O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1044

DIÁRIO DO GOVERNO.

LISBOA, 14 DE SETEMBRO.

O GOVERNO de Sua Magestade na difficil posição em que se tem achado desde que no primpiro ponto- do Reino se manifestou a revol-£a, nfio tem deixado de incessantemente traba-Jliur para corresponder á expectação publica, e aos desejos de todos os bons, Porluguezes, que anlielam pela ver terminada, e restituída a paz e fl" ordem o este malfadado Paiz. Diariamente os factos de tal sorte o otteslam , que uma singela e cúria exposição será bastante para provar o que levamos dito»

Quando na Província d^Minho soou o primeiro grito da revolta, repetido com bem pequeno intcrvallo em alguns pontos doAlemlejo e Beira Baixa, acha-va-se o Paiz em cijcum-sfhncias por extremo singulares, que não de-vim passar em silencio. O Thesouro estava ex-uiuisto; disseminadas c destacadas em distantes partes as Jorçns fieis; indefensas as terras príncipes do Uemo; abalado e abatido o espirito publico por uma imprensa licenciosa e conspi-ruilora; pcidida a força moral das Autoridades, e menos-presadas a& Leis em resultado de uniu serie de causas, cujo exame não cumpre p >r dj,'.>r;i ao nosso propósito. No enlunlo Ira-bnllinvíim as Cortes por organisar a Fazenda Nufionnl , e decretar a Constituição definitiva do Estudo; tractnvam 'de emendar os defeitos, c ,unnr os males de muitas das Leis de ambas as Dictdduras; e se empenhavam em realisar o progrnmnia da revolução de 9 do Setembro, dando ú Nação a Liberdade com ordem, a Justiça com igualdade, e uma rigorosa economia nn distribuição dos rendas publicas. Em cir-cumstanciíis taes muito eram para arrecear os effeitos da revolta, se o Governo.deaconliecen-do a sua posição, não empregasse deade logo as mais enérgicas e rápidas medidas para aia-lliar o seu pmgresso- E com efteilo o Governo lançou ruão delias, quando convinha; e a firmeza com que tem continuado a proceder é credora da grial appiovação. Apenas se declara u revolta nn Villo da Barca, lú surge a columnn do Bravo Barão do A Imergem rapidamente for-ninda, t; 11'um momento sacode até ás portas dis Valonc,n a piimeira força revoltosa: e quando nas P/ovincias do Sul novns forças rebeldes ou-•ài-in ftiiioittar-su, lá se orgnuisu também a Divisão do incansável Biirão do Bom ti m, que uo-ii! «coita, de perto os dous JVJarecluicb , depoi d»- Ilins Io r frito pagar bem caro no campo d; Feira o arrojo quu tiveram de disputar»!lie o ''terreno. As duaa Capitães do Reino,, bcjm co-uio tuilus muitas tt-rras, e praças de importando, põem-se no melliorestado dedefensa, guiir-nocem-su com escoljudns tropas, e nianduin-se orgamsur dciitio do seus muros B.italliòrs pró •visorios para coadjuvar n benemérito, Guard. Nacional, que em muitas portes tem tomado uni" íillitude verdadeiramente militar, e sup-porlado com o maior gosto e devoção ci.vica o piais «rduo serviço. Mas nada disto se podii iWer s>em glandes despeitas; os recursos falta vum de lodo, e ern este o maior embaraço da Administração; mas ella incansável os procu rn , e consegue haver os necessários sem maio gravume para a Fazenda Publica, lleaniina-si u espmto publico, i

o da Causa Nacional. Continuem osrPortu-uezes a desenvolver a mesma energia , e deci-ão contra oa revoltosos., a confiar, nos Repre-entantes de sua'escqlha , a descançar no Go-erno.du RAISHA a quem estão entregues seus iestinosj e a. Pátria será salva.

O VAPOR .Torcei rã, entrado noslc porto na noite de 14, traz noticias do Porto de 13 [o corrente, cm cuja manhã, havia chegado

aq(iella Cidade o denodado Genera'1 Visconde a& -Antas á frentp da sua valente Divisão, que b i recçbida ern triumfo pelos heróicos >habitnn-cs da Cidade Eterna. Todas as suas -tropas

vein animadas do melhor espirito, .e dispo*tas

a destruir os revoltosos. O Visconde vai com-nandar em .Chefe todo». as tropas, ao Norte do Douro; e depois de dar dous dias de descanço is que trouxe de iHespanha , vai immediatu-

inente começar a manobrar contra o inimigo.. Eis a Proclamação que o mesmo Visconde publicou em Lamego:

PROCLAMAÇÃO.

Estuo já entre vós vossos irmãos d'armas, .que por cumprimento de seus deveres, e obediências ás ordena do Governo de Sua Magestade, deixaram o território Hespa-ihol, e os trimufoí, que os esperavam na con* sohdação da Liberdade Peninsular para 'acamar na sua Pátria o flagello da guerra civil , 'e a desgraçada desunião para que nossos contrários olham como presagio do seu triumfo.

Soldados! unidos fomos outr^ora invencíveis ! zombámos com um punhado.de valentes, das mmensas cohortes do' tyranno ; com assombro do mundo firmámos a Liberdade de nossa Pátria, e quando por judiciosas reformas procurávamos consolida-la apparece o génio da revolta, faz esquecer' ao» seus deveres, e trahir eus juramentos aos mesmos bravos que tanto soffrcram para outr'ora os conservar puros ! Que illuztto ! Apparenlando o bem da Pátria vos chamaram, e illudiram vossa boa fc ;• porém seu particular interesse e particulares vingança são o» únicos incentivos que dirigem vossos ambiciosos Chefes.. . . E ha de por tão baixos fins derramar-se o nosso sangue que só deve verter-se. salvando a Pátria das garras do despotismo? Acabe-se por uma vez tão injusta contenda , correi , correi aos braços de vossos ir-ui Ti os, eIJes vos apertarão com saudade, c suas Lagrimas de ternura vos mostrarão a sinceridade de sua fraternal amizade; esqueça-se o p.is sado , o General Visconde das Antas, autliori-sado pela nossa Soberana , vos offerece em seu ííome um completo perdão; elle se estenderá a todas as classes, 03 mesmos Ofliciaes que agora se arrependerem , ninda o fazem a tempo, porque sempre é tempo de deixar a estrada do crime: vinde, dareis assim a puz ao malfadado Portugal livrando-o da assoladora guerra que será espantosa e terrível, quando persistais em vosíu cegeira indesculpável. Quartel Geno-ral em Laincgo , 9 de'Stí.lembro de 18'37. = Pisconde dai jínlas.

Os Cidadãot da Guarda Nacional de viveiro

aos Cidadâoi da Guarda Nacional

de Lisboa,

3AUDE

VERDADEIROS Porluguezes'! Liberdade e Independência foi o grito unanime de nossos Maiores, quando no Campo de Ourique eãt e ruinii.

Cidadãos lllu.sties e Beneméritos da Pátria Este grito heróico resoou em nosíoa coraçíic pela conformidade de sentimentos ,• e case en thusiasmo com qup ao menor perigo da Pátria

orreís ás armas, fazendo ver a esses insulare?r |ue, se elles tem ouro para semear zizanias, er ccender guerras civis, nós lemos ferro paraex-erminar traidores; esse nobre enlhusiasmo o cívica devoção, como faísca eléctrica, se apoderou rapidamente de nós, e impacientes esla--mos por unir nossos esforços aos vossos para a commum salvação: contai com a nossa coope--açâo, e:dignai-vos de accei.lar as sinceras homenagens de admiração e respeito,, que .vos enviam, vossos companheiros d'armas. .

Cidadãos! Nós,confiamosjio valor dns nossas-Tropas fieis,' nos'Chefes que,as( dirigem , e na Providencia Divina, por quem muitas vezes em maiores perigos este .Povo ha sido salvo, que, :>ara anniquilar um punhado de rebeldes não será necessário corrermos todos'ás armas. Porém se os ossos desses traidores a quem a Pátria y tantas vezes vendida e assassinada , não só per-doou, mais ninda accumulou de'honras e ri-que/as, não ficarem confundidos no Campo de Aljubarrota com' os dos outros traidores que. alli jazem , acorde toda a Nação, voja a grandeza do perigo que ameaça , e alevanle-se ern massa repetindo o generoso grito que levantastes c±r Independência e Liberdade, ou Morte. Quartel em Aveiro, ò de Setembro de 1837.= António Joaquim de Moraes Sarmento, Major Commandanle.= Manoel José Mendes Leite, Capitão da 4.a Companhia. = José António Gonçalves Lomba , Capitão da 2."Companhia. — Manoel António Loureiro de Mesquita, Te-, nenteda 3.a Companhia. = José Maria dos Santos , Tenente da 1.* Companhia. = Jcronyrno Saraiva de Figueiredo, Alferes da 3." Companhia.=;José António de Rezende, Alferes da 4." Companhia. = José Venancio da Silva Guimarães, Tenente Ajudante.

AVISO.

N'o dia 20 do corrente mez de Setembro, peias dez horas da manhã, se ha de proce-. der em hasta publica, no edifício do exiincto Hospício de N. S. da Estrella, á venda dedif-ferentes roupas de lan , que pelo seu tnáo estado foram reprovadas do serviço dos Tlospitaes do Exercito. Lisboa, 14 de Setembro cie 1837. —/. A. dos Santos Teixeira.

ANNUWCIOS.

l r|i£Npo-sn hoje 14 deSeleml>ro desencnminlmdo nnm Le-1. tra d.i quaiílift de 300^000 réu, aceita pelo Exrn.° Mnrqnez de Loulé, -vencida e protestada t:n 9 do corronle, da qual é portador c proprietário António Dias de Freiliis, morador no cães de Santarém n."27 : roga-se aquém n achasse lha queira entregar, e receberá recompensa, poii estão tia-das aã providencias, para nSo ser papa se nito a elle Freila». £ A COMPANHIA de fmcla = Lislionense = lem o seu EicrU -C\- plon» na rua do Alecrim n ° 17, aonde se poderá Ira-ctar negocio, das 9 horas da inunha até us 3 da larde, todos 03 dias úteis.

A ine-ina Companhia pé r tende comprar a dinheiro, unia pnrc.no de pnpel próprio pnra frucln , defendo nsamoslias, com seu prn;n serem entregues no dilo Kscriptorlo até 25 ilo corrente. LUhoa, 14 de Setembro de 1837. = Os Direi-lores, 6nilht-rmi> S. Burm-tl% Franri»fo Miirlm . niiilh"rnie Allen. HASUU e viirindo sorliint-nio de chailcs finos, na trnrussa da Pulha n " 11II. 9a undnr.

!ÍO do cnrrunte senlo os exames no ao» quaes se convidam os pais dos alinn:ios, e mais pessoas que n elles quijerem concorrer.

N'u» rlia» Hl, IS), e 1 l.yccn Hiirhiense,

.PRAÇA DO CAMPO DE SANTA ANNA.

CORRIDA de bravíssimos1 Touros, Domingo li de Seteiybro-

gr.mdes da l.' Ordem.................311800

Ditos pequenos da dita..........................2,8400

Ditos grande* da 2." dita .......................2£800

Ditos pequenos da dita.........................l$800

APi-.os de boa qualidade a 800 réis, 980, e 1^200 . na rim da Prata n ° «08 , I." ivndar:

CARFtrjAGKMS OMN1BUS.

SiiOUNOÂ feira J8 do corrente, pnra a corrida Je Touros, no Campo Grjnde, por bilhetes, a 240 reis. Para Belém, durante a feira, partem todos os Domingos de vmle em viole miamos, havendo bilhetes para voltar de noiíe.

REAL THEATRO DE S. CARLOS.

HOJE 15 do corrente; 34." Representação. G'rande Galla, por ser o Anniversario dos acontecimentos em Lisboa, no anno de 18QO: depois de se cantar o Hymno Constitucional se-representará a Opera= Nina = : depois do 1.* acto haajurú o Bailele= Liselta e Leandro.

Errala. — No Diário do Governo N." 213, na addiçuo de 12$100 de Ordenados de Empregados aposentados, mencionada na Despcta do Hospital de S. José, deve lêr-se=ll$200^