O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

982

_gMB0*B _

dias se vê desenvolver o espirito sedicioso do partido Papineau, esse demagogo atrevido, que arrasta ulraz de si uma .populaça descontente. ^a verdade os pobtes Canadienses que se dei-,xam seduzir pelos seus perigosos sophi»mai, são .dignos de compaixão; não ha melhor raça no mundo que a'do Bajxo Canadá. Ot Canadienses vivem nas terras oecupadas n'outro tempo por seus -pais, e tem conservado fielmente as maneiras, e os costumes Francezes dos tempos de Luiz 13.% e de Luiz 14.° Não tem por si mesmo pensamento algum político, nenhuma sympathia republicana; não pagam nado, ou quasi nada de contribuições, e seriam os mor-laes mais felizes sem Papineau, e alguns advogados, e agitadores do Canadá, que os exci-iam continuamente á revolução. Pergunte-se a um paisano que queixas tem contra a dominação Ingleza, e responderá immediatamente; d minha fé .que não sei; mas Mr. Papineau diz que temos que faze-las com tyrannos, .esemduvida é verdade, porque Mr. Papineau é o amigo de 'todos os pobres.

Em consequência do esiado de revolução etn que se acham ambos os Canadas, onde reina a maior fermentação, dirigiram-se de Halifax para Quebec a Pestale e o Champlain, levando a seu borde o regimento 83. Esperam-se outros reforços das índias Occidentaes. Isto é resultado da incapacidade de Lord Glenelg na sua administração colonial.

Extracto de uma carta de New York de 16 de Julho , publicada pelo Times.

A opinião geral, e direi ate que universal, é a de que a próxima legislatura do Congresso não durará mais de três semanas ou um mez; qu£ se adoptarão medidas temporárias, e se aguardará até Janeiro para conhecer seus effei-tos. Eu penso pelo contrario, que o partido do Governo vai dar com dificuldades tão embaraçadas que não poderá deixar de ter que se explicar acerca da questão principal. Neste caso a legislatura se prolongaria de 8 a 9 me-zes.

. O Vice-Rei da ilha de Sardenha publicou a 10 de Julho o. Real decreto de Carlos Alberto, pelo qual se declaram abolidas todas ai prestações pessoaes conhecidas com o norne de cofn-yicndamenti dommicali, que estavam obrigados a satisfazer 01 vassallos aos seus respectivos senhores. Esta medida é uma consequência da abolição da jurisdicçâo feudal na ilha de Sardenha.

O Conselheiro d'Estado Hubertal mandou lançar sobre o Wilna (Rússia) uma ponte flu-ctuante de uma invenção inteiramente nova. Foi isto uma espécie de festa para os habitantes da ribeira, que Tinham concorrido em massa para presenciarem a execução desla em p reza, e, ^ousa incrível, este trabalho concluiu-se no espaço de dous minutos e vinte segundos.

Duas jangadas de forma cónica, cuja base está apoiada na ribeira, arrojam-se nas duas margens do rio, encontram-se, e unem-se pelas pontas no meio da corrente, e assim oppõem á força das ondas um angulo obtuso capaz de resistir ao choque mais impetuoso.

Escrevem de Vienna em data de 31 de Julho, que não são muito satisfactorias as noticias da saúde da Imperatriz. Esperava-se sem embargo disso que a sua enfermidade não tenha resultados funestos.

, O Senado deLubeck publicou a 26 de Julho ,um decreto, em virtude do qual aquella cidade livre adhere ás estipulações do tractado concluído entre a França e a Inglaterra, relativamente ao commercio dos negros. (La Paia:.)

DIÁRIO BO GOVERNO.

LISBOA , 28 DE AGOSTO.

QUANDO leuios ennamerado como delírios da facção alguns actos dos marechaes guerrilheiros, sempre antevemos a cohonestação que os sequazes da rebelliâo pracurariam ordir-lhe: tem ella sido tão pueril, que inda nos não mereceu uma palavra única, julgando-a per si mesma destruída. Um orate, no circumscripto império do seu palco,, arremeda perfeitamente os marechaes , e a sua regência ambulante: aquelle promulga decretos ephemeros a um auditório que o não attende, eitea ameaçam para

longe, não tendo poder senão na poeira que pisam, e só cm quanto a pisam. Damos a demonstração no Qfficio e papelucho que transcrevemos abaixo: i .

IH,ino eEx.mo Sr. =c Inclusa euviu a V. Ex.a para seu conhecimento, a copia de um papel que me dirigiram-os rebeldes Duque da Tercei' rã, Marquez de Saldanha,' Lui% Mousinho de Albuquerque, e Martin!t o José Dias Azedo, os quaes não cessam de importunar-me, não obstante o dçipréso com que tenho tractado os seus escript,os. Deos Guarde a V. Ex.* Quartel General em Ppmbal ,• 2 de Agosto de 1837.= Ill.mo e Ex.nw Sr. Visconde de Bobeda. = Barão de Bçmfim.

Copia.—2'.a via!—A" Regência Provisória dcfentora d& Throno, e da Carta, desejando conseguir sem effusão de sangue portuguez os sagrados objecto», para os quaes foi installada, e para uma parte dos quaes o Brigadeiro Barão do Bomfim em tempos também calamitosos com honra e gloria sua desembainhou a espada: determina que o mesmo Brigadeiro, apenas este receber, ponha á disposição da fíegencia, para os ditos SQgrados. objectos', toda a força do »eu commando, na certeza de que não o cumprindo assim , sem a menor dilação, ou tergi-ver tão, a isso será compe Ilido pela força da» armas, ficando único responsável pelas consequências de uma tão criminosa quanto inctpc-ravel obstinação. Filia de Torres Pedras, SÓ de Agosto .de 1837. = Duque da Terceira. = Marque* de Saldanha. — Ltm da Silva Mou-sinko de Albuquerque. =s= O Secretario da Regência , M ar linho José Dias Azedo.

Está conforme. Quartel General em Pombal, 25 de Agosto de 1837. = Jotc Maria Leopol-dir.o de Sampaio, Encarregado da Repartição do Ajudante General.

Não carece a heroicidade da. Guarda Nacional dos gabos de nossa penno,. porque, alto, e bom som, troam seus e (feitos: elles confundem , e, com brônzea mordaça, acamam, para sempre, os detractores perversos, que preço* nisávam faltas, e impericias:-perversos, mil vezes perversos! Qual reunião de parada viu mais, ou tanta força nos Batalhões da Guarda? Quando (antes da guarnição da Linhas) se lhes descobriu tão manifesto ardor! Ralai-vos, peste da sociedade r a Guarda mostrou-se inexpugnável : não desertaram para os rebeldes os Batalhões, contra que falso testemunhastes que eram vossos: não, nem um único cedeu preeminência aoutro Batalhão: vós os dizíeis imperitos, e elles mostraram ser compostos.dos Moveis da primeira campanha, e de outros Cidadãos, cujos peitos, pulsando pelo bem da Pátria, lhes infundiam aptidão, e valor.

Não chegou a effectuar-se a. dispensa de Cidadão algum porque desappareceu a crise quando varias h iam cumprir-se; e parece que o Ceo protege tanto a nossa Causa, que os Arsenaes satisfizeram requesições, & Imprensa publicou o Diário, o Correio preencheu o expediente, e varias outras Repartições andaram , sem os indispensáveis indivíduos, sem aquelles homens que (parecia) só* elles poderiam, no momento, fazer girar a machina. E* certo que foi pequeno o intervallo, mas certíssimo e' também, que foi preciso haver prodígios de patriotismo.

Talvez os inimigos da Pátria entendam, ou imaginem que teriam melhor ventura, em sua feroz tentativa, se as Praças pretendidas chegassem a ausentar-se daLinha : illudem-se: cento e tantos homens era o total daquelles Cidadãos ; c quando fossem 300, 400, ou mais, n'urna força decupla da que o inimigo tinha, ficava inalterável o poder da nossa defeza.

O Batalhão Académico, cheio de mocidade, que os poucos annos provocam sempre, deixou mentiroso o conceito de Horacio, e viu-se nos parapeitos uma juventude madura,.ou antes se conheceu que, para a Pátria, e pela Pátria, velhos, e moços tèem coração portuguez.

Os Corpos de Linha foram modelos de firmeza, e até de virtude: os outros todos fidelíssimas copias de tão venerando original. Com raivosa fúria assoalhavam os revoltosos internos q.ue o Batalhão da Ribeira romperia em mil desatinos: mas tem de morder-se cora a verificação de que as suas Praças mantiveram uma disciplina,' superior a todo o elogio, e de que o imperturbável Sr. França,- rodeado dos seus bravos, attentos todos unicamente ao dever de Soldados, nem per senti r deixavam o rumor próprio de grandes reuniões: lia-se-lhes nos semblantes , no silencia, na attitude o ardor sa-Kado que lhes manava dos corações. Pátria de eroes, consola-te: por um teu filho degenere, sobram-te infindos virtuosos. .

A FRANQUEZA' quê i rida'nos não desamparou, leva-nos á declaração de que os revoltosos tem deixado transluzir, entre os seus illudi-dos sequazes, a esperança de um desembarque de recrutas que mandaram assalariar em páiz estrangeiro. Oh !'cega demência! Impor Leis á Nação, e á Soberana com marcenarios estrangeiros, é o extremo, o mais supino aborto da exasperação! Não cremos tal boato: mas não deixamos de manifestar que, verificado ol-le, os partidos rnais adversos, os sexos, e as idades differentes, tudo se reuniria' a um centro, •com .as armas que o furor ministra ? .e o primeiro bramido do sentimento nacional provocado .bastaria para abysman, sera recurso, os Catilinas de nossos dias, e quantos bárbaros em dercdor tivessem.

ATE' hoje no meio dia chegaram somente as malas do Alemlejo, e Algarve, daAlhan-dra, Alvercá, Arruda, Cintra, TorresVedras, e Sacavern. Na mala deHespariha vieram apenas 31 cartas de Badajoz , e Andaluzia, faltando a-correspondência de Madrid, e a do Norte de Heapanhn. Pela tarde chegou o Correio de Santarém com a mala daquella Villa, e com as de Torres Novas, Golegã, Thomar, Abrantes, e CasteUoBranco, Cartaxo, Azam-buja , Alemquer, e Villa Franca, que recebe"u nesta ultima Villa. Falia por ora a correspondência de Coimbra, Porto, o. das Províncias do Norte ; portím essa'demora não dá cuidado em razão do que devem tor os conductores delia, polas

SERVIÇO DE MARINHA. „

Regido dó Porto em 27 de Agosto de 1837.

EMBARCAÇÕES ENTRADAS. '

BRIGUE Dinamarquez =Eduard=:Cap. H. C. Aunt, de New-Yorck em 43 dias, com aduela, e Tabaco ao Cônsul Americano; 10 pessoas de trip. < ,'

Barco Portuguez = Nova Sociedade = Mestre João Luiz da Silva, de Setúbal em 2 dias, com trigo, cevada, e couros; 6 pessoas de trip.

EMBARCAÇÕES SAHIDAS.

Vapor Portuguez = Pjorto = Cap. Francisco António Figueira , para ,o Porto com agoar-dente, fazendas, encommendas,>e 72 passag. •

Escuna Belga. = Clio = Cap. Charles Sik-kes, para Antuérpia, com sal, e vinho. •

Escuna Ingleza = Lord Bjron = Cap. Josc-phe Trickey, para Londres com sal, vinho, cortiça, fructa , e 7 passag.

Hiate Portuguez = Clara = Mestre António d'Avelar Pereira, para a Ilha da Madeira com telha, encommendas, b l passag.

Hiate Português — Santa Cruz Conceição =?. Mestre António Marut de Almeida, para S. Martinlio com sal, e encommendas.

Bateica = Senhora da Piedade = Mestre Joaquim de Macedo, para Sines com cncommon-das , c -4 passcig.

- Rasca,= Leoa = Mestre José' Franco Gomes, para Caminha com sal, e 5 passag. . .

Rasca = Activa = Mestre Francisco da Malta , para Vianna com sal, encommendas, e 2 passag.

Quartel do Registo do Porto na Torre'de Belém, em 28 de Agosto de 1837. = Leotle, Capitão Tenente, Commandanie.

ANNUNCIOS. ;

j |*\ CURADOR fiscal da mana fallida da Viuva Leiria 4t

\J A. Celle, com authoriíaçlo do respectivo Juiz Com*

miuario, novamente convida a todoí 01 Credores par* sem

falta comparecerem na Sala das SeuSei do Tribunal do Oom-

mcrcio de l.u Instancia, no dia 30 do corrente pelas 11 horas.

s TVTA rua da Bitesga, defronte da Guarda da Praça da

J.^1 Figueira n." 80, 3." andar, continua a compra de

Recibos das Classes efectivas do Exercito , do mez de Julho

em diante. ___________________________

BARCA Sueca = Sophia =3 , CapitJo J. Bukman, que se tinha propoito ,para o

_____Rio de Janeiro, como do annuncio no Diário

do Goveruo n.° 195, mudou destino para a Bahia; e quem na mesma qniter carregar, 'ou ir de pastagem , poderá fallar a Rafael Gavauo, Corretor do Numera.

do leu ajuste

TBNDE-SB um cavallo preto heipanhol, de íeis T annoi e de marca , na rua dói Çapateiroa n.° 84 , loja de ferrador , com quem t» tractará

THEATR O 'N. D A RUA D OS CONDES.

HOJE 29 de Agosto de 1837. = A Família D'Anglade=gr«ndeDrama em 3 Actos. Farça = O Aprendiz de Ladrão. , •