O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

£>ÍARIO DÓ OOVERNO.

dades, em 16 de Agosto de 1837. = Júlio Gomes da Silva Sanchcs.

'• . . 4;* Repat-iiçáo. A.NDÁ n RAINHA , pela^Secretaria d'Estado dos Negócios do Reino, participar ao Administrador Geral interino de Santarém, que nesta Secretaria d'Estado foram recebidos os seus OflicioS num. 267 da 1.° Repartição, e 97, 98, e 99, da Repartição Central, de cujo contheúdo fica S,ua Mageslade inteirada, lia-vendo-se já. dado as providencias nos mesmos Ofícios reclamadas, cotnoTelçgraucamente lhe foi conimunièadôí é pé f o que respeita á primeira parte do Officio n.° 97: Manda a Mesma Augusta Senhora , que em Seu Real Nome louve o Administrador d&Concelup da Barquinha, e mais Authoiidades do mesmo Concelho, pelo zelo, e patriotismo com que se tem huvido.no desempenho d«s impo-rlftntes diligencias do serviço publico,- de que tem sido encarregados, portando-so corn a maior energia, e desvelo, para assegurarem o bòirt, resultado dessas diligencieis. Palácio das Necessidudí1», ern 16 de Agosto de 1837.=rçJttZ

' 4/' Rèffàfliçati.

ffj^oriAjj'presentes h'Sua Magestade a RAINHA :r os 0'flicios iltitrt.' 108 j 109 , è 110 do Administrador Gerai d'Évora , dando parle das medfãoâ que se prop'ut>ha adoptar do acordo cotn as Atfthondodès Civis ò Militares do Districto, fjjara ser vivariudrilu perseguida c anni-qniladá n Gocríilh.i do Relriechido e Baioa; e u Mesma 'Atigustft Senhora Manda Approvar os referidas providi-hciasi, por serem reclamadas pela urgência da§ circmnslancias, e necessidade ije anniqirilar aquelle ílagello. Sua Mageslade conta com o zelo do dito Administrador Gefal, para anírriur' os esforços, e actividade de todas as Authoridades e Cidadãos empregados em ião importante serviço; e Manda outro sim participar-lhe, qufe pelo Ministério da Fazenda se promove u uuthorisaçíio dosCon-tractadorpa do Ta baço, pnra se conferi r oCoin-mando do Corpo Franco, que menciona, a Joaquim AtnbhioBatalha , sem prejuízo doseu Emprego.' Palácio das Necessidades 4 em 16 de Agosto de Í837.=;7uto Goíiws da Silva

SECK1ÍTAHIA' J3E ESTADO DOS NÍÓOClOB ' '• " ESTRAffaElllOS.

dR pafíífiipftção doSub-Ihspector Geral^ofs Correios e Postas do Reino cònsla qtifl hoje faltaram us malas coro as Correspondências do Porto, Coimbra, e Vizcu, 6 terras altrcdn* IJuenles; e bem assim as de Alcobbçò, Bala* lha, Benédictos, Carvalhos, Contleixu,'Lei-li», Pombal, Parto de Mói, e Redmlia. Do Algarve tíliegj^.im duas inalas ; uma il de hoje, e .a outra n quc'havia faltado »)a Segunda feira passado:

O Administrador do Correio de Coimbra também paiticipa qtle o Correio qud partiu du Lis-obou Quarta feira 9 do correiiU;, chegurn áquel-°la Cidade a II com as malas arrombadas, dizendo o Coriductor, que no sitio dli- Presa lhe apparetítíu um Alfrrtís da.Guarda Nacional du Soure, com m'als homens, c que o conduziu a Soure, onde na casa do Administrador do Concelho arrombando aà rjialns, lhe tiiatum os segufos que iarn para o Porto, t>ara oh»)e, segundo elle accresceola^ os inundaram por um próprio pula bcira-riiar. B que ò Marechal Saldanha muiidara li ú 'sua presença us mestnu inalas , fazendo tirar áfgiliis Olficíos, aásitn como algumas cartas particulares para ô Parto; e que Igualmente praticara isto cbm asmdlflsqup vinham de Yi/ieú, é toda a Beira Alta-', dando-lhe um docmtieVlto de que tflôs Ollícios alh ficavam.

Já no sitio do Mucella o mesmo Marechal mandara tirar da bolsíi do Correio de Cêa os Cilícios que ahi vinham.

Secretaria de Estudo dos Negócios Estrangeiros, lb' de Agosto de 1837. = J. F. Silva.

COM1I1SSVO I.NTU1UNA DA JUNTA. tó'O CllEDlTO * PCJ3LICO. '

Mappa dos $ens Nacionács'arrematados no dia 29 de Julho prostituo passado,' perante o Administrador Geral iiitcrino do Dhlrictô da Porto, em conformidade dós J^eàretos de 10 de Dezembro de 1836, c 11 de Janeiro do corrente ánno.

LISTA 244—O 4. '•'"', Districlo de Coimbra. 1000 ^"IASA que serve VI/ de cèlleiro..'.

N." Propriedades. Avaliações. Arrematações.

1001 Dita que servte de

oçougue....... 60^000 60/500

1002 Dita q\>e serve de

matadouro..... 5^000

Rs......... 165^000 166^200

Commissão inteiina da Junta do Credito Publico, 16 dtí Agosto de 1837. = Tgnacio Vergo-lino Pereira de Sousa.

Mappa dos Seu» Nacionaes arrematados no dia 28 de Julho próximo pastado, perante o Administrador Geral interino do Dislriclo do Porto, em conformidade dos Decretos de 10 de Dezembro de 1^36, e 11 de Janeiro do corrente anno.

. ' I.ISTA 24.,'i — N 4.

Districto de Coimbra. N.08 Propriedades. Avnlia<_3ea. p='p' arrcmííáçses.='arrcmííáçses.'>

994 "PROPRIEDADE que •*- • serve de' Ingar

de azeite,-----... 600^000 1:OOÍ),|000

995 Dita de moinhos... 200^000 393^100

996 Dita chamada Ca-

sa dos Tanques... I00j$000 107^000

997 Dita decastís e Ca-

vallarjça.,......

Rs.......... 930^0001:641^100

Cornmissâo interina da Junta doCreditò Publico, 16 deAgosto delS37. = Ignacio Vergo-lino Pereira de Sousa.

Mappa dos Bens Nacionaes arrematados no dia 11 do corrente mez, perante a dita Commis-sáo, cm conformidade dos Decretos de 10 de Dezembro de 1836, e 11 de Janeiro ultimo.

IISTA 362—J 5. '

Districto de Santarém.

N." Propriedades, ; Avuliaçflcs. Arremutm;ões.

1321 /"^IASAS que ser-Vy viam de ade-0 ga , lio Cohcelho

*de Almclrim----- 200^000 310^000

12£2 Quinta do Roliiii» nos lirnitesdeSan-tarcm.....,-----1:560^000 2:076^000

fts.

1:

Comrnissâo interina da Junta do Credito Publico, 1« de Agosto dcl837. — Jgnacio Pcrgo. Uno Pereira de SoUsâ.

PROCLAMAÇÃO.

CONCIDADÃOS drtGuarda Nacional, Senhores Õiliciaes, OlFiciacs inferiores ,' e Cidadãos Soldados: — Outra' vez sou chumado a tomar oCornrnahdo de todas osforças da Capital para defender u liberdade 'contra o absolutismo.

Aquimesmo haquntòrze inirios'contra os meemos inimigos Capitaneados pelo niestUoChefe , eátív'emo's nós cmftcampo para defender 6'á mesmos princípios; mas só armários de descais, âó fortes de patriotismo, a Guarda Cívica de Lisboa então mal existia de novo — a Nação estava dtjbarmnda, e à facção pôde triuiufar! ' Concidadãos dd Guoída Nacional; qiiílo dif-fvrcnW é hojêtrnwssàsíítinçãô ! Agueirldôb tuui-tos, yffcilos ás AYitins todoá, e nnanrmemente decididos ri rnorrfer pela nossa Shntu Causa, a Causa dn'Poí(i, qdu é a Cousa cia verdadeira Liberdade; vós, -hoje xòinbaei dcsac pútihado de baionetas meicenanas vendidas no'ouro estrangeiro, que nos pertendeiri eSCravisar, e que por todu a p;irlé põí oikJr; paísam , -bem cfaro tutu fnostrndo o seu fnn principal , q;ie e' o de roíibnr.-

Camaradas! lia qiValbrzc nnnos, está rnos-ma facção vinha conl ontru mascara «ada Santa Religião') qun Osciirnecum ; hoje até Iheser-vio a «du Liberdade" c]ue detestam'! Então blasfemavam de Deos, em quem não criam ; hoje blasfomatn da C&rla , que elk-s rasgaram ! Reparai benl, Vede quem ap|),trece ú frente dos Rebeldes.'-«-li1 o ineiiito quê em 1823 nh Praça nlais publica desta Capilar calcou aos pe'â õ laço das cores Nacionaes; e são essas mes-mí»s cores que agoira se atro*u a arvorar!

Querem outra vez beber o sangue do Povo ; /nas desta vez odiarão o Povo insVrutdõ e armado—que vênharri , e verão qual é o sangue que ha de correr.

Camaradas da Guarda National! A imiheti-sa força duvtrásos brhVos e numerosos Butalhòtis não prédsa sahir a carrtpo contra tiro poucos

e pequenos contendores; bastam alguns d'cntrr> vós, que vão a ser organisados para o serviço mais activo conforme as disposições do Governo.— Estou certo que todos amV/icionaes esta distincção; mas convém Hm i ta r o vosso zelo generoso.

Camaradas! O que sobretudo cumpre, é conservar a disciplina, sem a qual os mais valentes Exeicitos não vencem ; para que se possa mandar'com acerto, é precisto ebedícrr com ordem : com ordem e subordinação podemos tudo, sem cila, nada poderemos. Eu conta com a leal cooperação dos Cidadãos da Guarda Nacional, assim como ellcs devem eontar comigo.

Senhores Officiaes, Oíficiaes inferiores, e Soldados da primeiia linha; nós lambem somos Cidadãos, e também somos^poro; a. vossa causa é a mesma, seja pois cordial a nossa união, c a victoria, rião pôde ser duvidosa.

Viva a Sania Religião, Viva a Libcidade, u a Constituição sabiamente modificada pelas Cortes Constituintes, Viva a Senhoia D. MA-RlA II, e seu Augusto Esposo.

Lisboa, 16 de Agosto dê 1837.= Visconde de Reguengo. '

Parte não OjficiaL

f SESSÃO EM 16 HE AGOfcTO DE 1837.

As onze horas e meia abrin-sc a Sessão, e estavam presentes se lenta e três Senhores Deputados.

Leu-se a Acta que foi approvnda.

O Sr. Branquinho Feio, Ferreira de Castro, e Lopes Monteiro mandaram para a Mcza de-cl^açòes de voto. '

T) Sr. José' Estevão pediu que a Conimissrio de Guerra de'sse o seu parecer quanto antes, sobre a Proposta do Sr. B. da Ribeira doSobro-sa, em que propõe que se dê soldo, e vencimento aosCorpos da (juarda Nacional mobilisudos.

O Sr. Lacerda disse que a Commissão de Guerra núo tinha ainda dado o seu parecer, porque a proposta ainda lhe não fora t,tiinettidu : que a Couirnisíão estava muito lôduzida, porque muitos dos seus Membros estavam einpicgculos em Commissões pelo Governo , e era portanto necessário que se lhe reunissem mais alguns Membros.

O Sr. Gozar de Vasconcellos observou que o Governo mobilisando parto da Guarda Nacional , estava lambem aulhorisKido para lhe abonar ^'vencimentos.

O Sr. B. da Ribeira de Sabrosa disse que «i Commissão de Guerra esi'ava reduzid.i a ires Membros; que o Projecto fora remetlido ;i Commissão de Adminisliação Publica , e quu «sla. Commissão.ainda não convocara a do Guerra.

Terminou este incidente,-c

O Sr. Lopes Monteiro disse, que a Commissão de Legislação linha 'prompto o seu Parecer sobic a Proposta do Governo relativa ao Registo Civil da Casa de Braga tu; ti.

O Sr. Leonel como Kelatoi da Cornmissão tcvu a palavra , e leu-o.

O Sr. José Estevão jwdiu que te* disculisbe j:í este Projecto cuja urgência era reconhecida, do iodos. '• '

O Sr. jMcnozcs oppoz-sc á urgência para já.

O Si. Leonel disse, quu queria pedir ijw se tratasse j;i do negocio, e dai as la/.òos porque o pedia. ( Vozes = não é preciso.)

Consultndo o Congresso, decidiu que se dispensasse a discussão na generalidade, e que se disculisse já na sn;i espectelidade: passando ao Artigo J." foi rtpproVudo st-irt discussão.

Os Artigos 2.°, 3.°, 4.°, e 5.°, que compre-llêndem os autos de Nasciuíento, Baptismo, c Casamento, depois de pequena discussão sobre cada um dcllus, fortim approvados soífreiidoal-gumus entendas; sohre o Artigo 4."

O Sr. Almeida Garrett declarou que só queria emittir o voto de que o turm» do Baptismo devia ser lavrado pelo Ministro da igreja que o administrasse, porque lím termo de Sacramento lavrado por um Ofiicial -de Secretaria, era urha cousa indecenltí, dbsurcfa, e scisma-ticá.

O Sr. Barão da Ribeira, de Sabrosa propO2> que a parte do Projecto vencida se reduzisse ;i Projecte» de Lei, e o ru3to;Hcasse para iur dis-etrridqveiti butrá-ótícftáiãò. •'