O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

274

DIÁRIO DO GOVERNO.

com carvão de pedra ; 17 pessoas de tripulação.— Consigna-se a Henry James.

Cahique Portugnez— Senhora do Carmo = JVlestre João da Silva Vaz , de Faro em 3 dias, com fava, amêndoa, e encommendas ; 14 pés soas de tripulação, e 18 passageiros.

Rasca = Primavera — Mestre André da Costa Freire, deVianna em 5 dias, com milho; 6 pessoas de tripulação, e l passageiro.

Rascam Nova Al l i anca = Mestre José Joaquim , de Caminha em 3 dias, com milho, e 8 pessoas de tripulação.

Jliate Portuguez =z Adriano = Mestre Domingos Alves Ramos, de Caminha cm 5 dias, com milho; 7 pessas de tripulação, e l passageiro.

Pliate Portuguez = Restaurador = Mestre Gonçalo José Lourenço, de Caminha ern 4 dias, com milho; 7 pessoas de tripulação, e 2 pás sageiros.

H iate Portugue/= Penha de França = Mestre António Martins Guerra, de Aveiro em 24 horas, com milho, feijão, e encommendas ; 5 pes.-oas de tripulação, e 6 passageiros.

Rasca —Jesus Maria = Mestre Mathias da Luz, de Lagos em 3 dias, com sardinha; 9 pessoas de tripulação.

Rasca = A cliva = Mestre Francisco da Moita , da Ericeira em 18 horas, com milho; 7 pessoas de tripulação.

Barca Porlugueza = Bom Jesus =: Mestre Francisco da Costa Bogalho, da Figueira em 4 dias, com feijão, cevada, batatas, e madeira ; 5 pessoas de tripulação, e J passageiro. Hiate Porluguez = Boa Lembrança = Mestre João António Coelho, deVianna em 3dias, corn milho, centeio, e madeira; 8 pessoas de tripulação, e 2 passageiros.

Barco Portuguez = Liberal = Mestre Francisco Joaquim Tare, deVianna em 3dias, com madeira ; 9 pessoas de tripulação, e 7 passageiros.

Barco Porluguez = Bomfim = Mestre Lourenço José da Silva, de Setúbal em 2 dias, com lenha , e 5 pessoas.

Embarcações sahidas.

Vapor Inglez = Braganza = Capitão Ale-xander Mac Leod, para Cadiz e Gibraltar (em qualidade de Paquete), com encoramendas, e 4 passageiros.

Barco Inglez =r=Ann Paley = Capitão Tbo-masHunter, para Liverpool com azeite, e lá, e 4 passageiros.

Brigue Inglez = Ecnerald = Capitão T. Sim-son , para Buenos Ayres com sal.

Barco Portuguez = Conceição = Mestre Ce-zario José Cardeal , para Setúbal com encommendas.

Bateira — S. José' — Mestre José de Oliveira, para Villa Nova deMilfontes, em lastro; 3 passngeiros.

Quartel do Cominando do Registo do Porto, na Torre de Belém, 17.de Março de 1838.= ^ Capitão Tenente, Commandante.

AVISOS.

PELO Conselho Geral Director do Ensino Primário e Secundário se hão de prover por concurso de 60 dias, a começar em 20 do corrente mez , as Cadeiras de Ensino Primário da Freguezia de Adoufe, Diatricto de Villa Real, e da Villa de Esgueira, com assento em Cacía , Districto de Aveiro; cada uma com o ordenado annual de 90^000 réis, pagos pelo Thesouro, e 20^000 réis pelo Cofre da respectiva Camará Municipal; sendo preferidos em igualdade de circunstancias aos demais concorrentes, os legítimos Professores temporários, que actualmente regerem as ditas Cadeiras. Todos os oppositores se habilitarão coin Certidão de idade de 21 annos completos, At» testado de bom comportamento moral, político, e religioso, passado pela Camará, Juiz de Paz, ou Administrador do Concelho aonde tiverem residido os últimos três annos, Certidão de Folha corrida, e documento por onde provem nào padecer moléstia contagiosa; tudo reconhecido esellado; e no tempo acima designado concorrerão a Exame perante o referido Conselho Geral, ou perante o Administrador Geral do respectivo Districto. Coimbra, e Secretaria do sobredito Conselho, 14 de Março de 1838. — O Secretario Interino, Vicente José de P^ascoiicellos e Silva.

P£L\ Repartição Provisional de Liquidações se annuricia , que o processo dos recibos do Monte-Pío, relativos aos vencimentos adquiridos desde o primeiro de Janeiro do corrente

anno, ha de começar a ler logar no dia 2 do próximo mez de Abril, devendo as interessadas apresentarem o referido dia e seguintes na mesma Repajtijjió os competentes recibos dos mezes vencidos, segundo o modelo que para esse fim foi ultimamente adoptado; cumprindo-lhes igualmente entregar nesse mesmo acto a respectiva Certidão trimestre, que deve conter todas as circumslancias marcadas na Portaria doThesouro Publico, de 28 de Outubro do anno próximo passado, publicada no Diário do Governo do 1.° de Novembro do mesmo anno, promptificando-se a Repartição neste espaço a dar áá interessadas qualquer esclarecimento, que concorra para lhes facilitar a promptitica-çào dos documentos exigidos; e logo que cheguem as relações que faltam das outras Classes inactivas do Exercito, que em conformidade das ultimas ord r*s tem de ser abonadas pela mesma Repartição, *e lhes designará dia para o mesmo firo.

Aos Offioráts Reformado» se fará constar a maneira por que hão de provar a sua existência , segundo as Instrucções que para esse fim se esperam. Lisboa, 17 de Março de 1838.= •dntonio Thornás d1 Almeida da Silva.

ACo&fMissÂo que liquida a div»da dos Militares, e Empregados Civis do Exercito, faz publico que se acha prompto o Titulo da conta n.° 1:207, pertencente a Jo*é das Dores, segundo Sargento do exiincto Regimento de Cavallaria N.°3, da quantia de I20$360 reis. Casa da Commissào, 17 de Março de 1838. =:José Fortunato da Coita, Secretario.

ACoMMissÃo Administrativa da Sancta Casa da Misericórdia , c Hospital Real de S. José' desta Corte, faz publico Cjtie no dia 27 do corrente rnez de Março, pelas onze horas da manhã, na Sala das Sessòfs da mesma Com-missâo, ha de dar de arrematação o fornecimento da carne de vacca para consumo do Hospital dos Expostos, e Recolhimento das Orfàs, a quem por menor preço a offerecer, e isto pelo tempo de três meies, a começar do primeiro de Abril próximo futuro em diante, com as condições que serào patentes no acto da dita arrematação.

PUBLICAÇÃO L1TTERARIA.

^UBLICOG-SB a í.a folha do Diccionaria das invenções , origens, e descoberta».

ANNU1VC1OS.

da Freguezia de S. JuliSo faz publico que \J no dia ÍO do presente mez abre o Cofre ila referida Freguezia, para receber eu m praco d» trinta, t!i;is contados da dita data, a Decima e Jroposto» anuexos d:> anno económico de 1836 — 1837. O Cofre estará aberto to-los os dias que nào forem sauctificados , na calçada de S. Francisco n.° 3 , 4.* andar, das dez horaf da manha ale ás Irei da tarde.

D oiti Viceucia AnUniia Barreto Prostes annuncia que no Juízo do 1.* Ditttriclo , Escrivão Muscarenhas, move execução a Bmto Joaquim Cortês Mantua por cujo motivo tem a levantar do Deposito uma quantia que o Executado a U li consignara: quem tiver a deduzir alsrum direito á quantia depositada o pòil? fazer 110 d i Io Juiio, e Cartono, onde correm os editoi do estilo.

KRANTK a Administração tio 5.° Julgado tra-cta D. Cathariíia Francisca Pacbeca de ceie. brar termo de reconhecimento de um praso que se compõe de uma morada de casas sila na rua de S. Beato num 296 a £98; é senhoria directa a Fazerda Nacional, em-pbyteula principal D. Arma Joaquina Carneiro Souto Maior, e subemphyteuta a referida D Catharina : havendo alguma peMoa que tenha a

de Gouvèa.

PSLO Juiz d« Paz da Freguezia de S. Bar-Lhuiumeu de Licboa se ba de arrematar no dia Í7 de Março . pelas 11 horas da ma-nh&, no filio du Arrayal do Pina , os moveis que ficaram por fallecimentc de Joaquim José

PB** Juízo Ordinário da Villa de Nisa, Comarca de Portalegre, »HÍ reduzir-se a Pública Forma o testamento nuncupativo a favor de D. Marianna Margarida de Barros, com qu» falleoeu José JoaquMB Fonte-nora de Portalegre : aã pessoa* que pooMOi ter interesse fin contestar a dita reduc-cão poderão vir f ate-Io dentro em 30 dias , a datar de hoje em diante.

ANTÓNIO Rodrigues Couio, Mesiie .lua Fusta» Militares desta Cidade, em additamento ao seu annuucio n.° 5, inserido no Diário do Governo n * 53 , de 5 do corrente mez de Março do presente aano de 1838. relativamente a seu irmão José" Rodrigues Couto, e em mpeilo »o annuncio n.* 3, que este fizera ÍMerir no Diário do Governo n.° 59, de 9 do referido Março, declara, e as*ejr.ura au Publico, que fora no dia 23 de Maio de 1835, que elle annunciante, por motivos de modéstia, se vira obrigado sahir de sua rasa , indo procurar arei fora da Cidade, e que pondo então o dito seu irmão na qualidade de um acro e simples administrador, ú testa do seu Estabelecimento, o qual nào era lãu pequeno que nào constasse de 7 seges mui bem montadas ; 5 calleça* em muito bom «lado, e prooptas dê tudo ; 30 bestas de sella, eutre mtMUres, todas dia* a qual meltor; e mais 24 ca-

valgaduras nas differentes mudas desde esta Cidade até á Vil. Ia do Pombal; elle sobredito seu irmlo recebera, na dita qua. lidade de seu administrador, osegninte, a saber: a quantia. de r». 500&000, de Joaquim dos Santos de Oliveira, de Al-degallega ; a de rs. 1:100#000, de um certo Gervasio, da Barquinha ; a de rs, 730^000 , por duas guias de Artiiheria ; a de rs. 440&000, de uma tal Henriqueta, procedidos de tri-pó de um casal pertencente aoanottnciante; a ders. 800JOOO, de uma D Maria, provenientes de trigo do mesmo casal; • de rs. 600&000, em prata, que lhe entregou o annunciante quando íoi para os olivaes; a de rs. 400£000 , em papel, que lhe entregou por essa occasião ; mais 15 peças em ouro, do valor de 7^500 rs. cada uma, que lhe entregou por essa mesma occa&iào; e isto além de varias quantias, importância de Títulos de algumas Repartições ; diversas porções de dinheiro que recebera do Correio Geral dos Estafetas, por via de Joaquim de Almeida Freixedas, producto dos muitos bois que se gastaram em talhos, lucro do gado empregado na Posta Militar, e em alugueis, etc., etc., etc. ; tudo. pertencente, e próprio co annunciante, sem que de similhantes recebimentos, entregas produclos, e lucros, aquelle seu iriujo José Rodrigues Couto desse ainda conta até hoje ao annunciante, o qual nio pôde deixar de o arguir de pouco sincero, e ingra« to, (raicado á lembrança, que nunca tere estabelecimento aU gum, de que derivasse (se quer) os meios de subsistência, quanto mais para pagar dividas pelo a anunciante, e renovar-Ifte o seu estabelecimento e casa de habitação, com despesa* p>eprias. e consideráveis í ao mesmo tempo que foi o annunciante quem («orno irmão assas bom e caritativo) o arrancou da indigência, e miséria, chamaudo-o para a sua companhia. Pelo que, o annunciante António Rodrigues Couto novamente previne a todas as pessoas para que não façam mínimo con> tracto com seu irmão José Rodrigues Couto, por estasearhar summamente debitado para com elle, como dentro em mui brev» tempo fará ver, demandando-o, como pertend», em Juiio ; tencionando , outrosim , faaer rescindir, e annnllar todas te quaesquer vendas, tanto de bens de raie, como de mo-veis e semoirentes, que o dito seu irmão tem feito, conloiado com Joaquim de Almeida Freixedas, sem sua especial aulho-risaçào , e avisa, emflm, o rwpeitavel Public», para que não confie em papel algum que seja apresentado com a sua assi-gnatura pelo sobredito Joaquim d'Almeida Freixedas , a fim de se levar a etTeito qualquer transacção que s«>ja , porquanto taes assisriiaturas a apparecerem são falsas e faUtwinas, e não podendo, portanto, resultar deliea responsabilidade nenhuma da parte do annimciante.

UAHTA feira £1 de Março, na Praça Publica _ Leilões, se hão de arrematar com o abatimento da 5.* parte do seu valor, umas casas na rua direita do Luiniar , avaliadas em 86#006: é £scrhao da arrematação = Negreiros.

o 1VT* lMr

J ^1 Praça do Deposito Geral uma porção de linho para

çapatos , e vários cabedaes, pertencentes á loja de sola ; as

suas avaliaçJes constam dos autos de que é Escrivão = Couto.

tarde do dia 31 do corrente se ha de arrematar na Praça do Deposito Gera] uma propriedade de casas na rua de S. Joio dos Bem-casados, com seu quintal, num. 25 a 27, avaliada em 1:500$ rs. , fureiraa em 5:700; laudemio de vintena: é Etcrnão» Coute.

*VTsntbM« tim prefertafade de casas juoto á V praça de Belém, cora os num. de 118 a 180, constam de lojas, e primeiro andar, cora quintal. poço : quem a pertender falle na mesma rasa.

T)EDRO Rodrigues, da Vlllt de Benavente,

tem contractado com António Rodrigues o comprar-lhe uma vinha sita nas Sesmarias «Io Contador , nos subúrbios da mesma Vilia, a qual é fureira á Fazenda Nacional em 960 réis cada anno: se alguém tiver di* reito á iliu o venha deduzir no espaço de trinta dias.

No dia 25 do corrente, pelo meio dia, na Villa de Oeiras, em hasta publica, se ha de proceder na arremilação de uma terra chamada a Rigueira Secea, no lugar de Quejas, avaliada em 60$-HJO réis, e o seu rendimento 3£l£0, por execução que António Istdro da Cosia move a Silvestre Gomes Moreira, Escrivão = Lemos.

s Curadores Fiscaea da massa do faliido Roberto AU vês Reis, com authorisação do respectivo Juiz Com-missario , convidam a todos oa credores daquella massa . para que oo dia 28 do corrente mez de Março compareçam por si, ou seu» procuradores , na Sala das Sessões do Tribunal de Commercio de l.a Instancia, para se deliberar a bem dos interesses dos mesmos credores.

,3 Q

14

O VISCONDE de Porto Covo de Bandeira annuncia que não é sócio, nem interessado na Companhia de Seguros Bonança, estabelecida em Lisboa, com agente no Porto.

.~

tfreriu José Alves faz publico que tem requerido pe-ranle o Tribunal do Commercio n dissolaçao da Sociedade , que por escriptura de £4 de Julho de 1835 , havia feito com José António de Castro , e girou nesta Cidade com a firma de Castro £ Alves , e pela sua parte dá desde já por extincta a mesma Sociedade, pelos motivos que tem patenteado no mesmo Tribunal.

l > ~VT~E*DE-SB & laranja dos pomares pertencentes á Nacio-V nal Casa Pia : quem a quizer comprar procure o Sol-licitador da mesma, Ezequiel Joaquim Falcão, na rua da San-dade n.° 20, onde se tractará do ajuste até ao fim do cor rente me*. *

ÍRA o Kio de Janeiro vai sahir com muita brevidade a barca Portuguesa Esperança: quem nella quizer carregar ou ir de passagem, para o que tem muito boas acommodações, dirija-se aos seus Consignatários , Navaes, Irmãos , todos os dias na Praça , ou na rua dos Romnlaras n.° 28, ao pé da cães do Sodré

ia T}EBTBMDE-SE dar de empreitada (a pagamentos) a obra JL da reedificarão , e augmento de uma propriedade d* casas: tracta-se deste negocio na rua de S. Benta o.* •?> 3 ° andar.

T HE ATRO N. DA RUA DOS CONDES.

SEGUNDA feira 19, a 2.* representação de = _ Prospero e Vicente = Comedia em â actos. = O Homem da Mascara de Ferro = grande Drama em 4 actos, e 6 quadros.