O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DO GOVERNO.

cipp, traclailos e compromissos seriatn admis-siM-is^ e R só ncsíe seatido que Toreno, invo-«.vndo a historia, podia ter dito que todas as jruernis civis se terminavam por uma transacção. Por tanto, se hoje se tractasse de inter-pr.tar o testamento de Fernando, sauer se a Lei S.ihca ainda c vigente na liespanha , e aquém pertence o throno, se a Carlos se a Isabel , facilmente se obteria um desenlace, c com um Ciisurnenlo se combinaria tudo. Alas não e nisto que bale o ponto da questão; e fallando nós n verdade, na» alturas de civilisaçào n que a Europa é chegada, como lhe mereceriam at* tençào e sympalhias (Miseráveis disputas depre*. tendente*, e de ambições7 Ha na Hespaniia, Ijji na sua quest-ào outro objecto muito diverso miiiip, e dos interesses de dons Príncipes; ha dons princípios em guerra aberta, como em guerra surda no resto da liuropa. Ora 05 princípios nào se dobram a transacções; todos os casamentos do mundo nào conseguirão que o principio absolutista se reconcilie com o principio constitucional , nem este com aqtitile. Quando similbantes luctas existem, força éque tios d (.m s principio» um seja o vencido, e poça quariel. ííntào sim , entào pôde transigir-se CDÍÍ: as pessoas, e amnistiar-se o passado, poi-que já se. nào exterminam populações inteiras, ií a bandeira vicloriosa e por todos reconhecida; , e a causa do mal extirpada.

Já q u ^ se Ta l ia em transacções a favor da Iles-panha, aiginras l»a em que se poderiu convir sem dor punhalada de morte no principio constitucional, e só nellun devera excrcer-se a alten-çào seria uos poluirás e estadistas. Ninguém ignora qne o próprio foco da insurreição, as quatro pnnincin*, n fio suo Carl>>(a>. Quando combatem o G;:.p.erno tia Rainhn , (piando defendem O. Carlos, nào apoiam o principio absoluto, nem lambem repellem o principio liberal. Estas províncias receiam (a nosío ver coin bem pouca raxào) que sua antiga prosperidade diminua , em consequência da abolição de seus privilégios. E nào será prudente «scogilar o que razoavelmente se lhes podt-ra couceder para lhes dissipar os receios e satisfazer-lhes as necessidades? O cançasso ein que a guerra a» tem posto, deve já ter diminuído aexaggeraçao de suas preterições, e tê-las posto nos termos de uma fácil composição.

iS§t»s são as únicas transacções possíveis. JMas com D* Carlos, com o principio por elle representa^*, não ha transigir: ou vencê-lo, ou nmirer! QG»bi«ete que dirige os Negócios em JVladrid, cegue infelizmente o mesmo systema que o nosso: muito lhe importa, muito se inquieta com o que se pensa, com o que se diz, corn o que se faz e.m Vienna, em Berliri e S. Pelersburgo. O principio que tem a peito defender, aifronta-o e suítoca-o tanto, que de^mui-to boa mente acanharia e limitaria a sua questão e os seus interesses ás proporções, e aos limites de uma questão ou interesse defamiiia que se põem em ordem com urn casamento. O po-vo lie^parihol vê a cousa d'oulro tnodo : esses des-cont'M)tamentos (ji!'.1 se originaram da insinuarão e idéas do 'í oreno de sobejo estào provando quíim pouco esta disposto, não obstante seu osf.íifdmenlo, a enredar-se no labirintho astucioso que a diplomacia ilie prepara.

( Lc Constitulionnel.)

SERVIÇO DE MARINHA.

.ííc^^'..-) f/o Pnrto em 6 de Fevereiro de 1833. Emhorcaçõe.s entradas.

Vf \i'C:K do (i uei rã Fortuguei; ^^ Napier ^= Cominandíintf! o Piloto da Armada, Jofio António da Siiva Costa, da Bahia de Cascaes «•[n í> bóias ; '20 pessoas de ^uarriirào.

lacuna Porlugueza = Providencia ^ Capi-tTio José Gomes de ;\vrllnr, da AJadeira em ó d..-ts, com encomrntíuda.-, b passageiros, e urna m.^la ; 11 pessoas dr tri[)ulaçào.

Chalupa Portii^ueza =^ C

Brigue In^rlex ^^ KíiKji\'i!d = Cap. Thomas Simon^. de JLivarpool cru 2o dias com fa/cMi-,:'fis . <í _13='_13' ín='ín' de='de' irvão='irvão' peso-is='peso-is'>.j e l passag'. Crn»i^na-se a ílciirv Jíime?.

Hiaie Porlii^upz = 8c:i!iora da Piedade r^z Vl^sM-c Manoel líodri^nc-? ria Silva, de \rilla i! /i1 cie S,jt,'-i A'iioí.;o eu) o dias, cem trio

Cahique Portuguez = Santo António e Al-= Mestre Manoel Viei/a Cabrita, de Vil-la Real de Santo Ao onio em á dias com trigo ; 8 pessoas de trip.» e i passag.

Cahique Portirgtiez = Senhora da Gloria = Mestre José Alaria, de Lagos em 3 dias com trigo, e obra de palma; 9 pessoas de trip., e l passag.

Cahique de Guerra Portugucz = Inveja = Cornmandante o Segundo Tenente da Armada, Rego, de Faro em 3 dias; 22 pessoas de guar-

•-.,. CfttfSque Poituguez =|5açj1»mento e MartyV c»6 =3s Mestre João Baplif|ji Bra;t, de Vil Ia No? ia de Porilftiào em 3 dí*t Com milho, e en-coinmendas; 9 pessoas de Irip., e t) passag.

Cahique Portuguez ^= Senh< r;i do Carmo =i Mestre António Maclitfdo, de Faro em 3 dias com chumbo, alfarroba, e amêndoa; 8 pesaoas dp trip. , e 9 passag.

Cajaijue Português =*. Santo António e Almas ^=^ Mestre Pio António, «l-1 Lagos eiu 2 dias, com atum; 10 pessoas dr tripulação, e 7 passageiro».

Cfthique Porlugueí = Jesus M a ria = Mestre João de Azevedo, de Lagos em 2 dias, com atum; 10 pessoas de tripulação. EmLarcuçóct sahitltis.

Vapor Ingl«?£ —Chieftainc= Capitão L. Wri-ghtson, para Soulhaíiiptuo, e Londres coiu parte da carga qtie Irou .e, <_ p='p' passageirns.='passageirns.' _8='_8'>

Kscutia Ingieza =zr Jcíiie=iCujjiluo C. Bays, para Setúbal em las.li'>.

Quartel do Cominando do Rf^isto do Porto na Torre de Belém , 6 de Fev^itiro de 1838.= Leottet Capitão Tetiente, v Com mandante.

AVISO.

AJt.vTA do Credito Publico faz saber que, nos dias 8, 9, 12, 13, e 14 do correm* realisara o pagamento , em Tiljlos íidiinssiveii na compra de Bens Nacional, do» Juros K«ae* da Folha dos doqs annos de 18;}» e 1B3S, cujas relações já se acham liquidada*; e que continuará a pagar nos ui esto os dias os dei f-lha doa der esc t e mezcs, desde Agosto du ÍÍJ3J ate Dezembro de l&3 í.

Igualmentr previne, que a liquidação de si-O)41 h ante*} juros,, .4 a n í o de uma como de outra Foíèwr, só terá Ioga r nos Sat>*»ados de todas as semana», como j a fo.; anounuddo, e que o pagamento se continuara nas Se\í.as feiras.

Contadoria cia Junta do Credito Publico, tí de Fevereiro de 1838, — JguacM Percutiria lje-reira de Sortia.

ANNUNCIOS.

/^vSR. Presidente da Aísemblea Ger;ii da Companhia das \J Leiirias da Tejo c Sado conviJii o» Sr». Accioni*ua qne compõe a mesma Asseinbléa . para nma reunião extraordinária, cujo objecto se deitara ads ca f * de aviso; a qual ha de ter losrar no «lia 12 tio corrente, pH.is 6 hora* da tarde, no Escriptorio da Conipiiahia, rua do Oiro ir* l j em consequência do reqnerinie«:lo f*it.> por var

Nro

_________ Kelty, de qne é Inventamnte a viuva sua mu-

Iber D Violanle Maria Kelly, para cuj< acto sciào convocados todos os ciédores jncsrtiis ao dito ca.-ai, A fim i!e se lhes tomarem em consideração c5-»eu.s credil j*, não sendo mais ouvidos neste Juízo os q;\e nà-i com.:»areci'rrm

PELO Jmau da i * Vara, Kscnvào José Luiz Mathiag. correm es de trinta dias para q«fro tivi-r ilireilu s-obu- uiua Kxecuçào entre panes, anctor Domin?"* Ltiiz Batalha, réo Joio Pereira Alies, aoqu.il *e jiiátiíirou ausência dos herdeiros do falleciilo réti: quein se aihar com direito á mesma execuç&o o venha deduzir no |i:a>o meuci'>n-'iilo.

SKXT* feiM 9 ri curreiie, ás 11 horas da manha, ua rua do Norte n ° -15, 1.° andar , se ha i1 -j fender, eui l«-il3o publico , a mo-bilia, e liiraria que pertenci* ao f

PELO Juízo J e Uiirilo da l oinarcu cie Pombal, Escrivão Fernauiles Tbamaz, se faz publico gup fts Membr:)» da Com m s

N n ilia 21 de Fevereiro do corrente anno , :>elas .'í horas d.i tanle, na rua da Cruz ^^•^--^-^.^ n." 73 , perante o Juiz d« Paz ria Fregueaia de Sanla Cattiarina s-' ha de ;irremalar: — ;i.n palácio , e quinta denominado de San'o Amaro, íilo em (Joiua a Velha, na Vil-Ia de Azeita» , e tem ermjila , adega, p >m«r de espinho e dá caroço, vinha, e olival ; f^rfira em 2-SOOO réis-, nvaliadH ern •4:8005000 réis: — nutis um xeirado avsiij.lo em 150.&000:

— um praso denominado d;i Paimeir.i. a»aliado cm

— duas courellas en: 24JÍQW : — tma riif« em

tra era «4^000 . — um olival em 9£600 : — nma courella eu 10#000 : — e uma propriedade fie cagas baixas que serve d» palheiro , etc. , no sitio da Portella , avaliado» em 200|000; tudo na dita Villa de AzeitSo, perteicente ao cual do* fall«-cidos João António de Amaria Vianna, e sua mulher, para pagamento doa credores.

No dia 22 de Fevereiro do corrente anão, pe-

,

las 3 horaj da tarde , na rua da Cruz n.* __ "3, perante o Juiz de Paz da Freguezia de Santa Catharina se arrematam : — uma courella de vinha n* sitio do Ca«al do Lente , termo da Villa de Ceiimbra , araliada em lOOfOOO réis: — uma dita avaliada em UQjiOOO : — uma Fazenda pertencente ao Cagai do Lento, avaliada m 450£000 : — uma courella em 60$QOO : — uma dite em 70 &9QQ : — uma dita em 70|000 : — una dita en *0$000 : — uma fceia cou-la en 10^000 : — u» ca«al chamado do Lento e4j»600£000 : o na dita Villa do Ceximbra ; eperteacente aoittal dofal-túo JySo António dê Amarim Vianna , e tua otulher ; para papamenlo de credores.

~VTÃo «e tendo effeituado a arrematação dos

rendimentos de unas casa*, e pomar de espinho e caroço, no sitio da Praça da Villa de Povos, antiunciada para o dia 5 de Fevereiro, novamente »e anuncia que ; r arrematarão no dia

ENTO José Ferreira Guimarães arrematou na Praça Publica do* Leiloe* una propriedade de cM&te na rua do« Capelliita* oum. 39 a 43 , e para a rua do* puro. pum. 5 e G , p«r exeauç&o promovida contra Francisco Avelino Pessoa, e sua mulher, por D. Maria Dorcthea Pesioa.de Anioúm e Paiva : depositou o im-porl* Ia arrematação "com toíFòs os encardo»; o que annuncia para jm: quem tn cr direito á dita propriedade o rá deduzir sobre a quantia depositada, no praso de Irinta dia* em que correm os competente.* e*íicfrs uo escriptorio do Escrivão João Caetano de Novaes Corte-Raal e Lemos, com a pena de que findos etlea , «e julgar a propriedade livre e deaembaraçada.

10

^'a *3 docorrenle w bào dear-rematar na Praça do Deposito Geral oa rendimentos de uma propriedade de casas na rua nova do Carmo, Freguezia do Sacramento, com o* num. 19 a í l : é Eíeri vão = Conto.

11

li

XTA feira 9 de Fevereiro, na Praça Publica do* Leiloes, se hào de arrematar, real a real, os rendimentos de diferentes foros no sitio das Villas da Arruda, eBu*el>

N j Juízo de Direito do DUtricto de Coimbra, Escrivão Carlos Elesiano Maldonado, se habilitam D. Anua Leoour Masrarenlias de Mancellos, e António Joaquim de Mattos Maícarenhas, Francisco Maria de Matlos Maacare-nha.« de Mancellos. D. Carlota Cândida de Mattos Ma*car0-nhas, e D. Mathilde Augusta de Mittus Matcarenbas de Maocello», na qualidade de unieos herdeiro* de seu marido, t pii, António de Mattos da Guerra e Sousa, para averiwrem em seus nomes o Titulo de Divida Publica n.* 10:063 , da quantia de 753^700, e quem tiver direito ao dí-to 'Finito í>ó;!e »\}i deduzi-lo no preciso termo da Lei.

IECISA-SB de um lu»mem que falle Francês, e qu« esteja no ea«o de cerrir o logar de criado:

quem estiver »esse caso diriju-Te á rua djaHurta Bec-

cu n." «2.

>vo Armazém na rua Augusta n." 97 , para 14 fef* "*" ' vender, por Commissào de quatro por cento, "* ^ í>or conta de quem pertencer, moveis, ornatos de casas, e outros diversos géneros.

vVp /^|I.-INT* leira 8 do corrente, pelas It horas da 15 4 ^ n™»nã5 na rua do Crucifixo n.e 60, l.*an-C\^ dar, haverá leilão de diversa* fazenda* de seda,

l g ^k]"4 Villa de Samora Corrâa vrnde-se uma fabrica de li telha, e tijolo, e junto a esta mai* de vinte moios de t-íira sle pastagem : quem pertender comprar dirija se ao lar* gro .-LU Cal Jas n.* 62 , e rua Autra«ta n.* 6.

.. jT^ct-nsiM-sK dons ou três quartos mobilados, perto da Praça rio Commercio : quem o* tiver dirija se á rua

da Kin''ii'

J os K' Vanzeller & Filhos , agente» da Empresa do Paquete movido por v&-pôr= Porlo = avi;am as pwsoas que U* verem Acções naquell a Empresa, demanno escriplorio «In me^ma agencia, cães do Só-l .'i, os dixidendos de suas Aoçòes, que são deíOjSOOO i.-tu terú logar de Quarta feira 7 do corrente em dian

Cornpanhia de Carruaírens Omnibus.

ASSEMRLEA Geral ha de reunir-se no

19 " -*- c''a í2 ^0 corrente, pelas j hora* da

tarde , no escriptorio da Companhia , rua

darem dré n. raia c te. d«

do CriiciQxo, para lhe ser presente o Parecer da CommissSo do e..\ame d. «^ coutas, e proceder á eleição da Direcção, « CommissÂo Fiscal r os livros estarão patente* desde o dia 6 até 10 dr corrente. Lisboa, 3 de Fevereiro de 1838. = O SecrHario, FrancitcQ António Durão.

T HE ATRO N. DÁ RUA DOS CONDES.

QIINTV feira 8 de Fevereiro, em beneficio

REAL THE ATRO DL S. CARLOS.

QLARTA feira 7 de Fevereiro, 18." represen-.açAo, Opera =Lu:ífia dft Lnnjmertnoor.=5 Du;i-ja = O Néscio .iíiídido.