O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(302)

O Sr. Presidente: - A sessão publica ha de continuar depois da secreta, e então se determinará o que convém fazer a esse respeito.

O Congresso formou-se em sessão secreta.

As quatro horas, eram quarto se abriu de novo a sessão publica, e disse

O Sr. Presidente: - N'uma sessão ha dous dias, decidiu-se que houvessem duas sessões para materias especiaes, uma para Commissões, e outra para leitura de pareceres. Nós temos objectos importantes, e ha de mais este projecto dos vinhos, e tem-se manifestado o desejo de concluir essa discussão; por isso eu proporia, que amanhã em vez de Commissões continuassemos com a discussão de alguns objectos.

Visses: - O projecto n.º 23.

Os Srs. que são de parecer que ámanhã continue a discussão do projecto n.° 23 queiram levantar-se. (Foi approvado)

O dia de sexta feira foi o que se fixou para se tratar dos pareceres de Commissões; porém a experiencia tem mostrado que a acta nesses dias é muito difficil de fazer, e então seria melhor que as leituras de pareceres ficassem para os sabbados para no domingo se fazer a acta (apoiado). Assim se venceu.

O Sr. Cezar de Vasconcellos: - Visto que se alterou a ordem dos trabalhos do Congresso, destinando a sessão d'amanhã para continuação do projecto n.° 23 , eu pedia que no sabbado se discutissem alguns projectos da Commissão de guerra, que existem n'esta casa desde a sessão de trinta e seis: cada um tem um artigo, ou dous artigos, e o mais que póde levar a sua discussão serão tres ou quatro horas; o seu objecto é interessantissimo, sendo um relativo aos soldos que devem receber as viuvas, ou familias dos officiaes, e mais praças da divisão auxiliar á Hespanha, que alli morderam combatendo pela liberdade da peninsula (apoiado). Outro trata de fazer desapparecer a confusão e desordem, que se encontra nos processos militares, etc. Por tanto se o Congresso annuir ao meu pedido, eu rogo a V. Exca. que os dê para ordem do dia da sessão de sabbado.

O Sr. Ferreira de Castro: - Será muito grave a materia d'estes projectos, eu não o duvido; porém não ha nada mais interessante n'este momento que Constituição, e fazenda.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado, propoz que o dia que é destinado para pareceres de Commissões seja occupado com discussão. Eu digo que ha muito interesse em decidir esses projectos, que lembra; mas devo tambem lembrar, que a mesa está cheia de pareceres de Commissões, alguns muito urgentes, sobre tudo os de estatistica. Devo declarar, que algumas pessoas, mandadas pelos concelhos, que têm seus requerimentos sobre a mesa, tem-se apresentado a pedir que se trate d'este negocio. Eu não creio, que seja justo, que se deixem estar estes procuradores d'estes concelhos a gastar tempo, e dinheiro em Lisboa á espera da decisão.

O Sr. Cezar: - Mas tambem as viuvas, e os filhos dos militares, que estão em Hespanha, estão á espera.

O Sr. Presidente: - Isso póde conciliar-se no sabbado; póde haver uma sessão mais extensa, e findar alguns projectos.

O Sr. Macario de Castro: - Creio que adiantamos muito, se se estabelecerem quatro horas de discussão para a ordem do dia, contadas desde a hora era que se entrar na materia da ordem do dia.

O Sr. Presidente: - Não me opponho a nenhuma das resoluções, que se tomarem: agora o que eu devo declarar é, que se a ordem do dia durar quatro horas, e se não assentar impreterivelmente que comece a certas horas, será preciso nomear uma duzia de presidentes para cada sessão.

Vozes: - E' verdade, é verdade.

O Sr. Presidente: - Agora a primeira cousa a tratar é se a leitura dos pareceres deve ficar transferida para os sabbados.

Proposta esta materia á votação, foi approvada.

O Sr. Presidente: - A ordem do dia para ámanhã, é a mesma que vinha para hoje.

Está levantada a sessão.

Erão quatro horas e meia da tarde.