O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(164)

correspondencia, e a fez espalhar por milhares d'exemplares. A impressão desta obra correspondeu aos desejos do governo. De Poter, o idolo do povo Belga, porque havia trahido os poderes daquelle paiz, principia a ser odiado, sua situação é olhada com indifferença; e sendo mais tarde, e pouco antes da revolução d'Agosto, levado ao Tribunal para ser julgado, ahi appareceu como qualquer outro preso; ninguem o acompanhou, a audiencia estava deserta; alli me achei eu bem á vontade, quando da outra vez nem na praça se podia estar; é condemnado a exterminio para fóra das fronteiras, foi cumprir sua sentença, e o povo olhou tudo isto com indifferença. Eis aqui uma historia suscinta da revolução daquelle paiz, e da qual se póde muito bem conhecer qual é a influencia do clero sobra elle. A questão foi toda religião, porque o Rei Guilherme 1.° era protestante; o clero venceu, e asna grande influencia, que chega até ás ante-camaras do Rei actual, dirigiu a obra da Constituição, porque os legisladores constituintes foram obra sua.

Ora, Sr, Presidente, um paiz, aonde o clero catholico manda tudo, aonde a Constituição do Estado é obra sua, poderá ter liberdade, poderá elle conservar essa Constituição excessivamente liberal? Será ella obra de convicção, ou de manejo politico para outros fins? Eu entendo que aquella Constituição Belga não é fim, porém meio de revolução; (apoiado) e que aquelle paiz tem ainda de passar por cima della para outra fórma de governo mais conforme com os principios theocraticos, e para esse fim nada mais proprio que uma Constituição democratica daquella natureza.

A Hespanha.... A Hespanha, Sr. Presidente, estou intimamente convencido que a sua constituição não póde prender, nem germinar naquelle paiz; ella está em desharmonia com os seus costumes, com os seus habitos, com os prejuizos da alta nobreza, e muito além de sua civilisação; e quando a um povo se quer dar mais que suas luzes podem comportar, o resultado é perder tudo, e retrogradar; em politica os grandes passos, os saltos arriscam o corpo social. Naquelle paiz não ha uma aristocracia propriamente dita, mas ha uma nobreza muito superior áquella de França, e doutros paizes da Europa, não aristocratas; alli ha certas considerações, e certos nomes, que muito influem na politica. Muitos destes homens, aos quaes me quero referir, antes que apparecesse esta constituição, eram avessos ao estatuto, e hoje são seus seguidores; e desgraçadamente talvez nas mãos d'alguns esteja o destino daquella nação.

Depois da tomada d'Hernani, e Irum, e subsequentes feitos militares em favor das armas da Rainha Christina, entendeu-se que D. Carlos não poderia resistir por mais de tres, ou quatro mezes; assim o pensou muita gente, mas D. Carlos renasceu, D. Carlos appareceu em mais força; e um exercito de vinte batalhões christinos não appareceu senão muito tarde sobre os muros de Huesca. Não ha muitos dias que uma forte divisão carlista estava ás portas de Madrid; outra christina comwandada por um illustre general se aproximou daquella capital, e se não fôra a imponente resistencia, que apresentou Madrid.... Em fim, este negocio está tão ligado com a nossa politica, Sr. Presidente, que não podemos exprimir convenientemente todo o nosso pensamento; o Congresso poderá apreciar toda a sua força. Mas bem se póde comprehender que áquella constituição acha grande resistencia no paiz, ella não satisfaz todas as condições sociaes, e as forças, que hoje combatem o inimigo commum de todas as idéas liberaes, que dividem aquelle paiz, não estão d'acordo em principios; eu receio muito pela sorte da constituição d'Hespanha, para ahi ir procurar um modelo.

Muitos tem sido os argumentos, que se tem produzido em favor d'uma camara temporaria, e de eleição pura do povo, e muitos são os que se tem offerecido para os combater; eu já tenho sido longo, uns tem sido victoriosamente combatidos, outros tem sido tão bem produzidos, que eu só roubaria tempo ao Congresso se quizesse repeti-los. A materia está, no meu entender, sufficientemente esclarecida, eu tenho motivado o meu voto em materia de tanta importancia, e então terminarei com mandar para a mesa uma substituição, ou emenda ao parecer da Commissão, em conformidade dos principios, que já emitti sobre a organisação da segunda camara.

Leu então a seguinte

SUBSTITUIÇÃO.

Que a segunda camara seja vitalicia, d'escolha do rei, sobre listas triplices formadas nos collegios eleitoraes, em numero proporcionado aquelle da primeira camara (mas sempre de modo que não exceda a sua metade), segundo certas condições de censo, e alta illustração.

O Sr. L. J. Moniz: - Não foi a esperança de convencer, pela força de meus argumentos os que seguem uma opinião differente, mas o desejo de dar conta da minha em uma questão de tão alta importancia, e ao mesmo tempo tão espinhosa, que me induziu a pedir a palavra. Nestas materias, Sr. Presidente, depois de longos debates, a maior parte das vezes cada um fica no fim como estava no principio: nem isto é para admirar, porque nellas os elementos, que entram em nossas opiniões são tantos, tão variaveis, e tão fugitivos aos outros; e alguns, e por ventura os que mais poder tem em nossas determinações, tão incapazes de serem reduzidos ao rigor das fórmas logicas, e transmittidos com exactidão pela linguagem, que nunca podem chegar aos que differem de nós na mesma força, que tem para comnosco.

Vozes: - E' verdade, é verdade.

O Orador: - Por mais que se diga, não é só a razão, que entra na politica - entra o coração tambem, e ale a imaginação. Que legislador poderá considerar um povo abstrahindo de suas affeições, de seus usos, costumes, de suas tradições, e até dos innumeraveis prestigios, que os acompanham? Um povo do entendimento somente, seria um povo de uma só faculdade, uma chimera, um sonho. E como ha de da sua parte aquelle, que passou longos annos debaixo da influencia de todas essas cousas. quando chamado a legislar, subtrair suas opiniões inteiramente ao dominio dellas? Já eu em outra occasião declarei neste Congresso, que tendo de ha muito fixado minhas idéas a respeito da nossa organisação politica, havia um ponto a respeito dos modos, do qual ainda me não tinha podido decidir: este ponto é o de que actualmente tractamos. Tenho-o considerado por todas as suas faces, tenho pesado com a maior attenção todas as circumstancias, que o revestem, e confesso que ainda não tenho podido soltar-me de todas as difficuldades. Estas não vem da theoria: não ha cousa mais facil do que tomar alguns principios, que se tem por incontroversos, segui-los em todas as suas consequencias, e formar systemas de governo sobre um pedaço de papel: assim tudo corre que é um gosto, como a agua por um plano suavemente inclinado. Eu invejo a sorte daquelles Srs., que fortes com o fulcro de um principio, que tomam por inabalavel, collocam a sua alavanca, e mais felizes do que Archimedes movem o mundo! Eu tambem não desconheço o grande principio da soberania nacional; isto é, da vontade da maioria de uma nação, como eu já disse na discussão geral do projecto que a entendia: mas esta soberania tão facil de conceber em nossos gabinetes, tão fertil ahi em resultados, que nada custam, quão differente se mostra lá pelos nossos campos, e pelas nossas aldeias! Que embaraços não encontramos no seu exercicio, desde a eleição de uma junta de parochia até á dos representantes do corpo legislativo? Eu reconheci esse dogma, porque elle não repugna á minha razão, e porque o acho consagrado em o nosso direito publico, desde as Côrtes de