O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

958

DIÁRIO DO GOVERNO.

fereceram-lhe solem nemen te a espada do Rei -João Sobiéski, e descmbainhou-a para libertar 'outra ve2 a sua pátria e a. Europa dos^barba-ros do século 19.. A 25 da Maiço, dia da An-fiunciação, toda a Polónia se poz sob a pro-lacção da Santa Virgom; neste mesmo dia, segundo o convencionado pelos chefes, levantçu-Se em-massa toda a Lithuania, e estendeu os braços a sua irmã. Reparadas com novas levas pelo Generalíssimo as perdas da sanguinolenta batalha de Grochow, tornou a entrar em campanha Á fronte de um exercito cheio de enthu-siasirio ate' ao ultimo; as memoráveis victorias de Dembe e Igania admiraram a toda a Europa, e a batalha verdadeiramente gigantesca de Ostrolenka , aindaque desastrosa para o reduzido exercito Polaco, acabou de completar a sua aloria e a desesperação do Marechal Russo Diebilsch. Não entraremos em pormenores sobre estas grandes-acções, as quaes já estão ins-criptns na historia do nosso letnpo ao lado das mais gloriosas batalhas do tempo da republica e do império, e asseguraram a Skrzynecki um lo^ar dislincto entre as reputações militares de urna tão fecunda em heroes.

Mas desgraçadamente para a Polónia, este século não e o tempo das crusudas, mas sim , 'como já se disse, o dos grandes batalhões. A' medida que a Rússia concentrava , e augmen-tava as suns forças, á medida que se consolidava em França o principio de não intervenção, e quando a victona se mostrava indecisa, tnanifestou-se no espirito publico da Polónia nina reacção, ou para melhor dizer, uma sci-são perigoso. A capacidade do Generalíssimo e seu svslema foram as primeiras cousas que su pnspram em discussão. Bem o advertia ellu nos dias de combate, segundo depois o tem contado muitas vezes.

Quando se punha a cavnllo diante de novas levas, compostas da joven nobreza e dos belli-cosos aldeões de suas terras, que corriam de lo-dii a purte para concorrer a expulsão dos estrangeiros, podia fallar-lhes som receio das an-tigns tradições da pátria, da fé de seus avós, e da Virgem proclamada Rainha da Polónia no tempo de João Casimiro, quando.se trdcta-va de salvar dos Cossacos, que já tinham penetrado no coração do paiz, a monarchia confiscada e abolida pelos scismaticos. Suas palavras eram recebidas com exclamações de en-thusiasmo, e aquelles conscriptôs da nova espécie gritavam com os olhos arrasados de lagrimas: «Sim! consentimos em morrer pela fé e pela Virgem Maria! « Mas quando chegava perante os batalhões do exercito regular, onde serviam uma porção- de antigos militares do tempo de Napoleão, diante daque)lês voluntários de Varsóvia, compostos principalmente de jovens estudantes, liberaes oo estilo do paiz, era sempre ouvido com frieza, e algumas vezes com o sorriso do despreso. Por outra parte, e- partido chamado demagógico, que nos primeiros dias da revolução tinha seguido o impulso geral da nação, fazia diariamente novos progressos; os clubh do Varsóvia tinham clubs correspondentes em todos os regimentos, c como Skrzynecki,'pela sua situação', e pelo seu caracter, oppunha-se'ás invasões da democracia, foi o primetro alvo dos ataques dos que desejavam mais que uma guerra de independência, e queriam ao mesmo tempo uma revolução íocial. O systema contemporisador seguido por Skrzynccki-depois de suas primeiras victorias, foi o pretexto que tomaram seus detiactores, porque julgando sempre que a França interviria , .procurara demorar u guerra, e ganhar tempo até ao inverno! Accusararrr-no'fortemente de-não se aproveitai- da confusão que tinham causado nas-fileiras dos Russos os seus repetidos desastres e à morte de Diebitsch e do Grào-Duque Cotistanlmo, e de não ter feito uma tenliva repentina sobre a Lithuania ou sobre o Dnieper; n'úma palavra, de não saber aproveitar -o enlhusiasmo revolucionário. Ultimamente, tendo tomado ò commando do exercito Russo o Marechal Paskiewilz, e conseguido depois passar o'Vistula por meio de uma hábil manobra aproximando-se aos numerosos armazéns que a Prussia tinha ú sua disposição, foi Skrzynecki accusado por toda a parte de ter compromettido a sorte de Varsóvia. Pediu a demissão do seu emprego, e viu-se obrigado a esconder-se para pôr a sua vida a coberto das paixões daquelles que altamente o ameaçavam com a sorte que tiveram Custine, e Houchard. Mas com elle eclipsou-se afortuna da Polónia ; a sanguinolenta noite de 15 de Agosto manchou uma tão bei l a causa, e pura até então; triunfou o demónio da anarchia, e segundo o

curso ordinário das cousas, atrás da ánarchia veio a traição, e dçpois desta o triumfo do estrangeiro.

Tomada Varsóvia, correu Skrzynecki mil perigos, vendo-se exposto igualmente ás vinganças da Rússia, e ao punhaes dos demagogos, não menos encarniçados contra a sua pessoa, mas pôde evita-los todos,.e conseguiu refugiar-se no território Austríaco. Alli tem vivido depois inteiramente retirado ,'e detido n'uma espécie de decoroso captiveiro pelo governo da Áustria, primeiro em Lmtz, c depois em Praga, rodeado de sua joven esposa e de seus três filhos, dous dos quaes tem nascido no desterro.

Todos os seus bens foram confiscados, e tem sido «xcluidos ex-pressamente de todas as pretendidas amnistias concedidas pelo Imperador Ni-colão aos Polacos arrependidos. Por um ukase especial, elle e o Príncipe Adam Czartoryski, estão condemnados aserem degollados, sem outra forma de processo, e logo que qualquer au-thoridade Russa tenha comprovado a identidade da pessoa. (La Espana.)

SERVIÇO DE MARINHA.

Registo do Porto em 18 de Agosto de 1837.

EMBARCAÇÕES ENTRADAS.

VAPOR de guerra Portuguez = Terceira = Com mandante o Ca pi tão Tenente José Maria de Sousa Soares Andrea, do Porto em 25i horas; 38 praças de guarnição, 251 passag., e uma mala.

Vapor Inglez = Liverpool = Cap. Samuel Lewis, de Malagn em 4 dias, de Gibraltar em 3, e ultimamente de Cadiz cm 37 horas, com algumas encomtnendas para Inglaterra; 32pessoas de trip., e 12 passageiros. Consi^na-se a Mac-Andrew.

' Vapor Inglez =Iberia = Cap. R. D. Mid-dleton , de Malaga ern 3 dias e meio, dê Gibraltar em 2 e meio, e ultimamente de Cadiz ern á2 horas,' com vinho, couros, e outros géneros ; 32 pessoas de trip.» e '6 passag.

Cahique Portuguez = Santo António c Al-mas = Mestre Manoel Vieira Cabrita, de Vil-Ia Real de Santo António em 7 dias, com tri-'go, tabaco, c encommendas; 8 pessoas'de trip. e 2 passag. • • '

' ' ' EMBARCAÇÕES SAHIDAS.

' H iate Pqrtnguez = Voluntário = Mestre Manoel-José Galhardo, pára a Ilha da Madeira corri milho', è centeio. ~ •' "

' Hiate Portuguez = Senhora do Carmo = Mestre 'Francisco José Fclripa, para Faro com géneros de mercearia , e 4 passng. •

•'Baico Portugue/ = S. José=: Mestre Ignacio Loureriço, 'para Villa Nova de Portimão em lastro', com 3 passag.

- C.ihique1 Portuguez.=:Senhora do Carmo = 'Mestra Francisco Rapozo, para Olhão em lastro í corn 4 pàísag. '

"'.''Caiaque' Poitugucz = Santo António e Al-'rrfas = Mestre Vontur^a Cruz, para Faio em 'la*slrò, Corn'l passag.

' 'Ba leiras União —Mestre António da Silva Pinho,' para Setúbal com milho. - ' "'BoYckTda Corveta D. João 1.% surta'ha enseada rde: Paço de-Arcps, em 19 de Agosto de \837:~z:v4nttjnio Gabriel Pereira Pessoa,'Capitão de Fragata, Commandante. • , '•

'•Registo do Porto 'ern ly de Agosto de 1837.'

','/ ' EMBARCAÇÕES ENfRADAS.' •' ' '"'/

HIATE Portuguez^ Rainha dos Anjos — Mestre Manoel Francisco Ferreira, do Porto cm 5 dias j coní arcos, e cascos de pipas; Ô pessoas de trip., e 5 passag.

Barco Portuguez = S. VicenteFerrer== Mestre-António Pereira dos Santos, de Setúbal em 2 dias, com carvão; 6 pessoas de trip. ';

EMBARCAÇÕES SA.HIDAS.

Escuna de Guerra Púrtugueza = Liberal.

Brigue Austriaco = Endimione=^:Cap. Gia-como Ferrara, para o Rio de Janeiro com sal, vinho, e cebollas. '

Barco Portuguez = Pérola = Mestre Francisco Manoel, para Setúbal com mercearias, e l passag.

Cahique Portuguez — Sacramento cMartyrea = Mestre João Baptista Braz , para Tavira com encommendas, e' 12 passag.

Rasca = Senhora do Rosário — Mestre'Joaquim das Neves, para Olhâo em lastro, com 2 passag.

• Rasca = Sen hora dá Conceição i^ Mestre José Martins Botto, para Villà Nova de Portimão com encommendas, e 10 passag.

Rasca = Ave Maria =: Mestre António de

Barres, 'para a Figueira coái fazendas da Pra^ ca, e l .passag. - •: '

Bateira = Primos Unidos= Mestre André António'Barbeira para Setúbal em lastro. • Bordo da Corveta D. João 1.°, surta na enseada de Paço de Arcos, em 20 de Agosto de 1837.= António Gabriel Pereira Pessoa, Capitão de Fragata Commandante.

Registo do Porto em 20 de Agosto de 1837..

T.MBARCACÕES ENTRADAS

CHAI-UIPA Ingleza = Sparrow-hawk (do Royal Yacht Club) Cap. Edward Hencage, do Porto em 2 dias; 11 pessoas de trip.

Hiate do Arsenal = Santò Antonio= Mestre Sabino Gonçalves, da Costa da Vieira em 3 dias, corn madeira para o Arsenal da Marinha; 18 pessoas de trip. ,

Vapor Inglez = Liverpool = Cap.. S. Lewis, arribado de 15 milhas ao N. da Roca ,' com um engenho partido: a mestria carga, trip., e passag. com que havia sahido deste porto hoje ao meio dia. Consigna-se a Lewis Mac Andrew.

Rasca = Senhora das Necessidades = Mestre Olympio Franco Leitão, daEriceira em l dia, com barro; 8 pessoas de trip., e l passag.

• EMBARCAÇÕES SAHIDAS.

Vapor Inglez = Iberia = Cap.*R. D. Mid-dleton', para Londres com escala pelo Porto e Falmouth, com fructa e encommendas, e 30 passag.

Vapor Inglez = Liverpool = Cap. S. Lewis, para Cork cLivorpool com limão, e 3 passag.

Goleota Hanoveriana = Eíe Jonge Antoni = Cap. H. Beckman, para Riga com sal.

Bordo da Corveta D. João 1.°, surta na enseada de Paço d'Arcos, em 21 de Agosto de 1837. = António Gabriel Pereira Pessoa, Capitão de Fragata, Commandante.

AVISO.

PELA Administração Geral dos Correios se faz publico, que sahirão a 30 do corrente para a Bahia o Brigue Eitlilia Madeira,' e a 31 para o Rio o Brigue Tino.

As cartas serão lançadas até ameia noite dos dias antecedentes.

PUBLICAÇÃO LITTERARIA.

SAniir u lua o índice, Reportorio Alfabético do Código Administrativo Portuguez: vende-se em Lisboa, nai lojas do costume: preço 100 réis.

ANNUNCIOS.

,Ç,*«»A TOAKNI líiidovina. Vaiquea está justificando no t r-ÍWfjple «J Juiio de Direito da 3.» Vara, ErerivSoNo-

^T^tfejíj vaes, a identidade dê sua pessoa, para reconhecer a Fazenda Nacional como senhora directa de una pratos sitos na estrada de Bemflc», de que a. justiflcante é emGteuta principal: toda n pessoa que cê presumir com direito ao referido reconhecimento, deve dirigir-se ao Cartório do dito Es-crivfio, no preso

^2jST T)81-0 Juízo de Direito de 1." Instancia, e Vã» £,, JjT;'jr JT rã, EscrivSo M,iscarennas, correm ediçtos fctiííis de tnnln dias, para na conformidade do Artigo 8.° do Decreto' de 26 de Novembro ultimo fazer publico o reconhecimento que vai a fazer á Fazenda Nacional do domínio directo de uin praso que se compBo de uma propriedade ,de casas, sitas na rua dos Cavalleiros n.° 30 a 36, em parle foreiras á Basílica de Santa Maria Maior cm 3$SSQ teu cada uma. '

T^rVAdminisIroçao do

Julgado de Lisboa, correm eilictos de 15 dias, a requerimento

_i_____de Manoel de Pina Barbas, chamando todaí as

pessoa»,que se considerem com direito, a impugnar o reconhecimento de foreiro de um praso que comprara a Francisco Ca-molino, (Jna corista da propriedade dê casas nu olival do Bea-lo1 António, rbreiro A Fazenda Nafciqnnt pela extincçao do Codvento de S. Joilo Evangelista, :do ,Beato António, na cê r. tezu que logo que findem* os dias, acima menaionadoí, e nSo compareça pessoa alguma a contestar o dito reconhecimento, se haver o requerente nos termos de r]roseguir segundo a Lei. Lisboa, 19 de Agosto de 1837. = O'Administrador do 1."

Julgado, Vieira ,dq Cqsla._________•;__________________

. /~V AHAIXÔ nsaignado, nSo podendo pessoalmente procurar? . \J a todos os seus amigos, f mais pessoai que durante a sua moléstia lhe fizeram a honra de o visitar, para lhes dar os roais sinceros e cordiaes agradecimentos , julga do seu dever dirigir-lhos; por este medo , como um testimunho publico do seu reconhecimento e gratidão. Lisboa, 80 de Agosto de 1837. s= José, Joaquim Lobo.

5 148.

MiNRKAb Succedancum, e dentas incorruptíveis de Mr. de Q. de Vitry, dentista de Paris, rua do Ouro n."

No dia 87 do corrente, pela» 10 hoiaí da manbS, na Villa de Samora Cor' ré», le ba de vender a lotes em baita pu-, blica, o gado vaccum do e.xtmcto AlfflO-' xarifado de Samora, e Murteira.

THE ATRO N. DA RUA DOS CONDES.

HOJE 19 de Agosto de 1837: = AFamiliadaf Anglade= grande Drama em 8 Actos; Farça = O Maniaco.