O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 154 )

offerecida, e mandada para a Mesa a seguinte emenda = A Fazenda Publica merecerá a mais especial, e solicita attenção das Cortes, e progredindo, quanto á despeza, no systema de rigorosa economia, farão com que esta seja justa, igual para todos, e só sufficiente para o exacto pagamento das despezas do Estado; quanto porém á receita não deixará este Congresso de examinar se as Leis, por que esta é effectuada, podem tornar-se mais simples, e mais exequiveis, e ficar assim mais economico este primeiro ramo das operações da Fazenda.

A final foi posto o artigo á votação com a suppressão da palavra corrente, a requerimento do Sr. Derramado, como Membro da Commissão respectiva; e foi approvado. Propoz-se mais se se deviam addicionar as idéas da emenda do Sr. João Victorino, pelo que toca ás Leis da arrecadação, venceu-se afirmativamente; e que para isso fosse á Commissão.

Entrou em discussão o § 14, e não havendo quem sobre elle pedisse a palavra, posto á votação foi approvado tal qual.

Alguns Senhores Deputados pediram, a palavra para propôr additamentos ao Projecto, e suscitando-se duvidas se isso seria permittido tendo acabado a discussão dos artigos, e não se tendo offerecido durante ella os additamentos, o Congresso decidiu que sem embargo da dúvida se concedesse a palavra.

Em consequencia teve a palavra o Sr. Vasconcellos, e propoz, que na Resposta se pedisse a Sua Magestade, que aproveitasse a primeira occasião favoravel para reconhecer o Governo das Republicas d'America do Sul. Expendeu as razões de conveniencia, que nisso havia, e foi geralmente apoiado.

O Sr. Costa Cabral, tambem obteve a palavra, e propoz, que igualmente se accrescentasse na Resposta a manifestação dos desejos, que o Congresso tem de que Sua Magestade a Rainha complete a sua Administração.

Achando-se dada a hora, o Sr. Presidente deu para Ordem do Dia a discussão dos dous additamentos, e depois delles a mesma que estava para hoje, e tendo dado quatro horas levantou a Sessão.