O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 853

853

Numero 173.

Anuo 1837.

TERÇA FEIRA 25 DE JULHQ.

A EMPREZA do Diário do Governo con-"^^ vida os homens de letras que queiram encarregar-se da redacção do mesmo Diário, a quê se dirijam á Secretaria d'Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar, aonde acharão com quem tractar deste objecto.

Parte OffidaL

. SECRETARIA DISTADO DOS N£GOCIOS ECCLE-SIAST1COS B DE JUSTIÇA.

Repartição da Justiça.

MANDA a RAINHA, pela Secretaria d'Estado dos NegóciosEcclesiaslicos e de Justiça, participar ao Juiz de Direito da Ccxnarca de Eivas, que foi visto com mui ta satisfação o seu 'Officio de 22 do corrente, peio qual se reconhece que ficaram sem efleitu as occultas maquinações tendentes a subverter nesse ponto as Instituições proclamadas pela Nação; sendo mantida u obediência á Lei, e a tranquillida-de publica. Paço das Necessidades, em â4 de Julho de 1837. = António Dias de Oliveira.

MANDA a RAINHA , pela Secretaria d'Esta-. do dos Negócios Ecclesiaslicos e de Justiça , participar ao Juiz Ordinário do Julgado de Borba, em lesposta aos seus Officios de 18 e 21 do corrente, que por ellcs Lhe e presente acliar-se restabelecida a Ordem, c suffocado inteiramente •> grita da revollíi que alli se tentou «:o!Ura as instituições proclamadas pela Nação. Paço das Necessidades, em 2i de Julho de 1837.= dntonio Dias de Olheira.

J ANDA a RAINHA,-peta Secretaria d'Esíado doa Negócios EccUiSiaslicos e do Justiça, purtiu-ipar «i<_ de='de' oliveira.='oliveira.' elleito='elleito' _14.='_14.' do='do' juiz='juiz' _-arcos='_-arcos' ordem='ordem' sou='sou' restabelecida='restabelecida' vai='vai' praticar='praticar' liça='liça' em='em' nuqueila='nuqueila' _1837.='_1837.' paço='paço' ao='ao' força='força' achar='achar' já='já' militar='militar' _2-1='_2-1' direito='direito' no='no' inteirada='inteirada' julho='julho' _17='_17' uma='uma' quo='quo' se='se' dias='dias' sem='sem' _='_' dusívpressidades='dusívpressidades' corrente='corrente' a='a' d='d' e='e' oííi-cio='oííi-cio' linha='linha' obrigado='obrigado' antónio='antónio' p='p' comarca='comarca' t='t' w='w' contrario='contrario' tudo='tudo' resposia='resposia' dia='dia' da='da' quanto='quanto' villa='villa'>

N." 42.

Secretaria de Justado dos Negócios da Guerra, em l!) de Julho de 1837.

ORDEM DO EXERCITO.

Publica-se ao Exercito o seguinte: .Decreto.

HEI por bem Promover ao Posto de Alferes do Exercito, sem prejuízo da antiguidade dos indivíduos da respectiva classe, o Aspirante a Oíticial do Batalhão de Infanteria N." 19, António Cordeiro de Mattos, que foi ás ordens 'do Governador Geral da índia, oBarãodeSa-hroso. O Secretario d'Esludo dos Negócios da Guerra o tenha assim entendido , e faça executar. Puço das NecebTjidadei, em doze de Julho de mil oitocentos, trinta e sele. = RAINHA.s= •fisconde de Bobcda.

Por Decretos de 12 do corrente WICB. Ajudante d'Ordens do Brigadeiro Barão do Boiniim, Coinmandante dn 7.a Divisão Mjli-tar. o Tenente do Regimento de Cavallaiia N."2, J. Bento Valdcz, continuando, duran-le o impedimento do dito Brigadeiro, no exercício de Ajudante d'Ordenído Commandante interino da mesma Divisão; situação em que se cchn desde o dia 15 do mez próximo passado.

Regimento de Cavallaria N.° 6* ,

Carellão, o Presbytero, A. do N. Vieira Ribeiro.

Batalhão de Infanteria N." 16.

Capellão, o Presbytt-ro, D. A. de Síí Fer* rei rã.

Governador da Torre de S. Lourenço da Barra , o Major L. M. Landeiro Camizão.

Portarias. ' •

Ministério da Guerra, =2.* Direcção. = 2.a Repartição. ;rr: Tendo havido alteração na força do Exercito, ero consequência de baixas, passagens a Veteranos, e outras casualidade?, que tern occorrido desde o começo "ao triennio findo em 30 de Junho próximo passado, por cujo motivo muitas das requisições, que ainda se acham no Arsenal do Exercito por satisfazer, compreliendern maior numero de artigos, do que os necessários á força actual dos Corpos que pertenceram á antiga organisação; Manda a RAINHA, pela Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra , que os Commandan-tes destes Corpos remetiam sem perda de tempo a este Ministério requisições em forma para o estado effectivo somente dos diversos artigos de uniformes ainda não recebidos, para com ellas serem* resgatadas as que naquclla Repartição existem prejudicadas peia presente organisação do Exercito, e comprebendern artigos, que os actuaes Corpos não precisam receber ; a fim de por este meio se poder habilitar o mesmo Arsenal a fornecer com mais facilidade os objectosem divida. Outrosim Determina ames-ma Augusta Senhora, que os Commandantes de todos os Corpos enviem mensalmente ao Inspector do Arsenal uma nota das differençasque occorrcrem, para convenientemente se augmen-tar, ou diminuir a carga das respectivos requisições. Paço das Necessidades, cm 13 de Julho de 1837. = Pisconde de tíoòcda.

Ministério da Guerra. = 2." Direcção. = 1.* Repartição. = Manda a R-AINHA, pela Secretaria d'Kstado dos Negócios da Guírra, declarar ao Exercito, e a -iodas as Repartições Fis-caes dependentes desíe Ministério, que ás praças ausentes sem licença dos Corpos, a que pertencerem, e que depois do apresentadas aos nics-ruos, não são julgadas desertoras, SB aLone o prct de que eram credoras quando se ausentaram ; ficando assim providenciado sobre a omissão que a este respeito houve na Ordenança de 9 de Abril de 1805.- Puço das Necessidades, em 14de Julho de 1837.= Visconde deliubcda.

Por Portaria de 6 do corrente tiiez. Batalhão Nacional Fixo da Cidade do Porto.

Quartel Mestre, o Sargento Quartel Mestre do extincto 1." Batalhão Fixo do PorLj, T. José da Silva.

Ciruigião-ívlór, o Cirurgiào-Mór que foi do referido extincto Batalhão, M. Joaquim Fernandes.

Cirurgião Ajudante, o Cirurgião .Civil ,• L. Pereira da Fonseca.

Capitão da l.a Companhia, o Tenente do extincto 2." Batalhão Fixo do Porto, J. da S. Coelho Leal.

Capitão da 2." Companhia, o Capitão do exlincto 1.° Batalhão Fixo da mesma Cidade, J. Fernandes Ribeiro.

Capitão da 3.a-Companhia, o Capitão do extincto 2." -Batalhão Fixo da referida Cidade, L. J. de Azevedo Adriano.

Capitão da 4." Companhia, o Capitão do extincto 1." Batalhão Fixo da mesma Cidade, M. A. Villarouco Júnior.

Capitão da 5." Companhia, o Capitão do mcsrno extincto Batalhão, M. J. Chaves Lameiro.

Capitão da 6." Companhia, o Capitão do 'xtincto 2.° Batalhão Fixo da mencionada Ci» dade, A. Coelho d« Oliveira.

Tenente da 1." Compan-hia, o Tenente do extií.cto Batalhão de Empregados Públicos díi mesma Cidade, J. U. Cardoso e Siva.

Tenente da 2." Companhia, o Tenente do extincto 2." Batalhão Fixo da mencionada Cidade, M. J. Pinto Pedra.

Tenente da 3," Companhia, o Alferes do referido extincto Batalhão, José da Silva.

Tenente da4.*Companhia, o Alferes domes-mo extincto Batalhão, J. António da Silva.

Tenente da 5." Companhia , o Alferes do exlincto 1.° Batalhão Fixo da referida Cidade, J. Joaquim de Araújo.

Tenente da o".11 Companhia, o Alferes do extincto 2.° Batalhão Fixo da mesma Cidade, J. Pinto Ribeiro.

Alferes da 1.* Companhia, o Sargento Ajudante do mesmo qxtincto Batalhão, G. A. de Sousa Lobo.

Alferes da 2." Companhia, o Alferes do extincto 1." Batalhão Fixo da mesma Cidade, A.'J. de Sousa e Mello.

Alferes da S.1 Companhia o 2.° Sargento da mesma Companhia, J. A. de Miranda Guima-ães.

Alferes da 4."1 Companhia, o 1." Sargento dn mesma Companhia, J. J. A. de Mendonça Barreio.

Alferes da &.a 'Companhia, o Alferes do extincto 1." Batalhão Fixo da dita Cidade, M, G. dos Santos Lima.

Alferes da 6." Companhia, o Alferes do extincto 2.° Batalhão Fixo da referida Cidade, J. António Ferreira.

Por Portaria de 14 dn dita mês. Batalhão Nacional Movei de Alcobaça. Major Graduado, o Capitão da 4." Companhia, M. António de Sousa.

Sua Magestade a RAINHA Determina, que durante aCommissão de que stí acha encarregado nas Províncias do Norte o Visconde de Sá da Bandeira, seja seu Secretario o* Major F. P. Celestino Soares; e seu Ajudante de Ordens o Major do Regimento de Cavallaria N.° l, J. Curiós de Forman. Licenças concedidas por moliço de moléstia aos

Officiaes abaixo iiidicados. Em Sessão do 1." do corrente mez. Ao Tenente do Regimento de Cavallaria N." 5, A. Pinto da Fonseca, trinta dias para terminar a sua convalescença'.

Em Sessão de 5 do dito me?.. Ao Capitão do Batalhão de Infanteria N." (5, J. Pereira Cabral, noventa dias para se tractar, e tomar banhos do rnar em Vianna do M i n Iro.

Em Sessão de 6 do dito mei. Ao Capitão do Regimento de Cavallaria N/ 2, R. A. de A. Sousa.Cominho, trinta dias* para fazer uso dasagoas dasCaldas da Rainha. Ao Capitão, que se acha servindo no dito Regimento, Dom V. Gutterres da Cunha , trinta dias para fazer uso das agoas das Caldas da Rainha.

Ao Major, Commandante interino do Corpo de Veteranos da l.a Divisão Militar, J. Maria Guedes, sessenta dias para fazer uso dos banhos das Calda» da Rainha, c do mar.

Ao Chefe da 2.1 Repartição da Secretaria Geral do Arsenal do Exercito, D. C. Barbos» Torres, quarenta dias para fazer uso de agoas mineraes.

Página 854

DIÁRIO DO GOVJERNO.

Ao Amanuense da o." Clnsse da dita Secra-'iaria , ».í. P. Pereira de Araújo, trinta dias para tomar banhos das Caldas da Rainha.

Ao Ar;!:ii)ucnçi3 uo 3." Doposito do referido Arsoncí, .1'. J. Gonçalves da Silva, sessenta difis nnrn s; iniciar,

Ao OliJcial, addido á Repartição Provisional de Liquidações, corn exercício na Inlen-drncia Militar da l.a e (í.1 Divisões, A. de Almeida Viveiros, sessenta dias para fazer uso das agoas thennaes d;'s Caldas da Rainha na sua origrrn , e di-pois banhos tio mnr.

Ao 2." Eicripturario da sobredita ÍJcparti-ção, coai exercício ria mesma, Jnti-ndeiifia Militar, J. A. Feliciano Clu,vcs, -ijuarcnta dias pr.ra fnxor uso de bnnbos dos Alentarias, e. do mar.

/:",.) Setsún do dito mc~.

Ao Tenente cio íícgimr-tito de Cuvullaria N.* ' , ['. tia OU vá Brunel, quarenta dins para fa-/ L-)' Uío~iJas agoas fias Caiiias d B ilainiia na suu uii;inn , n banlios do ni.tr nu Setuba1.

Ao Tenente do ini--.!tio Iit'4i'i:/nto, (f- Cnl-. fV.;n í.astello Bratu-», qniirrnUi ili.'»- para fa- | ;cr iiío das agoas dr>:. (.VI !.'•• da H.iinha.

Ao Ti-m-nie Cnron-l '';> 'J.M^IIiào d<_ cntu='cntu' tag0:_--='jo:_--' _.vmi-ida='_.vmi-ida' f='f' f.='f.' j='j' ria='ria' ínfan-ti='ínfan-ti' l='l' pnrn='pnrn' n='n' tag1:_='io:_' v='v' tructnr='tructnr' t-='t-' ro='ro' _11='_11' _='_' xmlns:tag0='urn:x-prefix:jo' xmlns:tag1='urn:x-prefix:io'>:in!ioi do 11511 r / m F.isbon,

Dcrlar i-r," oun V. .''. vnvira Paradis, dc-irittido do Serviço por I" >rl."ri.' do 7 do cor-ipnlr D) o',, rru ASfoi,^ do l." ''.d r. l li'.'.o Xaeio-nal Provisório de Li-.-L-n:!, o não TotimU;, corno por '-quivocação se nrii.i publicado na Ordem do K:;orcito, N." í)1). -- i'"': :-o:t ic de •'?

~f~^i::.o ';'hírouro Publico te annuncia n to--i.:. dcs os Capilalií-tns \,u-ioiiaes , a íislran-; ->iros f--.u! qtmercr: CoiiUTJCl.a* rnitj o Gover-iiu sobra a realisação da somma de dois mil Cento:- de reis a quo referi; o aríi;;o õ." da Carta de I.2Í de 1-í- do cor.vr.i;- IIHVÍ , que pnd^m dirigir as suas propostas mi Carta inchada ao J£xm.° Sr.» f.íinistro LkcnHari.i d'iístado dos Negócios da Fazenda, PresirU-n!;". tio mesmo Tluisouro, ale' ao dia 7 do próximo mez de Agosto ; devendo entender-se que sendo esta operação levada a edeito por moio da cnpituIiG-:-çao eom juro de quatro porcento, devem os pioprnentes não só di";!nrar as sounms rom ()•;;. nr:!l-' |.rr'-.udein 011*73:-, si: n s tarnben f.s proporções, por cada tem r>)il itUs n i v"''al, das diliorcntrp «^pp^ips (!c Papeis, que hão de completar a importância das entradas. Tlu-sou-ro Publico Nacional, £4 de Julho da 10,')7.=; José Joaquim Loho.

COMHISSÍO iNVi:niKA DA JI;.\TA uo CRÍ-DITO

vi r-7.ie:c,

JMfppa

"l do corrente inc:, perrmic. a dita (Jmntni*-

:;•/<_ dr='dr' conformidade='conformidade' et='et'>c, Decretos de 10 de

U~-.anbro de )8,TÒ, r. II de Jttuciro ultimo,

i.i -T v ~ííí — í I 0.

N.O|) rropricdaile?. Avnlí.-irCc.:. ArrcmnlnjOes.

íí?!íi ff~\ A s v, nn, rua

^^ 'loja. n.° Dl

oíl!?........... SOOJOOO fiC? £000

-2^7 Ditai tia cnlt-rida

do Tijolo n." 8

ais.......... 479. _i'í)í)o enò-tooo

U í.......... V7U, j'0i;o J: 190^'fiOO j

C.>;M;ii.-.sao itilenna da .-'mila do Credito l;u-l.iit.J; '.?C de .Juliio de \Q\\7.--I.^HC.CM l'...Tgo- j Ici/o L^c.-clra de Kowa. >

A o mrio dia nbriu-nc a í--'.«ao, r--;T::do nr.i- j ^C.*. sentes 5í5 Srá. Ceputrul-r . ^.-u-r-i a Acta ij"i' foi npprovjid.i. !

O Sr. FriT.aiiileti Tlinmrz rmnuoii p;i-i a i ilesa um;; liepn-sontpçâo ds IÍ,,M .,unta doPa-rocliic.

O Sr. B. da Ribeira «Ir-riahro.a "ir.udnti para a.Vlcsa um uequeriiiK-iiir. dcr.m C.\nide líes-j-.n;liol, preso n.i r i c'.-.r] c- di' An^,.! , c que por i

ser um preso, pedia ao Congresso que o rcmet-niettessern ao Governo pelo Aíinisterio tios Negócios Estrangeiros.

O Sr. João Victorino disse que tinha igual Requerimento qua remetíia para a AJcsa. Ordem

Cartas T u i ti vás, Restitui torias , ou Conservatórias , 4$000.

O Sr. Alberto Carlos disse que esta verba n3ro podia existir; que isto tevelogar em outro tempo, quando o Ecclesiastico estava stparado do tivilt que era mna violência que os Ecclesias-ticos faziam aoà Seculares, hoje nio.existia tal cousa ; e em consequência propunha a suppres-sào da verba, porque seria indecente estar tra-ctando de umn cousa que não existe.

tPos!a n verba ú votação, foi supprirwida por nào existir similhanle cargo.

Passou-se a (Incutir a seguinte vrrba :

Cartas de perdão, ou commularao de penas, 4JOOO rs.

O Sr. Barão da Ribeiro de Sahrosn disse, que isto rccnhia sobre desgraçados, que amnior parte são soldados ; que estes são si>inpr<_ sejam='sejam' que='que' e3lão='e3lão' sioiiiens='sioiiiens' dou-='dou-' relar-òen='relar-òen' mais='mais' publicam='publicam' observando-se='observando-se' qii='qii' se='se' enchovias='enchovias' veria='veria' ii-ivos='ii-ivos' dias='dias' não='não' são='são' mas='mas' _='_' os='os' e='e' ou='ou' soldados='soldados' castigados='castigados' nns='nns' as='as' tn.='tn.' eram='eram' todos='todos'>io consequ^nfin do nadi1. lhe serviria o perdão, ou comniiiUiçao.

O Sr. Branquinha FoLo, abundando nas idens do illusLre Orador que o precedeu, achava ainda uma duvida, ecrã qun esln. verba v i una debaixo do titulo Cartas; porem que tmlos «u-bem que estas ctimniutnções ou pordòií ré fuzcm |)or iiiii Decreto ; q:io não ha tacsCarln1", • "iitíio imo sabia como volar r-i*m alguma o\plicaq:''n.

O Rr. Presidoiite: —• í.) c:ie o. Coinii;ib.:':o prof)ô-; e' um Scllo.

O Sr. Branquinlio Feio: —Um Sello pr.ra um Decreto não entendo, e então não po;.*o deixar do votar contra a verba, porque HJO vejo que um Decreto pos>a ir ao Si-lln.

O Sr. Bcrjona : —Creio que se deve fast-r ox-cpprSo rias pessoas miseráveis. O Podisr Mnde-rudnr dá n jíerdão, ou fax a comiuiitarão da pena áquellos que não tem com que pagar; e então parcco-ma que devia isto ir u. Comrnissão para o r<_-dÍÍr necessário='necessário' e='e' tag0:ola='proj:ola' uma='uma' em='em' svfor='svfor' eu='eu' oulro='oulro' para='para' sentido='sentido' ame='a.

O íSr. B. dn U. de Sabrosu propuz q:ie Dará es rrii-ernvei.i ro?r,e nm quartinho.

O Sr. iinrjorm : — li uu pro]>onLo quo seja nadi.

O Sr. B. dn U. de Sabrosa : — Melhor sn não for nada.

O Sr. Rodrigo de Menezes, convindo cnm as idres.

Pondo-se a volos a verba foi npprovnda, snl-vo os presos pobres.

Paliou a discutir-se a seguinte verba :

Cartas para Arrhas em bfii3 vinculados iO.->'n.

Depois de alguma discussão, posta a vmha ú votação foi approvada.

Logo entrou om discussão

Ditas para Corpos de mão morta poderem adquirir bens lO/OOOís.

O Sr. Alberto Carlos ofereceu uma emenda para quo pagassem cinco por cento do valor dos bciii.

Alais alguns Penhoros faliaram sobro a verba; e consultado o Congresso, approvou que se pague'cinco por cento do v.ilor dos beua.

Disçuliu-su a seguinte verba:

Cartas para afloramento nu emprazamento de vinculo o;i morgado 4^000 rs.

j''al|p.rnui lobre esta veiba alguns Srs. Deputados, e

O Kr. Derramado disse, q\:e linha deixado passar muitas verbas da Tabeliã, que eram sujeitas n grandss olijnct-òes, cedendo ú coiiside-rac"io da i.T^entit.jinja necessidade em que se achavam as Cortes,, de volar a pagar tributos rom o resto da Nação; persuadido como esta-víi de qi:e, só a oquação da u-coilu <_:om que='que' df='df' evitar='evitar' pu='pu' ords-t='ords-t' tanto='tanto' it-jprcnenlalivá='it-jprcnenlalivá' alonarcbia='alonarcbia' conc-íitucione.1='conc-íitucione.1' para='para' restabuíucimeiito='restabuíucimeiito' carteia='carteia' tag1:er='rcsta-lvr:er' _='_' a='a' caminhava='caminhava' poderiam='poderiam' c='c' e='e' i='i' dissolução='dissolução' ao='ao' o='o' _5='_5' dec-pena='dec-pena' da='da' xmlns:tag1='urn:x-prefix:rcsta-lvr'>rlo o corpo social. Mas que não podia, todavia, ('oi ;r.r passar, como estava, a Us\a do Stillo sobre os emprasniueiiti s, o altbramonto-fios bens viMcvilauos; (jue oia bem sabido existirem eiu i.odo o Portugal, c principalmente na sua Provincie, tençtios niuuinuoã, cobcrt» s

de arbustos silvestres, de um fertilidade extiaor-* diriaria ; cuja roteação era porém tão dispendiosa que, os seus proprietários cediam o do-minio útil aos cultivadores perpetuamente , oo por alguns annos, por uma pen^o i:;uiio módica, e ás vezes sem nenhuma pendão ; que se passasse a taxa da Tabeliã proposta para o Scllo dos contractos emphyteuticos do similhnn-tes terrenos, estes se conservariam incultos apesar de poderem produzir vinte , e irmin sementes nos primeiros annos; tão rara era a sua rotearão, que propunha por tanto que, a taxa do Sello para estes contractos fosse reduzida a um decimo da pensão do foro, ou empra-sarnento; o que aproveitaria ácausii publica d'agricultura , sem projudicar o Thasouro Nacional.

E consultado o Congresso resolveu si ppriiiíir a vprba.

juilrou o.m discussão a seguinte verba.

Carias para poder dar a juro dii:i:t;iro de vinculo j Ij^OOO reis.— Foi approvada, ossiai cirrri o foi um additamento para que s;?ja extensivo ao dinheiro de Capellas.

Passou a discutir-*- a seguinto verba.

Siijjjjliímcnto de con-enso do p.ii , lulor, ou curador para caiar, l,5í'i»-0 K;!à.

Alui to» Sr*. Dt-putado-, tomarum pnrte nesta (ii;ftiísão impifn.^ndo a verln , por iinmor:'!, eiiijii-.la, e otlorecciido-lln; emendas c substi-l.iiçòcs; c a final post-i a vntos fui approvada com a substHuirãi) d'i i'ir. lj>u'j >na , calcos os. pobres.

O Sr, Pjeíidrnle pai tieipou ao Congresso que acabava do receber um Oíficio do Sr. .Ministro dos Negócios do Reino, t-m que l lie jiedia paf-licipasse ás Còrleà, cm qunufh el!o o não podia fazer pessoalmente, que as noticias recebidas hojn d u todo o liei no eram ns mais satisfatórias, que não existia hnJ3 se não a revolta de C.is-íello )ir-ij)!?o.

O Sr. Jujf! listovão pediu ao Sr. Presidente, que se o Sr. Ministro não viesse hoje ao Congresso fosse convidado u vir /«wiiihii, porque cIJe Deputado tinha de o intcrpuílar sobre o estudo geral do Paiz.

Continr.ou a votação, e

Fui rojcitP.do o addilamor.to, para que todos os Empregados t|ue n."io fo;?''i!i casados, pagarem a terça parte do -ou nrtlenado.

Kntrou ern iliscussão o seguinte:

Dispensas malrÍT.onines, 1-fCOO rs.

O Sr. '.lene/^s pmpoz para s.;ta verba o mesmo que linha proposto o Sr. Deputado jJarjo-na para a verba aníncedenle.

O Hr. Ferreira d;; (íiiotro pnipos qur> se pa-ga=se o di,:ii.)o da niulcta eci:lc:.ia>!ica.

O Sr. Alberto Carlos prnpoz que no pa^u^de Sólio nas dispriijas matrimoniaes, a vintena das muletas que se pujarem aogundo a tssa existente.

Posta ú votarão n vorba foi n j,;ilad.!, e \o-tando-se porsua urilpiu c^.bre aiditíiiretilcípn!!-!). das foram rrjcilad^s, orippíDYíida a do Sr. AU ber!o Carlos.

Tendo dado a Iiorn , dis e o Sr. Presidente que repassava :'; ('m i'---.pi>n.ii>iit:ia ; p Tem cr-tando presente o Sr. Pn-^d-Mi: tio Conselho voltív-;o3 de Valença í e se se tinha armado n Oiuurdu Nacional qua ebtavade-rarrnatla.

Página 855

DIAíÚO DO'GO VÉU NO.

um bera, por que veiu pôr a Divisão do Tejo a prova de bomba, como se costuma dizer; e t«m-se visto, que nem o espirito do Povo, nem o espirito da Guarnição-approva-vam de forma nenhuma o partido de rneia 'dúzia de homens, que chamando-se amigos da Carta, tal Carta não querem, ojque querem só é o absolutismo. Do lado do Norle as noticias são igualmente satisfatórias; do Indo do Minho as comjnunicações que o Governo teve são que tudo está em perfeita tranquillidade, resta unicamente Valença, aonde se acoutam o resto dessa gente que fugiu de Braga, e que estava próxima a cohir. DeTrás-os-JVlontes, e da Beira Alta sào igualmente-satisfatórias; e vem a aer, que na Bei rã--Alta aconteceu o mesmo que aos revoltosos de Estrenipz; "que os seus Offi-cios -convidando á revolta foram recambiados ao Governo corn uma declaração de que não «ratn rcv.óltosos; -a revolta de CastelIo Branco foi realmente o resultado da (Ilusão de meia dúzia de homens; o que não supponho nos chefes, por isso mesmo que antes de fazerem a revolução j;i tmliam recebido o Correio de Lisboa, entic-tanto a illusão e tal, que aqitelles que ac-. «citaram algum emprego estão-se correspondendo com o Gdvorno, e com o Alinistorio; eu hoje recebi um OiTicio'dQ Administrador Civil, c o Sr. Ministro da Fazenda recebeu outro do Contador da Fazenda ; portanto eu supponho que a revolta de Custello Brarco ha de ler o desfecho que leve a revolta de Estremoz : devo accrescentar uma circumslnncia

O Governo otíiciou no Governador de Santarém quê mandasse a Guarda Nacional de Tho-mar, cujo espirito é bom conhecido, fazer p^ Guarnição de Abrantcs com a Guarda Nacional de Abranlcs; com cffeito as participações olucioos que rcfcbi hoje dizem', que essa Guarda N

Ainda, faltaram sobre este incidente os Srs. Ciízaj de Vascoticellos, Barão da Ribeira de .Sabrosa, e José Estevão; «ste ullimo Senhor-

leu «ma carta que recebera-hoje,j em que lhe participavam que deTui tinham ido vjveres para Valença, sem que as Anthoridades Hespa-nholas tivessem nisto ingerência alguma; que a carta era de homem bem conhecido j e de. toda ia probidade; que era natural que o Governo" ponha tis meios necessarioB'

Tendo dado a hora , o Sr. Presidente levantou -a Scesão dando para Ordem do Dia do dia seguinte a continuação da de hoje.

LISPOA, 24 DE JULHO.

TEMOS á vista Folhas de Madrid ate 16 do corrente. As noticias queellasconte'm pouco adiantam ás que ultimamente recebemos, o das quaes de'mos conhecimento aos nossos leitores, resumindo-se as presentes tão somente á manifestação de que o Pretendente vendo que nada podia intentnr contra- Valência, se dirigia á Murcia, acliando-se a 12 em Burjasol, e povos imrnediatos.

O General Oras occupava no mesmo dia" 12 Liria ; Buercns devia chegar' n 13 á Rihél , ou Ademnz, e o Colide de Luchana achava-se neste dia em Ariza. " .' " ' '

Tudo mais que estes jornaes contem relativamente ao lheatro da guerra são participações que só referem a Decorrências anteriores, e que em nada podem interessar a nossos'leitores.

DE tempos a esto parle tem rrianifestadó'a Corte do Brasil o desejo de estreitar cada vez mais os laços'de arilísadc, e boas'relações com Portugal., cujos Soberanos são "Irmãos, c cujos Súbditos se'poder*) Igúâlrhèhlé'chamar' taes. Acabamos de receber uma nova prova'da consideração cm que áquílle Gòvériídfem ode Portugal com a nolicia de que Sua Míigcstade o imperador do Bra'sil' nornéára.'ò'Sf.'A'riti>h"iò cie JVJrnezes Vasconcellos Dormond , Seu actual Ministro junto ú Corte de'Roma',' NapóleV, e Turim pnra vir residif a~esta Corto, com o caracter d'Enviado 'Extfaor'dinãtio, e Ministro Plenipotenciário junto aSua Magcstade a RAINHA Fidelíssimo. ' O Si-. 'Macedo', actual Encarregado de Negocio* do Brasil, éifi Lisboa , vai oncupar o logar do Sr. Dormond com o mesmo caractor DiploTnfttico cjué 'arjui tem; ,mas não partirá antes do me.', de Outubro, epocha em que espera o seu snccussor.

; • •• AVISOS.

ACoMMissÃo interina da Junta do Credito . Publico baixou a Portaria do tbeor' seguinte:

«3.°- Repartição". = Sendo necessário proco-dcr-se á eleição dos dons .Membros eH.eclivos du Junta do Credito Publico, e dos dous Substitutos , na conformidade do que dispõe a Carta de Lei de qinnze do corrente mez : Manda a RAINHA, pela Secretaria d'Estado dos Negócios da Fn/enda, que para este eftVito a,Com-misaào interina da mesinii Junta faça observar as regras suguintes:

«No proso'do vinte dias contados da publicação do respectivo aiinuncio, apiesentarun na Cotnmissàò Iodos os proprietários de Títulos de Credito que receberem onnualmente quinhentos mil reis de juro, ou d'ahi para cima, relações dos Títulos' d» Credita-quc possuírem, e que estiverem assentados em seus norncs, rnm designação dos números, Capitães, Empréstimos, ou Consolidações, n que pertencerem. ' «A Commissào formnlisará uma relação nominal dos proprietários de Tiltilos que estiverem nestas circurnslancias, á qunl dura toda a publicidade, fazendo-a inserir- no Diário do Governo.

• « Oito .dias depois desta publicação se reunir riio os Eleitores, ou seus procuradores bastantes, no local, e á hora quu a Cominissão41ies designar.

u Por escrutínio secreto, e o;in presença .da. Coiiuuissáo será notneudrt uma Meão, composta

de um Presidente", 'rjous-Escrutinàdores, c doys Secretários, qne ha de recolher os votos para a eleição.

'«Constituída assim a Mesa Eleitoral -, procederá esla a recolher por escrutínio secreto os votos para os dous Membros da Junta do Cré* dito Publico, e'para os dous Substitutos, nos termos dos parágrafos primeiro e. segundo do. Artigo terceiro da'citada Corta de Lei, hão adrnittindo nenhum procurador a votar por mais de um Constituinte.

«Concluída esta operação, a Mesn se diãsol-verá, depois de formar Acta em duplicado do resultado da'eleição, "e 'reméttdr um dos origi-naes ao Governo pela Secretaria d'Estado dos Negócios da Fazenda, e outro para o'Archivo , da Juntando Credito Publico. Paço das Necessidades-, em 22- de Julho de 1837. — João de Oliveira.»

• Em observância do que delenniia a Portaria acima transcripta, a mesma Comrnissão f;iz saber a todos os proprietários que yccbein nn-nualmonle 500J'000 reis de juro, ou d';ilii para cima, que desde o din 26 do corrente até ao cl^a 14 inclusive do próximo mox clv Agosto , receberá, as relações que devem apresentar dos seus Títulos de Credito para poder formalizar, e publicar successi vãmente a relação q m; a mc;-\\\JÍ Poglaria llic incumbe. Commissào interina. da .hintii do Credito Publico, 21- de Julho de 1037. =^ Ignacio fergolinn Pereira de Sou-ra.

ANNUNCIA-SG ao Publico, que desde 21 de Julho se acha aberta (ima subscripçãô mensal n favor dos famílias dos Soldados idos Beneméritos BàtaUiões Provisórios , em quanto não regressarem ;i Capital ^ sendo o Tliesourei-ro o Illm." Sr. Torcato Máximo de Almeida, Oommandante do-5.0Batal1i-no-da Cjuarda Nacional de Lisboa, morador na rua nova d;i Alèjma.

PUBLICAÇÃO LITTERAÍIÍA.

REPonTonift alfabético cia Reforma Judiciaria, ordsn.-.dn pelo Advogado Abel Maria Jordão Paitu Manso: vende-se cru cata do mesmo , rua do Ouro n.° 189, l'." .-"vJarí preço 240 rs.

ANNUNCIOS.

j. T rJoN,v»DO Gomes, pela 5."' Vum de Direito, líscriião JLw Nctes, correm Edictos de 10 dias, para qne o» credores que direHo tiverem ao producto qtie está deportado pel.i venda que produziu a execução contra José Maria Havei -, « venh.t deduzir a Juízo i pena de lançamento, c o aniuinci.uitn recebê-lo.

._ TJ°n Despacho do Juiz Coimnis?ario -Commercio , a fim de serem classilicndos os crcdilus qus per-Icndem ser privilegiados H visla do ntnppn tlellts, que sení preãentc nesse nclo, c se proceder depois na oiiíonnti.!;iile do

__ \OAIITB .fosé Furreirn , cn;n loja tc:ih-i!o ho liir^o LJ' i\e S. Paulo h.° 1H, fnz 'iinblico , q, n: nuíira .icceiion' Jetr/i nlíunia, e por isso todns as qne iippnirrcrum cwn o teu IIOBIC silo rateai.

, A RHi;riOA»-hii os foros de Cull/in-», Axfitflu « Alcuhe. o J\. a herdade rieCoruclie. |n-rler.rer.!os .i C:iia d» E.vm.a D. Maria Rosa de Mello Ccstm C«sla e Sonsa, e teu marido o Exm." D. Pedro da Cunha Mendonça e Menezes: quem os prrlender pôde dirigir n sua proposln vorat, c» \\or cscn-plo , fi rua diis Fiorco n " J17 , nlé o dia 10 dr Agrtfío, em cujo dia fé eíTectnarú o arrAmlninenlo o- quoi-i m.-'l» di-r.

"Çl&iffiít IVr^ lr^VCSS!l dã~Cni2'<_1o p-0='p-0' j-='j-' fs-jijftrfí='fs-jijftrfí' _5='_5' tag5:_--='_:_--' pnnluint='pnnluint' áo='áo' _='_'> 3.° andar,'Re veftdu uii ir.ucn por je-í'.JrJlA Htgiim piediu nrbnno, aifo nesla C.ipttal, »!i,' rom flçoa, magnifico quinlat cercado de parreiras, com dons» tanques, vinha de iniii 1'o.is para muia de vinlç pipas, leira do semeadura com irnndes oliveiras, bons laljn. íeiroa paru liorlii , iloin )ioi;o« ricanieiíle comlrnidos', com {Tnnd• ' .

Çtmtifcnl.i CrMeia Jj>£te/*a = Aun l'a-= Ganilào H. NV*. .Kolsiitnc partirá Liverpuul no dia 30 (!u'Corr;'leni <_.. n.='n.' henrique='henrique' james='james' do='do' quí7er='quí7er' pam.i.flxs='pam.i.flxs' pijsapcm='pijsapcm' dirija-pu='dirija-pu' aicmnn.iodníjõpi='aicmnn.iodníjõpi' horaq='horaq' w.='w.' costume.________________________='costume.________________________' itc='itc' pnra='pnra' juníiinnlano='juníiinnlano' _='_' a='a' qmxm='qmxm' praça='praça' ou='ou' alecrim='alecrim' ites='ites' ir='ir' is='is' rnrrcpar='rnrrcpar' an='an' o='o' p='p' tag5:_='_:_' na='na' h.gootlair='h.gootlair' rua='rua'>

l casa di, Umilur Uiancjii, n J l . moleslins da pelle, rliviitttalismns, paralysias , lirdrp|iiF:ns, asininas, hcmorrhuiilas, roíistipaçOes , e outros nCTiaques incuráveis pela pratica commuin.

THE ATRO U. DA RUA DOS CONDES.

Página 856

DIÁRIO DO GOVERNO.

Balanço da Receita e Despega do Cofre geral do Commissariado, no anno económico que decorreu desde o 1.° de Julho de 1836 até 30 de Junho de 1837, o qual subiu ao Ministério da Guerra com Officio de 5 do corrente.

RECEITA. i Réis. MetaL Papel. Total.

f Em dinheiro metal................. 18:500/000-}

Em Letras, Escriptos, e-Títulos ad- • • missivcis em meios Direitos»

Metal............... 800:776/095

Pelo que recebeu do Thesouro Publico-} Papel............... 1:029/400 [• 855:847/856 13:025/200 865:673/056

Ern resgate de Documentos que foram por ellc pagos immediatamcnte

Metal............... 33:371/761

Papel............... 11:995/800-

Idem do Ministério da Guerra em Avisos de Credito certo e Ordens de pagamento......----- 295:903/985 1:503/800. 297:407/785

Idem do Recebedor e Contador do Dislricto de Lisboa,................................. 45:791/940 ----/---- 45:791/940

Idem do Thesoureiro Geral da Alfândega das Sete Casas, em dinheiro.................... 9:000/000 ----/---- 9:000/000

Idem de António Aluizio Jerves de Atouguia, metal.......................... 7/380") i.nnn^nnft á T-nnnjmnn

—. —^ ^ . i nr>/i cv^nn r A.UuUeiUUlI "*""(» ' l.UUUtaUUII

Em Documentos, metal............................................. 992/620 j s* s* yp

Idem da Administração Geral do Districto de Lisboa, producto de fornecimento feito á Guarda Municipal, em dinheiro....................................................' 18:197/867 —/---- 18:197/867

Idem da Casa Real, producto de fornecimento feito ás Reaes Cavalariças, em dinlieiro..... 8:475/760 ----/---- 8:475/760

Idem do C^>rpoTelegr., productodo forneci mento feito ao mesmo em virtudedeOrdens, cm dinh." 245/510 ----/---- 245/610

Idern de António Vicente, producto de utensílios descontados, em dinheiro................ 7/430 ----/—"• 7/180

Idem de diversos Empregados desta mesma Repartição, em dinheiro...................... 6:397/547 ----$—- 6?397/547

Idem do producto de Câmbios de Moedas em Papel.................-................... _ ----/---- 1:200/600 1:200/600

Somma a Receita................ 1.237:667/945 15:729/600 1.253:397/545

. • f Em dinheiro, inclusos IO/ rs. falsos í p10'0,' ifSnl

Saldo que passou do anno antecedente->• f Mela l 15/000 í" 21/289 24/800 46/089

Tola! . „........................ 1.237:689/234 15:754/400 1.253:443/634

DJSSPJSZA. • • Metal. Papel. Total. Total geral* jdnno económico corrente.

Géneros para fornecimentos de rações.......... ...,.*___.----.......... 843:372/798 ----/---- 843:372/798")

Despesas de administração.

Conduções........................................«.................. 38:400/000 ----/---- 38:400/000

Despezat extraordinárias;'

Moeda reduzida a» outra espécie, cujo liquido producto vai lançado no debito 878/226 ----/---- 878/226

Ditas mandadas abonar por Ordens eapeciaes............................ 992/620 ----/---- 992/620 , , fíRfí

Pagamento de empréstimos...................';........................ 15/162 ----/----< 15/162 í 1-UOO:ÍJ1J-1'/!to2

Leiras acceitas, e não pagas em Hespanha, Avisos de Credito certo, e Ordens de pagamento que também o não foram, e se reslituirarn ao Ministério da

Guerra para regressarem ao Thesouro................................. 123:000/000 ----/---- 123:000/000

Transferencia de fundos.,

Para diversos Empregados que devem dar contas......................... 50:422/856 10:803/200 62:226/056J

Anno económico antecedente.

Géneros para fornecimento de rações................................... 114:945/472 ----/---- 114:945/472")

Despesas de administração. . L 136:045x3,70

Conducçòes................................................'......... 21:600/000 ----/---- 21:600/000 j

Conta antiga.

Géneros para fornecimento de rações.............,..............,...... 10:613$B0B 430/200 11:044/098 11:044/093

Conta de aírazados.

Géneros para fornecimento de rações................................... 28:796/169 3:004/800 31:800/986")

Despezas de administração — utensílios.................................. 4/800 —/---- 4/800 >- 34.813/571

Despezas extraordinárias mandadas pagar por Ordens especiaes............. 1:503/985 1:503/800 3:007/785 j

Somma a Despeza.............. 1.235:546/003 15:742/000 1.251:288/003, 1.251:288/003

Saldo que passa para o anno económico seguinte...........'.............. 2:143/231 12/400 2:155/631 2:155/631

___ _______ Total...............'......... 1:237:689/234 15:754/400 1:253:143/634 1:253:443/634

DISTI.NCÇÀO DA KUCEITA. Mctnl. Papel. Total.

Em dinheiro effeclivo...................................................'........... 106:6y;}$484 1:200/600 107:824/084

Ern Letras, Escriptos, Avisos do Credito certo , e Ordens de pagamento.................. 1.095:650/430 1:503/800 1.097:154/230

Em Titnlos admissíveis em rneios Direitos............................................. 1:029/650 1:029/400 2:059/050

Em Documentos resgatados no Thesouro, ou recebidos por cffeito de Operações e Ordens...'. . 34:361/381 11:995/800 46:3(>0/181

_________________________________________Som m.i...'...............'....... 1:237:667/945 15:729/600' I.253:3b7/545

No primeiro dia de Julho de 1837, nu presença do Consclhi-im Commiasario em Chefe do Exercito, Luiz José Ribeiro, e do 1.° Escriptu-rario da Contadoria Geral que serve de Contador, João Luiz Uynlt;; Tiiguciro, c do Tlioàoureiro interino do Cofre geral desta Repartição do Commissariado, José Joaquim Teixeira, se procedeu a examinar e cnniVtir a Receita e Dcspcza do mesmo Cofre em todo o tempo que decorreu dcsdo o 1.° de Julho de 1836 até 30 de Junho'do corrente anno, que ooniprchcnde desde folhas l até folhas 109 deste Livro, na conformidade do §. 8." do Artigo 11.° do Regulamento; achando-se haver entrado n'o rcleriJo Cofre ern todo o dito tempo, de diversos, a saber; = Do Tbesouro Publico oitocentos sessenta e cinco contos seiscentos setenta e ires mil e cincoenta e'seis réis; do Ministério da Guerra duzentos noventa e sete contos quatrocentos e se t n mil setecentos e oitenta e cinco réis ; d<_ setecentos='setecentos' nove='nove' vicente='vicente' novo='novo' liòbou='liòbou' pre-faz='pre-faz' fiz='fiz' réis='réis' dez='dez' cííico='cííico' ultimo='ultimo' oitenta='oitenta' dfi='dfi' despezas='despezas' recebedor='recebedor' existindo='existindo' ao='ao' noventa='noventa' mesrna='mesrna' acto='acto' quarenta='quarenta' as='as' trezentos='trezentos' saldode='saldode' municipal='municipal' reduziu='reduziu' guarda='guarda' sisccnios='sisccnios' produclo='produclo' tnmbem='tnmbem' dous='dous' rnes-nio='rnes-nio' cavallariças='cavallariças' feito='feito' joaquim='joaquim' desta='desta' mil='mil' por='por' se='se' ililo='ililo' setecentas='setecentas' auxiliar='auxiliar' diversos='diversos' dezoito='dezoito' _='_' ser='ser' a='a' seu='seu' verificou='verificou' c='c' cento='cento' e='e' valor='valor' cm='cm' saldo='saldo' n='n' o='o' p='p' todo='todo' interino='interino' papel-moeda='papel-moeda' juntos='juntos' sete='sete' todos='todos' da='da' thesourciro='thesourciro' mesma='mesma' de='de' coalos='coalos' anno='anno' encarregado='encarregado' duzentos='duzentos' documento='documento' tag1:il='ir:il' cofre='cofre' do='do' jervis='jervis' cinco='cinco' du='du' mesmo='mesmo' ita='ita' um='um' réis.='réis.' lopes='lopes' prodiicto='prodiicto' dothesoureiro='dothesoureiro' bragança='bragança' quatro='quatro' reis='reis' virtude='virtude' em='em' assignaram='assignaram' fazenda='fazenda' declaradas='declaradas' sobre='sobre' conforme='conforme' descontados='descontados' prnducto='prnducto' cie='cie' que='que' foi='foi' junho='junho' edespezas='edespezas' seis='seis' equarcnta='equarcnta' alfândega='alfândega' comigo='comigo' abril='abril' novenia='novenia' telegráfico='telegráfico' referido='referido' conto='conto' _20='_20' publico='publico' espécies='espécies' á='á' falso='falso' aluizio='aluizio' eiíi='eiíi' seiscentos='seiscentos' moeda='moeda' dislriclo='dislriclo' _1836='_1836' tudo='tudo' quinhcnios='quinhcnios' ú='ú' seguinte.='seguinte.' in-dossuda='in-dossuda' casa='casa' quinhentos='quinhentos' termo='termo' dú='dú' lisboa='lisboa' ordem='ordem' faz='faz' lotai='lotai' nas='nas' repartição='repartição' tag0:_670='_1:_670' de-bilo='de-bilo' metal='metal' novecentos='novecentos' inil='inil' npplicndo='npplicndo' quantia='quantia' empregados='empregados' producto='producto' districto='districto' utensílios='utensílios' documentos='documentos' contador='contador' quatrocentos-setenta='quatrocentos-setenta' sahido='sahido' ern='ern' dinheiro='dinheiro' casas='casas' certo='certo' divisão='divisão' antónio='antónio' examinaram='examinaram' sele='sele' novnlor='novnlor' n.='n.' rnelal='rnelal' tempo='tempo' equarenta='equarenta' conio='conio' das='das' fez='fez' acharai.-i='acharai.-i' corpo='corpo' fornecimento='fornecimento' administrador='administrador' diversas='diversas' geral='geral' mcz='mcz' contos='contos' deposito='deposito' este='este' ás='ás' _7oo='_7oo' sessenta='sessenta' ordens='ordens' thesouro='thesouro' despezns='despezns' trinta='trinta' pagamento='pagamento' aviso='aviso' bilhete='bilhete' no='no' cidade='cidade' quereiiin='quereiiin' legacs='legacs' reaes='reaes' pasa='pasa' passaram='passaram' applieações='applieações' para='para' covm-prnhsnde='covm-prnhsnde' cobrar='cobrar' credito='credito' oitocentos='oitocentos' coiro='coiro' acima='acima' papel='papel' on='on' oito='oito' hespanha='hespanha' cincp.mil='cincp.mil' guerra='guerra' llcál='llcál' haver='haver' alinisu-rio='alinisu-rio' dislricto='dislricto' atouguia='atouguia' ficando='ficando' três='três' cincoenta='cincoenta' quatrocentos='quatrocentos' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_1' xmlns:tag1='urn:x-prefix:ir'>

Almeida, segundo Escripturario da C----' -- - • ' «---;-•*- -i- T>—:._ -r»------- j~ ,«r«.;j« rru«=«. .,=;,•« ;^^-;«« /-.»„.:-----1..\

Conselheiro Coinniissíirio cm Chefe do

ro. = José Joaquim- Teixeira, Thcsour-

João Z.?((5 Dantas Trigueiro. LISBOA: NA I.VI-HÉNS*

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×