O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

J 330

DIÁRIO DO GOVERNO.

economias qne forem compatíveis com o me-Iboi serviço. Ultimamente, não perdorá de -vista, ú prqpoiçào que meilior-arem as CVrcHtnstnii-éias, u. rccommendav-el attcnção da divida Na-cioruil e Estrangeira , cujos interesses, peia 'tir-genda c gravidade -das necessidades do The-souro, estão desde o-anno passadodolorosamen-te desattendidos.

' Tal é cm -sumiria ,-Srs.-, o, estado da Nação. Se não e tão prospero corno meu coração ardentemente o deseja, força éatlribni-lo aos males *que tra/, couuigo o açoute cruel da Guerra Civil. Mas -eu ,vos asseg-uro que' a pronipta terminação .desta seva sempre o objetto preferente de meus afàos, e aquelle a que o meu (governo applicará o seu maior zelo e activi-; dade.

Não duvido-que acliarei sempre em vós toda a cooperação que possa ser-me necessária, para alcançar tão importante fim; assim como para manter a ordem Publica, e para fazer que se observe inviolavclmente a Constituição que temos jurado, ao que contribuirá muito elftcaz-inenlc a união, e perfeita harmonia entre os Poderes do Estado. (Caceia de Madrid.)

LISBOA, 28 DE NOVEMBRO.

H ONTEM Sua Mngestnde a Rainha, acompanhada d'El Rei, recebeu cm audiência particular Lord liownrd de Walden, que por occasião da chegada do 'novo Almirante Om-inoney, que vem cornmnndar a estação dos navios de guerra de-S. Mogestade Britannicn no Tejo, teve a -honra de apresentar o novo Almirante, bem como Sir Willinm Gage, que vol-1a parn Inglaterra depois de ter acabado o pe-liodo de similhante serviço.

Sua Magestade recebeu com aquella afabilidade que a caracteriza, Lady Howard de Walden , que hoje parle para Inglaterra na fluo Hastings.

Pouco depois o Encarregado de Negócios interino do Brazil o Coronel Salvador Pereira da Costa, foi igualmente recebido em audiência particular de Sua Alegestade.

TROUXE-NOS o Correio de hontem Folhas de Madrid até 21 do corrente. A respeito dos movimentos militares no theatro da guerra pouco adiantam ao que ultimamente publicámos. • D.,Carlos tinha chegado a Toloza, donde .tinha proclamado ás províncias, promettendo-Ihes em breve novos tnumfos, e assignando-se como Generalíssimo. Continua a affmuar-se a prisão de D. Sebastião, Villareal, Moreno, e outros chefes, e a nomeação de Zarielogui paro General em Chefe.

O Conda de Luchana tinha chegado a Lê-rim no.dia 10 com uma divisão de infanteria e 600 cavallos, diiigindo-se a Pumplono. Os 'mais Generaes occupavam as mesmas posições.

Tinha «ido feito prisioneiro em Camposvcr-des o intitulado Coronel Reina com 12 Om-ciaes, 6 Sargentos,'30 Soldados, e 21 cavallos".

S. M. a Rainha Governadora abriu em pessoa, no dia 19 do corrente, a Sessão das Cortes oídinarias da Nação Hespanhola, executando-se.neste ultimo acto o ceremonial seguinte:

Desde muito cedo começaram a formar nas ruas principaes da corte os batalhões, esquadrões, e aliilheria da Milícia Nacional. Grande concorrência de espectadores occupava as ruas do transito que se achavam areadas, assim como as jfljiellas ricamente armadas. A serenidade da altnosphera concorria para embellezar este acto. Uma salva de artilharia de 21 tiros onnunciou a sabida de SS. MM. do seu palácio , e smido annunciada a sua chegada ao edifício do Congresso sahiu a recebe-las a Deputação para isso nomeada. SS. MM. entraram no salão acompanhadas do Sereníssimo Sr. Ipfan-te D. Francisco de Paula, e mais pessoas do seu séquito, e precedidas de quatro porteiros e ' da Deputação, e occupando os assentos debaixo do sólio, o Presidente dos Ministros, beijando a mão a S. M. a R-iinna Governadora, entregou-lhe o discurs<_- competente='competente' que='que' com='com' discurso='discurso' transcre-emos.='transcre-emos.' ministros.='ministros.' do='do' seguida='seguida' eir='eir' ara='ara' throno='throno' para='para' s.='s.' leu='leu' legar='legar' _='_' voz='voz' m.='m.' c='c' e='e' retirando-se='retirando-se' em='em' banco='banco' o='o' p='p' intellrgivel='intellrgivel' abertura='abertura'>

Terminada a l «i.ura. foram pelo Presidente do

Conselho de Ministros declaradas por ordem de S. M. abertas .as Cortes ordinárias conforme u Constituição da Monarcliia.

Tendo-se SS. MM. levantado, todos os concorrentes se pozeram em pé'. SS. MM. desceram do throno, e atravessaram a sala entre vivas-e acclamaçôes, tanto dos"membros de ambas'as Camarás, como dos espectadores dos galerias, onde se achavam pessoas da mais alta nobreza, do Corpo Diplomático, c primeiros Funccionarios.

SS. MM. foram recebidas no seu transito pelo mais cordial acolhimento e adhcsão, tanto da Milícia .Nacional, como dos habitantes de Madrid.

• A' noite houve illuminação geral, e os thea-tres apresentavam um vistoso e escolhido concurso.

Rodrigo de Azevedo Sousa da Camará, Administrador do Segundo Julgado da Capital, por Sua Magestade Fidelíssima a RAINHA, que Deos guarde etc. etc.

FAÇO saber, que noEscriptorio desta Administração do segundo Julgado , na rua Oriental do Passeio n.° 23, cm todos os dias (que í)ao forem sanctificados) do próximo mez de Dezembro, fie ha de proceder em hasta publica , com Audiência do Doutor Delegado do Procurador Régio , aos arrendamentos pelo tempo de seis mezes , e aquém mais der, dos quartos de casas dasdifferentes propriedades da Fazenda Nacional, situadas no mesmo Julgado; e bem assim ao arrendamento pelo tempo de um armo, a principiar do 1." de Janeiro de 1838, dasLezirias denominadas = asMarnotas qeFrielIas* nas immediaçôes de Louros. E para due chegue ao conhecimento de todos mandei affixar o presente nas portas doquellns propriedades, nos logares mais públicos da Cidade, e Freguezia de Santo Maria de Lenires. Lisboa, 25 de Novembro de 1837. = Rodrigo d'Azevedo Sousa da Camará,

SERVIÇO DE MARINHA.

Registo do Porto, em 27 de Novembro de 1S37.

EMBARCAÇÕES ENTRADAS. -

VAPÔn Inglez Ê= Transi t e= Capitão Perkins Wiighteon, de Mologa em 6 dias, de Gibraltar em 4, e ultima uniu te de Cadiz um 2, com fructo ; 27 posso-as de trip. e 7 posâog. — Consigno-se a Henry James.

Brigue Portuguez = Paquete Feliz = Cap. Isidoro Ayres de Sousa, do Rio deJpneiro em 72 dias, com assucar, caffe, c arroz, a diversos, c o Navio á Domingos Rodrigues; 1C pés* soas de trip. e l m'ala.

Galera Dinamarqueza = Louisa Sophia = Cap, H. Bogil, de Bordeaux, em 9 diai, em lastro; 17 pessoas de trip. — Consigna-se a Tor-lades & C."

Bombarda,Hespanhola = Senhora do Carmo = Mestre \ricente Negroles, de Toire Vie-ga em 33 dias, com sal, e outros géneros; 9 pessoas de trip.— Consigna-se ao Cônsul Jles-panliol.

N. B. Hia para Ponte Vedra, e arribou a este porto por abrir agoa.

Falucho Hegpaiihol = Santa Martha = Mus-tre Nicoláo Negroles, de Torre Viega em 33 dias, com sal, e outros géneros; 8 pessoas de trip. Consigna-se ao mesmo Mestre.— La para Galliza, e arribou a este porto por abrir agoa.

Escuna Ingleza = Vair Queen = Cap. Tho-mas Barry, de New-Port cm 12 dias', com ferro , e folha deFlandros; 5 pessoas de trip. Consigna-se a W. Burnctt.

Galeota Hollandeza = Koophandel & Zct enaart = Cap. Il.dem Breems , de Vlaordingen em 18 dins, com queijo, manteiga, e feijão, a G. Seidel; 7 pessous de trip.

Galeota Hollandeza = SIands Wslauren = Cap. J. S. Schip j de Vlaardingcn cm 18 dias, com queijo, o manteiga, a Van-Zeller; 8 pessoas de trip.

Galeota Hollandeza =Maria Johanna=Cap. Arender Weyden, de Vlaardmgem em 18 dias, com queijo, manteiga, c alcatrão a G. Seidel ; 7 pessoa3 de trip.

Galeota Hollandeza =Floril Johannn= Cap. Simaon Poatta, de Maaslut;: em 20 dias, com batatas a Van-Zeller; 7 pessoas de trip. '

EMBARCAÇÕES SAI1IDAS.

Bqrca Portugueza = Conde do PH Ima = Cap. João José do Sousa , para o Rio de Janeiro com sal, vinho, u 9 passiig.

Brigue-Escuna Portuguez=:Dous Irmãos =

Capi, Manoel da Silva Pestana, para Génova com asMicnr, algodão, e raspa.

Brigue Francês = Rose du Tage = Cap. N. Grossos, pura o Havre de Grace com frucla ,

10 passag.

Escuna Fngleza ==Britannia = Cap. J.«Fol-lett, para. Liverpool com azeite, e fructa.

Caí)ique Portuguez = S. .Tose Boa União — Mestre J. da Silva, para Villa Nova de" Portimão com encommendas, c 4 passag.

Cahique Portuguez = Senhora da Gloria == Mestre José Maria Balança , para Lagos com encommendas, è 2 passag.

Rasca = Sacramento = Mestre Domingos Martins Pereira, parn Vinnna com sal.

Bateira — União = Mestre António daSilva Pinho, para Setúbal em lastro. •„ •

Bateira = Primos Unidos = Mestre André António Barbeira, para Setúbal em lastro.

Quartel do Cornmando do Registo do Porto na Torre'de Belém , £7 de' Novembro de 1837.= Leotle, Capitão Tenente, eConuiian-dante.

AVISO.

ACoMMissÀo Administrativa do Asylo de Mendicidade ', estabelecida no extincto Convento lie Santo Amónio dos Capuchos, per-teride arrendar as duas Cercas fechadas, que ficam , uma do lado direito, outra do esquerdo da Lameda da mesmo Convento : toda a pessoa que pertender arrenda-las pôde comparecer no referido Convento, Sabbado dons do próximo futuro mez de Dezembro, pelo meio dia, em cujo dia'se fará o arrendamento pcrante'a dita Commissão. Em 27 de Novembro de 1837.= Francisco Soares Franco, Secretario.

PUBLICAÇÕES LITTERARIAS.

POBLICARAM-SB pela Academia Renl das Scienci.is nsOhrag seguintes: Uoleiro geral dos mares, costas, illni?, e baixos icconhecidos no Globo; parte 3." T. J.°, por Anlomo

Lopes d/i Costa Almeida-----Compendio de,Botânica do Dr.

Feh)í deAvcllar Brotero , aildicciouado, e posto em harmonia com os conhecimentos actuaes desla sciencia, ele.; Tom. 1." com li estampas; por António Alliiuu da Fonseca Bencvidcs.

j "puto Tribunal do Comroercio de 1." Instancia, e Car-JL lono do Escrivão Pires, Se e»lá jiulifieando a ausência do Marquei «In Saldanha, a rcquerimeulo de D. Cnelana Brigiilft ile Abreu, para que findo o praso da Lei venham ao dito Juízo responder A um» Acção de Libello, cm que se lhe |K?ile a quantia ile 3:344^1700 >s. ' '

2 f~\* Administradores da massa fallida do lallci-ido Feh-X_/ ciant) Ramires da Malla, aiilhorisados pelo respectivo Juií Cominissnrio, convocam n todos 09 credores ,'t referida rnttsíd pnra se reunirem nn Sala das SessOes do Tribunal Com-merciil, no dia 20 do corrente, pelas U Imras, a tini de se verificarem os créditos perlendidns privilegiados; na coufotmi-dade do Art._ 1217 do Codiio Conimercial.

4 ('e Dezembro próximo fuluro, pelas IO horas, no Palco da Moeda, com a devida icnia l"m-° Provedor, se ha de fazer leililo demoveis, roupas, louças, peças de ouro c prata, e barras do mesmo metal, e oulroa objeclos, tudo pertencente ao cn.»al do fallccido Francisco Pires Fortuna, pordelibemcíío iloCnii-«Iho de família', no Invenlurro a que se procede pela Juizo de l'nz de9. Paulo, poronlcm do qual se faz o me«moIcil.lo. CUHADOH fisciil dii iun*ta tio dillido António José Rodri^nus Im de continuar no dia S'J do corrente mez de Nuvembio, pel:<_3 de='de' refinar='refinar' uma='uma' loja='loja' do='do' esquina='esquina' ji.='ji.' horas='horas' utensílios='utensílios' ici3n='ici3n' incluindo='incluindo' publico='publico' fahricn='fahricn' só='só' carroça='carroça' a='a' c='c' os='os' e='e' géneros='géneros' em='em' pertencente='pertencente' conleileiro='conleileiro' loreto='loreto' renda='renda' p='p' na='na' s='s' cujos='cujos' tarde='tarde' acham='acham' _93.='_93.' ú='ú' todos='todos' armações='armações' da='da'>

a do csma

. '|~"VONA Anna Viclo.rma do Hegu Aranha , da Villj 0 AJ Arronches, perlende abolir um vinculo, que a m ndmmislra, institiiidii por Francisco Xavier Aranha , Bispo que foi de Pernambuco._______________

TA feira 2U d» NoverObio, na Praça Pu. 6 '1 *° blic» do§ LeilEes, se hão de arrematar com Q abatimento da 5.a parle do seu valor umas casas na rua He S. Laaaro, Frcgueiia do Soccorro n.° 2-in 26, avnhadas om 2:000^000 rs. , e o rendimento em 166J5000 rs. : ó EscrivSo da arremalaç3o = Neerciro(i.

P A u A Pernambuco sahirú «lê o di.i 17 de Dezembro o

o Brigue Biasilciro—Commerno=^

V"ENDE-SE um buía cavallo mp-lez, c;ue serve para ca>aliaria, sege, ou carrinho, aã rua da Emenda n.° 14.

THE4TRO N. DA RUA DOS CONDES. ,'

TERÇA feira 28 de Novembro de 1837, o 1." representação de = Uraa Fidalga no Corte de'Napoleâo = Comedia em l Acto.^= Tèkèli, ou o Cerco deMougatz=rgrande Drama histórico em 3 Actos.'= A Família do Boticário =^: Força em l Acto.