O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10*40

DIÁRIO DO GOVERNO.

nhccem-vos e guerream conlra vós, e os Indif-ferentes vendo q»e nos levoft 8 uni j"g<_ pura='pura' de='de' nossos='nossos' estran-geiro='estran-geiro' dios='dios' acordar='acordar' odiar='odiar' destruir='destruir' p='p' guaidado='guaidado' para='para' hão='hão' talvez='talvez' crime='crime' vos='vos' silenciosos.='silenciosos.' on='on'>

Con-Tuiuado será o rancor, clle se~augmenta-rá com vossos despendidos ; vosso luxo e regalos insultarão de contínuo t>s Porlugnezes polires, que representarão os escravos a In dos no carro de tão nefando iriuuifo. Forças estrangeiras Si;rão necessárias porá vos dar 'dias de existência ; a reacção lia de igualar a vossa op pressão ; e vós sereis por vossa fraqueza 'forçados nos meios extraordinários-do terror, do t-x lei m i mo; mas isto (sã l>as,ln para a vingança partieulni) seíá msufíirii-nte p

Kss>e dinlieiio 'que vO de vossa Palria ; e o Throiio será um fjn-tasum. MARIA SEGUKOA vcn\ liayonelaç em vcv. de corações, a sustentar-lhe oTlirouo ; verá correr nossas lagrimas do indignação a cada medida vossa , e que a soii despeilp lia de assigtiar ; verá opprimido o partido que a devoti, e o -uni-• cô que a sustenta. Soífrerú as arcusaçòes que só vós mereceis. Fujamos deste qu.iclto de llor-rores ôm que tudo geme, tudo se hoitilisu, tudo de5coniin ; não lia valoi para o-e^aiuiriar em def.illic, deixemos cstu sonho, voltemos ú vida. Deixemos esta pi ri [u r.> da morte que está tào loiige de nós, quanto nus «slanioi d u ignominia e da fraquezíi.

O melhor fut.iro que espera os lebeldes^ ser vencidos: se \eiicessem , sua perda era certa; e sustenta i-se era tào impossível como liuje o vencer. Terrível e mui ttíriivel é o \ulci\o quê recendem. Aí deltas se o leào que pisam acorda enfurecido, aonde pararão suas iras?!!-!

HO.TK faltou a corr.-spondencia do Madrid, dizendo o Administrador do Correio de Badajoz, não ter chegado áquella Praça até á < hora da partida -do Postilhão para Eivas.

A correspondência do Algarve tam^MK faltou por não ler clit-gado a B

O Administrador Gural interino do Dislri; ctfl»de' JJragonVja , ria volta áquella Cidade dir -.< higiu aos habitantes daquelle Diitricto a sei guinto • ' " ; P .1 i i • !

':' PROCLAMAÇÃO. • j

•Habitantes do Dútricto de Bragança l , '. >|",1 Ui ifitcçâo militar ousou perturbfir por uni .\-)~ 'maiíiento o vosso socu-yo, rnubfindo-vos á dês bayonetus o sagrado Código, que'uul ^ â Nação toda havia pu.cliúnník)!

oiv-hnrho dcjxou ebwi fucçio iiUdoado D norrta (PoiHugiioz., ecobertu da. infâmia , ve.io 'ao sú|o natal -arvorar -u bandeira do Criuie — o bblaudaflH da rebfllião! • \

. iVluã P

Jíabilafitcs d« Distrirlo de liragança ! Outra vcx n.u vt-jo entre vós', nrmado eó dos armas da j u-, Lira. JXaiica vos faltei outra linguagem s«nf\o .1 da moderação, e a da tolerância pura com todas us opimõei,: — tiuiica o lívie pensamento tui por num reputado cri me ; tieui d'om avante o scrú.

LIII-VOÍ iodos á rnda do mi m ; íjue snido Au--i.Wi.liKie, ci:j.i« ottrilj(iiçòi's são todas bmieli-c.-is, não nôhuici em vós senão virtudes que louvor;. porque vós não fostes culpados : — os cul-|»

Se minha voz não for bastante para vos conduzir á obediência, chamarei sobre vós, e em meu soccorro, esses bravos que tantas, e tào amargos lições tem dado aos prejuros.' Mas eu faria uma injuria ao vosso patriotismo se tentasse, desconfiado de'vós, plantar a Liberdade, pelo mesmo nioclo que odevorismo tentou plantar t> seu irnpeíio.

A Libefdnde está nos vossos corações; o dali i e donde devem brotar as jubilosas saudações de 1 Viva a RAINHA! — E Viva a CONSTITUIÇÃO de 1822!

O Administrador Geral interino, António 'Rodrígues Sampayo.

Francfetn •'Soares Caldeira cj, Bcncmcrita Guarda Nacionnl' de' Lisboa, em 9 e W de Setembro de 1837.

EXULTANDO cm sentimentos Patrióticos, eu vos felicito, Cidadãos da Guarda Nacional, pelas felizes-recordações que estes dias nos trazem á tncrnofia : sim noa temos proclamado, c conservado o actual syslema, e unidos nosso triumfo e infullivd, porque be;n depressa1 os filhos degenerados da Palria verão ('lustrados seus criminosos intentos !

Cumpre que eií vos agradeça , meus cli'a'ros Compatriota*, a confiança que em mim tendes depoàitado; lodo o meu desvelo e merece-la, o em possui-la coivsisle o único prémio a que aspiro. •

• Liàonjèo-tne de ler sido vigilante senlinella a favor da nossa Causa, prevenindo-vos a tempo contra as tentativas du'nossos communs inimigos, que sempre temos frustrado pela piom-ptiduo com que tendes corrido ás armas, todas as vezes que tenho tido a honra de VOB ter chamado cru nome da Palnu.

Agradecidos pela vtficaí condjuvnçâo que temos recebido da beuemeiita maioria do nosso exeifcito, e d'a Divisão auxilmr^ nós lhe temos patenteado nossos sinceros sentimentos de gratidão, eíi vi u n do'-1 lie ex pi essi vás congratulações, e aos Ucnumenlos Ge;ieraes, e ás Divisões, que comniandani em operações.

1'iirneza, constância1', e União seju a divisa de todos 'os bons Portugfiexes, e ;voi>sa uliura Palria serásalvo. Sem ostentação de títulos vãos, e pomposos, vós achareis sempre em mim , como até agora, um Patriota duddtdo a sustentar coinvosco o syslema proclamado, não pmi-pando sacrifício- algum para alcançar-mos o mais completo triumfo.

Lisboa, JO ds Setembro de 1837. == Francisco Soares Caldeira.'

AVISOS.

BANCÍO DE LISBOA.

A DIRECÇÃO dò-Biinco de Lisboa ha de venderem leilão publico, no díh'Síí.do corrente, n? Praja do.Commercio, 'pêlo meio dia,' 'J>78 snccas com íirzelLr, vindas 'proximamente das Ilhas de Cabo Vèide pelo Briguo-Escuna .Constância, prirconia da Fazenda Nacional, com' as condições que hão de ser presentes no acto do mesmo leilão,' no qual se comprehende-rão oito lotes de urna e duas saccas, para que ás Fabricas Nacionáes;sc possam prover deste gcnert), em conformidade da Portaria do The-souro Pliblico em data de 17 de Novembro próximo passado, dirigida á mesma ' Direcção. Bhnco'de' LUboa? 9 'de Setembro da 18:J7. = Josc Silvestre 'de Andrade f Secretario.

PELO Cofre'jdo A'rst-nnl do Exercito se auhtuil 'a pagamcnio :as quantias abaixo designadas , a síiber: • -,'•!' Ao Balallião delnfanteria N.'°4, por 'concertos de antiameiHo, de'Abril

a Junho de 1837:.....'. ..;...'..'. rl9,|160

O Batalhão de1 Infanleria N.P8, por' • concerto de armailienld, em-Junho

de 1337.........:.......'....M 7t

Ao'Deposito de Beja, 'por'dilo dito,

• 'em Junho de 1337. ...-•;.«..'..•...... 10^605

Ao mesmo, por dilo diiój-^rn Julho '- : " de 1837 ...!.V.'.........i.r.s ...... 1204-0

Insperção Geral do AVsenal do'Exercito, 12 de Seteníbro de 1837.=: Prudbncio Joté da Cu-•n/ia, no ii»pediméntt> do Secretario Geral.

ACvMAiiA Municipal cie Lisboa fuz saber, que todos os Candidatos pura os OíTicios da Escrivão de Juiz de Paz que não compareceram a fuzcr exume nos dias ó, 6, e 7, devc.-

râo apiesenlar-se para esse fim perante a .Com-missão no dia 52 do corrente, conforme o determinado na Lista que se acha aflixada na porta da Municipalidade. Camará, 13 de Setembro de 1837. = O Secretario, Pedro António Pereira» '

P T.LA, Administração Geral dos Correios se faz publico, que sahirão a 20 do corrente para as Ilhas de S.Miguel e Graciosa a Escuna Ponte Delgada; e a 30 para o Rio de Janeiro a Galera Firmeza, e para o Maranhão o Brigue Brasileiro Marque* de Pombal.

Ai cnrtas serão lançadas até á meia noite dos dias antecedentes.

PUBLICAÇÕES L1TTERARIAS.

As pessoai que tiverem comprado as rolhas il.i Callec^o de Legislação do corrente anuo, Edi, rua Augusta; no Porto, em casa de José Joaquim Roílnjues doa Sanlos, rua dos Carrancas, eem Braga, ein.cai-a de Francisco Alunoel da Koclm; polo mesmo preço ilu 20 r«is cml» folha.

ANNUNCIOS.

/~VHECBBEDOR particular das Frejfiiezias de Bemflca. Car-

\J nide, ciu ohicrraiiria do Decreto ile 16 de. Afoslo ul-limu, faz jinuliro que

fica n ° 275.______________________________________

o ÕKL4 Conlailoria de Fazenda do Dielriclo Admiuisirativo

JL de Bnja fé faz publico. que em observância das Or-r|en> deâiia'Afngcstade a Rainha, e>ta-ilo 03 Cofres nas Recebedorias p.-nticnlares dos Concelhos do mesmo Disthcto, ntier-tos extraordinariamente desde o dia £0 do oorreiite Setembro, ale £0 de Oulubro seguinte, para receberem as quantias pertencentes »Deanms, r Jmpo«tos onu''Xos, que os colleclsilos qnizerem pagar com o beneficio de cinco por cenlo , lia côa. formiilnde d" Derreio ,|p l G d" Agmro ultimo. • , f~\n Ciirmlurc» fhc.iee proíisufiips ria inaavi fallidu de Olr

\J, vier OoUo, authonrados pelo Tllni." Juiz Commíisa-TIÓ da dita, cwnidnDi aos Srs Ciedures certos, e incertos da nie°mn aia»;i, para ruinpnreceiem na S,.Ia das Audiências do TiiL.im.il de Commcrcio, ás II horas do dii 20 do corrente muz, para a veriQ<_-n5o que='que' de='de' nomearam='nomearam' e='e' ou='ou' tenciona='tenciona' adiai='adiai' nislradorc.='nislradorc.' n='n' pleliherar='pleliherar' eis='eis' o='o' p='p' codcordala='codcordala' sobre='sobre' ____________i='____________i' fallido='fallido' propor='propor' créditos='créditos'>

P i; i. u Juízo do Paz da Freguezia dos Anjos, se hão de vender em hasta publica os liens moveis, qut> ficaram por T.-IMU-— —•£ obi'° c'e Allll)ni° Cnrlos Klajihqne da Ga* *^TI' u ifc^jfe**"^ mn Lobo, cujn venda ha rle ter logar no dia *3, prliis 4 horas da larde, 110 sitio do Paço da Ruiiiha, n.° 31, t.° andar; e isto por deliberação do Conselho de Família , ele. . .

^3Í 1VT" Juizo Ordinunt) do Juizado de Almada, í:íy^? i.^1 Escrivão, Couto, correm edictol de 30 ' ffl-^* di.i.a. citando os herdeiros de Jo«é Pinto, a requerimento da Camará Municipal do iljlo Centelho, para um Libcllo em que HÍPS pede a dev. lnnào, por commUso de um praso situado na Pedreira, da uicsum Vllta, com o faro an-nual ilc cem rvn. • ,. , ,

x^V |J>mt\ATK oJ:nz de Pm da Krefníetia du Encflr-G -E5'j[ .•*• unçào, nn suu. rcíuluncm , ua n»i ,dj Horta áSLs& SiQ-d n." JC, no dm 22 do eorrenle, jwlas 4 ho-ras da tarde &e ha de |>roce>ler cm haiía pnldiea , & venda da uma propriedade de casas íilas nn rua dos CilaY.ltcs num. 13 e 14, avaliados em 750$, e ÍJUB reínl«m 7!)^ fr~

- "I^T* rua ilo Alucnm n " 8 , hii. para vunder um lioiu-.Or-i. 'l timentu dufollus decohie depriMieiru qualidade, pro-priat para forrar navios, e por preços corainudos: i^ualmeu-le carvão de pedfa miúdo , para Ferreiros. e Serralheiros.

8 |T> LA du Uulciro , a b- C.irloi , u." 9,1? andar, coln. JLX pr.im-áe Aci(uc9 da evlincu Companhia de Pernambuco , e Paraíba. , ' •

ronliniiar-se o leilSo u a ruA de S. Jusé, palácio n." 109, á A municiada, (que não pàdc ter l»x!|r o 'mci píissndp, pelo eMiido bellico ila Ca* e consta de'rica canm á írúnctia,'sofás , línmo's, cadeiras , mesas ufosaico , e outras divcr, sãs, fortq-pmnno, harpa, olhonrnna»;, cspellios, innseu , plu-ló, fiimrdu-louça,. muitas bjnibinf.ll.is, l»iires, caudceiros-1'uixaç-voUareto , louca, lajielea, pinluras n Óleo, prata, brilhantes, ca>qiiinh is, ch>irõ"s, Ires ciinu.igrns, um cullexe, unia se^e de m«la>, rom arreios, e Irei cnvallos :• Quinta fdira 14 dn coiiente, "> dias peruinlf? i

• , PARA O RIO DK JANK1KO

r*"RI'V Í^';I1M construído , g muito veleiro Navio 10 |Sj3?>';;,i!> *-r Humbiirgue^, Diunna, Cop. P. Ehlers, ' ^>ú&;--*t.lj lia ds hahir no dia ÍO 'do preseut» inez de Setembro pura o Hio de Janeiro: toda a pe5soa que qin?er carregar, ou (r de luisraguin no diío,.ní)ip,'-dirij«-se pôs Consignatários P. e Vanieiler, ou a G. H|,, Goodair, na Praça todos Os dins úi hnrns Vlo 'costume. '

PARA o Rio DK JA.VKIRO

' '-,L^Í- /~\iiài<_.on.Escc.v de='de' lotlos='lotlos' aos='aos' h.='h.' ou.='ou.' irmãos='irmãos' oelfln-cáp.='oelfln-cáp.' ciiiii='ciiiii' pii='pii' goáilair.='goáilair.' jaç='jaç' dinamárquer='dinamárquer' para='para' accummodaçbes='accummodaçbes' qujzer='qujzer' inde='inde' tag3:_='brevidade:_' illcliiirdá='illcliiirdá' rmr.is='rmr.is' consignatários='consignatários' dirigir-se='dirigir-se' antes='antes' _='_' passagem='passagem' a='a' teinfrandej='teinfrandej' im='im' os='os' _11.='_11.' ou='ou' g='g' ir='ir' l='l' _.='_.' p='p' klnielíioeler='klnielíioeler' ilu='ilu' pdsuginis='pdsuginis' v-='v-' ilms='ilms' quem='quem' snllir='snllir' c.iiilume.='c.iiilume.' quanto='quanto' iive='iive' carregar='carregar' _-í='_-í' xmlns:tag3='urn:x-prefix:brevidade'>

rft '• "l Ai!«Di!-SE uma traquitana, ([íjaíS nova, •ílK?? V com molas, e arreios, nu rua, da S. Bento n.° W8.