O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DO GOVERNO.

participa cm 6, que os rebeldes Espinart e Ca-hanero , e outros, com 2 esquadrões, e 4 batalhões se linhain apoderado de uma parte principal da cidade; mas que acudindo a Milícia Nacional, cidadãos de todas as classes, e pou» ca tropa do exercito, com valor nunca excedido, desalojaram o inimigo, pondo-o em vergonhosa fuga, e causando-lhe duzentos mortos, e perto de setecentos prisioneiros, incluso o célebre coxo de Carinhena , e 23 officiaes de todas os ciastes.

C) Tiempo de 14 de Março corrente dá parabéns á Província de Cadiz pela resolução tomada pela Camará dos Deputados (apoz um travado debate) de dar assento no seu grémio no Deputado por aquella Província o Sr. D. Francisco Xavier Isturiz, cidadão verdadeiramente amigo da ordem, e das idéas moderadas, que são as que predominam hoje em toda a Província.

----O Capitão General da Estremadura D.

Santiago MendezVigo, participa em 3 do cor-rentt!, que 88 rebeldes se apresentaram para se aproveitar do indulto, e que o coronel Crespo persegue os restos da facção fará , que destruída em Yévenes, vaga pelo paiz da Iara e Velbis.

—— Exrn." Sr. Tenho a complacência de elevar ao superior conhecimento de V. Ex.a que boi)tc;m foi aprisionado pelosNacionaes deBar-o rebelde chefe Tallada com outros vários

rac

da sua canalha, tendo sido completamente an-niquilnda a facção que commandava , pois dos bOO a 700, que escaparam da surpresa de Cas-tril, 500 foram aprisionados pelos Nacionaes do referido Barrac, os desta Villa, Gineta e Fuensante etc. Deus Guarde a V. Ex." La Roda, 7 de Março de 1838. —Exrn.* Sr. = João deEbcobar—Exm.° Sr. Secretario de Estado e do Despacho de Ia Gobernacion de Ia Peninsula. Madrid, 24 de Fevereiro. — No dia 17 do corrente falleceu nesta Corte D. Alaria Delgado , na idade de 79 annos. Disfarçada em trajos de homem , serviu toda a campanha da Independência-, merecendo por este serviço, e varias feridos recebidas em differenles acçòes de guerra, que S. M. a agraciasse com a patente de alferes de cavallaria , e'Com o soldo correspondente. (H Tiempo.)

No Numero 11 do Lisbon M&il jornal in-glez publicado nesta cidade encontramos um artigo cujas expressões nos parece conveniente rectificar. Aiurma-se ahi t e r-se divulgado em Lisboa que não menos de 40 francezes estiveram reunidos no Arsenal da Marinha durante os acontecimentos que terminaram no dia 13. Ficamos em verdade admirados de ler como cousa vulgarisada uma noticia que não chegara até nós. Tractaudo de indagar o facto o achamos desmentido pelas pessoas mais bem informadas acerca dos successos desses dias.

Affirma elérn disso , o Redactor do Liskon Mail que um francez fora bayonetado no Ko-cio na tarde do dia 13, e no momento em que já pôr fogo n uma peça de artilheria, da parte dos revoltosos. Também, apesar das nossas indagações , ninguém nos pôde conljrmar a veracidade de simiJbante saccesso.

Seja o que o for, o que podemos dizer com certeza-, e que apenas os nomes de cinco ou seis estrangeiros apparecem implicados fios tristes acontecimentos de que ultimamente foi thea-tro Lisboa; e destes-cinco ou seis nomes, só-íriente dous suo francezes. Consta-nos rna-is por vias fidedignas, que esses mesmos indivíduos eram daquelles que tendo entrado no serviço portujrueií, perderam, no seulido político, a sua nacionalidade.

A' vista de tudo islo, que e' a pura verdade, ternos por infundada e altamente injusta a ncciisação que o Jornalista faz a S. Ex.a o Ministro de França de não vigiar o procedimento dos seus compatrícios. Esta accusação se torna vã; porque 9. Ex.a nenhuma influencia podia ter nos actos de homens que lhe eram inteiramente estranhos.

Insinua o Redactor que ú força nave l fran-ii;/. l'; rr-ru-nos que -uma accusação deslo ma-

gnitude, e que offende a honra e dignidade dos Officlaes de Marinha Franceza estacionados neste porto, não devia ser apresentada sem provas evidentes, e só por simples boatos: nem cremos que a um escnplor publico decente seja licito manchar assim o caracter de uma corporação respeitável.

Desmentindo, pois, formalmente uma insinuação tão offeusiva, aproveitaremos esta oc-casião para dar um pleno testimunho do cir-cuinspecto procedimento, que., acerca dos negócios públicos do nosso paiz, tem constante-mente seguido a Estação Pranceza ancorada no Tejo, debaixo das ordens dos d i fie rentes chefes que a tem commandado, desde que entrou neste Porto, devendo fazer igual justiça aopro-ceder dos Officiaes c Com mandante, da Esquadra Britannica . estacionada no Tejo, durante os últimos acontecimentos.

Diremos também, ern obséquio da verdade, que é digno de todo o elogio o modo por que todos os estrangeiros residentes nesta Capital, se tèem consertado alheios a desgraçadas contestações que se tem levuniado entre os membro* da família portuguesa.

Estatística da Repartição Provisional de Liquidações no rne* de Fevereiro de. \ 838. Entrada

PORTARIAS e Officios i.lo Ministério da Guerra......................... 127

OíTicios de diversos............... .... 119

Guias.............................. 7

Requerimentos........................ 90

Sá h i da Ofíicios c Informações para o Ministério

da G uerra......................... 55

Ditos para di versos.................... 168

Guias para diversas estações,.......... 18

Informações lançadas em Requerimentos 41 Documentos liquidados para a Divida do

Estado............'.............. 130

Ditos processados......................1:472

Mostra liquidada na importância de réis

259 J 655......................... l

Documentos averbados................ 439

Despachos lançados no Livro da Porta.. 86 Cartas do Serviço remettidas pelo Correio 258 Documentos averbados, e remeltidos ao

Thcsouro......................... 360

Além de muitas cópias, Circulares, e

Relações.

Repartição Provisional de Liquidações, 17 de Março de 1838. — No impedimento do Chefe da Repartição Central, Maurício Maria de Carvalho.

SERVIÇO DE MARINHA.

~=^-»ifr-

Registo do Porto , ern 22 de Março de 1838. Em ba r caçoes en Ir a d-, s.

POLACA H espanhola -=. H ii:ni Idade = Capitão Pedro Saragosa, de Valência ern 00 dias, com arroz, eesparto; 10 pessoas de tripulação. Esta Polaca esteve em Mulata donde traz 12 dias; destinava-se para a CorunI a, e vem arribada por causa do tempo.

Místico Hesf>anbol — Delorio rr: Mestre André Escorch, de Barcelona em 00 dias, com aguardente, e sabão; 7 pessoas de tripulação, e l passageiro. Este Místico esteve em Malaga donde traz 8dia»; destinava-se para Villa Garcia, e vem arribado por causa O» tempo.

Falucho Hespanhoí = Amaina Lurquim = Mestre José LoreC , de Barcelona em 71 dias, com sal >, e cortiça; 10 prsàoas de tripulação, e l passageiro. Este r'alucho e:>i< vê em Torre Viega donde traz 8 dias; destiuava-se para a Corunba, e vem arribado por causa do tempo.

Brigue Portuguez — Constância = Capitão Filippe José Pereira de Avelar; veuj arribado lendo sa-hido dcatu porto no dia 20 do corrente, chegando a 67 miíhas a O. do Cabo da Roca donde traz 20 horas," com a mesma carga, e tripulação com que ia para Hamburgo. Embarcações sahiáas.

Brigue de Guerra Inglez ~ Camelion.

Galera liatnbiirgueza =:- lienriela — Capitão J. Lobb, para o Rio de Janeiro com sal.

Escuna Ingleza = Fruiter = (Japitão F.Lash-man , para Estere com fructa.

Quartel do Cominando do Registo do Porto, na Torre de Belém, 22 de Março de 1838.= Lcotte, Capitão Tenente , Commandante.

N

AVISOS.

o Juízo de Direito da 3.a Vrura, Escrivão Novaes , corre Execnçài fi?c«l . contra

D. Matbilde Margarida de Oliveira Coutinho, por réis 182J796, procedentes de Decimas: fez-se penhora no Deposito Publico, a saber em réis 185/170, lançados a fl. 368 do L." 119; em reis 156^341, lançados a fl. 7 do L.° 118, Escrivão Ferreira; e em réis 61^618 lançados a fl. 30 do L.' 138, Escrivão Veiga ; e na conformidade da Lei afóxaram-se edictos de dez dias chamando os credores incertos.

No mesmo Juizo, e Escrivão, corre também Execução fiscal contra Sebastião José Leal, como testamenteiro de José Pedro da Costa Aço, por réis 393$572, procedentes de Decimas: fez-se penliora no Deposito Publico em réis 2:257^061, resto da Receita lançada a fl. 320 do L.* 10 da Repartição dos Órfãos; e na conformidade da Lei affixaram-seedictos de lOdias chamando os credores incertos.

No me»mo Juizo, EscrivãoCoulinho, corre execução fiscal contra Oli vier Botto por réis 96^800 procedentes de Decimas: fez-se penhora em uma pêndula, e o seu producto réis 42$545, entrou no Deposito Publico, e foi lançado a fl. 3,'>7 do L.° 137, e na conformidade da Lei affixa-ram-se edictos de 10 dias chamando os credores incerlos.=:r:O Sollieitador da Fazenda, na 3.* Vara, .4ntonio Antâo Barata Salgueiro.

No Cartório do Escrivão Marques correm edictos de 10 dias, para ser julgada livre e desembaraçada a Receita lançada a fl. 223 do L.° 138 do Deposito Publico, na parle em que foi penhorada para pagamento de Decimas e Custas que José Maria Anchiet deve á Fazenda Nacional. — O Sollicitador da Fazenda, na 5.a Vara , Jmc Piteira Caldas de Lemos.

O CONSELHO de Administração da Marinha pertende vender uma porção de estopa de linho branco : as pessoas que quizercm comprar o dito Artigo, podem comparecer na Sala do mesmo Conselho, em 20 do presente cnez de Março, pela uma hora da tarde, para se tra-ctar deste objecto.

PF.L\ Administração Geral dos Correios se faz publico, que sã h irão a 31 do corrente paraCabo V7erde, com escaln porBissáo, o Brigue Poriuguez Joven Mathilde; a 4 de Abril para Pernambuco a Barca Activa; n 5 o Brigue- Eac u na Brasileiro Monte Deter to para o Rio de J.inuiro, e a 10 a Barca Portugueza Izabcl para o Rio de Janeiro. — As cartas serão lan.çadjs ale ameia noite dos dias antecedentes.

D

AN NÚNCIOS.

FRANCISCO Gonçalves Estudante, e Anua Au. tire, empbytetilatt de dons caraes sitos na Cabreira, e Freiral, Concelho de Castello Men-do, e foruros á Fazenda Nacional. pertendem renovar o em-prasamemo dos mesmos casaes, lendo seguido os termos da Lei a este respeito : havendo quem se julgue com direito aos dito* c-.-«snís, recorra nos termos da mesma Lei.

I OPTA Anna Joarpijna Hosa Couceiro , e D. Ma i ia Heiiriqitela de Moraes Couceiro Antas Machado, desta Cidade, por fallecinien-to «Io mari*lo e pai das annunciante.i, José de Moraes Antas Machado , estão-se habilitando herdeiras de João Baptista Ribeiro Antas Machado , da Villa de Vimioso. tio do fallecido marido, e pai das annuncianles, o qual se acha ausente ha mais de cento e vinte nnnos, e del-le senão sabe noticias ha mais de oitenta annos, presumindo-se por i9«o morto: pertfndem ns ditas annuncianies se lhes entregue a herança do referido ausente, debaixo de (lança, em conformidade da Lei. a qnnl excede a 400#000 réis. Ò que se faz publico, para que toda a pessoa que tiver interesse, ou direuc á dita herança o declare perante o Juiz Ordinário da Villa ,];> \imioso, Escrivilo Gomes: islo dentro do praso de quinze r) a».

NA tarde do dia S6 do corrente se ha de arre-i;

•Matar na Praça do Deposito Geral uma propriedade de casas que foi incendiada, com varias pertença» , na rua direita dos Anjos, Frejruezia dita, num. 124 e 1*5, avaliadas em S70$000, foreiras em 86$400: e niaif um terreno , fronteiro as dita» casa*, avaliado em 30£000 , forein) em 95600: é Escrivão = Couto.

4 TTKJIDB-8E aio piaao horisontal, liu,'fe*, de Broadwood , T do ultimo gosto, e com todoí »s uelboramento* ato ao presente conhecidos. O professor Manoel Joaquim dos Santos , morador na rua de S. Francisco n.* 46, poderá dw to-dos os esclarecimentos necessnrim. O mesmo Sr. diz quem tem uma barpH de Herard , para tender.

THKATRQ N. DA RUA DOS CONDES.

OABÍJ\DO 24 de Março: = Lucrecia Borgia = O pela ultima vez, grande Drama Romântico <írr p='p' tag0:_='Prospero' quadros='quadros' _2='_2' actos='actos' _3='_3' tag1:n='e:n' evi-cene='Comedia' e='e' _5='_5' actos.='actos.' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_' xmlns:tag1='urn:x-prefix:e'>

DOMINGO 25 de Março : =: A vida de um Jogadora pela ultima vez, grande Drama em 3 épocas, e 6 quadros :=. O Gaialo de Lisboa = Comedi a em 2 actos.