O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

890

DIÁRIO DO GOVERNO.

Se devia ser de 15$ rs. nas Cidades, ou terias do numero de fogos que áCommissâo apr«-sentar = 5'«Vii.

Se nas Aldeãs, e nas terras que não chegarem ao numero de fogos marcados devia ser de 10$rs.= Sim.

"Se approvavam o additamento do Sr. S. Araújo pafa ú Cotnmissâo apresentar designadamente os prédios que devem Ver este imposto = Sim. . • Entrou em discussão o

§. 3." O lançamento deste imposto será fei-,to com previa declaração ussignada pelos col-lectados, e pago aos semestres adiantados; c

Um additamenlo do Sr. Prado Pereira, para que este lançamento seja imposto sobre o rendimento depois deduzida a decima.

O Sr. Leonel disse, que approvava o lançamento deste imposto pelas mesmos pessoas que fizerem a decima, quer a casa seja habitada pelos senhorios, ou pelos inquillinos.

Ò Sr, Prado Pereira sustentou o seu additamento, porque não entendia ser justo, quu depois delirada a decima sobre essa quota que já naocsua, houvesse de pagar rnaisalgumacousa.

O Sr. Pissarro disse, que a observação feita 'pelo Sr. Prado Pereira não podia vingar, vista a decisão tomada no§. 1.*; combateu a-rdéa do pagamento adiantado, porque era o único que. assim se pagara, por isso pedia que aCom-inissão apresentasse utn mclhodo que conciliasse tudo; reflectindo os inconvenientes que se podiam seguir.

O Sr. S. Araújo substituiu o Artigo por a maneira seguinte, que e: liste lançamento ser fuito pelo metbodo e modo que o for à de-einia. urbana ; quanto ao pagamento adiantado .opinou, que se fosse proprietário não o deveria ser;' e quanto aos inquillinos, esses devem pagar Adiantado 'como m«io de fiscalização.

Ó Sr.Mcmiz approvou que o lançamento devia ser como o da decima; sustentou, que o pagamento devia ser adiantado quanto á dis-tincçào do prpprietaiio, c do inquillino conveio.

Vários Senhores combateram este §. na parte que diz respeito ao pagamenlo adiantado, e sustentado por outros; fazendo-lhes alguns Senhores additamentos quanto a esta parse do pagamento adiantado.

Julgada a matéria discutida passou-se à votação ; e propoz o Sr. Presidente, se o lançamento pela mesma forma, e ao mesmo tempo da decima urbana, venceu-se que = Sim.

Propoz se o pagamenlo deste imposto devida ser feito pela mesma forma que se estabelecer para o maneio = Não se venceu.

Propoz se o pagamento devia ser feito adiantado = Não.

Se devia ser pago adiantado pelos inquillinos = Náo.

Se devia ser pago pelos proprietários adiantado = Náo.

Piopoz mais, se este imposto devia ser debaixo de responsabilidade do proprietário dos inquillinos que pagassem a renda adiantada =Sim.

Propoz mais, se quando não pagasse adiantado dando fiança, dêem igualmente fiança pelo imposto, sempre com responsabilidade do pro-priutario = .S/tf».

Propoz-se mais, se nos casos antecedentes fique o proprietário responsável pelo pagamento do imposto —.SVjfl.

Propoz-se mais, se estava prejudicado o additamento do Sr. Prado Pereira, que é o seguinte:

Proporrho que o imposto do que Irada o Artigo 3.° §§. 1.° c 2." se entenda lançado de-pois de deduzida a decimar== Sim.

O Sr. Derramado apresentou um parecer da Commissão de Agricultura sobre o Projecto apresentado pelo Sr. Cexar, para conceder um privilegio exclusivo das corridas de touros, a lavor da Casa Pia.

Mediante pequenas observações foi arJpro-vado. . ,

Dada 'a Ordem do dia, e decidindo-se que amanhã haveria Coinmissòes, fechou o tír.Presidente'a Sessíio eram cinco horas.

S

LISBOA, 3 DE AGOSTO.

JA iVlngeslade Recebeu hontem ao-mcio dia a Menssgetu que a» Còríea Cera.es, Jix-

traordinárias, e Constituintes da Nação lhe. dirigiram, á qual Sua Magestade Se Dignou Dar a resposta que vai trangcripta, em outra parte das nossas columnas. A Deputação era composta de 15 Membros, e presidida pelo Exm.° Presidente das Cortes. Sua Magestade Recebeu a todos o» Senhores Deputados que compunham esta Deputação da maneira mais graciosa, affavel. • ' . . "..-.'

Sua Magesíade 'Recebeu igualmente pouco depois do meio diata Ç..EX.11 o Senhor .General Goblet, que teve a honra de etxtrçgar A' Mesma Augusta Senhora as suas Credenciaes na qualidade de Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário de Sua Magestade o Rei dos Belgas. Depois disto recebeu igualmente Sua Magestade ao Cavalheiro Kantzoti, Encarregado de Negócios dq Sua Magestad« EIRei de Suécia eNowega, chegado ultimamente, da sua Pátria, aonde tinha ido com licença. Ambos estes Diplomáticos foram apresentados a Sua Magestade com as formal idades do.estilo,'pôr S Ex." o Miiiistro dos Negócios Estrangeiros.

O ADMINISTRADOR Geral de Leiria, era data de 31 de Julho, diz, que sabe pornoticias Ofliciaes de Thomar, que os revoltosos\de Cas-tello Branco, e Torres Novas marcham .em uma só columa cobre Villa de Rei; e que sua ultima tentativa fura destruírem QS Autos de Ac-cJamaçâo da Carta de 1826, para acclamnrcm a RAINHA absoluta; accrcsceiitando que neste sentido mandaram proclamações, a Thomar, o que a (Ti ruía o dito Administrador Geral lhe consta positivamente. As participações que se receberam hoje pelo Correio de todo o Reino, annunciam a conservação da tranquilidade publica cm toda a parte. Do Porto e Valença nada temos que accresceutar áb noticias trazidas pelo Barco de Vapor, e publicadas hontem, porque as carias vindas pela mala, são da mesma data das que trouxe õ Vapor.

O Barão de Bomíun escreve de Abrantes em data de 31 de Julho, annunciando que vai marchar sobre os rebeldes, cuja Cavallaría se achava nodia 30 em Sobreira-formosa. O Batalhão 16.°, forte de 250 praças, passou todo para nós; e o mesmo fizeram o» restos do Batalhão de Infanteria n.° 12; sendo de notar que tudo isto aconteceu quando estas tropas já sabiam que o Marques de Saldanha havia vindo unir-se aos revoltosos, que hoje não tem no Sul um único Soldado de Infanteria.

RECEBEMOS hojs a mala de Hespanha que devia ler chegado aqjf antes de hontom. O conductor viu-se obrigado a seguir caminhos extraviados para evitar o encontro fle guerrilhas. As cartas deMadrid,' são de 25 de Julho, e dizem que no dia 22 estava o Conde de Lu-chana em Checa, Ribero em Origuela, c Bu-rens em Molina; e que no d/a 21 estavam Or-ra em Mora, e o Pretendente junto a Canta-vieja ; dizem mais que em Madrid se esperava a cada momento a noticia fla completa derrota da facção do Pretendente, a quaJ está reduzida a uni mui pequeno numero de combatentes, por causa das muitas deserções, e por isso mui desanimada. Se as tropas de Orúa, que se acham a «ma legoa para a retaguarda da mesma facção, e as do Conde de Luchana. que estão a tre« legoas no seu flanco direito poderem alcançar as do Pretendente, terão estas infallivel-mcnte que dispersar-se, visto que lhes e impossível passar o Ebro naquel/as visinlianças, e que para conseguir essa passagem tem de dirigir-se n marchas forçadas ate'acima dcTudella.

O Visconde das Antas,teve dous dias de fogo (21 e 22 de Julho) entre Arjninhon e Haro, junto ás formidáveis posições de Conchas. Parece que no dia 21 durara o fo

No dia 25 assistiram SS. MM. Catholicas no passeio do Prado em Madrid a uma Revista de 1:000 cavalJos que vão nmnediutameníe partir para o Exercito.

As Folhas deMadrid que temo* recebido alcançam ate'25 do passado, e tendo-as recorrido achamos poucas noticias do theuiro da guerra, que adiantem ás que ultimamente recebemos, e que levámos ao conhecimento, dos nossos leitores; mas dessas mesmas damos os seguintes extractos.

O Pretendente com o resto da facção, que será uns 5,000 homens, achava-se a 20 em líu-biolos, continuando diariamente a deserção de

suas fileiras. JCabrera.com 2,500 homens tinha pernoitado a 19 em Balboha, e na manhã da dia 21 ambos estes corpos facciosos tinham-se dirigido sobre Çantavieja.

O General- Oráa havia oficiado ao Ministério da Guerra, de S. Augustin , onde se achava a 20 esperando a brigada de Rebollo para continuar as suas operações* Buerene tinha ficado no dia 21 çrri Zaç-rejas, e devia chegar no dia seguinte a AJqJina, como tarnbero o Gene* ral em chefe condis de Luchana,.que se achava em Canizores. .. '•.'...

Tinha .havido alguns recontros com oVfac*' coes de Esperanza c Tallada, nos quaes estas, soffreram grande perda.

A Gaceta de Madrid de 23 contem dous decretos das Cortes,' o primeiro concedendo ampla e cofgpleta amnistia a todos os súbditos Hespanhoss por todos os actos políticos ante' riores a este decreto, deixando á disposição do Governo o poder reintegrar nos seus empregos, graduações etc. todos os ditos súbditos que tivessem sido delles demittidos ou privados, ficando tão somente excluídos do beneficio desta os partidistas do' facção rebelde. O segundo mandando levantar os sequestros feitos nos bens e rendas dos mencionados subditoi de que trn-cta o primeiro decreto.

Segundo noticias de França, inseridas noEs-pãnol, fallava-se muito na bolsa de Paris de uma nova legião estrangeira que sã está orga-nisando naquella capital por ordem da Rainha Governadora de Hcspanha. Esta legião deverá, compôr-se de 5,000, dos quaes 1,500 se achata angariados, a maior parte soldados veteranos. Dizem que o commandante Mr. Dumesnil, que obteve autliorisação para fazer um alistamento' para a legião estrangeira, • passara revista no< campo de Marte aoBl,500júaIistados, osquaes-se dirigiram a marchas forçadas para a fronr-leira.

4 angariação, segundo, dizem, á feita por Mi. Thomassin, secretario do Marechal Clau-sel, d'onde se infere que o Marechal ainda não abandonou o projecto de ter um cointnanclo em Hespanha, tendo alam disso tido varias conferencias com Mrs. Aguado, de Duc ..., e Dumesnil. .

ANNUNCJOS.

PBLO Juiio de Direito da Comarca exterior de Lisboa, e Cartório do respectivo Escrivão, correm edictoj pelos dias da Lei, a requerimento de António de Fi-

------- gueiredo, da Villa <_1e p='p' para='para' almada='almada' fim='fim' o='o'>

de ser julgada livre e desembaraçada uma propriedade de caia» quo arrematou, sitas na rua direita da Villa de Almada, Fre-giieiia de Stnt-Iago, pertencentes ao casal das falleciilas'Margarida Alaria da Cunha, e sua mui Cuitodia Maria de Santa Anna, por óbito das quae» se procedeu a Inventario no Juízo de Paz da Fregnezia de S. Nicoliio, de .Lisboa, em consequência dç haverem herdeiros menores, e aonde tevelogaranr-remataçilo do dito prédio, cujo pfoducto consignou no Dcno-•ilo Publico de Lisboa, á disposição de quem tiver algum direito a elle, para o poder ir deduzir dentro do praso marcado ao Cartório do Escrivão, findo o qual será julgado livre o dito prédio.

PBLO Juízo da 3.» Vara desta Corte, Escrivão Novaes, se eslú procedendo a Inven. turio, entre maiores, dos bens que ficaram por fallecimento de Joaquim Ignacio Rodrigues Bei-Io, de que é Inveiitnriante , e Cabeça de Ca. ia! Camillo Soares Laroche; e pelo presente annuncio se convocam todos os crúdores da dita herança , para qiie uo (ermo de quinze dias, h.ijaiu tle apresentar no Escriplorio do referi-do Escrivão o» Titulo» que legitimam, e comprovem as siiu dividas, a fim de se haver respeito aellas conforme fôrdeiut-liça, e direito

3 As Apólices com os num. !>027 e 5028, destinadas para jCX serem nrremnladas em o dia t de Agosto, Diário de 87 de Julho, fica traniferida a sua nrremalu

No Jargo do Soccorro n.' ã, se promptjfica o verdadeiro remédio da Icterícia, em sua casa, ou na Je quem a chamar, feito pela fííi» do fmiilciro do Lorcio, Tirnntlieo Joga da Paz , remédio cuja virtude é bem conelnnte , e de que [em bastantes attestados das pessoas que tem curado.

P~~ TLO Juizo da Conservatória Italmnu, KscrivSo José Luiz Malhiaj, e a requerimento de Luiz Polaso, correm edictos contra ot filhos menores, e ausentes de Rnrtholomeii Robello, o que se annimcla, para deduzirem o seu direito.

OBRIGUE Frnncez, Rosa do Tejo, Capitão Grossos —"- —'"'•

sós, muito velejro, e com excellenlqs RC-

-----commodaçSes para passageiros, ha de sahjr liara o

Havre de Qrace no dia 12 do corrente: toda a pessoa que nelle quizer carrejrar, ou ir de pastagem dirija-se ao seu Con. gignatnrio F. Perfumo , rua dos Cspclliítas n." 15.

travessa da Asaumpçilo n." 35, 4.» andar, ha para vonder um pianuo de íeis oilavai, moderno, combo-litas vozes, por preços comtnodot.

THEATR9 N. DA RUA DOS CONDES.

QUINTA, feira 3 do corrente: a 1.» representação do = Aldeão pervertido = Drama em 3 dias ; 1." a Herança, 2." o Baile, 3." o Roubo: Farça =o Noivo do Algarve, com o Sr. ThtjoO.orico.