O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DO GOVERNO.

destes Reinos , o Pnncipe Real D. PEDRO DK ALC;íNTARA.=r

\^. 1.° liin seguida declarará o Presidente^ íeí.liada a Sessão. ^^

-Ari. 6,° O Governo terá dado as suas ordens. nà.o só para que no Caslello de S. Jorge, 1. ottale^cis e Navios de Guerra se dètnu as salvas do costume em dias de Sessão líeal, mas também para que hajam todas as demonstrações de regosijo publico , de que se faz merecedor aqnelle Acto Nacional.

Art.7.* Ateaqdia31 de Janeiro serãoapre-âciiladiis a Su* Mflgéstade a RAINHA, doas copiar, autlienlicfcs «U> Auto do reconhecimento do Príncipe ííéal , comdf Successor da Coroa, por uma Deputação de 12 Membros. O Presidente delia, por esta occasiuo, dirigirá a Sua Ala-gestade um discurso análogo ao objecto.

Art. .')." Uma copia do Auto do reconhecimento, depois de publicada no Diário do Governo, será remettida pêlo Ministério dos Negócios do Reino, para o Archivo Nacional da Torre do Tombo.

Palácio das Cortes, 12 de Janeiro de 1838. = . l «SP Caetano de Campos, Presidente cr: Custodio i lê l-el l o de Carvalho, Deputado Secroia-ri.jrtr Fernando Ma)ia do Prado Pereira, Deputado Secretario.

K*tá conforme. Secretaria das Côrles, °m l ó de Janeiro de 1838. ~ Miguel Ferreira da Cos-iit , OfTicial Maior Graduado, Director.

NOTÍCIAS ESTRANGEIRAS.

Londrev. 4 de Janeiro. s noticias recebidas de Alexandria são que os ingl«xos e frfincezes ao serviço de Me-tif/ruft-Aii começam a cair no desagrado desle S.,IK:IÍUÍ«I T tjuo consente lhes sejam leitos insv,!-tofc diaru.tiKTitc. Preparava-se uma expedição píira a Syria , e tão formidável , que se cré que o exercito e^ypcio se dirigirá ao Ta urus.

A \isau. de i/ranckforl que o conde Luiz da Sii\íi, qup ultimamente passou por esta cidade, f..) i mandado j)or D.Carlos ];ara traclar do ca-saincuto deste priticipc com a princrza da Beira, O conde partirá depois para S. P«sler3lnir-go com un.a missão de D. Carlos. ( Times. )

Liem, á. — Lm jornal ministerial franccz a;i-nuncia que a suspensão du marcha das tropa» que se mandavam sair para as fronteiras, em consequência da questão de Grunncnwaid, nascera de uma carta escripta a Lim Philippe pelo iei da Prusíia, na qual lhe declarava, que fiado na prudência de rei dos francezes, lhe dei-s-ava o ajuelar eàle negocio do modo mais conveniente. (jíficM.)

-- Os papeis de Nova-York de 1G de De-2embro , os. do Quebec de B? e os de Montreal de í'), checado» a Liverpool no dia 4, duu em resumo ;»s seguiu lês noticias do Canadá.

.A s novas do Baixo-Canadá são extremamente favoráveis. Considera-se a guerra civil neste pá i z como acabada. Todos 08 bandos armados trem sitio dispersos; e acreditava-s-e eiu Burlington que apenas haveria algum revoltoso ainda com as armas na mão. No Alto-Canadu os rebeldes, commandados por um certo Ur.lMac-]enx'íi-, li nliaui"accòmmetiido Toronto , capital da província. Posto que ahi -nào houvesse tropas regulares que lhes oppòr , os voluntários Lactaram para rebater o aUaque. Os revoltosos 1'u^iríim, e dix-se que os cabeças foram captu-rad«>i, t; se acbum presos cm Toronto. (Idem.")

OGilobc publica o seguinte artigo acerca do ]-.\cici!o do Canada.

l'ass(iu-nos declarar quando falíamos das l ro-pas deí t inalas para o Canadá, que entre cilas Lia tnrnuem u u: Regimento de Cavallana , o l-> de Jluasares. Aqui esta um mappa , que en-ie'.ide.ri:ios poder-se dar por exacto, do numero das tropas que devem partir de Halifax logo (.lue o? navios se hajam apromptado. homens. ÍJm lu'gi mento de cavaliaria .......... 450

O JxegiiiíUjto 93 , JEscocexes ........... 600

Viua iiiigada dês Guardas ............ 2000

O !»e , das índias Occiden-

ui^s. ............................ 000

1200

O Regimento iiii de Carabineiros , o 7 de Ir.fãnleria ligeira ..................

J)u5!acamcnto» tirados dos depósitos dos rog: .neníoíj actualmente no Canadá , na juva Escócia, e ^'ew -Brunswick ..... 900

Total.

ó 700

Por cartas de Constantinopla , publicadas peio Morning Chronicle, consta o seguinte: Cot na, oi^uas dias La ; o boato de que ? por

intervenção de Lord Pensouby. era concluído um traclado de cci«n«eejck>.;.ientre n Bélgica e a Porta. Nào e verda^ft; o.ífjue lia ^ isto: o Embaixador da Bélgica efiJ Lioftdres, antes da partida de Ilechid Bey••dàqujftt-U cid&de, teve com elle uma confer«3ci»!áçe«5» de ser reconhecido pela Porta o GovefnQ,Beljga, Reohid Bey, depois da sua cheg&da> bav-endo c»i)tido do seu (joverno esta mercê, ceu-sc pressa em a com-rnunicar ao Lord Ponjonb; , (]ue segundo parece , tinha recenido suas recommendaçòes nes-te pajstkular.

iO^ororíel Qfclhcart pariu na noite de Sab-bttldcíí? para-0-Canadu c«.in os despachos dirigidos ao Tenente liem-ral Sir John Colborne, Coinuiandante das forras de S. M. no Canadá.

(Mortung Posi.j

Relação das siifjscrtfiçúas r£.:cLida* para o A&y-

lo de Mcndicldude u r é o jim de. Dezembro

de 1837.

SUA Mageãtade Imperial a Senhora .^ Duqueza deBragetvça, da suasub-

scrípção do 4.° írimeslre de 1837.. . 30J5000 5.a Relação mandada pelo Thes.Tjrei-ro particular da Freguesia da Ala-pdalenu «ol^e&ourejroGeral de»Con-selbo d anno próximo passado...................14^400

Lisboa , 16 de Janeiro cie 183í Soares Franco , Secretario.

44.^400 — Francisco

SERVIÇO DE MARINHA.

Registo do Porto , em 16 de Janeiro de 1833. Embarcação entrudu.

C^ ALEOTA. liollandeza r-\rou\v Jo}janna;= % Ca p, tão Situou Pd*A, de AJaasiuiz em 8 dia*, cotn ervilha, e queijo, a 1'rancisco Van-zeller, 7 pessoas d«í tripulação.

A. íi. oseslu dia não salau Eaibarcaçãoalguma.

Quartel do Cominando do Registo do Porto, na Torre de Belém , l G c

PEIO Conseiliri ( era! Director do Ensino Primuno e Secundário . se h.^o de prover por concurso cie 60 di J s, a corne».: ir ern 23 do corrente fuez as Suostitui(;rj«s.as Ci.dtiirasdeEnsino Primário do—-rxln cto Uouts deMeinedo ou Lousada—Villa .\o>a da (jiaya — e VrillaBoa do Bispo, Di^tricto do I^OILO^—I'-'drogan Pequeno, Districto útí Cí-sti-llo Braii.co — Caldas da Hainha — e Sa:i!a Catubrina, Uistnclo de Leiria— e Sobreda , com exc/cicio no Lagar do Monte de Capajica , Districto de Lisboa; cada uma com amelaiii.: do orce lado antuml do seu Professor proprietário, dec.u/ido desse mesmo ordenado,, que ^ d-; 9();_>000 reis, pagos pdo 'iliesouro., e 'J.3jOOO rei, pelo Cofre da respectiva Cfaiiutra Uumcipál., segundo o disposto no Decreiy> d*. 15 ie Ni ^embro de lu.'!li. Os que jierten iereiii ser providos uas mencionadas Substituições se habilitarão, na conformidade do Artigo Ji).° do citaco Decreto, com Certidão de .dade tie 21 annob completos, At-testado de bom comportamento moral, político, e religioso, pa»sado pela Camará, Juiz de Paz , ou Administrador do Concelho onde ti-rereni residido o» ulliaios lies annos ; Certidão de l'olha corrida, e Documento por onde provem nào padecer moléstia contagiosa; tudo reconhecido c sallado; e no te.rnpo acima designado concorrerão a Exame p^raiUe o referido Conselho Geial Directcr, ou perante o Administrador Geral do respectivo Districto. Coimbra, e Secretaria do fcobred to Conselho, 13 de Janeiro de 183{>. = O Secretario interino, Ficenie José de í^tisconceltos c Silva.

AlNSfEcc AO Geral do Arsenal do Exercito precisa comprar, a prompto pagamento, cintos de galão de li com traviaeas, cordões de lã para barretinas de Cav aliaria, e canotoes para abas de farcas. Iodas as pessoas que se propozeiem fornecer os anteditos artigos compareçam na supradita Inspecção com as competentes amostras no «lia 2,3 do corrente mez, pelo meio d L . a um de se tractar do seu ajuste, inspecção Ueui, 1<_ janeiro='janeiro' _1833.=':

No impedimento do Secretario Geral, Pruden-cio José da Cunha.

P E f. o Argenal das 0bjfa Militares se faz pu-b!ici>, que na Fabnca de Cobertores do mesn.o Arsenal se manufacturam mantas , co-berlor^ , e outros tecidoí de lans, para parti-culare>, iornecendo estes os géneros para o fabrico; c bem assim no Lavadouro da mesma Fabrica, til» sitio de Arrpntella, selavam lans: as pt-sioa* c^ue disio quizerem utilizar-te , podem diri;: r-seao Administrador dadttaíiifcbrica.

L

ne< Fram;,iír<_ de='de' lin-ce.='lin-ce.' deiiluis='deiiluis' sont='sont' i='i' priévs.='priévs.' rm-rr='rm-rr' voujuir='voujuir' males='males' dans='dans'>J«íu «e reuJre-au Lv-cée Par>,»[i , lê Directeur déi-ire le\ir parler dMnlérêls qu e

lês rec" -d.-

A J:niiM>traJores l,i'|rjid «tarios da rasa cio Coiinu IJia-riod.. j..v,nu>N.°303. dc«3-'1 . de .31 do mesmo mez e armo, é exacto, e TC-ridico. o--]ue se pode ver no? Antui de que sào Eicmães Neves, e Jucubcti ; além tios outros Documentos que lera em seu pudrr declarando igualmente que trazem pendentes cm-bargc:? Je 3.° para «eteiu çuuservados aã pos*« dos reodiuieu-tos da (-as» até í 842, eni que finda o SPU Contracto de arreu-

dam-nl

imraram . e 'quo lhes deve ser mantido.

Joio Gouçuives Kam.-s , tem requeridos edi-«ítos do estilo, para quem liver direito ao dinheiro depositado em o Deposito Publico, pçr-tencénte ú herança jacente do fnlleciJo José da Rocha San»p«yo , o vá deduzir ao Cartório do ESCTJ.VÍ.J Sá, da l.a Vara. por onde corre a Execução, qu« promove cont™ a dita herança.

NA tnrde do dia Z4 do corrente «e ha de arrematar lia Praça do Deposito Geral uma propriedade cie CH<ÍS n.='n.' com='com' hora='hora' com-poiln='com-poiln' bo='bo' dajudat='dajudat' calçada='calçada' para='para' ecu='ecu' biiéni='biiéni' freguezia='freguezia' íazein='íazein' largo='largo' _42='_42' escrivão='Couto.

N 4 tarde do dia 17 d<_ que='que' de='de' rmtu='rmtu' do='do' se='se' hão='hão' freguezia='freguezia' l.a='l.a' buceius='buceius' _='_' corrente='corrente' tag0:_='_:_' vario='vario' tonto.='tonto.' e='e' bens='bens' praça='praça' em='em' tag1:_='i92lu:_' é='é' _9600='_9600' deposito='deposito' arrematar='arrematar' ftào='ftào' _.='_.' avaliada='avaliada' p='p' três='três' na='na' kserivilo='kserivilo' _3='_3' addiies='addiies' gera='gera' _48000='_48000' xmlns:tag1='urn:x-prefix:i92lu'>

„ A Sassio para a verificação dos credito* á massa íallida juL ile Manoel José Simões, ficou addiada para o dia 18 do correate , ás 11 boras. e tractar da concordata exhibida peio ia»mo fali ido.

. T 04. j Jo*é da Silva arrendou a José dos Santos a Mariuiia «l que este administra , sita ao termo de Sei ubá l , e silio <_ com='com' joão='joão' de='de' mo='mo' parola='parola' nome='nome' cm='cm' anterior='anterior' grande='grande' denominada='denominada' bfka='bfka' casada='casada' ita='ita' dias='dias' _386='_386' uufaxla='uufaxla' iiieuu='iiieuu' santos='santos' _='_'>os de repartição acliial , recebendo o dito José dos Santo» l:Ú4i>£OOu réu ao faier das eicripluras, preço total do arren-claaieiiti. que termina com o anno de 1813 : para que se não coniric;- >obre este prédio, que assim se acha onerado com o c!, to adiantamento , além de estar sujeito á partilha devida á fi!fi3 !o arrendador, se faz e?t« avjso.

No dia 25 do corrente, pelas li boras da manhã, perante o Juiz de Pat da Freguesia d» S. Nicoláo, travessa de Sauta Jutta n.° 9, se ha de arrfiiaur uma propriedade decasas na rua doCorreào n.a 19 Free\ieiJa de S Josr, com o abatimento da 5.a parte do vão; ;'(! 450^000 réis: iio foreiras stn J ^000 réis, e ren-

N

c"ii.lu da arrematação —

10

^T* uma Senhora que «e propõe a dar lições de bordar, M. por preço comraodo : quem se quizer utilizar do sea

pres ,no dirija-se á rua do S.ililre u a ii58.

_____ .

:I*TA leira iU clcí corrente, polas 11 horas da _ manha, ua rua do Arco do Bandeira n." 44, C ,~'2.c andar , vender-se h:» em leilào a inobilia de cas;i, lustre, relógio de saía. vidros, pi.irino de TJ( ^ A.itor, prata , e mais objectos que se houveram «m ])ír!i)l»;ts.

nii-íiB a E>rnna Kii^rcnia , AtViraiia, forrada d« iiirc : o Inveniario «t- acha a bordo , e também na I."js e Droya- n.° 8, lar^o do Coudo Barão, i:as casas eu-<_:_ p='p' preciso.='preciso.' se='se' esclarecimentos='esclarecimentos' os='os' irul.35='irul.35' aonde='aonde' darão='darão'>

CKII tiver ura Lilliar moderno, f o «jneira vender, falle no Rocio, Loja de chapeos de J. G. de Sou» 53 R 54.

por preços- coiununlos , pergunte na i

V i iv no» d e Lavradora 80 e }ÍO r>. a cauada, defronte de S. Lui» Rei, de França, rua das Portas de Santo AntUo num 34 e 33.

T HE ATRO N. DA RUA DOS CONDES.

QVIXT* feira 18 de Janeiro de 1838, em beneficio da Senhora M. Mesquita. — Cario» .i.% ou a Inquisição de Hespanha=r grande Drama Historicoeui 4actos. — O Cabrito Mon-tez, o'jo Kcndeirolnglez = Comedia em 3 actos.

H

K EA L T HE ATRO DE S. CARLOS.

OJE 17 de Janeiro de 1838; 8." representa-^io : Opera r=^ Nina := Danga = A Con« de Alalaca.