O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1U04"

dos Marechacs vinham entrar nesta Capital qu se' achava sem forças para se defender; digarri o como foi possível que o Barão de Bomfirh os poucos que o seguiam escapassem da brav e numerosa caterva da Carla? Como tomaram as de Villa Diogo os bravos eagnerridds, e BI precipitaram a fugir com tanta desesperação qu ínmcahindoa pedaços, e no fim passaram no ermi dn B.irco d'Alva n vão canado? (osque passa iam) Digam como o Batalhão5de Caçadores ap pareceu cm Lisboa com cypreste nas barretina c dando vivas á Constituição depois de se te revolucionado e fugido para o Saldanha! Nó guardamos segredo, digam-nos baixinho o qu< esporam agora ? Vão reforçar-se á Galliza ? Bas ta de mentir sem honra nem proveito, oppare ca uma verdade no menos na hora da morte.

A facção vai batida pelos bravos Soldado! da Liberdnde, fugindo em desalento e desordem; na Província de Trás-os-Montes não tem já mais do que. o terreno que pisam,, e todo o resto do Reino está livre de suas correrias; devem estar cm Chaves de passagem , porque o bravo Visconde das Antas os persegue.1 A Di-Visão do Barão de Bomfim está em Moncorvo, e lhes impede a esperança de passar para aBei-"ra em communicaçuo com os outros Generaes, 'por isso podemos sem perigo de errar avançar uma profecia , e e, que o único partido e fugir para Hespanha , e quern o» ha de seguir? O» Soldados não querem ir para Hespanha, nem lia forças que a isso os arrastem ; e por isso piamente cremos que se acabou o ultimo acto da f arca chamorra, c que os actores ficam impossibilitados de entrar mais em scena

HOJE chegou a malu do Porto; nada faltou da direcção deVizeu, e de Trás-os-Mon-tes trouxe correspondência de Moncorvo do dia 13. Veio igualmente a mala de Badajoz, mas não Irolixe a correspondência de Madrid. Veio o Correio de Beja sem a correspondência do Algarve, demorada por causa das marés do Guadiana. '»

NÂo tendo chegado hoje o Correio de Ma drid com as noticias circunstanciadas do resultado da apparicão dos Carlistas ás portas daquclla Capital, e não tendo apparecido nos Jornaes suficientes esclarecimentos a este respeito, nos resolvemos a publicar o extracto se guinte, de uma carta escripta alli na noite do dia 12 do corrente: — Os Carlistas ficaram a noite passada em Vallecas, e Agandra, e hoje ásdez horas do dia coroavam as alturas em frente do Retiro; a Guarnição de Madrid tomou as suas respectivas posições; sahiram acampo 800 Cavalloe, e alguma Infanteria e Artilheria, tiro tenra m-«e com os facciosos, cuja força era de 7 Batalhões e 3 Esquadrões, mas assim mesmo DUO se atreveram a descer ás planices. Tomaram-se todas as providencias com acerto, reinou sempre a maior ordem e tranquillidade, e por isso nada tivemos que recear.

A1 s cinco horas da tarde começaram os facciosos a retirar-se perseguidos pela Cavallaria na direcção de Chinchon.

O Conde de Luchana com o seu Exercito fica esta noite em Alcalá, e entrará aqui amanhã de manhã.

S. M. a Rainha Governadora recebeu hoje ás nove horas da noite todo o Corpo Diploma» tico, o qual havia sido recebido de tarde pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros paru o informar doestado dos negócios públicos, e da segurança de Madrid.

EDITAL.

Manoel Joaquim Fernandes Thomaz, Cavallei-ro da Ordem de N. Senhora da Conceição de Villa-Viçosa, Major Commandante do Batalhão Académico de Coimbra, etc. FAÇO saber, que por S. Ex." o Visconde de Sá da Bandeira, Logar-Tenente de Sua Magesfade a RAINHA,,.nas Províncias do Norte , me foi transmittidâ a seguinte

Portaria.

Sua Ex.a o Visconde de Sá da Bandeira, Logar-Tenente de Sua Magestade a RAINHA , nas Províncias do Norte de Portugal , manda declarar DO Commandanle do Batalhão Académico de Coimdra, em resposta ao seu Offi-cio de Q do corrente, o seguinte:

1." Todas as pessoas alistadas no Batalhão devem estar reunidas ao Corpo até o primeiro de Outubro próximo, sob pena de não serem •admittidas a matricula. Aquelles estudantes porém , que se acharem residindo na distancia de um dia de jornada de Coimbra, ficam obrigados a reunir imraediatamente. ' 2." Os Estudantes agraciados, que não per- J

DIÁRIO DO GOVERNO.

tencem ao Cqjpo, são obrigados a alistar-se no mesmo Corpo, sob pena de perderem as sua prestações.

3." O Commandante do Corpo dará todt a publicidade á presente Portaria, e procedeu a mandar prender todos aquellei que não obedecerem ao que fica determinado no Artigo primeiro. Porto, 11 de Setembro de 1837. = J, F. da Silva Coita. = Para o Commandanle do Batalhão Academico-de Coimbra.

Na conformidade pois do disposto na dita Portaria, ficara prevenidos todos os indivíduo pertencentes ao Batalhão, e particularmenti aqiielles de que tracta o Artigo 1." da mesma Portaria, que dentro do praso de três dias, a contar da duta da affixação deste Edital, serão levadas a effeito as disposições do Artigo 3.°, para o que estão dadas, como cumpre, as providencias necessárias. Quartel em Coimbra, 15 de Setembro de 1837. = Manoel Joaquim Fernandes Tliomth.

Declara-se que em Lisboa residem Anselmo Ferreira Pinto Basto, José Maria Eugênio, João Pereira de Araújo, José Carlos Lobo, António Lourenço da Silveira Durão, e Francisco António Pereira da Costa, que são igualmente chamados, a fim de que chegando este chamamento ao seu conhecimento, não soffram as penas que lhes são impostas.

AVISOS.

A ACADEMIA das Bellas Artes de Lisboa, faz saber, que no dia 2 do mez de Outubro próximo, se abre na sua Secretaria, a Matricula geral de todas as Aulas de que o seu Instituto se compõe, c que são as Aulas de Desenho Histórico, de Architectura-civil, de Escultura, de Pintura Histórica, de Pintura de Pnizagem , e Productos Naturaes, de Gravura Histórica, de Gravura de Paizagem , e de G rã vura de Cunhos e Medalhas. De todas ellas se ha de fazer abertura publica e completa no dia 16 do dito mez, pois que pela energia do Governo de Sua Magestade, c pela actividade e diligencia dos Professores se tem vencido as maiores dificuldades, e removido todos os obstáculos, que até aqui o embaraçavam. Falta somente ainda a Aula de applicação ás Artes Mechanicas , e aos Officios Fabris, cujo exer-cicio é de noite, de immensa utilidade publica', para a qual se acha a casa prompta; porém faltam ainda os meios e recursos que a Academia em si não tem, mas que espera muito brevemente obter do poderoso, e benéfico auxilio do mesmo Governo: é todavia permittido aos Directores de Aprendizes de quassquer Of-ficioa fabris, mandarem os mesmos aprendizes ás Aulas de Dezenho, e Architetura , durante o dia, na conformidade do Art. 79 dos Estatutos da Academia, não dependendo dos quesitos exigidos paro os Discípulos Ordinários. Inslrucçôes para a Matricula.

Todas as pessoas que pertenderem matricular-se na Aula de Dezenho Histórico; cujo estudo é preliminar ao de todas as outras Aulas, devem estar munidas indespensavelmente com os seguintes documentos;

1.° Uma Certidão de seu Baptismo, pela qual se mostre que tem , pelo menos, dez annos de idade. Se pela distancia do Jogar do seu nascimento, ou por outro legitimo impedimento, não poder npromptar-se esta Certidão em tempo competente, supprir-se-ha com uma Certidão do Parocho da Freguezia da sua residência actual, assignada por duas testimunhas de fé e probidade, que asseverem o referido, mas a Certidão original se ajuntará indispensável-mente antes do fim do 1.° anno lectivo.

"!.* Um Attestado passado tombem pelo Parocho do seu Districto, ou pelo Regedofr da sua Parochia, ou por outra Authoridade Municipal do seu Concelho, pelo qual conste a sua boa educação emoralidode, assignado por duas testimunhas que abonem a sua conducta, e procedimento ; uma das quaes poderá ser seu Pai, ou Irmão mais velho, com Estabelecimento conhecido, ou qualquer outro parente, ou Cidadão honrado e abonado, que possa responder pelo seu bom comportamento.

4." Attestação de Exame , e approvaçâo ias Disciplinas de ler, escrever, e contar, pelas quatro operações, e em princípios sufficien-tes de Orthografia, e Grammatica Portugueza, oassfda esta Attestação por qualquer dos Pro-essores de Primeiras Letras, approvado pelo 'roverno, ou Attestação de que tem sidoAIum-o da Aula de Instrucção Primaria doEslabe-ecioiento do extincto Convento do Carmo, e lê que nelle obteva approvaçâo. Na falta deste j

documento N.° 3, o Alumno se submetterá a um exame perante o Director Geral, e o Secretario, sendo perguntado por um dos P rafes» sores, e por um doaBibliothecarios da Academia , e não sendo' approvado por três destes quatro votos, não será «dmittido a matricular1* se nadasse de ordinário. Os Discípulos da Aula de Dezenho matriculam-se igualmente nn Aula de Architectura Civil, ha qual, nos primeiros mezes do anno receberem dos seus Professores a Instrucção seguinte: l." Continuação da Arithmetica; 2." Geometria- Pratita, e Des-criptiva, seguindo-se as outras matérias. Os Requerimentos para todas estas diligencias devem ser entregues na Secretaria, ou lançados na Caixa, passado o dia 26 do presente mez, e sahirão sempre com Despacho no dia seguinte. Como os Estatutos além dos Discípulos Or-binarios admíttein tombem Discípulos extraordinários, ou voluntários, entende-se que «stas Instrucções comprebendem somente os prinYei-ros. Mas aos extraordinários recominenda-se ainda com maior razão a observância do Art. 84 do Cap. ô.° dos Estatutos, sem a qual a Academia suspenderá a sua frequência. Academia das Bellas Artes de Lisboa, 19 de Setembro de 1837. = O Secretario interino, José da Costa Sequeira.

N. B. Os Estatutos da Academia acham-se transcriptos no Diário do Governo de 39 de Outubro de 1836, N." 257, ou no Periódico dos Pobres do mesmo anno N." 257, e seguintes.

O DIRECTOR Interino da Eschola do Exercita faz publico, que a Matricula da dita Eschola se abre no 1.° dia de Outubro, e se ha de fechar a 15 do mesmo mez; e que devem os requerimentos dos Alumnos Ordinários ser intruidos com os Documentos de que tracta o Artigo 20 do Decreto de 12 de Janeiro próximo passado, relativo a esta Eschola, e os dos Alumnos Voluntários, com aquellcs de que tracta o Artigo 22 do mesmo Decreto.

PUBLICAÇÃO LITTERARIA.

A SEXTA Serie da Legislação Novíssima, Edição Ofllciul em bom papel e bom tjrpo, comprehendendo Ioda a Legislação publicada desde 10 de Setembro ata 31 de Dezembro de 1836, com o seu respectivo índice, acha-se & renda por 960 réig na Imprenia Nacional, na sua loja na Praça do Pelourinho , nas de Francisco Xavier de Carvalho ao Chiado, e Joio Henriques, rua Augusta n.* l; e no Porto em casa de Joié Joaquim Rodrigues dos Santos, rua dos Carrancas n.0' t e 3.

APTNUNCIOS.

09 Administradores da massa fallida de António Pereira da Silva, com autborisaçuo do respectivo Juiz Com-missario, convocam todos os Credores vcrificadoí da mesma massa pura comparecerem no dia 88 do corrente mez, pelas onze horas, no Tribunal do Comraercio de 1.* Instancia, a fim ile deliberarem Acerca dos que pretendem ser privilegiados.

ACÇÕES DO BANCO DO PORTO.

, TV!"0 eicriptorio do Corretor de Numero, Miguel Mac Bri-' l'l de, rua dos Capellistas n.° 8, ha dez para vender, iisim como seis Acçfles do Banco «lê Lisboa, seis de Lezírias, três de Seguros Fidelidade, quatro de Omnibus, InscripçQes de 4 por cento antiga» e modernas, Letras sobre o Contracto do Tabaco , e Escriptos para ai três operações.

VUNDBM-SE duas Acçfles da Companhia dos LenrUs, na travessa da Palha n.° 144, 2.° andar: de nanoS até ás oníe horas, de tarde das diiai és quatro.

UIHTA feira 21, e Sexta 22, ia 11 horas, sã ha de vender em leilSo muita, e diversa mo-biJm íle casa rica, e ordinária, serviços de louça, banibincllas, relógios, cofres de ferro, tapetes, prata, brilhantes, casquinhas, bijoterias, carteiras, talheres para mesa, caixas de musica, e para barba, louça de ferro, :hapeo9 de sol, e bastantes ferragens Inglczas, etc., no largo lê S. Pedro de Alcântara, Palácio n.* 8._______________

NA tarde do dia 27 do corrente se ha de arrematar oa Praça do Deposito geral uma _____ Quinta e casas, denominada dos Milagres, no

THEATRO N. DA RUA DOS CONDES.

QUINTA feira 21 do corrente: a segunda Re-presentação= OsDous Sargentos = Drama em 3 actos: = Valeria = Drama cm 3 actos: — O Aprendiz de Ladrào=Farça em l acto.

REAL THEATRO DE S. CARLOS.

QUANTA feira 21 de Setembro de 1837, 38.* representácito. Opera = A Estrangeira = Dança = Lisetta e Leandro. =_____________

SEXTA feira 22, JJi>." representação. Grande Galla, Anniversario da chegada de Sua Magestade Fidelíssima a Senhora D. MARIA ÍI em 1833. Opera = O Condestavel de Ches-er = Dança, annunciar-sq-lm.