f/~\UEM precisar de uma criada para casa de no-v^£ mem só dirija-se á travessa das Portas de Santo Antão n.° 36, no-4." audar.

yt^TIS "\T~I!MJBM-SE umas cas.is

7 1VTA r'"*

ARHENDA-SK a quinta da Igreja em Carna-xide: quem qtiiícr falle na rua do S.

BiMilo n." 31.1, 1." anilar.________________

"JVTo Campo de Snnla Anna, propriedade J. >l u.° l'J, existem três cnrruogens, sen-jst, viv. do duas"niontadas em molas, eiima em ro-Uiinnus, todas em perfeito nccio, c mui pouco uso; que se vendem por avaliação feita no corrente mez.

No Palácio do Marqúez de Abrantes se ven-de, por preço commodo, um magnifico ca-vallo Mecklemburguez , próprio para padriur.

^HEATRO N. DO .

VND.v feira G de Fevereiro, Comedia Ma« ^ gica = O Cinto Maravilhoso = Drama em l Acto = As três Palavras Magicas = Farça = O ora isto = ornada de Figurões mascarados^ e outros entretenimentos próprios de entrudo.

•T^ERÇA feira 7 (Dia de Entrudo), Comedia -*• = Convidado de Pedra = Comedia Magica = Rodamanto Desencantado. = Os Senhores que ai l ligarem um Camarote, Friza , ou Torrinha até no custo de 1$600 rs., hão de receber dous Bilhetes da Superior, gratuitos, e um al-lugnndo Torrinha, ou Friza de 1$200 rs. Aã pessoas, que pela sua continuação de irem ao Theatro tem concorrido para a sua existência, querendo, receberão gratuitamente um bilhete.