O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIAíÚO DO'GO VÉU NO.

um bera, por que veiu pôr a Divisão do Tejo a prova de bomba, como se costuma dizer; e t«m-se visto, que nem o espirito do Povo, nem o espirito da Guarnição-approva-vam de forma nenhuma o partido de rneia 'dúzia de homens, que chamando-se amigos da Carta, tal Carta não querem, ojque querem só é o absolutismo. Do lado do Norle as noticias são igualmente satisfatórias; do Indo do Minho as comjnunicações que o Governo teve são que tudo está em perfeita tranquillidade, resta unicamente Valença, aonde se acoutam o resto dessa gente que fugiu de Braga, e que estava próxima a cohir. DeTrás-os-JVlontes, e da Beira Alta sào igualmente-satisfatórias; e vem a aer, que na Bei rã--Alta aconteceu o mesmo que aos revoltosos de Estrenipz; "que os seus Offi-cios -convidando á revolta foram recambiados ao Governo corn uma declaração de que não «ratn rcv.óltosos; -a revolta de CastelIo Branco foi realmente o resultado da (Ilusão de meia dúzia de homens; o que não supponho nos chefes, por isso mesmo que antes de fazerem a revolução j;i tmliam recebido o Correio de Lisboa, entic-tanto a illusão e tal, que aqitelles que ac-. «citaram algum emprego estão-se correspondendo com o Gdvorno, e com o Alinistorio; eu hoje recebi um OiTicio'dQ Administrador Civil, c o Sr. Ministro da Fazenda recebeu outro do Contador da Fazenda ; portanto eu supponho que a revolta de Custello Brarco ha de ler o desfecho que leve a revolta de Estremoz : devo accrescentar uma circumslnncia

O Governo otíiciou no Governador de Santarém quê mandasse a Guarda Nacional de Tho-mar, cujo espirito é bom conhecido, fazer p^ Guarnição de Abrantcs com a Guarda Nacional de Abranlcs; com cffeito as participações olucioos que rcfcbi hoje dizem', que essa Guarda N

Ainda, faltaram sobre este incidente os Srs. Ciízaj de Vascoticellos, Barão da Ribeira de .Sabrosa, e José Estevão; «ste ullimo Senhor-

leu «ma carta que recebera-hoje,j em que lhe participavam que deTui tinham ido vjveres para Valença, sem que as Anthoridades Hespa-nholas tivessem nisto ingerência alguma; que a carta era de homem bem conhecido j e de. toda ia probidade; que era natural que o Governo" ponha tis meios necessarioB'

Tendo dado a hora , o Sr. Presidente levantou -a Scesão dando para Ordem do Dia do dia seguinte a continuação da de hoje.

LISPOA, 24 DE JULHO.

TEMOS á vista Folhas de Madrid ate 16 do corrente. As noticias queellasconte'm pouco adiantam ás que ultimamente recebemos, o das quaes de'mos conhecimento aos nossos leitores, resumindo-se as presentes tão somente á manifestação de que o Pretendente vendo que nada podia intentnr contra- Valência, se dirigia á Murcia, acliando-se a 12 em Burjasol, e povos imrnediatos.

O General Oras occupava no mesmo dia" 12 Liria ; Buercns devia chegar' n 13 á Rihél , ou Ademnz, e o Colide de Luchana achava-se neste dia em Ariza. " .' " ' '

Tudo mais que estes jornaes contem relativamente ao lheatro da guerra são participações que só referem a Decorrências anteriores, e que em nada podem interessar a nossos'leitores.

DE tempos a esto parle tem rrianifestadó'a Corte do Brasil o desejo de estreitar cada vez mais os laços'de arilísadc, e boas'relações com Portugal., cujos Soberanos são "Irmãos, c cujos Súbditos se'poder*) Igúâlrhèhlé'chamar' taes. Acabamos de receber uma nova prova'da consideração cm que áquílle Gòvériídfem ode Portugal com a nolicia de que Sua Míigcstade o imperador do Bra'sil' nornéára.'ò'Sf.'A'riti>h"iò cie JVJrnezes Vasconcellos Dormond , Seu actual Ministro junto ú Corte de'Roma',' NapóleV, e Turim pnra vir residif a~esta Corto, com o caracter d'Enviado 'Extfaor'dinãtio, e Ministro Plenipotenciário junto aSua Magcstade a RAINHA Fidelíssimo. ' O Si-. 'Macedo', actual Encarregado de Negocio* do Brasil, éifi Lisboa , vai oncupar o logar do Sr. Dormond com o mesmo caractor DiploTnfttico cjué 'arjui tem; ,mas não partirá antes do me.', de Outubro, epocha em que espera o seu snccussor.

; • •• AVISOS.

ACoMMissÃo interina da Junta do Credito . Publico baixou a Portaria do tbeor' seguinte:

«3.°- Repartição". = Sendo necessário proco-dcr-se á eleição dos dons .Membros eH.eclivos du Junta do Credito Publico, e dos dous Substitutos , na conformidade do que dispõe a Carta de Lei de qinnze do corrente mez : Manda a RAINHA, pela Secretaria d'Estado dos Negócios da Fn/enda, que para este eftVito a,Com-misaào interina da mesinii Junta faça observar as regras suguintes:

«No proso'do vinte dias contados da publicação do respectivo aiinuncio, apiesentarun na Cotnmissàò Iodos os proprietários de Títulos de Credito que receberem onnualmente quinhentos mil reis de juro, ou d'ahi para cima, relações dos Títulos' d» Credita-quc possuírem, e que estiverem assentados em seus norncs, rnm designação dos números, Capitães, Empréstimos, ou Consolidações, n que pertencerem. ' «A Commissào formnlisará uma relação nominal dos proprietários de Tiltilos que estiverem nestas circurnslancias, á qunl dura toda a publicidade, fazendo-a inserir- no Diário do Governo.

• « Oito .dias depois desta publicação se reunir riio os Eleitores, ou seus procuradores bastantes, no local, e á hora quu a Cominissão41ies designar.

u Por escrutínio secreto, e o;in presença .da. Coiiuuissáo será notneudrt uma Meão, composta

de um Presidente", 'rjous-Escrutinàdores, c doys Secretários, qne ha de recolher os votos para a eleição.

'«Constituída assim a Mesa Eleitoral -, procederá esla a recolher por escrutínio secreto os votos para os dous Membros da Junta do Cré* dito Publico, e'para os dous Substitutos, nos termos dos parágrafos primeiro e. segundo do. Artigo terceiro da'citada Corta de Lei, hão adrnittindo nenhum procurador a votar por mais de um Constituinte.

«Concluída esta operação, a Mesn se diãsol-verá, depois de formar Acta em duplicado do resultado da'eleição, "e 'reméttdr um dos origi-naes ao Governo pela Secretaria d'Estado dos Negócios da Fazenda, e outro para o'Archivo , da Juntando Credito Publico. Paço das Necessidades-, em 22- de Julho de 1837. — João de Oliveira.»

• Em observância do que delenniia a Portaria acima transcripta, a mesma Comrnissão f;iz saber a todos os proprietários que yccbein nn-nualmonle 500J'000 reis de juro, ou d';ilii para cima, que desde o din 26 do corrente até ao cl^a 14 inclusive do próximo mox clv Agosto , receberá, as relações que devem apresentar dos seus Títulos de Credito para poder formalizar, e publicar successi vãmente a relação q m; a mc;-\\\JÍ Poglaria llic incumbe. Commissào interina. da .hintii do Credito Publico, 21- de Julho de 1037. =^ Ignacio fergolinn Pereira de Sou-ra.

ANNUNCIA-SG ao Publico, que desde 21 de Julho se acha aberta (ima subscripçãô mensal n favor dos famílias dos Soldados idos Beneméritos BàtaUiões Provisórios , em quanto não regressarem ;i Capital ^ sendo o Tliesourei-ro o Illm." Sr. Torcato Máximo de Almeida, Oommandante do-5.0Batal1i-no-da Cjuarda Nacional de Lisboa, morador na rua nova d;i Alèjma.

PUBLICAÇÃO LITTERAÍIÍA.

REPonTonift alfabético cia Reforma Judiciaria, ordsn.-.dn pelo Advogado Abel Maria Jordão Paitu Manso: vende-se cru cata do mesmo , rua do Ouro n.° 189, l'." .-"vJarí preço 240 rs.

ANNUNCIOS.

j. T rJoN,v»DO Gomes, pela 5."' Vum de Direito, líscriião JLw Nctes, correm Edictos de 10 dias, para qne o» credores que direHo tiverem ao producto qtie está deportado pel.i venda que produziu a execução contra José Maria Havei -, « venh.t deduzir a Juízo i pena de lançamento, c o aniuinci.uitn recebê-lo.

._ TJ°n Despacho do Juiz Coimnis?ario -Commercio , a fim de serem classilicndos os crcdilus qus per-Icndem ser privilegiados H visla do ntnppn tlellts, que sení preãentc nesse nclo, c se proceder depois na oiiíonnti.!;iile do

__ \OAIITB .fosé Furreirn , cn;n loja tc:ih-i!o ho liir^o LJ' i\e S. Paulo h.° 1H, fnz 'iinblico , q, n: nuíira .icceiion' Jetr/i nlíunia, e por isso todns as qne iippnirrcrum cwn o teu IIOBIC silo rateai.

, A RHi;riOA»-hii os foros de Cull/in-», Axfitflu « Alcuhe. o J\. a herdade rieCoruclie. |n-rler.rer.!os .i C:iia d» E.vm.a D. Maria Rosa de Mello Ccstm C«sla e Sonsa, e teu marido o Exm." D. Pedro da Cunha Mendonça e Menezes: quem os prrlender pôde dirigir n sua proposln vorat, c» \\or cscn-plo , fi rua diis Fiorco n " J17 , nlé o dia 10 dr Agrtfío, em cujo dia fé eíTectnarú o arrAmlninenlo o- quoi-i m.-'l» di-r.

"Çl&iffiít IVr^ lr^VCSS!l dã~Cni2'<_1o p-0='p-0' j-='j-' fs-jijftrfí='fs-jijftrfí' _5='_5' tag5:_--='_:_--' pnnluint='pnnluint' áo='áo' _='_'> 3.° andar,'Re veftdu uii ir.ucn por je-í'.JrJlA Htgiim piediu nrbnno, aifo nesla C.ipttal, »!i,' rom flçoa, magnifico quinlat cercado de parreiras, com dons» tanques, vinha de iniii 1'o.is para muia de vinlç pipas, leira do semeadura com irnndes oliveiras, bons laljn. íeiroa paru liorlii , iloin )ioi;o« ricanieiíle comlrnidos', com {Tnnd• ' .

Çtmtifcnl.i CrMeia Jj>£te/*a = Aun l'a-= Ganilào H. NV*. .Kolsiitnc partirá Liverpuul no dia 30 (!u'Corr;'leni <_.. n.='n.' henrique='henrique' james='james' do='do' quí7er='quí7er' pam.i.flxs='pam.i.flxs' pijsapcm='pijsapcm' dirija-pu='dirija-pu' aicmnn.iodníjõpi='aicmnn.iodníjõpi' horaq='horaq' w.='w.' costume.________________________='costume.________________________' itc='itc' pnra='pnra' juníiinnlano='juníiinnlano' _='_' a='a' qmxm='qmxm' praça='praça' ou='ou' alecrim='alecrim' ites='ites' ir='ir' is='is' rnrrcpar='rnrrcpar' an='an' o='o' p='p' tag5:_='_:_' na='na' h.gootlair='h.gootlair' rua='rua'>

l casa di, Umilur Uiancjii, n J l . moleslins da pelle, rliviitttalismns, paralysias , lirdrp|iiF:ns, asininas, hcmorrhuiilas, roíistipaçOes , e outros nCTiaques incuráveis pela pratica commuin.

THE ATRO U. DA RUA DOS CONDES.