O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

294

DIÁRIO DO GOVERNO.

Foi combatido phr alguns Sr».«Deputadas-,;| t julwad* suíàcieivtenftftntí» díacdlidb-f foi po&t» j a votação e repilado.

Obtendo rtpu&tra p «f* wilerpellar òvSr. Ministro encarregado da !Pfts$ft das JoUiças

O Sr. José E*tcvào j diss*, quedesejava ouvir explicações *do Srt Ministro «obre a demissão do Carcereiro de Limoeiro; que queria sa-her se linha sida por motivos políticos, o« por CTTO die ou&ciô.

O Sr. Ministro dia Fazenda disse, que se-riam perto de 7 Ijofaa da tvoilc quando um Of-ficial se chagou»..«He com um Õfficio da Cocn-tnissào das Cadê«*t dizendo-llu; que o Cerco reiro linha abandonado o seu lo£ar, e que o Com manda n te da Guarda c q«e estava fazendo ns suos veze»; que lhe lembraram u ma. posso a qvie elle nomeou interinarnenlR, mas que *•.-> outro dia Mie disseram que a pessoa nomeada não era própria para aquelle logar; f|ncen-tào no*»eou o qm« se aciia actualmente, e -da quem tivera «is'melhores informações, até de pessoa* que foram presas no tempo da usurpação; em consequência já se vê qi><_ ter='ter' foi='foi' de='de' seu='seu' necessidade='necessidade' nada='nada' daquelle='daquelle' consequência='consequência' político='político' urna='urna' em='em' abandonado='abandonado' posto.='posto.' o='o' p='p' kmpregado='kmpregado' mormmho='mormmho' iiouve='iiouve'>

Depoi» de breves rellcxòVs terminou rate incidente.

Passou-sc á segunda parte da Ordem do ci:a.

Orçamento da Fazenda.

Kntnni em discussão o Capitulo = Diversos subsídios. ™

A Com ir, issão propõe para este Capitulo a som ma de 490:70«;á'l»ó rs.

M ii i to» Srs. Deputados tiveram n pnlavra sobre esto Capitulo, e depois de uma lon#a d.s-cnssàrt o Congresso approvou a somn.-a de rs. 301:423 <_ com='com' de='de' pagasse='pagasse' aos='aos' di='di' do='do' paroclios='paroclios' altar='altar' orçamento='orçamento' ficaram='ficaram' dosar-tios='dosar-tios' também='também' pela='pela' sr.='sr.' esta='esta' derramado='derramado' palma='palma' imos='imos' galvào='galvào' que='que' no='no' p.ri='p.ri' aposentados='aposentados' dos='dos' quantia='quantia' igualmente='igualmente' desta='desta' exlinc-ção='exlinc-ção' se='se' para='para' licclesiasticos='licclesiasticos' outro='outro' meios='meios' sem='sem' approvou='approvou' _20='_20' _='_' _21='_21' subsistência.='subsistência.' parochos='parochos' os='os' presson='presson' e='e' coinprehcndidos='coinprehcndidos' additamento='additamento' impossibilitarem='impossibilitarem' o='o' p='p' urn='urn' pague='pague' q='q' u='u' serviço='serviço' religiosos='religiosos' debaixo='debaixo' _30='_30' etlectivos='etlectivos'>

O resto do Capitulo foi todo apprôvado, pastando para o Ministério da Guerra a soiiima do Artigo 24.

Entrou em discussão o Capitulo = Despezas di versas =: '247:500^000 rs. , e foi approvado.

Leu-se na Me»a uma Proposta do Sr. Ferreira de Castro para se votar a somma de rs. 10:000^000 para occorrer ás despe/as a que sào obrigados os Provisores, e Vigários gcraes doa Bispados.

Depois de alguma discussão o Congresso approvou uma substituição do Sr. Galvào Palma . que propoz para este li m a somma de rs. Ò: 000$ 000; e uu> addi ta mento do Sr. Menezes para que esta sorntna seja entregue as Au-thoridades diocesanas para occorrercm us des-pezas da titia Diocese.

Devendo passaf-se ao Orçamento das Repartições de Fazenda, teve a palavra

O Sr. Midosi : sobre a Ordem, disse, que todo o Congresso estava possuído da necessidade de se votar o Orçamento em globo, e que sendo elle quem tinha proposto que »e votassem em globo os Orçamentos da Guerra e lícclesia-s-ticos, t'll«; agora propunha a somtna de TOO contos dt; it-is em globo para o AI mistério da Fazenda, authonsaiido o Ministro du Fa/.enda a igualar os ordenados dos Empregados do Tlie-souro co,-n o3 dos outros» limpregados, pmq alii se tinham feiío reiormus, q u u nào Linliu paridade alguma cou) ai que su ti;:ham feito em outras Kepartiçca»; que havia mais reformas a fazer , porem que só o Sr. Ministro co m a &ua t-xperiencia pratica é que as podia f a A; r.

O Sr. Judice disse, que elle nào se oppunlia a que se discutisse o Orçamento ern globo; porem que sei ia forçoso discutir os ordenados dos empregados de uma das Alfândegas de algum porto iijolliado, porque no estado em que st, achavam , era melhor não os ter, porque se lhe tiraram 01 emolumentos, e deixaram-lhe orde-nudi>à t ao diminutos, que era impossível poderem subsistir com elles.

Mais alguns Srs. tiveram a palavra sobre st o Orcurm-nto. d

procedido «m Sessão dehoniem, _ .._.

NOTICIAS ESTRANGEIRAS.

• ESPANHA.

EAL Decreto. = Desejando S. M. a Augusta Kainha Governadora da r u o seu glorioso coin-Dorlamento na memorável de fé n sã que acabam de executar aquelles seus heróicos moradores, a sua Milícia Nacional e tropa do exercito, contra a facção do audaz e rebelde Labanhuro, na manha do dia 5 do corrente, dijr^ou-se decretar em Nome da sua excelsa filha a Rainha D. izabel 2.a o seguinte:

Artigo 1.° A Cidace de Saragoça ajuntará desde hoje a seus gloriosos títulos o de sempre heróica, e adornará o escudo de suas armas com uma orla He louro.

Art. 2.e Conce<íe-se de='de' fernando='fernando' or-dem='or-dem' e='e' i='i' nacional='nacional' estandartes='estandartes' m='m' o='o' p='p' uso='uso' saragoça.='saragoça.' ás='ás' liei='liei' corbata='corbata' w='w' bundeiras='bundeiras' s.='s.' militar='militar' da='da'>

Art. 3.° Logo que se rjrnel!cini ao Governo íis propostas de recompensas para os que se distinguira m cm tio criteriosa detVnsa, reserva-se S. AL a preríiiiir dignamente os indivíduos de tod.js as classe:., íi^im do exercito, como da Milícia Nac-onal »i ijabituntes que ie tornarão cre'd'"»ios d« iua i{(-t«l gratidàn e munificência. Kubriciírlo pela Real Alào. Palácio, 8 de Murro de 13:53.

----- O Marechal deC.nnpo D . Laureano Sanz

participa de Si-ron a que s<_ que='que' _.le='_.le' _36='_36' e='e' ou='ou' í2j='í2j' em='em' benttitaurel='benttitaurel' alcance='alcance' d4='d4' tag1:_='rebeldes:_' t='t' andado='andado' v-='v-' tag2:_='t-ãt:_' tendo='tendo' capturaram='capturaram' _='_' xmlns:tag1='urn:x-prefix:rebeldes' xmlns:tag2='urn:x-prefix:t-ãt'>s inimigos, chegara a lazer-, '^s 11)0 prisioneiras.

-----Na Sessão cie Cortes, do 8 oe Al^rço, leu

o Secretario :.< ~^i;-"nie prop "«irào, assignaua por varioi D«f>. lados: u Pt^itn.^ ao Congresso que se sirva do. 'artir qus a i- i pré immortal Saragoça se excedeu a ai mesma ern valor o patriotismo , jlia manha de 5 do eco rente, rechaçando a facção do i n Ume CaoaiDero, que favorecido da escuridade da noite, tinha obtido penetrar em alguma» lie suas rua*; e que se dê um voto de agradeci -nem 35 a 'alente Milíci Nacional daqudiu caij.tal , assim como a seus decididos vismhor. -••

O Sr. Iniiro : Srs. , Síiugoça abandonada a si mesma, foi surprebenduia pt-la facção, na manha de 5, e em uma liuru liiui tempestiva, iirnm ns quatro cia líjanliíi , e a n da se nào sabia que os facciosas e;lavam na cidade. As primeiras noticias que uquelies pacíficos habitantes tiveram do c n; se passava, toram os viva? que os reboldei dava u. a Carliií V e a Caba nhi^ro, e as vozoi ta n bem de .Morram os ne-crros. N.'um moíneiilu saltam de suas camas.

r* . "

reuncm-s« , combatt-ui , e a vjctoria começa a m a n i f e^ti; r-se por nos. CU iniuigos pagaram logo bem caro o sen atrevimento. Deixaran) nas ruas 88 rncii;)», e nOO tiomens prisioneiros. O Con^rc-jso recebi-u a propusiçào, e aberta a discussão, coiijo virios Deputados pedissen ao mcMiio tempo a }iaiav-a, o Presidente lhes pediu que a renunciaâài>m , pois ^ue mais valii votar íogo por unanimidade. O Conde de Ias Navus disse ei.t;to = iíenuiicío a palavra, pois que o silencio em certas occasiòps dix. mais dn (pie quanto j);)ísa dizi*r-se, =^ Sendo este exemplo seguido por todos os mais , foi a proposição geralmente appruvadci.

AVISOS.

DOMINGO 2ó do crrrenle, pela uma hora d; tarde, ha de ré liiir-se r» A->seinble'a Ciera da Sociedíide das Casiij de Asylo para a Infan cia desvalida, a fim de Ilie serem presentes os relatórios do armo lindo, e preceder á eleição dos novos Alem D ros J.> Conselho. A reunião terá ioga r em uoia das Salas da Kàchola PJolyle-chnica, (Lditicia do i-xtincto Callegio dos N<_ da.='da.' bres='bres' pelos='pelos' mesmo='mesmo' feitas='feitas' patentes='patentes' acio='acio' diversa='diversa' eilarào='eilarào' obras='obras' _.no='_.no' alumnoi='alumnoi'> J^scholas. Lisboa , 20 de Março de 1838. ™ José Braumceunp, Secretario.

PELA Administração Geral dos Correios s« fa/ publico, que sabirfio a %Q do corrente )ara a l nhã da Madeira o Fliate Novo Con-uo. e a 10 de Abril para a Bahia o Brigue Poriuíuez S. Joào Baptista. — As cartas serão lançadas ate á meia noite dos dias antecedente». /

ANNUNCIOS.

. T^To Juuo de Direito da 3.a Vara, EscrivSo Cominho

JL^I M aahilita D. Autonia Augjua(a do» Remédios KreireJ de Andrrrclí e Castro, com autbqridafie de sen marido José, freire de Andrade e Cai&ro, como imuiediata »uc-ceiwora do* ben* vinculados da casa de sua iiiài a Exn>.a Cou-iu Ue Bobgilella D. Anm Joanina do Regale de Miranda ie..-. pura eífeilo de-inverter em iiova« Ino-crjpções dons Padròe- • ,.• .furo Real: uiu do capital de Il78£o60 ; e outro de 2:4*1 £C'50 réis, assentado* na Intendência das dividas aii-In* \rmazens : correm edictos sobro esta habilitação , para

1:1,0 Juuo de Direito, 5.a Vara, K»»TMÍU> Maripies, (.ir'em edielos de .TO (iia? , chíiiiianiju lutloi» v, cré'lo-ros, «i iic-vcJores A* hf?ran<_:i com='com' pjira='pjira' falei-il='falei-il' seus='seus' tempo='tempo' desenho='desenho' se='se' nquelle='nquelle' divida='divida' julgaitíin='julgaitíin' liiízíí='liiízíí' pena='pena' provadas='provadas' desvamícerni='desvamícerni' _='_' como='como' rysa='rysa' a='a' c='c' e='e' ou='ou' em='em' attendcrem='attendcrem' j='j' nl-i.e='nl-i.e' comproareni='comproareni' futef='futef' t='t' legslnienle='legslnienle' eias='eias' suag='suag' créditos='créditos'>ar-liiha < -i i Jtere«ados.

tra

no De(

n.:r:M cdiclos ile 30 di;ts, p c l o Jui/o Jc Direjto da 3.* Vara, 'Esc.rivjo António Emyfrdio Marques, a ré-queriii:en(o de Venar.no JofSo Quinlào. do Loiçar deBiirellns, como arrematante de uuia terra nos Cardais d.,e acha i^o, para os credores irem deduzir o seii (iireilo, jiil-livre e desembaraçada a ]>ropried.i-.lH ao unnuiiciante-

Administração do 3-° Jitl. . Ti>4yLíM' Rodrigues, (|ue |mr a^jndíra^íto feiia n* n ma e\c-tl rtir.io q'i» promoveu i-nitra Joaqu?na iVluri» , j)o*>uc c.roa ..r jpried.-ule de casas sita tia roa coi:\Hai!as (cdas ;i» ptssorts que se jiilirarein coui !i-ci:o :'i dita propriedade a dediizin-m-no dentro de 15 dias, a r: -r--r da putilicaçFto de.=t'- an-mncio no Diário do Governo, i ri V!ministrH<ão n.='n.' de='de' krau-cisco='krau-cisco' tradt='tradt' _838.='O' d='d' ai.='ai.' ip='ip' _.l-i='_.l-i' ga.-='ga.-' j='j' liiioa='liiioa' l='l' j-l-o.='j-l-o.' _-='_-' s='s' _3='_3' sio='sio' c.ilçada='c.ilçada' _-j-='_-j-' _1.-='_1.-' iic-io.='iic-io.' _3.='_3.' _='_'>h!».

5 D-'1" TriUii(i.«l <_-i>unnf!,-|al de t" lii»»Hiicia , Kiciivào i \hriinho. c-tío cornmilo os e iicto» da Lei, para >er cila Io Atií nio f>uiz íSpmei'0 , a requerimento de Filippe Ilo-flri^.ie.- t Oliveira: o (pie se faz publico pelo presente annun-cio , par

«>>4 -l F^aru-i^co d:i C/nz, por si , e como h-"- t^ira lê seu mano .Manuel Francisco d,i Cruz , vai ser ...-.! u-hrWa á t-xetpienle um;i lúbrica <ío com='com' ptna='ptna' fi='fi' nila='nila' pui='pui' di='di' correndo='correndo' i-o='i-o' nlenilio='nlenilio' jwra='jwra' lure='lure' incertos='incertos' se='se' chitas='chitas' fítdj='fítdj' ribeira='ribeira' jiilsr='jiilsr' dita='dita' lançamento='lançamento' _='_' deseni-baraçhim='deseni-baraçhim' nova='nova' a='a' alcântara='alcântara' á='á' d='d' os='os' i.='i.' e='e' tag2:iian-fu='ch:iian-fu' jirestule='jirestule' créilureá='créilureá' i='i' ox='ox' _.-e='_.-e' an='an' o='o' _.='_.' p='p' r='r' na='na' adjudicação='adjudicação' _5='_5' z='z' je='je' todos='todos' poime='poime' xmlns:tag2='urn:x-prefix:ch'>

" nad

"Vi ^ar'iiniKl Amónia Pioientrl M.ildoriado , herdeira uui venal de seu i r mil u Joào \"ic«.'nle Plir.untel Maldo-SH e>lá haliililando no Ji:izo de Direito da 3.a Vara, i, (Jliveira : ijueiii tner que o^pôr á halililaçào o faia ' J-jizo onde correm os ediclos de 30 «lia«

8 .1í> !'oreir:is í: casa i!e l'i inl^il f m iiiil e cem réis. • .'e compòe de lojas, sobrados, palco, e quintal; ttm priincirj e íe^undo andar, e ura pequeno miíanie ; achando-se rniiilú arruinada, e se acha penhorada por Execução que Jo.-e d «..s Santos Reliello {:\i a José Mari» Pereira , como cessionário dos herdeiros deGrriíorio Dias de Medeiros, e de sua miiiicr D. r.ilharina , por execucgo

n "ll^r- w. isco António Kerre;r

j. Cummercial para a travessa da Palha n.* 83 , dai . junto á rua da Bile^a.

TIS*M o? Curadores Cscae

escriptorio l. an-

10

ATISi de

pró-. Nonos -i "vis

e Villela e Irmãos , que nào podendo ter lojrir a renniãi dos credores anminciada para o di-i 96 do corrente T ficíi esta transferida , ale secundo avi*o.

u KM qui/er Ci iiiprar umas casas no largo do nt| ^f\t Terreiro nuru 4? a 45, fulle com sen dono nacalrada do Torreio Vt-lho n °5. 3.°amlar.

Q1

^S.7"!-:.N D E >]-«:; tinia \ Eícholastica ,

ias casas na Ir.ives.-a de Santa Frejineria de Santa Isabel,

que se compõem de lujas, (tons undarrs. eaíuus furlaJj», que con?lituem um praso em udu.«, forciro á Fazeu-da Najiuual , e tem os num 56, e 57 : quem as p;-rleoder compra" falle com a inqiiillina das lojas da nie>ma propáeda-de. que lhe dirá quem as vende, e aonde mora.

HE A L T HE ATUO DE S. CA KL O S.

DOMINGO 25 de Marco; 37.* representarão : Opera —Torqnato rl'a5bo=r Dança = A Conquista de Malsca.

S

EGUNDA feira 3tí de Março., em beneficio do Copula cl« Mirsica J. C. Lencc: a 2." d

re-