O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DO GOVERNO.

261

'Quartel do 15..° da Guarda Nacional tinha ha-

.vido fogo, resultando a morte do Capitão Sar-

yia de Infanteria 10, e feridos o Ajudante, e

' S soldados do mesmo Corpo ; e que do 15.° ti-

nha sido morto um soldado, ficando os mais

prisioneiros.

O Sr. Branquinho disse, que elle referia o mesmo, accrescentando que lhe tinham dito que aos Soldados de Linha í a m j u n to s Oíiiciaes inimigos das Instituições que nos regem, que diziam aos Soldados inata^ mala; que também tinha visto que 13 Guardas Nacionaes do 15.° iam prisioneiros dentro de uma escolta do 10.° do Infanteria.

O Sr. Oliveira Baptista confirmou o mesmo.

O Sr. Presidente disse, que no estado em que estavam as cousas, julgava que o Congresso se devia dissolver, e reunir-sé amanha ás oito horas dn manhã.

Alguns Srs. Deputados fizeram algumas reflexões sobre os acontecimentos do dia , e a requerimento do Sr. José Estevão o Congresso resolveu que se convidasse o Sr. Presidente do Conselho de Ministros a vir ao Congresso amanhã ás oito horas da manha dar conta dos acontecimento» de hoje.

O Sr. Presidente levantou a Sessão eram seis horas e meia da tarde.

SESSÃO DE 14 Dli M-VUCO DE 1838.

Foi aberta a Sessão ás 11 horas e um quarto da manha, estando presentes 5(> Srs. Deputados.

Leu-se e approvou-se a Acta da Si-ssâo de hontem.

O Sr. Presidente disse, que julgava que o Congresso não quereria occupar-se dos seus trabalhos ordinários , sem que primeiramente !'<_:_-se que='que' de='de' chegado='chegado' tinha='tinha' governo='governo' ainda='ainda' do='do' pelo='pelo' elle='elle' se='se' informado='informado' para='para' sido='sido' até='até' acontecimentos='acontecimentos' vir.='vir.' queria='queria' não='não' sessão='sessão' presidente='presidente' a='a' convidado='convidado' os='os' porém='porém' sr.='sr.' o='o' p='p' sobre='sobre' hontem='hontem' resolveria='resolveria' congresso='congresso' isso='isso' interromper='interromper' tendo='tendo' conselho='conselho'>

O Sr. José Estevão disse, que el!e se não oppunha ao que o Sr. Presidente acabava cledi-zer , porque também julgava que o Congresso se não devia occupar de trabalho algum , sem primeiro ser informado pelo Governo sobre os acontecimentos de hontem ; porém que elle julgava se devia officiar ao Presidente do Conselho de Ministros, pergunlando-lhe , se elle podia virhoje aoCongresso dar essas informações.

O Sr. Presidente disse, (pie não havia duvida alguma nisso, e que a Alesa lhe ia ofiiciar para esse fim.

Interrompeu-se a Sessão , eram 11 horas e meia.

Abriu-se novamente ás duas horas e três quartos.

O Sr. Secretario Rebello de Carvalho leu um officio do Sr. Presidente do Conselho de Ministros, em que dizia uo Congresso que elle, por muito occupado ern negócios dos iViinUU'-rios a seu cargo, não podia vir pessoalmente narrar os acontecimentos, que hontem tiveram Ioga r; que na conformidade do que hontem tinha officiado ao Congresso, o Governo tinha feito entrar Iodos os Cidadãos na ordem legal da Revolução de Sutembro, mantendo a dignidade do Throno; que tinham havido mortos e feridos, porém que sem saber o numero de uns e outros, esperava pelas participações do General Barão do Bomfim, e do Commandan-te da primeira Divisão Militar, e que logo que as recebesse, as levaria ao conhecimento do Congresso; no entanto que alarmava que tudo eslava no mais tranqutilo socogo.

O Sr. Presidente disse, que <_ que='que' sessão.='sessão.' podia='podia' hora='hora' do='do' via='via' se='se' vsr='vsr' julgava='julgava' não='não' devia='devia' estando='estando' presidente='presidente' _='_' levantar='levantar' adiantada='adiantada' a='a' e='e' boje='boje' ao='ao' sr.='sr.' o='o' p='p' congresso='congresso' conselho='conselho'>

O Sr. José Estevão disse, que era forçoso, por dignidade do Congresso, que fosse informado vocalmente pelo Sr. Presidente do Conselho de Ministros sobre os acontecimentos de hontem , e que o Congresso tendo já resolvido não occupar-se de algum outro trabalho, sem que houvessem estas informações, então pedia - qtre se ciliciasse novamente ao Sr, Presidente do Conselho de Ministros, dizendo-lhe que o Congresso não tractava de objecto algum, nem se reunia,- sem que S. Ex.* o informasse vocalmente dos acontecimentos de hontem. •

O Sr. JMpmz notou que esta proposta podia te.' alguns inconvenientes, porque impor-sc o (Jong:CoSó a obrigação de se hão retinir, s

não quando um Ministro lhedésse informações, era tornar-se dependente de um Ministro, o que nunca seria conveniente, e muito menos a um Congresso Constituinte.

O Sr. Midosi disse , que elle concordava com a proposta , trn quanto a ofticiar-ac ao Sr. Presidente do Conselho, dizendo-lhe que o Congresso não se occupava de trabalhos ordinários, sem que fosse informado vocalmente por S. Ex.a sobre os acontecimentos de hontem, e que ti/esse o Sr. I*residente a proposta neste sentido.

Depois de mais algumas reflexões o Congresso approvou a proposta, como a fez o "Sr. Mi-dosh

O Sr. Presidente levantou a Sessão, dando para Ordem do òia de amanhã, se foss;í possi-vcl , o resto da Lei Eleitoral , o resto do Orçamento "do Reino, e o dos Ecclesiasticos— Eram 3 horas e um quarto da tarde.

l ACHYGRAPHO não mandou .o'extra cio da' Sessão do dia 13 até ás três horas da noite, porque eslava doente com um violento ataque de garganta, e não podia prevenir que a Sessão acabaria ás seis horas e meia da noite, para ter quem lhe apromptasse o extracto. — J. l\ Prestes.

NOTICIAS ESTRANGEIRAS.

HESPAUHA.

IOMMANDO geral , e governo superior político da província de Almeria. •==. Por parle oíficiul que recebemos do General 1). Laureado Sá n z, ás dez horas d;t noite do dia de hontem , se nos communica o seguinte :

Cominando geral do campo

O que annunciàmos aos leaes habitantes desta província para sua satisfação. Almeria , G (!;> Março du 1833. — O Cumtnandante geral, I'\:li\ Dias de Arjona. —O Chefe superior político, José March y- Libores.

----O General em chefe do exercito do centro D. Alarcellino Oraa , em data do 25 do próximo passado, participa de Alurcia, que o Commandante da 2.1 Divisão, Borso di Car-minati , communica cie Onda, no dia 12, que dirigindo-se nesta data de Castellon a Alurvie-dro, logo que chegou a este ponto, teve noli-cia de que a facção se achava em Onda , pulo que emprehendcu um movimento sobre a mesma povoação, com o intento de surprehender o inimigo ; que avistando Becíii a desrub^rta composta da partida de cavalhiria da deputação provincial , e quatro soldados e um cabo do regimento d'ElKoi , divisaram os facciosos ; e mandando dar uma carga o Commandaiite da dita partida, "D. Carlos Osalve, foi o resultado ficarem mortos nove rebeldes, entro elles um oificial , fazendo-se ao mesmo tempo sete prisioneiros, entre os quaes se contam o intitulado Capitão Ajudante D. Julião Fareja , outro official de igual graduação, D. João dei Po, e o chefe faccioso , Vicente Sales, conhecido pela alcunha , do Coxo de Burriana , terror dós povos de Plana ; tomando-se alem disto seis cavallos, grande porção de armas, e munições de boca e de guerra. O mencionado Commandante general accrescenta que .tomou logo as suas disposições, a fim de cortar a retirada aos rebeldes; porém sabedores estes da upproximaçãp de nossas tropas pelos que se livraram d:» derrota de Bechi, emprehenderaai r.jp!ii a U; as immodiações de Tales. Sua Al ages-l ide" u Ivainha Governadora se serviu mandar

se agradeça em seu Real Nome a quantos tomaram parle no dito encontro.

----Sabe-se por avisos da Mancha, no Ministério de Ia Gobernacion, que a facção deJ3. Básilio tinha pedido de Navas de S. Juan 4:000 rações para o" dia 2,'i ás quatro horas da tarda em Carolina. No dia 2=1 chegou a Saneia Cruz de Mudela, avançando uma grande guarda de cavallaria ale ao meio do caminho de Valdo penhas.

----Segundo urna parle recebida na Secretaria de Ia Gobernacion, a facção de Básilio havia retrocedido a Baza-em a noite de 21 , onde linha muito perto a divisão do General Sanz.

v Por outra communicação posterior se sabe que a 2:2 peia tarde passou a facção pelo sitio? chamado Campo dei Negro, corn direcção a Oria.

----'Administração de correios de Manzana-

res.= Exm.° Sr.. O Commandante da Milícia Nacional de Valdepeniias diz com data de hon-lem o seguinte :

-t Km otficio com data de hoje, que recebi esta tarde pelas cinco horas, diz o alcaide de Saneia Cruz de Mudela o que se segue : — Nesta hora, que são as duas e meia da tarde, acaba de chegar um dos exploradores que estavam em observação da facção, certificando achar-se a commandada pelo rebelde Bailio na Villadel Viso, e que os destacamentos de Almuradiel, e de Venta de Cardenas se defendiam n » palácio da diia Villa, e que elle próprio ouvira varias descargas, e saía fumo da povoação, e viu algumas casas incendiadas. Deos Guarde a V. Ex.x Manzanares, 26 de Fevereiro do 1338.= Exm.°'Sr. José Alfaraz = Exm.° Sr. Secreta» rio de Estado e de Ia Gobernacion da Península. »

----O Capitão General de Castella Nova participa que o Coinmandanle da linha da carrelera da Mancha, em officio de 27 do próxima passado, dá parte de que a facção Básilio saiu. de Ias Navas de S.'Juan em 23 a pernoilar em Sancta Heiena : que em 24 s?g.iiu para Viso, fazendo-se fortes no palácio da dita Villa os nossos destacamentos de Cardenas e Almura-diel : que no dia 25 pelas dez da manhã continuaram os rebeldes em direcção á Calzada de Calatrava, ajuntando o referido Commandante que suppòe dirigirem-se os inimigos para Puer-lollauo e Almodovar.

----Governo político da província de Toledo. — Exrn.° Sr.: Neste momento que são as doze da manhã, sã lie o General Fliuter cora direcção á Aranjuez. Continuo a dar disposições para que nada lhe falte, e estabelecer cotn-municações com a Estremadura. Toledo, l de Março de 1838. — Exm.° Sr. Martin de Fò-ronda e Viedtna. = Exm.° Sr. Secretario d'Es-tado e do Despacho da Gobernacion da Península. (Gazeia de Madrid.}

FRANÇA.

Paris, 21 de Fevereiro. ABELHA, da Nova Orleans contém as se-guintes circumstancias acerca do terrível terremoto que destruiu quasi inteiramente a cidade de Acapulco. «Esta povoação não é hoje mais do que um montão de ruínas. -Os muros do campo santo estão destruídos ; os habitantes cheios de consternação se vêem reduzidos a passar as noites nos campos, e rios caminhos dos arredores. Felizmente esta grande destruição foi o-radual, e os habitantes tiveram tempo de escapar á morte. Pereceu mui pouca gente.

Na Gabela de Breme lemos o seguinte: c; í\e-cehemos neste momento cartas de Hamburgo que nos annunciam um violenta incêndio, que reduziu a cinzas o Kalkhof, vasto armazém de mercadorias. Calculam-se as perdas ern um milhão de florins. Annunciam-nos porém que estavam debaixo de seguro.

. INGLATERRA.

Londres , 15 de Fevereiro. Mornintf Post diz que a coroação da Rainha de Inglaterra não terá de verificar-se antes do próximo Agosto.

Escrevem de Milão com data de 5 de Fevereiro:— O Príncipe de Canino, Luciano Buo-naparte, chegou aqui antes de hontem, procedente de Londres. Demorar-se-ha alguns dias para se restabelecer de uma leve indisposição que conlrahiu no caminho; e seguirá logo a sua jornada para Roma.

----Escrevem da Athenas em 8 de Janeiro: