O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

64

DIÁRIO DO GOVERNO.

O Sr. Faustino da ,Gama , apresentando a •sua representação da Associação Mercantil, pediu o addiamento da matéria em discussão por seis dias.

O Sr. Costa Cabra! impugnou o addiamen-to : e continuando a discussão fallararn a favor do addiamenlo, pelo tempo pedido, vários Srs. Deputados: a differença de alguns era unicamente se se devia sobreestar na discus?>ào ale passar o praso pedido, ou continuar cila, e nu o se votar ate então.

O Sr. Gorjão fez"uHi additaroento ao addia-mento, para que,-«segundo o Regimento, acabados os seis -dias o Congresso se tornasse em •Co4ii missão patente, para ouvir, sem voto. todas as pessoas que qui/essern lá ir.

O Sr. A. Garrett observou que aquella era a sua opinião, em que fora prevenido pelo Sr. Deputado.

Continuou a discussão sobre o addiarnento.

O Sr. Costa Cabral pediu, por um requerimento, que sr* mandasse imprimir no Diário (.ioveríio a Repr

O Sr. José Estevão fallou contra oaddiamen to mais de três quartos de hora.

Continua a discussão amanhã.

O Sr. Presidente levantou a Sessão eram quatro horas e um quarto.

RiicrRLMOs folhas de Madrid ate 9 do corrente, o delias extraímos o seguinte:

Ciudad Rodrigo, 24 de Dezembro. — H ontem 23, checou aqui o Sr. Alinuisir, nosso cornmandante general. Intenta formar nove co-Jumnas pnra perseguir activamente as facções, e conseguirá por certo deste modo o extermina-las. Os rebeldes de Iara, Peco, Tercero, Pa-lillos e outros, se acham em Porzuna , Fuente dei Fresno, e Fernancaballero, em numero, segundo se diz, de 800 a 900 homens. Cremos que o nosso commandante general se prepara a. fazer-ibeide píompto uma visita.

A's do/e da manhã de hoje entraram nesta cidade cem cavallos de granadeiros e couracei-ro? da guarda real : sahirào muito em breve em pprac-g.iicio das facções.

Gcrvna , 21 de Dezembro , os dei horas da iioite. — lístú-se ouvindo um tiroteio para aporta clinmada de França desta cidade. A's dez e mvia cessou o fogo. lira uma pai tida de faccioso?, que dizem ser a avançada da facção cie Mallorca, mie se approximu a capital, trazendo nu jvtíiguarda o seu chefe Zornlla. Os pontos da praça estão-se reforçando, e nada tememos.

Com data de 24 de Dezembro escrevem de Ofiedo, que na noite de 20 foi appreíieiuiido o ladrão faccioso de Valderas : esta prisão foi muito interessante pelos, exetssos e atrocidades que comettia na província.

Totedo, 4 de Janeiro. — O commandante general desta província dá parte de diversas marchas e operações que alli tinham tido logar contra os rebeldes. A' chegada das tropas no dia 25 sobre Fuente dei Fresno, cuja posição oc-cupavd íara , este a abandonou, apesar da sua superioridade numérica. Este ponto foi guarnecido c fortificado pelos nossos. Foi picada a retaguarda, do inimigo, e tomaram-se-lhe vários despojos de guerra. Seguiram-se trcs dias de marcha em alcance dos mesmos facciosos com pequenos resultados, e ao quarto, de .Navas de Estena, se descobriu a facção Iara, formada na planície. As tropas fieis se precipitaram sobre o inimigo, obrigando-o a fugir com perda. Os nossos continuam no seu alcance.

Logronko , l de Janeiro. — Dous batalhões d'África, dous cJe Cordova, e dous esquadrões chegaram á noite aqui. Estão destinados a perseguir, as ordens do general Ulibarri, os quatro batalhões facciosos, que passaram o Ebro pelo vão de Mendavia. Saíram hoje ás sele e meia para Ausejo; mas não admira que não alcancem os rebeldes, porque já levam grande dianteira.

Diz-se que se dirigem aos pinhaes de Soria, para que distrahidas nossas tropas, possa o Per- j tendente, á testa de 14 batalhões e 700 cavai-los, passar pelus Encartaciones; porém talvez

prefiram ir a Aragão ou Valência, a unir-se con Cabrera.

Burgos.—~ No dia • 23 ; do mez ultimo entraram naquella praça 44 prisioneiros facciosos, entre elles sete oíficiaes dos apprehendidos na serra.

Salamanca. — Por offifio consta , com data de 21 de Dezembro, que o facção do rebelde Montejo foi surprendida e derrotada completa-mente na manhã do l f» no campo Aranhuelo, entre aã dutís villas de AJiaj.idas e Torril. Os carabineiros de Fazer da Publica desta província, ao couimàtido do rofornand mte militar da direita do Tejo t, D. Gabriel Corrates, cinco nacionaes de cavallar a de Placi ticia , e os patriotas volu-ntanoà dr» balrilháo franco, que commanda D. Pedro Garcia, eoíiimetteram , e concluíram pstu <_. l-='l-'>rio-

ram mn ricn «-? . 48 cavallos e armamento respectivo, u:, ; ' ;•» dr- espingardas, e as .irmãs d--- r-'1-» \>\^ /'• H-jo, t ;j;i existência se ignora u \ <_ noa='noa' ou='ou' parte='parte' ijitiueui='ijitiueui' p='p' se='se' por='por' hojesse='hojesse' un.='un.' qi-='qi-' perdesse='perdesse' nem='nem' x-m='x-m' contbso='contbso' algum='algum' cavallo='cavallo' morto='morto' _='_'>

O mesmo coriunandante general de Ciudad Kodrigo, de cujo officio exlrah.mos o que se acaba de ler, declara em '25 de Dezembro'que no termo deCasas de D. Gome/; se tinham descoberto oito facciosos a pé, contando-se entre elles o inf.iaie Alentejo; *• senda provável que sem intento fosse entra'ihar-se pelo rr-ino de Portugal , tomara todas as disposições para os capturar.

Por communicação de um general do exercito do norte, com ciata cfe 30 de Dezembro, consta ter cruzado o libro pelo »'j.o de S. Martin , defronte de Mendavia, valendo-se de uma densa névoa, urna expedição facciosa, com-mandada por Bazilio Garcia, com a força de cinco batalhões, e um esquadrão com uma peça, dirigindo-se por Coreia e Ocon para Muni lia eMontereal. Llibarri marchou no mesmo dia 30 de Miranda com a maior velocidade, seguido de quatro batalhões e um esquadrão, em busca da facção, que consta por um apresentado, dirigir-se a Aragào. Com estes e-outras movimentos, ecorn os executados pelos gè-neraes Latre, Buerens, e Iriarie reunidos em Villarcayo, é de inferir que não avançarão os inimigos. Sern embargo de que iodas as probabilidades fazem não recear de qje por esta vez os rebeldes pizem o território dt Castella , todas as medidas se tem tomado para conter a invasão.

Extracto das Partes recebidas na Secretaria de Estado e do Despacho da G;_ierra.rr:O general ern chefe, capitão general do exercito e província de Catalunha, barão de JVJeer, com dutu de 28 de Dezembro ultimo, remette de Barcelona a. Parte, que lli? communica o brigadeiro Carbó, relativamente á acção de Dor-ria, em 28 de Novembro ultimo, quando se dirigia a libertar a Puígcerdá; sendo o resultado carregar o inimigo, depois de o ter chamado para a planície, aonde podia operar a nossa cavallaria , causando aoa rebeldes grande multidão de mortos e f-ridos, e conseguindo dispersa-los completameiite. — O mesmo general em chefe, na mesma data. da parte da derrota que soffreu o guerrilheiro parron v:orn cem facciosos no povo de GJJ!S, sendo surprendido por 122 homens do destatuinenio do capitão do quinto batalhào f .-a rico D. .VIarcos Sausa. O inimigo perdeu onze homens mortos, um considerável numero de feralo:-, entre elles o chefe Cortaza , que os comruunàava, quatro prisioneiros ? vari*s cavallos, e outros efleitos de guerra.

A\ISO.

A INSPECÇÃO Geral do Arsenal do Exercito precisa comprar, a prompto pagamento, sola vermelha, e branca, para aviamentos: todas as pessoas que quizerem vender os ditos artigos compareçam na supradita Inspecção no dia 23 do corrente nviz, pelo aneio dia, para se tractar do seu ajusle,. Inspecção Geral , 15 de Janeiro de 1838. — No impedimento do Secretario Geral, Prudencio José d

AJi NÚNCIOS.

Sua Majestade Dignado a|>| rovar os Estatutos M. primeira Companhia de Mineração Lishonense, e nào endo «ido possível, até hoje, pruce«.;t;r-sf ii iMiivocaçàt> da As. sembléa Geral, a fim de «e fazer » leituia ,!y* referidas lista-

tutos, e se instaurar a Companhia, na forma doe Diestno», o abaixo assigoado convoca mós Sr§. Accionistas, a fim de comparecerem na Sala da Asse-iaçlp Mercantil, na rua do Arsenal da Marinha n.° 60, pelas fl horas da tajtle do dia 24 do ctírrenle mez, a fim dte g* pôr em actividade nma Empresa . fjiie bem regulada .poda produair interewe». Lisboa, ITjJ^JaBeiro deJ838 =^F. .J. da àUoa. Seiras, V. P. g A As-sBMBLEfc Geral da Companhia de Seguroi F7delida-

J\. tle ha de reunir-se no dia 20 do corrente mez, pelas 6 horas da tarde, na Caía da AssociaçSo Mercantil, rua do Arsensl n.* 60, para satisfazer ao que ordena o Ari. í.° do Cap 4.° dos Estatutos, ouvir o Relatório da- Directo, e discutir es objectos addiados das antM»den|Mj|iÍ*INf>-i Éècretaria da Aseablea Geçal da Couipanhi» de S^uros* Finalidade, 16

J»tieiro de TftftB — ft?tar da Còsta.fitnto, Sejtario.

Aviso de Lê hl ao.

3 W*»»AUÍJ 20 do carente mês de Janeiro, daa duas para O as três horas da tarde, na casa da Praça do Commer-

cio (jota Cidade, se procederá ao leilão de uma Letra ae ria co, 01 Cambio Marítimo, aquém por menor prémio o Qier, d» quantia de rés 1:0000000, pouco mais, ou menus, qne precisa Autonio da Cunha , Capitão do Brigue Portuguez, Prompíiião. de 175 tonelada*, para satisfizer as degpezas causada* pela sua arribada forçada a este porto, como do seu Proteéto. procedente do Porto cem «arfa d» e*l, v«ho, aceite, e cbjjxros, cem destino para Porfalegre, tocando, por escala no Hío de Janeiro, e se acha ancorado defronto do cães do Soe1 ré , próximo a sahir; sendo a dita quantia tomada sobre a (-.-(rra. corpo e quilha, frete, »ppareíaos, e mais objectos etn .se M l pertencentes ao mesmo Brigue, debaixo da*con-djçòes que serão patentes no acto -da arrematação, a qual será feita cim assistência de Rafael Gavazao, Correlor do jVu-mero u1*; Navios e. Leilões.

XÍ^nV ^VTA Administração do l,° Julgado desta Cida-

4 JÈJVL "^ ^e correm edictos de 15 dias, a reqtiari-ft5a;-4i% mento do Conselheiro Francisco de Assis da Fonseca , para o reconhecimento de forciro á Fazenda Nacional, do Praso que herdou por morte de Joào Filippe da Fon-era ; o qual P-aso consiile n'uma propriedade de rasas no fim da calçala ue Santo André, defronte do Passo, n.° 26, de que foi Senhora directa a extincta Commenda de S Br»z, da Ordem de Malta, hoje a Fazenda Nacional: todas as pessoas que st o^siderem coro direito a impugnar o requerida reco-nhi-cin>ea:c , são pelo presente chamadas a comparecer nesla Administração nos 15 dias seguintes a esta publicação , findos os qr.aes não havendo quem se opp .nhã , se haverá o requerente nos termos de proseguir as diligencias, da Lei para elfeitmr o referido reconhecimento.

PELO Juizo de Direito da 5.* Vara, Escrnno Marques, se cornem edicfos de 30 du« sobre os ordenados que se ficaram devendo aofal-lecido Lourenço José de Barros, pelo exlincto Erário.

JOSK' de Sousa, da Villa di» Figueira da Foz, arrematou em hasta publica, oò Juizo ife Paz

______ e Orfàos da Freguesia de S. Jniiio, da meona

Villa. por deliberação do respectivo Coaaejko de Família , e Doutor Curador, umas casas na rua da Lomba, da mesma Villa, com seu quintal e logradouros: pertencia a mesma casa a Joio Duarte da Costa (vulgo o Gaireno) hoje fallecido; parte do norte com casa de José dos Santos da Rosaria, e do sul com casas que foram de Theodoro Corrêa, nascente com ri.a Já Lomba, posnte com rua da Bica, todos da referida Villa, pela quantia de 80$050 réis: correm edictos por trinta d;as pelo mesmo Juizo de Paz , pelo Cartório do Escrivão Filippe José dos Santos, em cujo praío concorrerão os credores certes e incertos, que se julgarem com direito á dita quantia depositada , com pena de rebelia , e de ee julgar o prédio livre e desembargado ao mesmo arrematante.

V4 l>uiza Bernarda da Silva Anões ncha-se, pela Ad-ininiitmçSo do 4.° Julgado, reconhecendo a Fazenda Nacional como Senhora directa de três foros impostos em uma proprit-('aJe de casas sitas na rua da Atalaia num. 133 e J 34. e para a travessa do Guarda Mor num. 14 e 15, dous á Ba* silica cê Santa Maria Maior, e mn ao extincto Convento da Trhvlad»? : quem se julgar coro direito a oppôr-se a este reno-nhecimei.'o o vá deduzir na mesma Administração, nu termo de 15 lias, pena de se proceder ao reconhecimento.

o t)HI-4 *> a Vara de Direito, P Cartório do Escrivão .Inço-Jl heti. correm edicloí de 15 di*s de habilitação a favor da Eiim 3 CuirJessa de S. Lourenço, para se averbarem osTi-tulos i.'e Divida Publica que lhe couberam em partilha paterna, com os num. 1065 do valor déreis 1:205^631, e u. ° 9878 do v-dlor 'lê 34J$pí>74, para quem direito tiver aos ditos Titu. los o tádeduzir ao dito Cartório, e Escrivão, pena de que findos os dias, ?e julg-nr a diU habilitação, e se averbarem os ditos Titnlos a favor da dita Senhora

_ TJi:i-i Juito iio Tribunal do Commercio

o Armazém de modas, ao Cimde nuio. 4 e 5,

lê receber de Paríi chapeos, toucas, enfeites de cabeça p,\ra Senhora, cortes de capas, e de vestidos, chailes .lê quadro» modernos para abafar, lenços do pescoço par* hora era . m^scarai de setim , figurinos de costumes, aveutaes de ole;id.' pro|T-i..i« para amas de onír, flores de velludo, e outras 'jiialiilades , luvas compriu1^ enfeitadas, bijuterias diver-«as fináfin:l••> filayrana, -fitas diversas, folhas de pasta de ai-p;i'a f>rros i)«í c^pas, e muitas outras fazenda.*, ele

11

fo cães da Área , se fará leilão uo dia de Sexta loira li 11- decorrente mez, pelas 4 horas da tarde, deduas corrente de ferro, com lodo o seu comprimento.

T'l E AT RO N. DA RUA DOS CONDES. i i vi-* feira 18 d(j Janeiro de 1838, em be-r,-j>'icio da Senhora M. Mesquita. = Caros .u. ou a Inquisição de Hcspanha — grande Drau a Iliitoritoem 4 actos. = O Cabrito Mon-ou o Jíendeiro Inglez = Comediaem 3 actos.