O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

IÍUJ

DIÁRIO DO GOVERNO.

«'• tão natural oomo exequível e importante. — Os povos de 100 visinlios tem o dever de sustentar uma «íídiola. Por esle modo se facilita ensino (iludiu parlo do povo que estava reduzida a escassa iu/, cie sua razão, eque ate carecia da iiiàtrncçuo que nos resulla do simples tiaeto e ào cotu outros liomcíii , e outras

O oídcnado fixo dos ineítrrs não e generoso. Mias liiiii-bcp.i n fio e acanhado: e tal como e *ici;iiiú ainda (ii íii<_:iHdadfs nmluo.='nmluo.' que='que' de='de' jubilaçoes='jubilaçoes' execução='execução' do='do' não='não' providentis5mtto--é='providentis5mtto--é' cont='cont' ínullidào='ínullidào' caibas='caibas' e='e' difíicil='difíicil' em='em' i='i' soccorrob='soccorrob' grande='grande' _.='_.' toca='toca' o='o' povoi='povoi' p='p' _-a='_-a' tixlo='tixlo' montepios='montepios' iiumte8.='iiumte8.'>

B' 4amtacn nova, gr«;n pei-a natureza do Governo, os direito^ ci-\!s sfio infiis latos, rcconhecc-se este c!o\cr cos cidadãos. O Governo Porlu^nez o reco.')ÍH:ceii l;ir;bem ultimamente.' Ksta «bri^.ioào tios pais limitasse no Projecto a enviar s>eus iiiíins desde n idade df: ceis ate ú de dez anões. i:.' subido «.jiie em £pral os meninos concorrem á eích.->ía até os doz-e , l reze, ou qualorze annos, e parece qne «i obrigação deveria ostemlor-se ale es-ia idade. Nào e assim -na ilespanlia , aonde lia muitas povoações pobres que estào no costume e necessidade de se sei virem dcs filhos, logo que lhes possam prestai ulgutn auxilio, por pequeno que seja.

Ainda que inteiramente não seja nnva a ins-tiluvrfio de juntas ou -comtnissòes especialmente encarregadas da inspecção e vigilância das cs-rlmla-s de primeiras letras, todavia nào e geral u convicção de sua utilidade. As novas com-mifãòes «it1 província, e de povo, ou íocaes, con-le.râo provavelmente alguns indivíduos das mu-/licipalidadfs , e eis uma nova garantia u elii-c.aci-a do mel li od o determinado.

i>urssiA. — Berlin , 16 de Janeiro.

(~^K»SK que- o Governo ainda espera compor ' as desinldligencias que tetn tido corn a Corte de Roma pela influencia de uma Corte amiga. Gerias passagens da carta dirigida ao presidente da província do Rheno, pelo ministro cios cultos, provam suficientemente que o Governo persistirá na sua resolução de fazer respeitar o seu direito. Os documentos que elle tem entre as mãos lhe tornarão bem fácil esta tarefa : só a esperança de uma mediação tem até l ; r j*; reíardado a publicação de uni escri-j-to que. como já o annunciamos , contem todos os elementos de urna accusaçào de alta traição centra o Arcebispo. Desde a publicação de certas peça» d;\ sua correspondência , e o Arcebispo vigiado mais rigorosamente que nunca, e ninguém o pôde ver, salvo com au-iborisacào cscripta do Governador.

- Escrevem de Toulon, em 20 de Janeiro: í. O navio mercante iaCuriciise, Capitão Blanc," part;do c!a Gorea a !> de Dezembro ultimo, ammnciou que o navio íbrcitles, Capitão Cn-s v , ot.de se uclra o príncipe de Joinville, e a i-orvela favorita, partiram de Grm-.a a 4 de Dezembro dirigindo-se com vim venfo favorável pura o Kio de Janeiro. A s nu d e do Príncipe e das equipagens era execllente , e ale ãqueHe poli Io a viagem daquelles dons navios tinha (evado uma feliz navegação. O Príncipe de Joinville faz grandes progressos na sciencia náutica, e enriquece o seu álbum com unia grande quantidade de desenhos interessantes. ••• (Journai dcs Déòats.)

SERVIÇO DE MARINHA.

Registo do Porto em 20 de Fevereiro de Í3r>8. líinbarcctçves entradas.

H l ATE Poruiguex:rr: Alegria do Porto —Mestre João de Oliveira Lopes, da Ilha Tercei rã em 10 dias, com milho, trigo, e encom-mendas, a vários, e o Navio ao próprio JVles-tre ; 11 pessoas de tripulação, 10 passageiros, e uma mala.

Hiate Portuguez — Livramento~ Mestre Lr-bano dos Santos Passos, da Ilha do Faval em 30 dias, com vinho , 6 pessoas de tripulação, e ó passageiros. —Consigna-se a Sebastião Uay-imiiido e Companhia. Destinava-se a S. Miguel, e arribou a este Porto por causa do tempo.

Escuna J ngleza = Qnecn of the- South — Ca-pitào P. Giiiard, de Darlmouth em 46 dias.

em lastro, a Ordens; o pessoas cie tripulação. Destinava-se para S. Miguei, e arribou a este porto por causa do te»[K>,

Em ba r cdgoefr *oh ido s ..

Brigue Portuguez^Pa«j«ete Foi \z~ Capitão Alexandre Gomes da Sitv% para o líio de Janeiro com géneros deste paiz ; e l passageiro.

Galera Sueca = Ariadnerrr Capitão David Lundburg, para a Bailia corn sai.

Barca liamburguexc .~ J. òi M.r^Capitâo J. E. EldarU, para o Hio de Jar.eiro com sal,

Bri|ue It||fleíír:: Ma li !d4=r Capitão George pClark , para Ldndres coiff vinho , azeite , e fpucta. *

liscuna Tnglexa::— John Roma, l y =. Capitão "\Villiam Sxvain, para Morte \ ideo com sal.

Escuna Inglesa = -Ad*4=>de = Capilão G. Manger, para Terierift con:i fa/.eiiJas.

Galeota Hollandeza r— Vro:i\v Johanna rr: Capitão S. Post , para AJuassluis, com sal, e fnicta.

(Èaleota Hannoveriana =:; \\ i!i 'ílmiui =r:Ca-p:tào J. \\alker, para Irieste com assucar, e c 1 1! e.

Quartel do Commanrlo do Legislo do Porto na '/'o r ré de Belém , cí'} dt? Fe v n i e iro de 1838. =^Lcotte7 Capitão 'iYnenti, l Vviiiuandauie.

I\cisto do Porto cm V l de. Fevereiro de 1833.

RIGUE Braziltíiro ~ : Marqui1;; rle Pombal = Capitão Cn^todio Cae:ann. do Maranhão em 36 dias, com géneros do Paiz; 10 pessoas de tripulação, b passageiros, •• -ma mala. — Consigna-se a João Gomes da C.>:.ta.

Brigue Inglez — Lord Glonel» :-— Capitão lii-cuard Simpson, de Li1, erpool em '27 clias, com fazendas, e carvão de pedia; ^ pessoas de tripulação, — Consigna-si^ a [..evi- Mac Andre\v.

]irigue ítussiai:.) rr: C-íiatenne Cliarlote =, Capitão J. ('hristine. de ,Nai íes em ^2 dia», em lastro; l '» }>cssons de lr:piilaeài.:. — Consigna-st; ao Cônsul de !.l.a;'ov?r.

Escuna -Sueca ;_: Lu j. ~ Ca!)^f-o F. C. Llue-rum , de Drontueini em 110 GKI:,, com baca-Ihão ; G pessoas (!_« trij.ulaç-io. — (Joii-j!gna-se a 'iorlades e Couij);i:i!iia.

JEtnbarcr, t\ío sa-h ida .

(jraleota Haniioveriana r^r Aur.»re^rr: Capitão G. J. Schulte. para llamòurg.) coiu caffé , e assucar.

Quartel do Comrnando

AVISOS.

AJuNTv do Credito Publico Minuncia, que no dia 1." de ALuço pro.\iu,u futuro abre o pagamenío dos juros do primeiro semestre do anno de 1837, das ínscnpçoes de 10UJOOO reis; e continuara succesii vauí Mte nos mais dias, desde as nove horas da maiit.à até á uma da tarde, exceptuando as .Se.Ntai feiras, eSab-bâdos, por se acharem j*i ue-L nados para o pagamento dos Juros Uea-i . «; inveríào dos Padrões, e das Aj O!ÍLJS de H por cento, como se tem aunijncuid».

O recibos devem entregar-í-e com a assigna-tura recor»hecidu por í,ií)eilião, ainda que sejam apresentados peio- pir.pr.atunus , na forma uí>servada com os par^utcittoj '\ itos no segun-co semestre do <_.-.:mo lt.ií-o='lt.ií-o' d='d' i.iti='i.iti' jgnacio='jgnacio' l21='l21' do='do' l='l' ua='ua' passado.='passado.' dr='dr' tag0:_='crrditi:_' rrr='rrr' vjontucioria='vjontucioria' junta='junta' ievereiro='ievereiro' xmlns:tag0='urn:x-prefix:crrditi'> Per t ira da

N

'*. Administração i.iera dcs Correios se acha

terceira Classe , com u ouieuado anuual de f2-ÍOj;900 réis. Os perlen-.iiM.-ics . uentro de trinta dias contado» desde u data. !o presente an-nuncia, entregarão na ÍS» ereut; ia da Sub-lns-pecçào Geral os seus Jleqjei imenloi documentados, e ali i lhes será indic-adt) o dia e hora em que hão de ser examinados, na forma do Regulamento. Secretaria do Correio Geral, cm 22 de Fevereiro lie Jtí/!8.:~ luionio Ferreira de S ima s. ---------

PELA Administração Geral dos Correios se faz publico, que sahiru a ÍJá do corrente para a Bahia o Brigue Portnguez S. Jo&é Triutn-fante. — As cartas sei ao lançadas até á meia noite do dia antecedente.

PUBLICAÇÕES LITTERARIAS.

SAHIU á lut o 4.' l:iine.-tre da l>t-i-!<_.1i _-o='_-o' n.='n.' de='de' l.='l.' tag2:_.i='_:_.i' v.lhtpy='v.lhtpy' loja='loja' nrsoia='nrsoia' aisjii-ia='aisjii-ia' tag1:_.='i-j:_.' tag3:_1='_11:_1' por='por' t.-iíitilç-íi.='t.-iíitilç-íi.' ia='ia' _2.='_2.' vende-se='vende-se' ie='ie' _400='_400' tag0:iha.='r:iha.' _='_' _.mtr.ues='_.mtr.ues' a='a' _1ííj7='_1ííj7' e='e' lecçào='lecçào' ccnli='ccnli' aíiloiiij='aíiloiiij' c.='c.' _.='_.' p='p' n.-iiia='n.-iiia' na='na' cinjileta='cinjileta' rifr='rifr' r.='r.' da='da' rua='rua' tag2:_='_:_' xmlns:tag0='urn:x-prefix:r' xmlns:tag1='urn:x-prefix:i-j' xmlns:tag2='urn:x-prefix:_' xmlns:tag3='urn:x-prefix:_11'>

abertura iJ.is Cortes Gentes t m 15 de A?o.-to de J 834, até ao fim (i- D.-z-nibr., (Je 1837, á qual se j miaram os Editaes da Adm,: .fu:it;rK> Geral, Camará Municipal, CgmnHsíariailo Alfândega.*. TrihiiRal du Cunnn- rcio , E..tnlulos de Companhias Merc.intis e Coiamerri:u£., Ordens' Geraes do Exercito em fim , udu quanto é de ititfrejse S9nl : enufcl, ,oy em 8 « 7jS600 r* •

OMtn<_1 mappa='mappa' de='de' he='he' geográfico='geográfico'>,»anha e Purln?«| , ^ as :..-,'oas marcadas, e di-tancia das Povoações; LP,U gravado c ilhaiiinado , copiado ,ios melhores A uc't..iv< . Pu, uma gran:í- fclha, W to em Paru »>le anuo Vende wê p,,r 600 rs. .l.,:,raJo cmn caixa para poder ir pH« Correio, e i)or 720 r?, noíto sobre paniio : dufroiilf, do C^rftio Jt."*jKS uri meiro ar.Jar, 1:0 (Jabinele de leitura de livros^* ''^ '

Juízo de Direito da 2.a Vara, Escrivão Leiria, sai E licíos de tO di;i^ para se julgar livre o pro-dncto coj.-iínadi» no Deposito, por ext-cuçío fpie Cândido José Monteiro promove a José Eurefifa VeiêoIIno e sua mu. Iher ; qiirrn >e «cliar com direito ao inerme ova alli deduzir. 0 T^Tfi j ,i»ci dt; J'az da Villa 'íe Oeir.is se Lao de reunir os J.^1 crt-jures ao cas*l dcJoaqiiim \'ic!oriano ILaiuos, para se tractor da furma de seu paira meti to , no dia 6 do próximo niez d t- M^r,',, ás 2 horas fia tanie: para 4 ie4cheijue ao eu-nheci; .Í-IIIL r.;i-: aniiiKic.iu.

AN JÍ-.L -Uidrú Veiira , c s-ia irmí AJ^ina Francisca , ile Va-roveiro, Jiiltrarfo dp Pinh^f, hnbilflani-se herdei-IGS, t.uc o r u)e.'ino Lo^ar, Soldado que fui da 1.* Companhia <_.e aimos='aimos' de='de' v-1.-a='v-1.-a' d='d' tamlioni='tamlioni' e='e' manuel='manuel' guerra='guerra' j='j' k='k' tag4:_-='auseii:_-' cí.çajort-='cí.çajort-' francisr.i='francisr.i' vascoveiro='vascoveiro' andrt='andrt' _7='_7' na.='na.' ivitiumilar='ivitiumilar' isabel='isabel' filho='filho' _='_' xmlns:tag4='urn:x-prefix:auseii'>r a fallit de m-licia em lodo este «pac", lj'-jm como pel» iilaile (|iit' hoje de»ia coutar, se existira, :i i,iia>i GD anno.s, pieximnlc uiorU).

PELO Juízo d« Pax da Fre^uexia de Oeiras se e.-itu prorL-iie.ido a Inventario dos bens di>s finados M;itilii*us Joíé Furie: to.ta a pessoa 'jiie tiver direito á dita herança o venha de'!u-/i; no praso de 15 dias, com pena de rebelia , -T-* • . s |i.'trlilh;!S.

Cm 3 do uiez de Marco li;ti:ru, ]>elus onze horas da iiru.tri. pelo Juiz ds Paz da Fri-L"ifzia de "Nossa Senhora .lê I?,-ÍL-m de llio d t- Muuru. Concelho de Cintra, sã rharu^tn (:-'o Ferrusento , e sti.i mulher M-iria do^ Anjos, mora-doivs I.LV (jram no sitio da Ilibeira lias Enguias, a fim de apresUiUkí-in ;eus títulos, e a.':i t-m (Joncelho de tamilia se t;act;.r .:.. -;.,a percepção, e p;.gaiueiito , pena de que nio compar:-..--i'iiJj de se proceder a rjbelia , e nào attenderem as djt i 1-is.

/~\ [>C-HIPTORIO do ÇoiiíulaJo da Republica de Btienox \^f .íyres acha-se estabelecido na rua dos Capellistas n.

2, 3 •' ali lar.

'-*'* 23 do corrente, ú» duas horas da tarde , na Pra-ca do Coinmercio desta Cidade, .«e prorederú au leilão d t- ti .n a L-lra de Botomam sylTe nano e fiele, a (pífia tiuí prémio o fizer , da ijiianlia de quatrocentos mil reis r.ais ou inen«s, que precisa John Cock , Capitão da iugleza = Ann=r. de 474 toneladas, para situinaer as despezas caus-rlns pela sua arribada forçada a esle porto, pró-ceden'.f .e Briííol com carga de sal, com de.-lino para a Serra L >oa.

por i pouc barca

i dia l de Março , na Praça Pnlilica dos Leiloes , se hão de arrematar rea! a real os rendimentos de umas casas, na rua nova do Carmo n.°2ã a s'7 , avaliados, o quarto ti* JjsJ Joaquim JBordaío eni CT^iOO r*. , e de Damiuo José Mar.iues «'m 48<_-jOOO joão='joão' de='de' etcrivho='etcrivho' oliveira='oliveira' arrematação='arrematação' xi-areirus.='xi-areirus.' tag4:_-.ie='vii:_-.ie' rs.='rs.' alves='alves' pedro='pedro' ferreira='ferreira' rai='rai' _='_' sanluí='sanluí' em='em' í='í' _191200='_191200' o='o' _.='_.' p='p' _1300jo='_1300jo' _57600='_57600' u='u' j..-ú='j..-ú' da='da' xmlns:tag4='urn:x-prefix:vii'>

MS i; umas casa» com loja , três e asoas-íuruii»», tem ín-nte para a rua do ALaada num. ."> e ti, c |>ar:i a rua da Cru/, de Páo n." ; . Fre^nezia de Sautn Caltariin : rendem antiualr n>eirte 1103000 rs. . e são tbreirxs ;1 Se em *»00 rs. : queãi a? (juiíer coiiiprar dirija-^e á rua da Boa Vi*U, na l u já de mer-<_:earia r='r' bu='bu' c='c' lá='lá' do='do' dofronle='dofronle'>i>(!Ínio da ;>ullia-, Fre^nezia de fc. P;M io , t]'it.- ahi se eusinará (juem ní \ende, e quanto pedem >;!" -lia-,.

10

-"-, , tT*Evr* rLin.i ~'A , L- S.H)bado á4 do corrente , ás \ ( i^j íl horas, na rua Formosa n-f "3, í

Ro N. DA RU.-í DOS CONDKS.

Q VIMA loira 22 de Ferreiro: a ].* rcj>re-, senUíção tio = Gaiato de í-:iboa ~- Comedia e n: 12 actos. ~ O Pobre Pastor --- Drama em o actos, rrr As Luvas Ainardias^r: 1'arya eu» l acto. — Principia as 7 horas e aicia.

S

.\isn\Do 2-1- de Fevereiro, em beneficio d«> r. \entura: —U Roubo, ou a Família de Anglade= Drama em 3 actos. = A c^.a representação do^Gainto de Lisboa.

TUEJTRO NM:IOXAL vo SALITRE.

QLINTA feira 22 do correniu: 4.a representa-<ào que='que' paula='paula' de='de' tag6:aum='d:aum' seus='seus' dos='dos' incógnito='incógnito' meninas='meninas' espectáculo='espectáculo' lindos='Jogos' pérsia.='Tara' magica='magica' tag7:enltcs.='or:enltcs.' inenos='inenos' duos='duos' comedia='comedia' _='_' a='a' os='os' e='e' fas-tida='fas-tida' magico='magico' encantada='encantada' iutervallos='iutervallos' ou='ou' citerna='citerna' g='g' em='em' executarão='executarão' l='l' duas='duas' grande='grande' o='o' p='p' acto='O' rã-cio='o' as='as' actos='actos' fiualuando='fiualuando' du-rant='du-rant' demora='demora' intervalloa='intervalloa' seja='seja' da='da' julias='julias' _1atino='_1atino' xmlns:tag6='urn:x-prefix:d' xmlns:tag7='urn:x-prefix:or'>