O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

JJU

alinha apresentado com o seu Parecer. (Apoiado.--Apoiado.)

O'Sr..Leonel: —. A Coramissão tle Poderes nào foi consultada sobre forma de juramento, ninguém lhe incumbiu isso; à Commiásao não fez senão o que sê lhe determinou. Sr; Presidente, visto que a Commissão de Poderes e tratada de similhante modo por ler apresentado um trabalho que se lhe mandou fazer j eu dou â minha demissão de membro'da Commissão', e de Relator.

. O Sr. Midozi:—'Eu não fallei nada queuf-fendesse a Commissão; o Sr. Relator magoou-ee de cdtisas para que não terri ínzào; ninguém lhe pediu a forma de juramento ; eu crem que nisto não ha a mais pequena intenção de in-crepar a Commissão: se/nós tratarmos as questões mais serias com este calor, se entramos com pontinhos, então deixemo-nos disltí, não iIIudarnos a Nação.

, O Sr. Fuuslino da Gama teve a palavra1,' e por parte da Commissão de Fazenda leu o Parecer o*a riiesma lipprovandõ a Plopostn. doGo-verrjo, em que pede authorisuçào para pôr á disposição de Sua Magesta"de vinte contos de reis. — Sem discussão foi approvado o Pare1-cer.

O Sr. Presidente convidou n Commissão de Redacção a sahirem da Sola a leuuir-se, e con-vidoii igualmente o Sr; Vicc-Presidente a" sub-slitui-lo na Cadeira.

Continuou adiscussíio$ em que tornaram parte muitos Srs. Deputados pró e contra; e julgada a matéria sufiicienleinen^ discutida , procedeu-se á votação nominal; disseram appi'ovo 46 Srs. Deputados, c rejeito 32.

A Comtnissão de Redacção apresentou a ultima redacção:dná.duas Leis que lhe tinham sido mandadas* — Foi apprdvada r(iandnndo-:s>e tilar os.oiithographos ; igual destino, depois de appiovada,'leve a ultima redacção da Lei da crenção da Junta do Credito Publico.

O Sr. Ferrei i a de Castro disse, que sendo a prática mafidar entrar os Deputados iinmediatamente eram approvados, pratica que elJe :icha-va justa; e sendo o piimcircr acto qurf o Deputado tom a praticar o juramento, c tendo es>la dimculda'de'8Ído' observada pjclo Sr. Mídosi, e necessário resolver esta questão quan'to antes.

O Sr. Alberto Carlos prppôz uma forma dê juramento. —O Sr. José Estevão outra;

O Sr. Midosi propôs que estos fossem remei-tidas á Commissão para dai sobre cilas o'seu parecer. Esta i'de'a"não jbi Aprovada.

Então propôz o Sr. Presidenle a seguinte formula de juramento,- resultado das duas Propostas, em que combin^rnnr.os seus auctores=;Ju-TO cumprir bem e [fielmente'.os deveres ,de.De-puta'do cih virtude dtfs prjdçres que tije for.arn conferidos, e dtínlro-dos Jifjutes.tía Lei de 4'tle Julho dc:18[37.^:Foi np|K.<_.vflda. p='p' _....l='_....l' _.='_.' _='_'>

Leram-se os aulhográphotf.das duas Leis qu,e; vieranr."da:Coi)>missãb.de(3tedacçao/ ., . , O

O Sr. Macario de Castio,kr-J-Eu' tinhaJqito sentir ao .Congresso .á nece^idáde de disdulfr o resto da Lei de que approvanjos hoj« dous Artigos; e então pediria' a; Y< Ex.% para. não,Jti-wr.nenhum dia ú'Constituição, qim ámímhã viéssemos mais cedo, pôr ejxeinplp, .«a oo.vec ho-

da Constituição; continuarmos no -Sabbndo í'.pedja a V.rEx^ que consultasse ..o .CongtysscLsu . • - A > • .

O Sr. Presidente: — O Sr.T)eputádo propõe que eu convide os Srs. Deputados a que venham «manhã mais cedo, e creio que peles 10 hora e meia será boa hora. — Agflra proponho sHi .de continuar ámatlhã a discussão da seguu.da -partedo Projecto n." 671 — Approvado.—-Em -consequência é a Ordem do dia para amanhã. •Está fechada a Cessão. — Eram quatro horas e jHeia.

LISBOA, 13 DE JULHO.

UM contemporâneo nosso, 2eloso defensor das economias, queixa-se, 'na sua folha de 11 do corrente, do Sr. Ministro da Fazenda por ter nomendo a seu bei prazer dous Aspirantes supranumerários p.lra a Alfândega grande de Lisboa, e pertende que S. Ex.a pague do teu bolsinho ó excesso de 'desptíza que esta nomeação causa ao Thesouro Nacional.

Para esclarecimento do Publico, a quem as alavras daquelle Periodista podem induzir em irro, devemos declarar que a nomeação dos dois Aspirantes supranumerários não foi feita por mero alvedrio ou arbitVio do Ministro da Fazenda; houve informação do Director da Al-"andega , que abonou os Pertendenles não só de beneméritos do emprego que requeriam, mas de outros mui superiores. Ambos mostiarnm ler ircbtiino e serviços, e o mostraram com documentos dignos de fé.

Nilo vemos que o Ministro seja obrigado a Dagar nos' dous Aspirantes supranumeiarios , porque a nenhum dellcs estabeleceu vencimen-io n Portaria de nomeação. Todo o favor, se o lia, consistiu ein habilita-los para entrarem nas próximas vagaturas, cegando a aptidão que desenvolvessem j mas isso sem prejuízo do Tlie-souro Publico, poisque todo o serviço, que el-les fi/erem até então, hão de pratica-lo gratuitamente.

. Pouco importa, a nosso modo de ver, que um dos admitlidos se iccusasse n servir em outra occasiào: isso prova, quando muito, que o homem: mudou de paicácer em negocio indif-fercntu; mas não destróe nem dl mi mie a consideração que merecem as qualificações qu2 o ru-corrimendani.

Em geral intendemos que o serviço publico interessa muito riestíi espécie de expectativas, em que o Empregado vai gratuilamenlo fazendo o sou tyrocinio, e.mostrando quanto delle se pôde espetar: Se esse plano houvesse sido adoptado o seguido inalteravelmerite, não te-liamos visto as Repartições Publicas, atulhadas de gente tão cara como inútil, nem, os detractores achariam ptrelpxto para confundir, os Em-pitígados zelosos é inielligentes com' os qitc? o não são/ • i i

TIVEMOS hojo folbas de Londres ate 7 do corr rente, e os extractos .das de París.que ncl-Ias >achanu>s clíegnm a.5.,.O assumpto da eleição geral que vai .ter Jogar occupa exclusiva-, inente.ajatUengãiv.publica ,.e serve de therwa í'u po|t!tnma'dos Jomul,iâ.tas do. todas as ;Core3y 'forcejando, nada, MI» -por recpmmendar , da Admi-lr^çfifc actual,, ie houvermos de ajui

inor u.ina^sh dos eleitores, tçm.toda a pr.o-babiH.dude de, conservar.' narCainara d,os Coin-inijiis a-rtiajona de que tem gosado dus.de,a ul-litrifi dissolução do Parlmoonto. . • ,. , .,i: . -) ., Já constava em Londres que D. Carlos Cpnr se^ra^pasíar o.Eb;o., e. ni-cle fazendo menção desta occoireucia ,. extralie alguns'aHigos. do? Joinae^.Franoazes,1 em que cê assegura que nMiio.coo^eílio de A^jpi.slroa se ventilara' a.oppòrtunidadti de ,uiauda.r,ií He.spa-nha o Maitoliul ÇliiMfel, c o periódico inlilu-)ad'o" Ia l'aix traz o-seguinte paragrapbq : . - «O boato da puttida do Ma.rcchul Causei « paia .Tlespanhh vai(adquirindo sua consistpn «cia. 'O Murechal efitiarú positivamente np «serviço da Rainha. .Deverá partir até ao,dia «ÍÓ,: diYigindo-se.por mar a Barcelona.» Otir tro psriodico, o Jvurnaí du Coimnerce} açores-centljp:'" A hobitpção do jNÍarechal Clauscl pa-.«rece o quartel gcneial de uai Comrhandante «et'n cliefe. Muitos oíficiaes q-ue servira^ erri «cHespauha ao tempo do Império, em 1823j « ou depois daquella cpocha, tem, segundo^ s# c diz,- offerccido ao -JVI.arechal o fructo, da 'sua «experiência.»

O Boh Sens diz qlie tmha chegado a Paris uni coírejo expedido de Madrid com officio para o Presidente do Conselho. Apenas se. le-•ram, foram.convidados á Secretariados Negócios Estrangetros os Ministios de ,Ing-lAterra e

Ilespanha. Os boatos mais1 acreditados eram relativos a um empréstimo,- e á formação im» mediata de uma legião auxiliar, de que tomaria o Cominando o Marechal Clausel.

Na Bolsa dá Londres conservaram-se firmes os,nossos fundos nos preços seguintes: os de 5 porcento a44è, e os de. 3 porcento a 274 e 28.

AYISOS.

j^EXTA feira 14 do corrente, pelos 11 horas da . _. manhã, se ha de vender em leilão na Casa da Moeda uma porção de bronze em barra.

PELA Administração Gçràl dos Correios se faz publico, que salurSo a 20 do corrente para o Maranhão com escala pela filia de S. Miguel, o Brigue Maria Carlota,; paraoFayal o Brigue Tejo j e para Círbo Verde a Sumaca Alvarenga. , r, • •

As cartas s'erão lançadas ate' ameia noite do dia antecedente.

JOSÉ' .Anloàjo dn Funpcca arrematou no Juízo de Paz da Freguczia da Con-cei^itu Nota, uma propriedade de cagat slluailas na rija direita ila Fonte Santa u.° 44, pertencente RO casal do fallecido Manoel António da Cunha ; e correm cdiclos de 30 diaa para te julgar livre e desembaraçado o dito prédio, no Juízo da 4." Vara, Escrivão = Cordeiro.

Mmzu Ordinário da Villa de Alhandra , Escrivão Tliepdoro Fnustmo de Frias Nobre , a requerimento de José Bento de Araújo, correm cdictos de trinta dias sobre um prédio situado na rua direita da mesma Villa, que íe compõe de Idjns, «obrados, com quintal, palheiros, abcgoarias, q outras a(;connnodaçõe>; o qual íe acha jtiilo, e contrftctndo a coni|Har .1 João José de Sousa Aguiar Barreio, da mesma Villa, possuidor delle, com Hiitlionsaçuu do f]uai tem jú satisfeito algnmai dividas a que o dito prédio se achara onerado: em consequência, por aquel-les cilícios, faz publico o-dito cpnlracto, chamando a todas e quaesqiier, pessoas que se prelumam com direito, ou acção sobre o diío prédio, para que o' v3o deduzir dentro daquelle termo no relendo JlnZo, ?ob comtmnac.no ilc'ser lançado, e em rebelia sur cIlejulgadoMivre e desembaraçado", para serrea-liiado o mesmo contracto, e ficar desobrigado de toda e qualquer divida futuramente apparecida , icspeçliva ao vendedor , ou aos nnle-possuidores do mesmo prédio.

Juízo de 1'nz da Pregiiczia de Snuto tís-3 J"']|í -l tev."io, efli AÍfnnia, desla Cidade, se bade ir^MJ*1 arrematar em hnsla pnblica, no dia 1." do próximo incz du Agosto, uma propriedade de cosas sila na câl-çadinha,de Santo lístevão inini.i 19, e. S0r, n qunl rende an-nualmenle 40^000'réjs, e'eslíí avaliada1 cnt 1260,3000 réis, paga de foro & Colle.ffiada desta'Freguezia 3$000 réis; e bera n í sim uutra píojiriedade pcquejiii,. livre fle Jtiro ou pensão alguma, sita. no boro de S. Bartbolouiou num. 10 e II , Frc-guezm de S. Thiago, a qual rende annualuientc M|.400 réis, e estíl avaliaria' èifi 'ÍJDJ1000 réis, cujas propried.-ideí pertencem ú herança do falrccido Iticnrdo José de Carvalho, de quem foi Inveutariante'£ Cabeça)de j£n:sal João Jícrnarrio fleOJi*eira , e se procede á sua venda para Fe sal)ffa/crcm, as Urnas n que estilo sujeitas: o cjue se faz pullicu para conliècimento de todos.

vJJV /^OHHEJI eíicloa ~t\u 30 dias pelu Juízo da 3.° *

f~1uiLu;iíH.JVi Joige, como adinjnjstrador do nnculo msti-\Jt tinrfo pelo" PaAre-VícVrttío Onliríél 'Jorge, è por Jo2o Jor,gc,-a quem perl.cncem.^untjro padrões de juros reaes, com asséntauicrttó. na.^iilciuluncla dos'Armaz6nV, 'ilos cs de 60Gg6SO,'5B6$304, GSO$l3t>,í5]$050, peVtqfiOe'iilv(Jrfe-los em inscri|u;òes de quatro por cenlo ; cm conformidade do Pecrcto do 9. de. Janeiro, pastado rcquureM ^,«taç4o for,e(jiclos de 15 dias, de todos 03 interessado» qu"e se julicueili 'com' direito aos ditos padrões, pelpvJui/o Ordinário da Villa deSciYnl; o que nunuacia'1 pirá'ijut' tSdès í» fyio íc julgarem Com direito aos referidos pudrões, o queiram ir deduzir noquelle Jmzo duraftr d< 15 dias^, Dudos \n-guac» seriln

f) T7*'<_4>"'.13C0 llel^ulfi da .Cynli.i Mnldonado Atlmide tiara. JJ liona ( como irinneiliato Sirccessor~do Vincul» que ad-miniátiavh'seu'fallecido pai QlarçaTPetlro' da Cunha fltnldc-nailo Albaidc Barahona , pertenUe averbar cm seu nome um

que tiver 'direito 'nd metnlb jtiró , o podo deduzir no referido Corlofiu; fintlo.esty praso .sejul^af^ livre e^desembaraçadp. 7 ToÁo Baptista. (le;Sylua,| ayisui ao Publico (jue nSo Lem.,

*J em gir.os de Commercuj letra nenhuma, nem acccile, uc.-n sacada por elle; éfod^s*f|ijAnlas'apparecereni s3o falsas.

THEÀTRO N. DA RUA DOS CONDES. .OMINCO 16 do corrente : = Polder, ou o Carrasco de Am^icrdarn —grande Drama em 3 actos, e 6 quadros: Farça=ONoivo do 'Algarve = em que entra o Sr. Theodorico.

' 'REAL THEATRO DE S. CARLOS.

HOJE 14decorrente; 5."representação : Opera- = Beatriz de Tenda = Dança = As Foijas de "Vutcono.