O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DO G.OVERNO

do 2." apresentou constantemenle a sua'pessoa fiís maiores perigos.

iNâo se snbe a origem do incêndio , mas ha suspeitas de que a malevolencia terá tido gra,n-de parte. Esta terrível noticia fez sahir a toda a gente do baile, e por consequência a maior parte dos trabalhadores e bombeiros que formavam a cadèa estuo em traje de mascara ; ex-pectaculo burlesco que excitava o riso no meio de similhante desastre.

Asãcguiavnm liontcm que .o theatro de S. Carlos , que está contíguo ao palácio Real, foi isolado proHiplamente, pelo que não corria perigo algum. (Scnsaphore.}

Jdcm — Peru, .17. — Differcntes periódicos da manhã publicam um aviso telegraplíico do ininibtio da Guerra, de 12 de fevereiro, dirigido ao Commandante da praça de Toulon, segundo o qual se suspende toda a remessa de tropas para Bona.

Ò Ministro da Guerra não dirigiu aviso de oãpecie alguma ao Commandante da praça de Toulon. O único aviso deste ministério é o de onze de Fevereiro, e este foi dirigido ao General Commandante da 8." divisão militar de Marselha, oídeiiando-lhe que empregasse a. JEgeria e o Marnc no transporte de tropas para Òran. Emquarilo-a Bona, nenhum transporte de tropas de França poderia fazer-se para ella antes que. os reparos que se construem corn toda n actividade em Toulon para o material da ar-tilheria, e do corpo de engenheiros, e para as provisões dos hospitaes militares estejam prom-plos, e se tenham enviado, e estabelecido nos seus pontos

Mui longe de se terem suspendido os preparativos para a expedição dcConstantina, 'acti-vam-se cada vez mais. O material do corpo de engenheiros, e deartilheria , os meios de acampamento, e de transporte, e as provisões, de todas ns classes poderão embarcar para o fim desste mcz.

Pelo que respeita ás tropas, trabalha-se activamente para completar os corpos que devem enviar-sc de França para África, e provê-los dos objectos que lhes são precisos para fazer a campanha. --

O Encarregado dos Negócios de França trans-milliu ao'Ministro dos Negócios Estrangeiros os pormenores sbbie o incêndio que destruiu o palácio do Rei de Nápoles. Pareça que o -fogo que mais depressa foi atalhado, dobrou depois mais intensidade, e vigor, e ao purtir o correio estavam inteiramente consumidos os aposento? da Rainha, e do Conde de Syracusa. Q Rei Fernando, c & Conde de Syraeusa TUÍO abandonaram o thcatro do incêndio.

A Rainha e os demais membros'da família Real refugiaram-se no palácio do Príncipe de Sulerno. Dc-ús ou três bombeiros tem perecido em tão trrste occasião, c muitos homens que estavam de serviço tem sido gravemente feridos.

• Ern quanto ao mais toda a família Real continua sem novidade. ' (La Ckartc.') .

Por-cartas de S. Petersburgo sabemos que Mr. de Ba n» n te , Embaixador Francês naquel-Jíi corte, não saliirá delía senão para n p-uma vora.. Em..consequência do negocio do Vixen, cpmmunicou-se-lhe a ordem de peiffianécer ai-Ji, com : o' objecto de que de ao'seu'Gb'verno uma conta exacta dos trairirtes que seguir uste nsstmipto. Não e Uma lictnça temporária a que pediu Mr: Batante,'-mas sim a sua demissão, é-aínda que permttneça eín S. Petersburgo será como simples observador, e não com caracter offlcial. ' ' ' (Jion Scns.')

* O Rei doa Belgas tem ainda conferencias se cretas coiTi Mr'.'de'Mulenaere-Aceica dos negócios do estado, apesar de que aquclla jú nào éstá-no Gabinete.' Também paioce certo que não decorrerá muito tempo que o ex-J\J i insiro dos Negocias Estrangt-iros torne a occupar o seu emprego rioTninisterio.

Igijtiirríeiítesaberrioáqtip Lord Palmerston projecta um alistamento.'dc'trr>pas Belgas ,' para'o serviço da Rainha de TIcspnnha, e que o com-mumcou ao Governo 1'Yaiicc», que não p<_3z p='p' alguma='alguma' medida.='medida.' objecção='objecção' áquella='áquella'>

(Journal du Commerce.')

CONFEDERAOÀO-GERMAMCA. ---- HawburgO, 31

impostos directos, >apezor das necessidades do exercito, e da execução dos trabalhos; de defen-sa. Temos também fundamento para pensarquc a reducção progressiva que se fará nas nossas contribuições subirá CB* breve á metade do que actualmente impo.rta.

fCorresp. de Hambourg.)

LISBOA, 6 DE MARÇO.

Os Diários de Madrid que hoje recebemos alcançam ale 28 do passado , c das diversas noticias recebidas do theatro da guerra se collige que o movimento combinado de todas as diviiòes do exercito da líainha vai venficar-se quanto antes. No dia 21 pela manhã tinha o Gencnil Suisficld sahido de Pamplona com uma divisão de 9para 10 mil homens de infan-leria, SUOcavallos, 10 peças de artilhena de campunha, e 100 sapadoica. • Este movimento foi "simultâneo com a marcha da divisão do General Aldix, que com 3,000 infantes, e 100 cavados marchou paia apoiar o Geneial Sars-field. Esperavam-se a cada niomento cm S. Sebastião cinco vapores, que deSanlancler tián-sportavam 2,000 homens de ti opa Hespanhola. Afnrmava-so que no dia 2.'J romperia o fogo naquella linha.

Refafáo das mulatas, e commulações de pc.ni-ttucias das dis/iensas.matrimoniaes, julgadas por Sentença no mc% de Dezembro de 1836, no Cartório 'do tíscrivâo do Juizn lícclcsias-tico do Bispado do Porto, António Joaquim Teixeira Caneca ; a sabtr:

tre António Pereira dos Santps,-de Setúbal cm 2 dias, com trigo, e azeite; 6 pessoas de trip,

EMBARCAÇÃO SABIDA..

Hiate Portuguez = A lliança = Mestre Francisco Rodrigues da Novo, para S. Miguel com madeira, pedra de cal, e encomrnendas.

Secretaria da Torre de Belém, 6 de Março de 1837. = F. J. P. Gonzaga.

..... -. AVISO." ' ,", .

O DIRECTOR daEschola Polytecbnica-annun-ciá''que a Aula de Physica da mesma Es* chola se'abrirá no dia 13 do corrente no seu local. - '

. ANNUNCIOS.

TJnLO Juízo de Direito de Setubal, Escrivão Monteiro, t se habilita D. Carlota Eniilia de Moruc? Barbosa e Oliveira, como tutora de sua filha menor. D. Maria Barbara Carolina Moraes Barbosa d'Oliveira, e esta como administradora da Cnpelln insliluida por Catharma Rosa de Sousa, í qual silo anuexos os Padrões com assentamento no AlmOxnrifa-do do Sal de Setúbal', de juro anniul de 80$000 rdis, e enl que siiccedeii por obittí de Joaquim Pedro Gomes d'Oliveira: quem se julgar com , d irei Io á dita Capella o deverá deduzir dentro do prnso da Lei, pena de rebejiu.

No Juízo de Paz da Fregnezia de Santa Ca-Ihariua desta Cidade de Lisboa , se está procedendo o Inventario dos bens do Casal do lallccido José Nunes, de que é Cabeça de Casal a viuva Fausta Maria de Oliveira, c pores-le «nnuncio se convocam todos os credores ao dito Casal. pá. rã no praso de 15 dms apresentarem seus títulos, que justifiquem .seus créditos jieranle o referido Juiz.

Doií.i Miiria Josú de Andrade e Castro, ê Luiz Caetano de Leiros Andrade e Castro anntinriam no publico que secílãohabililau-

As Casas silas na Vjlla da Alhaiulra , do que foi ultimo " ~ ' - - -

parentesco l." gráo deaffinidade licita, pobres, pagaram 2^400 rs. ao Recebedor da Freguczla du N. S. da Vicloria, em 7 de Dezembro. ^Francisco da Costa, e Maria Gracia , da Freguezia de S. Cliristovão d'Ovar, por causa de excedera [mpetrante 2-4 ânuos, parentes ern 3.° gráo de consanguinidade, pobres, rnulcta-dos cm 16,^000 rs.-,- que pagaram ao Thesou-rciro do Concelho d'Ovar, em 9 de Dezembro. António Joaquim de Meáqmla Felgueiias, e A una de Olivuna, da Freguezia de S. Tinago de Fontes, por causa de estreiteza delogur, parentes em l.°gráo d'afiímdacle licita, ecotíi-padrudo triplicado , pobres , nmkiados em 27^'OOOrs., que pagai am ao Uf>cebedor"dri3 Sizas daVilIa de Suula Martha, em 18 de Dezembro. • ' ' . . •

Josiquirn do Couto, viuvo, e Maria Roza, da Freguesia de S. Pedro dePedroso, por causa de exceder a Impetrante 24 annos, parente-.-co de 3." c '4.° grau' de affníidnde licita', pobres, pagara-rn 4^800 is. ,\o Recebedor doCòri-cellío de Gam em 19 de'Dezembro. • Porto, 31 dó'Dezetnbi-0 de ltí'3G. = António Joarjúitft Teixeira-. • '• • '•

___10 possuidor o Padre Paujo Emvgdia

• $*Í^V-Qi Kerreira Gordo , eslão livpúrhecadas á Capella inetituida ejn Eivas pelo 1'ndre Gil Amies Pereira, na quantia de 480^000 ruis; o que sú faz pubhco para que Dinguem contructe a'sua compra.

. "|~\or;,v Comilança Jinuiana da Cruz Kibeiro jualiflca no

l 9 Julzo.de Direito do 3.° Dislricto t Escrivão Novaes,

$cr a universal herdeira de seu filho JOEÚ Joaquim Alves Ri-

com pena de l

. f~\s Curadores fiscaes da miissn fallida de Manoel JosáPerei-\J r» Coimbra, pievinem aos ciédorosd,a meKiiia massa, cu-jus crudilon foram coiitest:idus nas reuniSes que tem lido Ioga r entre os mesmos crefiôrts', que se acha destinada a Sessão do Tribunal do Gornmerciil do ilia 10 do corrente ma de Marco,-pura se dc.i-idir se s."iu,, ou IMO procedentes aã contestações

p mesmos

NOTICIAS MARITDIAS.

1 ' -^^esi- , . • " " '. ' "

farte do' Regi si o. == D ia 6 'de Março de 1037;'

EMBARCAÇÒF.S ENTRADAS.

dc Janeiro.

Eii consequência doíitigmehto de prosperida-dc;da Fazenda deNoruega, resolveu o ultimo Stortbing deste reino supprimir todos 03 impostos 'sobre propriedade' nos três annos que decorrem ate á sua próxima reunião. Devemos também esperar que o estado da Fazenda de Suécia permitia á proxinia'Dieta diminuir os

telsau, deNew-Yorck em 31 dias, com ar-toz , aduella , ebieu, ao Cônsul Americano ; 10 pessoas de trip.

Galeo ta Diná marqueza = Flora = Cnp.Adol-pho Frederic Wolfl', de ^llona em 34 dias, com manteiga , e outros diflerentes género», ao Cônsul da Dinamarca; 8 pessoas de trip. — Es-1 tas duas Embarcações acima mencionadas entraram, e deram fundo neste porto hontem depois dos oito horas da noite.

Hiflte Portuííuez ~Dous Amigos=: Mestre Domingos Nétto Marcos, da Figueira em l dia, com vinho, feijuo, e madeiia; ó pessoas de trip., e 4 passag.

Barco Portuguez =s: Providencia = Mestre Júlio Augusto, de Setubal em 2 dias, com trigo, e 6 pessoas de trip.

Barco Portuguez =TriumpLo= Mestre Augusto Xavier, de Setubal em 2 dias, com lenha; 6 pessoas de tríp. Barco Portuguez == S. Vicente Ferrer= JVIes-

_ _ _ _ 7 TVIA r"!' "ovtt ''° A'"ld!'J> Armazém n." 2á, ha Piannoa J. N de miva-ftiima , muito bons, e elegantes ; preços moderados em 'nltenrrto » suu qualidade.

A Ifa*cssa da Paíba n.° 104, -e 1.05, se ven-de Vliíhn de Lavrador do Cartaxo, bronco e

Jgj» linto serji confeição, ciiganafado e lacrado, com as A. J. B- u 60 , e 110 reis por garrafa, > levando outra.

RE/fl TTJJEATRO^DE S. C4RLOS. '

TERÇA :f«ira -7-drt eorrenle : .24.",represeuta-'-'çàn, pnrt dubute da l.a Dama.Bellol!, e do 1." Tenor Ca-ppelrirá em Saena anovaOpe-ra em 2-fictos-irtiitulftda = Catharma de Guist =rdopoiá'dó l1." acto os Bulhados do se= Proscrl-pto = com um-Padidú-dê-Madamo'Farina, e Mr. Theodore. - .

TffBjTRO FRJNCJZZ.

QXJARTA feira 8 do corrente: =Cbristinc, Reine de^u^de j ou Stóckolm et Fontai-nebleau=;Drama em 5 actos, por Alex. Dumas := Lê Sourd, ou 1'aubcrge p!eine = Co-uicdia-folia cm l acto.

SABBADO 11 do corrente, em Beneficjo deMa-demoisdle Emilie: a 1." rcpres. de = Lê Barbier du Rói d'Arragon = grandeDramaern 3 actos: ai/ repres. de =Judilh e Olppheme. = épisode de 'ia prirnie'ie guerre d'£$pagne , Vaud. em 2 actos: ~Le PKvlue Chumpenou = Vuud.. em l acto. — A Beneficiada fura os papeis de Judith ti p J.", e de Cathe'rine na 2."

peça.