O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

018

DIÁRIO DO GOVERNO.

o Parecer, e sustentando-o. José Lopes Monteiro approvando*o.

O -Sr» Derramado^ para •explicação de «m

facto > disse que n carta que lhe foi remetlida

'.pelo Sr. José Estevão, não dizia mais que em

Castello JjJronco havia 'um homem <_3e p='p' opinião='opinião'>

contraria á sun.

O Sr. Ministro do Reino -deu conta ao Congresso-do estado xlo p.aiz, apresentando diversos Officios, pelos quaes se via que os rebeldes em força de tresentos cavallos, c cem infantes, estava ta em Lei ria; que o bombardeamento daPra-ca de V-ulença-tinha começado; que fio Porto existia bom espirito ; que Santarém havia d«ser -defendida a -lodo o custo, para o que eslava .preparada ; que havia chegado n Lisboa a Guarda Municipal de Lisboa que linha ido para o Poi to ; c -que parle 'da guarnição da torre de S. Juliâo linha fugido -das onze para as doze horas da floilc; que constava que aallicinção fora feiln por Sargentos qne foram '<_3a recear='recear' que='que' a='a' capital='capital' ecstava='ecstava' os='os' indagar='indagar' tinha='tinha' governo='governo' castigar='castigar' verdade='verdade' havia='havia' rigorosamente='rigorosamente' pc='pc' resolvrdoa='resolvrdoa' ttào='ttào' procurado='procurado' mie-o='mie-o' da='da' ciiminosos='ciiminosos' _-capital='_-capital'>r quanto os enli incheiroraentos esta-.vam quasi concluídos, estando artilhada.; e que em Coimbia esla'va restabelecido o Governo Legitimo.

Continuou a discussão sob ré a Urdem do Dia, trndo a palavra o Sr. A. Carlos que combatcn' o Parecer, c o substituiu ; e o Sr. Leonel que o suslen-tou e combateu, e o nobre Orador que o precedeu.

, O Sr., P. Brandão requereu que a matéria se julgasse discuti-da.

O Congresso deferiu ao Requerimento.

O Sr. Borralho em primeiro logor, e depois os Srs. Pissarro, Gorjão, c Furtado de Mello pediram -que o votação fosse nominal.

O Congresso annuiu.

O Sr. Gorjão pediu aos tnchygrnphos declarassem que elle votúra por moderação atroz, já que o seu triste fado lhe nãopermittia que elle fali asse na questão-.

Por concessão especial do Congresso»

O Sr. F. Coelho explicou o seu voto, sendo este, que quando assignou o Parecer-entendeu que a demissão que no Parecer se dizia era como uma suspensão, e não exclusão para sempre daquelles cargos-; por qupnto só depois du julgados e que concedia que essa demissão fosse eterna.

Passou-se ti votação, e disseram approvo, 53 Srs. Deputados, e rejeito, 23. Sendo o Projecto npprovado por maioria de 30 votes.

Rada a Ordem do Dia, o Sr. -Presidente fechou a Sessão eram 5 horas e meia da -tarde.

LISBOA, 19 DE AGOSTO.

A n i fingiram da Capitul os amigos do Povo, o da Liberdade! Longe de Belém se foram ajuntar os homens deBelc'm para triumfan-tes entrarem em Lisboa, trazendo-lhe a paz-, e a abundância; e a toda a Nação a prosperidade de que tanto carece.

Quem será insensível a tantos benefícios! Quem não estará aturdido com tanta generosidade!!

Na verdade não ha ingratidão maior do que a de se não haver reconhecido -o incontestável direito que SS. Eli. tinham a que oPovoPor-tuguoz obedecesbc^fcu caprichos, e bitola gc-vcrnnliva; c luu^^Kfrci pui mente quando"" o Governo da CL^PW^iâo havia satisfeito suas necessidades HO monos o tinha enchido de tontas esperanças! ! !

Ha quem núo atinando com n fuga de tão illiiBties personagens se persuada que grandes e conceilados planos políticos deram causa o tão desleaes procedimentos! Nós com tudo q'ue os conhecemos mais de perlo sabemos, que não o outro o plano mais do que entornar o dinheiro que a Nação ha de pagar, para comprar degenerados Portugueses, e com q prestigio'de seus nomes reduzirem a Nação ao silencio para u ao ter o atrevido arrojo de desapprovar seus excessos, desperdícios, c luxo asiático, que tanto contrastava com a miséria publica; porquefmal-?eoc "rr haverá ninSueni q»e tire dn cabeça de òb. JiE. que o baixo Povo (como elles cha-xnauí aos que não são de sua jerarchio) nasce-

ram para os servir, admirar, e serem os cegos instrumentos de seus caprichosos vícios*: a experiência lhes mostrará, que o Povo Portuguez, c o da Capital, e o mesmo que nos famosos dias -de Novembro mostrou que era digno de sustentar seus direito.

Os -cavalheiros dos cofres parece que tem abandonado o seu ostensivo plano de operações sobre a Capital. Leiria e' agora o novo ponto escolhido para base das suas operações militares; a possibilidade de interceptarem alli algum correio dsencomraendas parece ser a razão estratégica desta escolha; já não pôde duvidar-se da impossibilidade nbsoluta -em que estão decomprometlerseriamente a sorte -do Paiz ; depois de infestarem uma longa linha de território desde a Capital até 113 fronteiras de l

N Ao tendo recebido Folhas de Madrid ha douMprr corrente, ^Babamos de receber Periódicos da-

rreios, isto e', os de 14 e 16 do

quella Capital, cm data de 12 e 13, e como sejam assas posteriores, a,s noticias dás occor-rencias da guerra acontecidas nncjuelle reino, que em seguida levamos ao conhecimento de nossos leit-orea, são truncadas, por quanto a falta das Folhas anteriores áqdclles dias nos priva do darmos uma relação exacta delias; mas do que as mencionadas Folhas contém, damos os seguintes extractos.

Uma das facções que ultimamente passou o E br o, e que dizem ser comrnandada por Zara-tiegui, conseguiu desgraçadamente senhorear-se de Segovia , depois de uma honrosa capitulação, mas em degpreso delia cominei leram os rebeldes os mais horrorosos attentados , saqueando indislinctanienle Iodos as casas, ale as dos seus próprios partidistas.

Esta inesrna facção, segundo se deduz dos ditos Periódicos, marchou sobre a Capital , e depois du ter algumas escaramuças com o Capitão General de Caslella a Nova , Mendez Vi-go, -nas quues soffieu perda, achava-se em Ias Uosns, ponto próximo a Madiid, pois S. M. a Rainha Governadora, dizem que no dia 12 estivera na janelln do seu palácio vendo os movimentos das tropas leaes, e dos rebeldes, com toda a serenidade, e sangue frio.

O Conde de Luchana tinha chegado a Madrid á testa de um esquadrão de Innceiros da Guarda, outro de Polacos, e outro de husnrcs da Princeza. A infantaria da sua divisão dcvift chegar úquella Capital a 14, pois se achava a 13 em Alcalá.

Na noite do dia 13 devia-se Feunir o Conselho da Ministros a que assistiria este General, a fim de ndoptar-sc um novo plano de campanha. Em Modrid linha sido 'chamado tudo a pego r em armas.

O Pretendente tabedor deste movimento das suas tropac tinha retrocedido. Sobre ClnVa^ em cujo potito se achavam Snnz, e Forcadell com

o objecto de se lhe reunirem e proteger a sua marcha sobre Valência. Oráa com ^,000 infantes, e 600 cavallos ia *-na sua perseguição decidido a ataca-lo onde quer que o encontrasse.

Na Catalunha tinha sido abandonado vil e cobardemente aos CarNstas o ponto de Ripoli, apezar dos esforços do General Barão deMcer, que marchando apressadamente a soccore-lo já não chegou atempo; porém encontrando em Camprodon a facção de Urbistondo, a atacou c destruiu quasi inteiramente., sendo os bata» IhÕK» navarros os que mas soffreram.

Nas Cortes^ o Ministério tinha soffridd graves increpaçõcs acerca destes acontecimentos, e das medidas'que tinha tomado, e principalmente sobre a restricçãò da liberdade da imprensa, tornando-se por este motivo as sessões algum tanto confusas, e desordenadas.

Esperamos com anciedade a recepção de novas folhas posteriores, que rios devem esclarecer em assumptos de tanto interesse, e importância.

AVISOS.

Pr.LO' Juízo da Provedoria do 3." Districto correm Edictos para se aflorar uma casa, sita-á Ribeira Nova, que serviu da Recebedoria dos Direitos do Peixe, pertencente á Sereníssima Casa de Bragança. Provedoria do 3." Districto, 14 de Agosto de 1837. = O Provedor interino do 3.° Districto, Manoel Lopes de Sá Trindade-______

N'o dia 36 do corrente, pelas nove horas da manhã,' na Praça publico do Concelho de Almada, perante o Administrador do mesmo Concelho se ha de arrematar a madeira do-esuincto Convento da Sobreda, que vai a ser demolido, avaliada em 300^000 rs.

ANNUNCIOS.

l "PEl° J"l»o de Direito da I.» Vara, Esrrivío José Luiz JL Malhias, n requerimento de,José Fcliciano de Sousa, se expediram Eilictos de 30 dias par» sor cilndn D. Muniiella Dubinun de Mello, casuda com António de Mello Lacerda Breilerode e Andrade, por se acliar ausente em parte inrerla, pnra responder a uni libcllo pala quantia de 945&130 rã. , de que clln conjiinclamcntu com céu marido lhe aio devedores; e para que clieifue & notin» se faz o presente anmmcio aã lunna de de»paclio que assim n determina.________________

a ÍJiJto Juízo ile Paz da Fregnezm du Santos sã ha de nr-

JL rematar no dia Í2 do corrente' , pelai 11 lioras ria ma-

nhX , uilia porção de prata de dilTcrentas feitios , avaliada em

_ f~^y> T)iiu> Juízo de Paz da Freguezi» de Santa Maria

3 V 4 c'e ^elem ' no '''" 3° ^° corrente me>t is 10

\& lioras , nu rui» do Cães de Betém n.* 89', se ha da g*w proceder com o abatimento da 5.a parte do valor, ,', arrematação de moreis , e louças , que pertencem aos lier-,|niroi de Krnncisco José P'ign Gonzaga. _ os dias 23 e S5 du corrente , continua nnte

te o Juiz de Paz da Freguezia do ____ Santa Cntharina, a venda cm ha«ia publica dos moveis, clima carruagem, pertencentes í herança de João António de Amorim Viannn , em n rua do fuldeir» n." 1. . /~Vs Curadores (isciies da maipa íallida de António Pereira 0 \J da "Silva , com aulliorúaçilo do reipectivo Juiz Com-misiario , cuuvouam todos os credores ú dita massa para com-parerereni no dia 2U da corrente mez , pelas 11 lioras, no Tribunal do Cuinwercio de l.a loslancta , para nomearem os Administradores, e n:sohereui sobre uuia nova pre|iosta do f.illiJo. m

Put t o Uio de Janeiro sã li irá com minta brevidade a barca Sueca = Sophie — Capitão F. Beckmann , forrada de cubre , e com muilo boas accoraraoilaròop para pnwm-jftiros: quem qui/er carreznr, ou ir de passagem na dita barca, podei d fallar com Rafael G«vazzo, Corretor do Numero.

THEJTRO N. DA RU4 DOS CONDES.

HOJE 19 de Agosto de 1337, rocita extraordinária em beneficio do Sr. Dias =: A Família de Anglade— grande Drama em 3 Actos; Farça —O Maniaco.

REAL THEATRO DE S. CARLOS.

SKGUNDV feira 21 de Agosto. Em beneficio de José Piantanida, primeiro Tenor do dito Theatio, ir« novamente á Sce.na a Opera = O Barbeiro de Sevilha. —A Sr.aGalvi no segundo Acto executará as famosas Variações de Rode,' acompanliondo-se ella mesma ao Pianno. Depois do primeiro Acto terá'logar uma Dan* Ca , que se aununciarú nos Cartazes.

Errata. — No'Diário N.°<_182 n.='n.' a='a' s.josé='s.josé' de='de' no='no' receita='receita' e='e' importância='importância' do='do' artigo='artigo' serviços='e' p='p' para='para' vários='vários' réis='réis' _178460.='_178460.' resumo='resumo' r.='r.' hospital='hospital' da='da' despeza='Utensílios'>