O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 243

?'

243

Numero 60.

Armo 1838.

SABBADO J O DE MARÇO.

|)arte ©fftctal.

PRIMEISA 35IVISÃO MILITAR.

Quartel General na Calçada das Necessidades, 9 de Morço .de 1838.

Ordem de Divisão.

« A FORCA -Militar é essencialmente obedien-~L\. te." E?te principio sal ã tar, consignado em todas as Constituições dos Povos Livres, acaba de ser tào fiel c gloriosamente desempenhado por todos os .Corpos de Linha que compõem a Guarnição da Capital , que. o General Cummandaute da primeira Divisão Militar não pôde dispensar-se de testimunhar a sua plena satisfação, e de agradecer aos mesmos Corpos a firmeza, digna de Soldados Portugutzes, com que, alheios aos acontecimentos destes últimos dias, que ameaçaram perturbar a pá/, publica, se conservaram tranquillos em seus' Quartéis, obedecendo ás. ordens dos seus Chefes,, è merecendo dest'arte a estimação de seus Compatriotas, e a confiança das Authondades. Este l)ello exemplo de subordinação e cie patriotismo não se r u perdicb ; e a Tropa de Linha Por-'tugueza occuparii tào dUtiucto'logar na Historia , por seu bem provado valor nos combates contra os inimigos da Liberdade Legal, como por seu amor á Ordem , sem a qual a mesma Liberdade mal pôde felicitar os Povos que sinceramente a proclamam.

E como a tranquillidade se acha completa-mente restabelecida ,. os Sr. Commandantes de Corpos permittirâo que osSrs. Oíficiaes deixem de permanecer rios seus Quartéis; devendo com tudo tomar as providencias necessárias para que promptamente se reunam no caso de necessidade, que aliás não é de esperar. = ( Assignado) Fú-condc do Reguengo. ^ Está conforme. = JP. da Cunha 'e Meneies, Tenente Ajudante de Ordens.

N.° 23.

Secretaria de Estado dou Negócios da Guerra, em 28 de 1'cvcreirn de 1

OUDEM DO EXERCITO.

Publica-se ao Exercito o seguinte : Decreto.

TENDO o Visconde de Sá da'Bandeira, Meu Logar-Tenente nas Pròvmcias do Norte, por occasião da ultima revolta, mandado soltar o Musico do Batalhão de Caçadores nume-TO quatro, João António , condemn'ado a tra-.1)8lhos públicos por toda a vida pelo crime de deserção em tempo-de guerra, cuja pena foi reduzida a cinco ânuos dos mesmos trabalhos pelo Decreto de vinte e nove de Dezembro ultimo ; porque, em razão dos imihiplicados objectos a que então cumpria attender-se, escapou o conhecimento de que o referido Meu' Logar-Tenenle havia perdoado ao Keo , que pelo seu procedimento desde que foi soito ae tornou digno desta contemplação, segu; do o parecer do Commandante da oitava Divisão Militar, Co-•Tonel que foi do mesmo Corpo ; por todos <_>-. lês motivos: Hei por bem Ratificar o dito Perdão, como1 só nunca houvesse existido aquelle Decreto. O Secretario d'Estado dos Ncgucios da Marinha e Ultramar, intprinaunjiitt.' Encar-Tegado dos da Guerra, o tenha a.-snn entendi-.do, e faça executar. Paço das Necessidades, em vinte e quairo de FVverrMro d f ihil oitocentos trinta e oito. .= R A IN li A. 'r= Barão do BomfiiH.

Constando a Sua -Magesínde a RAINHA , per participarão do Inspector- Geral dos Quartéis «Obras Militares, a míuVcirã irregular com que [

se faz a distribuição, e. de te r-m í h a-, o emprego dos presos sentenciados a trabalhos'de Fortificação, nas diversas Praças e Presídios do Reino : Manda a Mesma Angusta Senhora publicar os dous §§. que abaixo se seguem da Regulação de 14 de Junho de 1817, cuja" observância Sua .My-gestade muito Recommenda aos Commandan-tes dos Corpos, e mais Authoridades Militares.

','.§.. õ.° Logo que baixe a confirmação da a Sentença de qualquer Soldado, que seja con-n demnado a trabalhos publico°s, ou de Forti-ií ficação, o Commandante do Corpo a "que í; pertencer o participará ao Inspector dosQuar-ti leis, remettendo a Copia da Sentença e as ci declarações relativas ao mesmo Soldado , e:^-•; trahidus do Livro Mestre ;. mencionando tam-« bem o officio mecânico, para que tiver ap-« tidào.»

«§. 6." A esta participação responderá o u Inspector dos Quartéis, designando o Presi-« dio, para onde o Sentenciado deve ser remet-«í tido; e-expedirá ordem ao Commandante do « mesmo Preàidio, para o receber, e empregar » convenientemente. «-* ' ,

Licenças registadas, concedidas aos Ofjiciaes abaixo indicados.

Ao Capitão do Regimento deCavalluria N." 2, R. M. Cordeiro Vinagre, prorogaçâo por quatro íiiezes.

Ao. Alferes do Regimento de Cavallaria iN." 4, A. Cnspiiiiano do Amaral ,."cinco ine^eb.

Ao Tenente do Bataluáo de lufuntcria N.° Í3 , J. ViCiíhie d'? .A.ZHinbcja , quatro" me/.es.

Ao Al.^res do .Batalhão de. iufautei ia N/19, A. T. Ferreira Taborda , 'três uxezes.

Ao Terierrte do Baiaiháo de'í n tanto ri a ÍS.° 21 , J. Maria de Belttíiicoun, três meztíb.

Ao Ajudante, adciidn ao Castello' de S. Sebastião da Cidade de Angra, J. Paalino Rodrigues, prorogaçáo por três ni^zes.

Ao Tenente do Ba tal ii ao de Caçadores N.° 28, F. José' Silveiro, três mezi-s.

Declara-se.o'seguinte :

1".° Qun o'J'ent-nte LÍO Batalhão de Caçadores N." 4, U. António da Fonseca, está cxer-cerido as funcçòes de Ajudante de Campo do Commandante da 'Força Armada da 8.a Divisão Militar, desde o 1." de Dezembro ultimo. ',2.*' Que o Tenente de T rifa u UM ia., F. !V]an-nonio da Cunha, pertence a classe dos OíYiciaos amnistiados ' pela Convenção de Evora-Alunie. = Barão do Bom fim.

Está confórme. crrO Coronel G.raduado. Chefe interino da l.a Direcção, Goiivéa.

N.° 24.

Secretaria de Estado dos Negócios da' Guerra, em '3 de 'Marco de 1838. .

ORDEM DO -EXERCITO.

' Puhlica-se ao Exercito 5 .seguinte ; Por I^ortiiriax de 28 do incz pm^nnn passado.

fíatalhâo de Infantcria /V." 7. ARA fazerem o serviço no dito Cnrpo,- o Tenente do Batalhão N." 17, J. Pauio Ge-nabel ; e o Alferes do-Batalhão'N." l •" tia mt:5-iina'Arma, A. José D.-.sguiíi'iarã-e.s, quu fi/i !ii;-.'n-«Jado servir-no B;italháo de Caçadoras -N / rJl.'.

Batalhão .Racional Motel do Porto. Quartel- Mestre j o Sargento • Quartel Meãtr.-do dito Batalhão , J. António Munliòs.

Capiláo da l.a Companhia, o Alferes do dito Ba ta l não, A.. José R'!>eiro.

Tonoule da l .a Companl.>ia, n Alferes da mesma CuiDpcinhiíJ , P. M_. .dos-, Sn nlos ""Coimbra.

Teí!e:!Íve da 2.a Cotopàiiliiá. o Alferes do dito. Batalhão. J. Giiedí-'»' do -IN :55ci:nen to.

]'enente da o.aCoinjj

Tenente da 6.a Companhia, o Alferes da mês» ma Companhia., D".'P.'de Oliveira'e Mello. . Alferes da 2.* Co'mpanhia, c 2.° Sargento do dito Batalhão, A. da Costa Mor»ira.

Alferes da 4.a Companhia, o 2.°Sarg-rito dó dito Batalhão, 'A. J. Carneiro'Homem.

Alteres da 5.* Companhia, J. Ribeiro de Oliveira. 2.° Batalhão Nacional Provisoroi do Porto.

Demittido do Serviço, polo requerer, a fun de continuar a servir no 3.° Batalhão d á'Guarda Nacional, onde se achava recenseado antes de ser promovido, o Capitão da 6.í Companhia, M. J. Rodngues Guimarães.

Ba ia fiiâo Nacional de Leça do Balio.

Dennittido 'do Serviço, pelo requerer, all<_ p='p' attendiveis='attendiveis' j.='j.' uiotivoi='uiotivoi' gando='gando' leça.='leça.' reis='reis' dos='dos' tenente='tenente' o='o'>

Batalhão Académico de Lisboa.

Demittido do Serviço, pelo requerer, alie* gando motivos attendiveis, <_ que='que' de='de' aos='aos' j.='j.' prestado='prestado' viços='viços' do='do' companhia='companhia' liberdades='liberdades' annos='annos' conservadas='conservadas' cinco='cinco' posto='posto' bellés='bellés' por='por' sei='sei' c4pitão='c4pitão' das='das' tem='tem' íãò='íãò' _='_' corrente='corrente' a='a' corrêa='corrêa' al.='al.' em='em' altençáo='altençáo' ao='ao' p='p' as='as' deste='deste' _2='_2' favor='favor' _-durante='_-durante' pálnas.='pálnas.' portaria='portaria' honras='honras' qual='qual' da='da' mez.='mez.'>

Para-voltar á situação em que su achava, ari^ fés de ser sido mandado faxef o serviço no llt1-giiiiento de Cavallaria N.° 3, o Alferes-, A. P-. da Foiiàeca Saraiva.

Por Portarias de 3 do dito me"*. 2.° Batalhão NacidritTl' Mó tf l da Beira.

Cirurgião Mor, o Cirurgião 'Civil, L. Ri

da .Fonseca Moraes,' po"r assim <_ p='p' roque-='roque-' havr='havr'>

rido, provando ter as habilitações nuce-ssarias".

batíilfíâo J\Tàcional de slrlistas da Cidade do

Porto,

Demittido do Serviço, pelo requerer, alle--gando motivos attendiveis, 'ó Capitão da 3."1 Companhia , .F. J. Ribeiro Caldas. 3.° Batjl/iúo Nacionai Provisório dê Lisboa.

Demiltido d'o Serviço ,'conservando as honras do Posto, em attençào aos serviços que.tem prestado, tanto neste Batalhão, como no ex-tiueto 3." Batalhão Nacional Movei da mesma Cidade, o Tenente, J. de Carvalho Martins; visto a incompatibilidade que ha para o cum-pri.mento do Serviço Militar com o Etn;»rego que exerce de Aspirante da Fiscalisação da Alfândega Grande; deita Capital. Licenças concedidas por motivo de moléstia aos Officiae* abaixo dcclarados.

Ao Alferes do Batalhão delnfanteria N.'2-5, tí. J. Jud:ce Samora, pró rogação por dous mezeã. Em Sessão de 15 dó corrente rnez.

Ao Capitão do 2." Regimento de Artiihefia, J. de Brito Seixas, sessenta dias para se iniciar. ™ liarão de Bomjim.=. Está conforme. == O .Coronei Graduado, Chefe interino du 1.*" Di;:eccào, Guuvéa.

NAc"lONÃL.E REAL ASYLO DÊ INVÁLIDOS MILITARES:

Conta da Recei/a e Despega deite k'*tabeleci*

•mejilo em lodo o anho de, 1837., Dc-sigi.açAo d;t Receita" e Despega.

Receita.' AJSTi.A em 'Cofre no 1.° de Já*

.ã_Lí nei i v* d c; 1837..............-

Ui-cehiMi-se .; ;;c;f!ero5;) Donativo de Síia M:iu"

Ide m o j;;io

Página 244

244

DIÁRIO DO GOVERNO.

6:129, relativos ao .2." sJénSrestre •'

d- 183 K....................... BS/SOO

ideai a renda da Quinta (le-Rnrf», : inferida ao 1.° urr»r d<í tag0:_='_:_' de='de' aos='aos' e='e' i='i' _1837...............='_1837...............' l.2.='l.2.' p='p' _.-..-..-='_.-..-..-' t836='t836' _810='_810' quartéis='quartéis' _..-.-='_..-.-' _000='_000' _.í.='_.í.' _='_' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_'>

IdetM a renda da Quinta da linchara , retenda aos ditos quaUeift».. 2044'U

Id;!í:i pela venda de uma egoa, . . . . 23^800

Fd(-;n pela venda de géneros produ-

zldoi na horta, e alguma madeira (>2^>84-{)

Idem prlp producto ,4e dlfjfereoítes

foros' e m>dás;.";-;.:.l(..-....:.... .li 1*79:1120

a a Receita

.Despedi.

Pela graliíicVç.rio do Governador, referida a todo este ahnó. ...\ . . . . : G00$'00C Pela dita do Capitão Commandan-- . te Provisório do Corpo de Inválidos...............;___.___ 360$00fl

Pela dita dos dous Tenentes, Secretario, e Thesoureiro........... 360,;$ 000

IMo ordenado do Medico, e primeiro Cirurgião...............

Pelo dito dos dous Capellâes, e do

Sacristão.................... 428$8ÓO

Pela soldada a dous criados, e ao

Barbeiro dos Inválidos......... 90/440

Pela compra e fabrico"" do pão em

todo o armo:'. ..:;. V. .V ....... 274^040

Por 6:2*38 arráteis de carne de v acra n diffcrentes preços .'....... . 391.3

Por f)28 arraieis de''peixe fresco a

Jifff rentes preços. . . ; .......... 23 $915

Por l 34è alrrutles de'vinho, efructà

para b obre-mesa............... 116J 170

Por 44i cântaro» de azeite, e 24 arrobo? e .13 arraiei» de toucinho . . 153JÍ14Ò Por manteiga de" vacca, chá, café, ítssucar, bacalhau, arroz , e outros objectos de mercearia . . .-. 299^980 Por 46 arráteis de rapé ordinário, quarenta e sele e meio desimonte, e53J arráteis de tabaco defumo. 138,0 440 Por artigos de fardamento, calçado, e lavagem de roupa branca 171-&250 Pela compra de carvão , « conduc-

çào de lenha vinda do pinhal.. . 36^350

Por cosleamenlo do edifício....... 32^265

Por guisamentos para a Igreja... . lO^òòO Por cnsteamento da Quinou "lê Ru-

iiii, e |'i"hal..,,,.,____80,____ 107J090

Por ccstearnento da horta , e outras

terias annexas................

Por demandas e agencias em Lisboa Por transporte de géneros, e outros

objecto* vindos de Lisboa ...... 23,$750

.Pagou-se ao Boticário pelos remédios fornecidos................ 76^910

Dispehdeií-si; com as Cavalgaduras

.do Estabelecimento.. . ........ íl^'350

Por de«p4:y,Hs miúdas, e avulsas... ^ 31^510

Sdfíiina a D"tspeza 4:158/220

Fica existindo"em Cofre no primeiro de Jarieiro de? 1838......... 386/422

KsU Conta, podia organ i sã r-se n)ais circum-stancíada, porque no Aichivo deste £stabele-cimento existem os documento1» para isso necessários, mas deixa de fazer-se por não tornar a sua publicação mais longa, e trabalhosa. C.) Conselho Administrativo deste Asyío du contas todos os mezas pelo .Ministério cia Guerra, onde consta o modo regular com que se tem navido t m todo o anuo. Real e Nacional A.sv-lo ae Inválidos Militares em Runa } 16 de Janeiro d'', 1838. = Fernando Luh Pereira de Miranda Palha , Brigadeiro Graduado e On-vernador. z^z: Kítu conforme. = Secretaria o'Ks-taáo dos Negócios dá Guerra , e:fi 7 de de 1838. = P. *d'. Pereira Sorotnen/t.o.

THXSOURO PUBLICO NACIONAL.

Ronarliçào Central. ;r^ 2.* Secçào.

C.onlinr.a a Kelucâo doa Devedores ú Fazenda Publica, que requerer ii i n desde 3 de Feverciito

. ultimo até a data de hoje para satisfazerem seus ?.e't'iitos rã conformidade dos Decretos de 2G à-.. ^\ ovetni.ro , c l.° de Dezembro de 1336, c cryos requerimento» se acham cm andamento, e cai.l.o pendentes de Informações ou respostas fitcacs. - :

Números dos Requerimentos, Notnes, e Proce-

H delicia da Divida. ENRIQCTS Daniel Wenck , de Encarte. í..97.1. Visconde da Bahia, de Decima.

r. Jas d'Almo-

idem.

1972 António JoèqTriffr Teixeira de Lemos, de

dinheiro tornada a ittro ao eUinctoCon vento d«?- CrtfpáS Ohnsti.

1973 Cláudio A(ífiflfio era*-Costa . e outro, d

Dj-ciriíasF. •'•'"" -- ' * •'

1975 José Luiz -'d^Fatoso^tfAlmeda Pimeniel e outro, de Deeiflarài dos ^eus Canónica t os.

1977 José Martins, das dovar.

1981 Joio António, d-

1984 Ttootnáfcia-Clir

198b*.t?orrd.è" de Barbacenac, dfe Foro»*ao extin*' "'-' ^ cto ConVervlo do Béfet& AWlofiio.

1987 José Mliríia de Coulo fac hncarrte.

1993 Pedro Garrdo, de rendar, ao Almoxari fado da Becnpost.i,

19Ô'4 Conde de Lavradio (D. Francisco d'Almeida) , de Encarte.

1996 José António Ba-boza, de Novo Imposto.

1997 Joào Rafael Velloa* R*i>rllo Falhares,

do Contracto Ca Dizima da Alfândega

da Bailia. 2003 Manoel Ferreira Brotes, de rendfts do Al-

moxarifado de 'forres Novas. 200^ Francisco Gome*, de Dip^los de -Vinho.

2009 Joào António de Gouvêa K»-go, de Dizi-

mo* na Ilha da Madeira.»*'

2010 D. Maria Emitiu de Oliveira, de Deci-

mas de Juros.

2011 Manoel de Santa Ar.na e Vasconcellos,

d<_- p='p' dinheiro='dinheiro' madeira.='madeira.' ilha='ilha' da='da' pela='pela' tag1:_.je..ra='alfai:_.je..ra' xmlns:tag1='urn:x-prefix:alfai'>

2012 Prioreza e Religiosas do Convento de S.

Joào da Villa de Kxtiemores, de Decimas.

2013 Pedro Jorge Monteiro e 5eu irrnào, de

Decimas e SiZíis.

2016 Manoel Maria Caniço , de Dizima e

Custas.

2017 Francisco José Hissouto. de Dizima.

2018 Joào Lui/: Borges Teixeira, de Dízimos.

2021 Joào Cariai M curau , de Decimas.

2022 D. Joanna Perpetua Coelho, idem. 2024 D. Joaquina Ignacia de Carvalho, de

dinheiro tomado a juro aoextinctoConvento de Corpos Cl risti.

2029 D. Thomazia Perpetua do Carmo, de Decimas.

2034 João Lui?; Rodrigues , ae Ftedizima.

2040 D. Catharina Corre» de Moraes Leite, de com pi a = feilas na Fabrica das Sedas.

2047 Herdeiros de Bento José da Cunha Vian-

na , de Di/im

2048 I). Innocencia Maria Pereira Lima , de

D-'cima>.

2049 José M.1 de Almeida e Sousa, deDizúu*. 2051 D. Joamfa Petrontliid Lo^i Peixoto, de

Foros da extincta 1'atriarohal.

205£ Manoel José Sunòe:-, d« Direitos de vinho e a^ãardeii ie.

2060 Joào Henr queCoeiio de Siousa Sampayo, de Dizima.

2065 D.Theodora L!mbeiina Esteves e Filhos, de renda de Conimcndas.

2069 D, Joào Francisco Paula de Almeida, de Decimas.

2071 D. Maria da P.edade Infanta de Lacerda, de Decima de Jures.

2073 Nicoláo Joào, da Dir«?iios de vinho.

2074 Tliomás Izidoro da S.a Freire, de Dizima.

2076 Gabriel Francisco Ribeiro , de Kíicarte.

2077 Joaquim Jnsé Pereira, idt m.

2078 Pedro Mui ia da Costa , de Encarte.

2079 Condessa da Louzã D. Francisca , de Fo-

ros da l; r.-iversiduue de Coimbra.

2080 D. Maria do Carmo de Lima Botado

Ferreira Castello, de Dizima.

2081 D.Maria de NYroiil.a Rub. m, de Decimas. 2083 João Sev

e Cusfas.

1797 D. Jo>vina Emilia de (jroot da Costa Freire, dos Direit(«s de uma Pensão imposta no Ofltio cie lhesoureiro do ex-Uncto Senado ca Ca;i:ara, que seu í'aj-lecido pai i nlerinuiuente à'.;iviu. 'l hesnuro Pnbíico .Natiori^i . l de Março de

1838 —: D'»r:iii^o.< António JJaròo^a Torres.

Parir nào (DffkiaL

SKSSÂO «t 9 DE 'IA KC, O De. 1838.

AliRío-SK a Sessão á hora do costume, verí-ficando-5-? e$r.!*rem presentes 69 Srs. Deputados.

Leu-se a Acta da Sessão antecedente, que foi anprnvada*-

O Sr. Silva Pereira: — Sr. Presidente; O Conç:re:-;o pela sita prudência, pela sua coragem H civismo, tem -procedido de modo 'n es t «á ultíruos d^.i?, que expondo mesmo o melindre da sua dignidade aos fHlios de seus delractort-b, ludu tem sacrificado .a maQutencào da Ordem, da irÊijijuiIlidade publica, e da conciliação: assiov, Sr. Presidente, iros temos trabalhado em atfa;:eres ordinários, esperando que nt»s*a inalterável-tna/iquilthdade transmiltida ao Pu-bM^o prod;.'zisse « harmonia qae todos anhela-Uíos , iBlelizinente não acontece assim: Corpos militares, e Cívicos se acham armados, e com altitiide hostil! Eem taes circumstancias pode-remos n>>!, traclar de outros objectos que n ao sejam concerneniea ú Segurança Publica t Eu creio que não! Portanto, mando para a Mesa o seguinte Kequerunento; e espero que desta Casa «{t-hirá o remédio salutar que as nrcurnstancios exibirem, esperando de mf»\ià Colie^as que a nada se pouparão, « fim de coíiseiíuir-mos o res-tabelti luMito da harmonia, e da Ordem que a Nação lauto precisa, e reclama rvit-ando assim u eiíu-.io de sangue, que correndo das veias de um merino Corpo, pôde de»ecca-io, ou menino faze-lo l^erder a vida. (Applaujos ao Requeri-inent >.';

O Sr. A. Garrett apoiou o Requerimento d;-> nobre Deputado, e fez-lhe nm additnmentn j>a-ra qiie oCongreaoO se declare cm Sessào permanente, ate que o socego publico seja completa-inenu1 restabelecido.

O Sr. M. A. de Vasconcellos disse, que apoiava iis du is Propostas, e que lhe oUVrecia o seguinte requerimento : =n Requeiro que o Ministério mande, quanto antes, informar as Côrtea do KsUiuo ern que se acha a Capital.

O Sr. Vieira de Castro d;sse , que requeria que o Congresso enviasse a Sua Mageslade uma. Deputação, ern que lhe faça ver que ss achu resolvido a apoiar com todas as suas forças as deliueraçòes do Governo, e ao mesmo tempo a manter iliesa a dignidade doThrono sustentando-lhe as suas prerogativas.

Depois demais alguma discussão foi esta interrompida pela chegada do Sr. Ministro dos Negócios do Reino, ao qual se concedeu a palavra, a pedido de alguns Srs. DepuLidos.

O Sr. Ministro dos Negócios do Reino di?se, que no Diário do Governo de hoje sv acha nomeado urn Membro do Congresso pani uma Commissào importante, e que tendo-o elíe nomeado ?er;j licença previa das Cortes cumpria-lhe decIrtTdr hoje , que queria re^pnnder perante o Congresso por essa ia l ta ; fíltti que acuou ne-ces-aria loínar sobre sua responsabilidade, por ser i.idispensavvl para a conservação da tran-quilijd.ide publica da Capital, que serin alfe-raoa se acaso se tives-e (>ublicudo a(pti o que o-G-i1» ern o pertendia fdzcr; -que por tanto pedi* ao Congresso houvesse de deliberar o que ultra?;e conveniente; appiovando , oti rcpro-iií' do a medida, que »oore ?ua res(H)nsabliida-de elle tinha tornado.

O í-r. Al. A. de V^asconccllos disse, que d«-seja"a saber se acaso o Sr. Deputado Costa Cuiirai se achava com ellt-ito já exercendo o

pre.^0 para que Sua Ala^eslade o havja no-

0 Sr. Ministro dos Negócios do Reino disse, qje elle nào viria aqui dizer ao Congresso qne «. Sr. Deputado tJosta Cabral fora nomeado ''MI urna Commissao importante, se acaso o m^stíiu Sr. lhe não ti\e?se declarado que a ac-ceitava. e que eifecli vãmente se acha vá já exercendo -i Cargo de Administrador Gera! interino de Lisboa ; como ?e mostrava por uma Pro-;1 iriiij:. ao que acal)ava de dirigir aos habitante: c.i Capital (qu« S. Kx.a mostrou, e se jul-

•; " •> b-r preciso lèr-se.)

t) 8r. A. Garrett oflereceu uma Proposta^ na,

u l decíara , que sobre o Sr. Ministro do Rei-10 n i".o recahe a rnenor censura [)or ter dispos-tc-

n; í: «:no que as Còrl«s por esta maneira ha-v.tiiM por dispensada a Lei em contrario.

Stndo a Proposta posta ú votação foi sp-

1 vada. . < AJostrarido o Congresso desejos de saber dó

Governo esclarecimentos acerca dos factos que acabavam de ter logar.

Página 245

DIÁRIO D Q GO V E R N O.

'245

Que hontem o GovcrnoSexipedíra pelo Ministério do Reino uma Circular aos Commandan-tes dos Corpos da Gaiards^Nacibnai , .ia fim de que nenhuma reunrào-extraordinaria.ti vesse lo-gar se«ào:por aviso/èxpres$oi.do mesmo Ministério'; e -:qne hontem depois: áe sete hòrasrda n oj te ÍÔ rã' o G p ver n ã iirfiHrinado :q i*e, .a l guè m t i -nhã" ^passado orden» para qiMJuovBatalhôesr.se Teiwviâsem ; em consequência do que,: se, passa* ram-~ã tomar as medidas quefo.caso ex.igiãrçi.e; qwe^o'' Governo achou necessariaodeveivtomaru parai se f a zer respeitar ; q.ue»inai»t.arde'!fôr.asn'o>cT vameàte informado que>essasí ré uniões: .'eram «só;-;. menlet em alguns Corpos:, rei tque. -esses fl,;rh.esin.osu n«m todos tinham :a; suaú força ^completa çj lósn quaés se reuniram' á'força;:q,ue. sejacríavaujioh Arsenal da Marinha perto> !da ,manhàí£rf Pca.s.-sou dfcpois Si Ex.a a}i»ostTar; xquãesrfor.arn^ as medidas" que o Govenvo3?totnotr?ípará, prevenir:-que ofe desobedientes ;passassèmdra:inaioresif:as> cies : -isto coro a iniaiop pr.udcn:cia^e> . passou; or der»s aos Corpos da GuardajíNacional, dqs.quaes-alguns acabava^.d';' encontrar imaTchandoqpara os";jvc,ntos: que lhe foram designados?; r^mbc'.

f 'D ecl a r b u m a ! s q ue= o, G:« >^ emo"? *e m :désej âdo'/ levanáo íim "*sta iquestào^d?» tn e U ror; for m a pó's,- , svvel f fazendo l quanto^ e^táqdaas^á^párte :para;; evitar que nemr:umà*.:&olgòiacide cangue Portur^ gue/ soja derramado. (Apoiados g?raes.)

Terin i nou . di r.igi udo^aus^C id'a'duos .queí'c°m-pòem ã benemérita.: G.uãrda^ Nacional .dê Liis.( bofe, os maiores elogiosrrpbrssaber.eiu conservar-â se na ordem, obedecendo :pro:mptamenteaoGoí.í verno, logo que os chutnoir^inostrando .,por.« esta forma que não apoia.vam: os" actos de desobediência. - ' : '"'

O Sr. Menezes pediu que setractasse da Proposta do Sr. Silva Pereira, e das- mais que .es-tào sobre a Mesa; e que o Congresso se declarasse em Sessão permanente ate que o Ministério venha dar urna resposta terminante doesta.? do em que se acha a Capital. . : .:

: Progredindo a .discussão 'em que tomaram parte vários Srs.-rDeputados , a requerimento do Sr.. AbranchesT .o: Congresso julgou a:ma-tevia discutida, e sendo posta á votação" a:pro-^ posta dos Srs. Silva' Pereira, e Garrelt," foi áp-provada. - '•'• ' ? _:.':•• -=••"'- >~ ' - ~ "••"" '"^••'^ 'Passou-se á- proposta doSr.vVieira de Castro^

Moveu-se sobre ella alguma discussão, e a finnl o Congresso resolveu, que sé mandasse unia Mensagem a Sua Ma gês t ude ^ rii as que sej a já. :

Por deliberação do Congresso a uMésa passou;

a nomear a Coinmissào.qúésha^e7 redigi-la , :e

foram osSrs. Vieira de Castro,- Garrett f e -Pau*

lo,Mido=i. •••-.'. •- -;.i -•-.,:.-• -' ••:::••_.:.

«-Estes Srs. sahiram da Sala: ás'duas':hõras cia:

tarde, e ficou interrompidas Sèssào.o 3n^ése

• Erfim-3 hora» e:;mela-, quando" -'?'• :";.:i»:boi 13

'---O'- SrVJ-1? residente" de_claY qifé ía? tnandafilèr

is nr> Q íTi c i p.~ q ue uru. & a J_d è irêcê ber- sê dó' S r; Rf ei ;

sidentè'dò Conselho :desMti>istròs, "em que par-*

ti c i pá m os rés u 1 1 uxi n ss CIYHJ J q:n e rse- 1 e r m i na rã m a s"

occorrencias. deàagrad~à*eis;queHi.verain logar es>-

líY»mànhã- - , • 'r.'c 3;C<_.o p='p' tag0:_='_-u:_' s='s' _...='_...' _-s='_-s' v='v' f='f' _-='_-' tag1:_.='_:_.' _='_' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_-u' xmlns:tag1='urn:x-prefix:_'>

EUJ seguida o Sr. Sficretari:o«;Rébéllo'de Car-, valho fex a leitura1 dbv:Offici(í, é bem assim dr>$ Artigos 'em que se ti-uhaficon vencioiiadoj "por parta> do Governo , comria>'forç'o>ícj"ue se achava no Arsenal da Ma r ín lia1, feiifo pêl^o ^FénenteiGre-i neral Visconde do Reguongo, Cotumandante" da 1*~ Divisão Militat/i ?^s oiish?.: );'. -".? -O

; O Congresso decidiu 'nào^sèrjá^precisa. a Men-: saena .ao. Thriínioí'-^ .t.;èc-L:' oSs-á^a^^'. -':±- ;,- ~.';ç

.

O Sr. Presidente deu aâOrdem^doidia ,vc chou a Sessão era:m?4 -horas

NOTICIAS ESTRAIVCaEÍRAS.

•_•,-.-;-..- -IN Cl ATÉ':R-I|:A:.3;:l-r-ã:7J;" •;-- -^ Londres, 22; de. Revertira.-? o;?r. fíc^ ^Vs jornaes suissos de. 1'6 :do "còTreiíte^sbinija U^ «st ao m u i to occ u pad o~s 9 co tu í?á s" í 'm'édida s se diz ter tomado a :Ffa;n;ca- pdrãsiaréxpul'-auo^tlo príncipe Luiz: Boiíapvíd&edo terriítbrió snisíó , em favor do quêrse'creíõ5g,ovèrnp fr"a'.n:cez io Voca: especial mente as d i sjíosiçòes ;do^ c on~gressõ de Vientía que prohibfin híibitaT^iiP em^ F:rair-^4c? «Itália , ou Suissa quâesqueVl pí-s5tfa's9Sjue pertençam ú familia de Napoleào. De:p"nis-"de tÍPt<_3Pavinaveis de='de' vorort-o='vorort-o' e='e' notas='notas' en='en' cantão='cantão' íaftrevô='íaftrevô' l='l' o='o' diz='diz' hurvog-ia='hurvog-ia' jorn-akifiífeitwifte='jorn-akifiífeitwifte' _='_'>-baixador de França, o-negocio será "provavel-fíienle apresentado^poT.: fim ávDieta.v:' nfàsOan-tes' caie a honraívííciooai: nesta matéria^seja" cpn-íiad« a esta aâsembléà ^;seria: melhor appellar par«; a opiflião^putilica^fa (ira dei se pôr uma barreira a ^uarqoer ulterior'; .perseguição còri-os .súbditos auifisoftráu^ Diu.vjp ( Glolte.)

- Um traGtado6Sdê cooiaMíjcij, e navegaçuo; que deve; ter cyigoro-por , dw ^jvnqa ,;3acabá de ser concluído entrêjajajflngJaterja ,b^èca., Grécia. Entre outras: dispo^i^òjeé ,- 9çha.-8e oã^seguinte -y que os navios das duas Polencia^seràp trácta-dos; reci procamenteíçp^o -ps^riavios; ifacionaes , que'enlrám .e sahémgnos-resipectivds^pprtos.

. . (. Lê Coiistitulion.) .

ESTADOS-UNIDOS. '"~ v .*„ ", ,f

MUITOS periodicpt/têtp falladp. dc^uru^i nceiir dip que deve lerjiestruido;, ^emuG-olha^cfc palácio de S. A~. EL, p Duque, de JV urtem^be^gg Eis-aqui .miudamep.tèbíõ suçceçlid.o^^Em^SG de •Janeiro, r pelas jS^ída^iuajiibri;,, gegou J[ogp nas;

,

ho primeiro andar da sua liabitaçàoy .conhecido; nòí;paiz cotii i :p npmejdj!5pjeííí-cAaídoçel que taniíhem ,erôt jde.jçassa t,r.í V ap ç/» b.o de .aj.gims^se u t) do s ardiaetpd^ô^lQs^iposentp.jxA., P^rinçeza não

e

çcza, caiu..

'àtfiique Aje-xjanjdréT.eetaya^escrevendo eui ru(PA quarto irnmediato á alcova^,acorreu ap^s.g da P^rincezaí e\,ãlcançou-ar.Quando ia tinha

.. . ,- - .-, _ „• ^y,. ,1 «t Tl ;_,.,.. . . J .-;;«.-to Jlv. ..J.W,

é depoisr.de. a-.ter levado a um

__ • * • * - "- 'O J ^ _• j.. . • \ ._£ ' f .^.

sitio seguro na casa do seu mordomo',Aproxima a. Petit-Chaleau , voltou* agaloo vá incendiada.,-, com aesperança de sal var òsdiamantes da Prin-

l ' -* - "- • - • -^i - . •.«'*.* ú. ^ ', • *

ceza ; porém as chammas em toda a sua torça iiào lheípermittirám penetrar. . ...

N'um it;stante acudiram:,socçorrps , ,porém ineflicazes.,, porque liayja: utn frio dçxíp .grãos, e todas as fontes publica» estavam-geladas : de mais-a mais já' viuhaiu^tdrdigv, por;que...todo-o.-primeiro andar ,^quecerã .de^niadeira;:, ,ja Deslava-entregue 'as •chàmi_uas,v'Ç..ii3ip.-hjiviai\me-jpi de^o salvar.; .Toda a mo^biliasde ^SS. A-A. lilí...yse

io ^is, q u atro pá r edis-- o-.duque-.Alexandre

.s* ,----u .. J. . j^_ i. . _^-

ti r,ha feito adornar com tanto esmero e.^magni-

Jl" >--'w —'i? ^ '~^

q ué i i u o u , -n ao.' t"i c a n dò^ daquellas .habitações ,-

fic.encia coin .mpveis /do inel.bpr gosto;,'_r- trvpeç;a-rias e espelhos, que tudo se ahrasou.^Q sumptuoso -presente de noivado da Duqueza;-te;ve

isuálesorte--, porém o que S. A. -ll.-mais".rsente. o t ' r . ---i--, ^ • •-,.:...;-* _-w; vir;»..,

são? 'ásíaprasjveia recordações t;aa-s u a-mocidade è-patHa ,; -aquelles :albuns ,j-ra.quelles.,p.uadros:. e-

II "7 \" l" -----' ' '* ' - ' .--'•- ^ •—l. ^-t-> s, -^ i.- * ^Í.T ... J, j. >! ft JV\ ,fc V

figuras, leitos por suas rnap»:,;,o"s retractos de

'O. ' • i ^~ -c- . ./j _ >_ • .j.': p ^11.

tu m i li a $;: :ás rconecçòeãj 41$ cartasjJe. pessoa s^da;-sua estimação a que as cliatmnas.-nao,,perdoa-raaiiv^éCque lhe eram jnajs^ preciosa s1 q^jejtpcias^ H's<_:galasque com='com' a='a' encantadoras--íque='encantadoras--íque' enlaçavam='enlaçavam' suatexistencia='suatexistencia' tag1:perdeu='_:perdeu' iiij.íícordjiçõíis='iiij.íícordjiçõíis'>v

i l , J> -...... *• -'.(--• _i i d-*' i— — *.-*^- ,

Sda^passada $ 'é q;ue a•iíVÇ.nhuiiir{custoc-! rehaver. . ,^;:,ibT^c^5 --'.••

%c©rduqué /-e\duqueza dec.W urlembéíg estão *acr" luahuente no palácio ducal de Gpthà ,v-Tia ha-b.itãç^òíde^SirA.' o duqiie-dé Saxonia Cpburgoy que se deu pressa/ia offereçer-lhes a.~sjjavcasa. A-saticjêJ-dà^'Pri:n<_:eza abalo='abalo' júi.ihaí='júi.ihaí' expj3ri='expj3ri' nenhum='nenhum'>;; tnentado. O Príncipe tinlia que.ima.do gs/cabel-los"'q'uándo .quiz"• p.en-etrá-r-;iíp Aposento. 0Q" l^C£ O correio, p.or.tador destasr.nptiçias^^trouxe

adéfêsseidá Pírincéza, . qu.e -se: èncpn trarairr eji,lr,«g 9 ~éh Tu l h b , ído n de. á lg- iíii s - d ha r n a n te 5 ise s al-v;a r a m .; O andar baixo^do palácio fiçovi in.ta.clõ-, e^.era o que^continha^as^sálas/de^viisllas':' : - .; ' : •

"-Este successo'dêii 'occasi-àô jáo ppvp _a"J,lefnào de riianifcslarc viváinyjiipalhla , ique;e;m toda n parle excita"á aossanjoveTi e;;benehcà:tluquezac. .:. '..'f. »b ('Jour.ri.. de&-:Dcbatí.)

ESCUNA clng:leza~=i= Lynx;.==:-Ca.:pit;ào James l ForsyiÍK," d'e~li.Lve"rpoo.l:f em-;lvi;d-ias , CDO» fãzêrTdas ar -'Léwcis^iMãcsA' njd:rew.;'-' 7 ipessoásY de ^ripTilacàb^^é^AÍm passageiros. ., ... ' . ..-- '-tJkH?. Barco Portiiiíuoz =r Inveja, zr: Mestre Joào

—- .—-r-. . . ^ ___ ~J"^-:_"*- - ~v'-'--í Q -' -"'' ^" J • ' -- - - , . __~ ______ _

José, de SetabirjJení^G 'diãT*,"cbm trigo, e arroz; essítás"

. ----

Júlio Augusto , de Setúbal em 3 dias , com trigo e arroz ; 5 í^ssioas^cle^lripiHação.

Bateira =f' Saíto Amárb'-:^ Mestre Manoel

Joaquim da Silva , ~de Alcácer do Sal em 2 dias, cómítrigõ e'arroz ;..7: pessoas de tripulação.

.s ••'". : Embarcações sahidas. . ••-:• H.iate dó Arsenal = Santo^Antonio.; 1^.^ Barco Portuguez^Conceiçàor^MestréifrAn-

càco .

cotnniendas.; . . - ,.

.'íf^it^JV <_ _-l.oo5o-oí='_-l.oo5o-oí' _='_'>a<_06-i--C.20-- p='p' r='r' l='l' íj='íj' _-í='_-í' _-='_-' _-l='_-l' _='_' o='o'>

Chalupa IngJ.ezap^íFajtrigirlli,! l*acket,^ C.a^. v pitào Thòmaz JJ^ren^par.íi.SeUibai. .etn lastro;.,..

Quartel dolÇoem3[nando0do ,Liegisto^dp .Pprtp n aborre; "de fíejem^'}/' de^Marçp do '18*38'..-=;

Lcottc, Capi.tâo^Tvin^rite,.,-Co.minandan.te. . . .- •

jrj^r.v tarde do.--ai a'1, l O .do.torren te ,. n'n P, r n .ç a IJJL^I Publica -.dos ..leilões;.," ,a_ req.ueriríieti.to^do Solicitador da Fazenda Nacional na ó^"1 V^arà clajQomarca de Lisboa, se ha °de arremAiíir"unia prnp_ned.4de de.casasjiavr.U!ij.de S. João .\:-'po-nuieeno,— n.° -.-í a (J, Fres;uezia de Santn Isabel,

avaliada em 300^000 reis,,;e o seu rendimento 36^600 réis, cuja propriedade foi penhorada á «Vi u.v a de "João de Alaieida jpar.í pagainentõ" de Decimas que dev,e .á Fazenda."Nacional. E' Es-/ crivào da execuçàri^Jl.oaquim José' das Neves, e clao.arjreinatacão Negreiros. =r: "O 'Solicitador , José frieira CalcLas de Lentos.

ò abafimento^.da 5.3a./i.piã-rte"_"dp^se'"i valor "uruít-, prqprití^dade de casas na^ua.^dps JPrázeresJ, r'H>°'

ém;.3'p,0jâí;000 réis, e ó1 seu rertdirrfénVo em>DLl,.í60'Õ,"

• v-"2j- *-• r-o «^- -^ * * , *r - o » - - o - ^ *"' í"1 í -*^ •'."^•b"; '-.•" '

cuja propriedade, foi ^wiyijJrad^/a.pXMàri^ géla-i^p^.Çarmo Sequei ra: ^afã. ^again^rijõ^de' S34^670 r é i s^ d.e^p.ec ^m^s^Aii' "d tn;_e,'.l\jF-a"zen da Njiciqnal. E' Escrivão da e^Kecuguo^Pedro,Jn-' sé' Moreira , e,d,a]^rrefinata;ç.a'o, íSeg.rei.rp's.!~ Of-Solicitador, Jo&c Fieira CaÍ3qsjtjeLemos.

NTv Alfandegai^da.^.Sete C.a.sasJ^hiá^lei^ao tp-" dns os Sabba.dos ao. ineio,,^iá,,; d"os" gene--ros apprehendidps'.. .No dia, l.Q^^nlérn^cJe, vinh"os e pu.trps^generos, .se ha de ar.reinatà,f"Júiu bote grande e seus pertences. "_ "'?"'.'.'!'-",/"- -., -

P.EÇ-V :.Adajinistra.ç.'ào Geral dos "Correios "se faz publjco ,./que sahiràp a ÍB.dj.i corrente para a Ilha do P\i.yal a Escuna, .FJlor~d&f?áycil\ e a 20 para o,Rio de Janeiro o 'Brjgiíe^JPp/W:?

gnez, 'fino. _ .....,.-, ,'• '.-^."r-"'•. ''~ '

:.As cartas serão lançadas, ate., á rneia^ jiojte

dos/dia» antecedentes. - '.,", .!. J-' \-:

PBLOcJuizo, de. Paz, da Fre2ruezia:-de S,-Paulo jjesla; CjdaJe"de LUbpa se eítá procedendo a" inventario-,dos bens .que,ficaram por fa-llecirnento de J use" Francisco Pereira dà"Ciinh'a't' naiuValda Fregnezia de Santa Mar m' d» GiiàriJi/élla", ;'Còn-celhu de (iuimarães, filho de Joíé Pereira, e;de su_a-mulher Maria Josefa da Cunha . cujo falle.-ido diz em. seii( testamento ser viuvo de Anna Christioa d^s Dores, e in«titue por "HMÍ^ herdeiros-a quatro iruiàus , Bento, António, Manoel , é"Jòão,— sem declarar os sobre-nome9,'nem a^ suas rèsiJènciaí,-cm"consequência do que , são-chamados f cita.dos^os.dit^jierjloir^^ nomeados,_ ou quem os represente legalmente, foefri como tnj da«.as;mais pessoa^que direito.li.vexwn^á dita herança-, e ao-Crídores' que possãiíi" lãi^trâr" clarúriiente «er-lhe devedor o inêsmcTcàsal"~pa'ra que aquelles se apresentem oeste Juizo dentro do praso^de ÍK)jdi.is>a:allegar.-8euTílireitó q:j«»«lica, ço'rn; péná>'d e-sé prose^uir o Inventario ú ÍHU^ rebejia.;;i'e entes.ulti-mos—pmrarcomparecereni perante o Conselbó do familia, «.jue se~ha de rêuniF.nõ~cfia~9~Tiê""XGrirpróximo futuro, pelas cin-co"lioras-daíta.rde ,.;ém ríása do reàpecfivo1 Jaí<_ p='p' f='f' mo-='mo-' depa='depa'>

Conselhq.. legalisajeiu seus. créditos^ com -ppna^de^e .çousidera-rem lançados os que não comparecerem neste dia, "e. não Ve"^

- - . v * , -^ •; -., f ,'K ^ ^C .^ ^ '• r< t* **í *':~G-f~

mm m-iic niivirlnc rjçsle JuiZO.^^ "" * " ^ J j.-tt.^^v;

THEáTRO N.

10 do corrente í,== Gáth'aíihá:llow--éxtra-H.rst'o'rico ein"5

" "* ' ' *

actoVi"è^8 qtiadros^ "

-a^y "J o^£í;b3-rj; ^••?;J-.r.

LT dpccorfénte : — TTariadâo Bir-*IO/"ba"mx«\;r| grande Dra'ná histórico em 3 actos. ==&' Gai_ajó jVLiijb »a ^Comedia- eni 2

actos.

, RÉÂL^TtiEXTRO DE S. CARLOS.

^'ír.^.i; íil.\ \ :;i"t?'í:S7&í.J. •"ií> ^- '• • , •',-.•'

l;l^de .JVÍarço , 32.* representação'

^^^rpr^quato Tasso ==a e p bailado

am um^nòvo Pas-de-deux. de^ M ^

. /prch. ..,..-. . =.. : ;.

Página 246

c

Q

02

^H

Q

o

- 7T ^1

Conta Geral dos fundos recebidos e despendidos pela Repartição do Arsenal do Exercito e Trens do R chio no me z de Janeiro de 1838.

í) E VIL
HA n K IÍAVJ:R.

,•>' -Por Saldo oxistorKe. no nl f i mo do nu v antecedente .......... - ......
ICspecies alcMii do Melai.
T«« ai.
•Pelo que (Je.-pefrJeu coíi1 o] I'cssoa/.
( Xo Arsonnl do lixfrrcilo 7:-l-9Q/ó6tí"J „ . ^ ,Vo Trnrn d.> ['oito ..... t>7lí 5'200 f , ^., íCspecit-i alem t'o iM l>
Total. **
ar o>

«ilh. (JoThe*."
Papel.
Hi!h doTlies."
Papel.

7 !•'>,$ 000
1 | 1^:100:) 001»
í .
.!> — % —
í>'25^'200
.. -.j-
- £ -
-n-
X
—$—
17:211.^900
r:. KM; .>;H)>;
I-'M)^. '|,'.0 l^íiiO
•J $000
V :íá!JiiíH J
^v
.2:283,^309
í
j
-, - 45^000
!
!):-1504'000
i
-á'~ -^-
-/-
•f
~~ ,. j
G
r

ts
9:31^070 .-
tf o _o «n

i 1
i
3: 260080 7
130.408:-; :í78$000

Recebido do Contador da Fazenda do Districto de Lisboa , a .--abor . Em 8 de Janeiro ........... ......... -'JO.Í^OOO



' ......... j \o dito de LI vás ...... 282$ 9 H) 1 "•'"*>

( No dito d« Fsiro ....... 280^310 J

,. . , f Mo Arsen.-il do Exeroito 43 7 .á -k? 4") .,- x---. Lwprciladiís • •• •< v •• j i;. c'i^ní' i*>'.;3>ol' ' |^ ,\<_ br='br' _...='_...' u-='u-' _1oo='_1oo' oh='oh' i='i' ljva='ljva' m='m' _='_'> A'... t-i,,M,: ,-. .. , N;J Ar-.«'i:al
Em 11 dito ....... ................. • íc-J-JÍ ''000

l^ia 17 dito . . >1\-1|i)000

Ti m 20 dito .................. H 00 ^000
Material.
v , , - , r Mo ArõPiiíil " Excrcúo 1:98.')^OGÍM Mut^riaes. . riVionr 1 No i f.:ui
Em 2ó dilo ............ . . . . . -> oOO^OOO

otMer.tos para ia- ^ v ,., , ,v , o\iií'7í-iir "' '-^ ' v*0*" v ' i No oif>> d<_ _.......='_.......' uvas='uvas' _-7oo='_-7oo' lbr='lbr' víol='víol'>


•• de renda de propriedades pertencentes, a saber: Ao Arsenal do |'1\f>rcí)o . ., . ..... ...... . , . , lJó^'500
(_.\o cii-> de faro ....... O^^liK)/ Artigos manulaclu- ) N. , , ,-. „ •_ ofr.jy^xT

Ao Trem do Porto ... ................. , ,', J.^'f)00
rã (j i ri ... t

Cont-erl


x.ens deste Arsenal . ..........................
do Exercito J
*'i<_ íiti.br='íiti.br' i='i'> A !àíf,jei3, - ... , . . . N ,» Trem de Eivas. - - ........ 3^1 '30


rttl ..... .....
Abegoaria ........ No Arsenal doEsorr-iio ............ 90^843

/'
,/'*
./ . ' ' /
C No Trem do Porto ..... ljí'720) Expediente . .-3 No dito de Eiva» ...... ^ Í700 [- I2#f>70

i No dito de Faro ....... ^ 4^-')í) )

Sustento do» gatos ) vT . i j i? . IO^IM/» ft - iNo Arsenal do Ex^iciío ............ i^« 'Ou

nos Armaxens .... j ' Administração dal



Desconto».
Pcilo q>te houve na redacção a metal, para pag-utr.ento de l\-iifi3 e .Mi-



12:100^000 745^000
^
&25^'2(M)
18:080^990 lí):ll($13fi

Us ........................

Ks ........ .................
1 2 :-8 15/000
52òJÍ«00
29:497^428
I2:84f)^l'0()0
f)K5^'200
2Í):497$428

N, B. As quantias que se para se poder eiiecluar cunientoá não l orem Jegali: cretario Geral.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×