O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1352

DIÁRIO DO GOVEKJMU.

Continuou a leitura de alguns Pareceres, que foram npprovado*. . ,

Estavam presentes os Srs. Ministros dos Negócios do Reino, Justiças, e Estrangeiros.

Passou a discutir-se uma parte do Orçamento do Reino, que tinha ficado addiado.

Secretario d'Estado3:200$ rs.—Approvado.

Official Maior 800$ rs. —Approvado.

Havia um Official Maior Graduado que a Cornmissâo eliminou, e foi approvada a eliminação.

Segunda Verba.

Dezesele Ofliciaes Ordinários a 600$ rs.— A Commissão djz cinco Chefes 8*600$ rs.

O Sr. Ministro dos Negócios do Reino ponderou , que- a Coinmissão apenas propõe dez Officiaes para a Secretaria dos Negócios do Rçino, sendo cinco para Chefes das Repartições, e elle terá de pedir mais um para Arclii-vista ; assim como nào pôde deixar de pedir mais alguns OffiaiaGs, sem com tudo serem mais dos que os que eslão no Orçamento ; entretanto que ha inmtor trabalhos que estão carregando naquclla Repartição; em consequência pede 8 Amanuenses de 1." Classe, e 1(> clã segunda incluindo os 6 addidos de que falia o Orçamento, e sendo adifíerença apenas de trez que o Congresso não quererá fazer uma excepção, dando aos sub-Chefes desta Secretaria 500$ rs. quando deu a outros 000$ rs.

Continuou a discussão sobre esta verba pró, e contra; tinhu dado a hora prorogou-se n Sessão pura se votar , e votou-se pela seguinte forma:

Que o numero dos Officiacs seja de 10 a 600$ rs. — Approvado.

Um Official Ordinário para Achivista. — Ap-provndo.

Cinco Amanuenses de l.a Classe. — Approvado.

Ale'm destes cinco mais três. — Approvado.

Amanuense? de2." Classe dez.;— Approvado.

Que além destes dez sejam mais seis.—Rejeitado.

Era passada a hora. '

-O Sr. Prtsidenie deu a Ordem do dia ,"e levantou a Seísão.

HAVENDO as Cortes Geraes, Extraordinárias, c Constituintes da Nação Portugueza deliberado cm Sessão de lionlem, sobre parecer da Commissão de Poderes, que todos os Sra. Deputados ou Substitutos, aquém pertencer, ou viera pertencer logares vagos nas mesmas Cortes, e que sendo avisados para virem occupa-los, aptesentando os seus respectivos Diplomas, o não fuerem dentro de quinze dias depois db «viso (estando no Continente), ou dentro do mesma praso não tizerem constar,' com as competentes provas, o impedimento que disso os embaraça, ficam privados dos mesmos logares c se avisarão os immcdiatos: -assim se faz pu-blicq para conhecimento do quem' competir.

.Secretaria das Cortes, am 29 ds Novnmbro dt 1837.x= Miguel Ferreira da Cosia, Oflicial Maior Graduado , Director. •

LISBOA, 3 D'E DEZEMBRO.

O PAQUETE chegado anlrs de liontem trouxe-nos Jornaes de Londres ate; 25 do passado, de que exlialiimos logo o discurso de S. M.B. .na solemni! abertura do Parlamento, cuja inte-• gra se lê no Numero precedente di-sta Folha.

Lord Leveson na Camará dos Communs, e o Duque de Sussex na dos Pares, propozeram a resposta ú falia do Tlirono, que foi approvada quasi unanimente na Camará baixa, sendo rejeitada uma emenda, que apenas obteve vinte votos a favor. Nada mais que possa interessar por ora nossos Leitores encontrámos nos Periódicos a que alludimos.

Pelos Diários de Paris que alcançam ate 23 temos noticias de Hespanha posteriores ás que nos chegaram directamente, por terem faltado os dous últimos correios. (5 correspondente do Mórning Chronicle escreve de. Pa ris o seguinte :

«Esparteroolficiaaoseu ^overno, remettcndo-«lhe o resultado do conselho a que havia mandado »proceder em Pamplona, e qua no dia J4 pro-»ieriii sentença de morte contra oCoronel Leon «friarte, e sete sargentos do regimento de Ati-«radoresj como implicados nos assassínios du

«Sarsfield, e Mendevil, é em virtude da qual «soffreram a pena'de morte. Os ofiiciaes foram «sentenciados a dous mezes de prisão, e man-tt dados para Ceut,á com,-todo o regimento. Tu-«do isto se passou, reinando .perfeito socego. A «20 as tropas de Espártero continuaram o mo-«vimcnto, e chegaram ,a Calcários a 21.»

A Gazeta de ífanover dá alguns pormenores acerca das novas fortificações que «e devera construir ao oriente do Rheno contra as. invasões dá França. Tomaram-se em consideração quatro projectos, diz ella, • l/V o de fortificar UlmI .como o'grande ponto central .da Allemá-lilia Meridional: 2.% ode-Pónaúesçliingen, onde nasce o-Daniibio, a meio caminho deStras-burgo e Schaffhausen : 3.°, Rastadt, «juntamente Pferzheim : 4.°, Hamburgo ,, aã JJaviera Rhenana. Conforma a Gazeta, escolheu-se Rastadt. ' _ i- • -

Pedro Jo'se"dk SVlvaXcitâo Júnior, Bacharel Formado cm Leis, e Administrador do 5.° Julgado da Cap.U^j,' por Sua'Magestade Fi-dciissirna, .que Duos Guarde etc.

FAÇO saber quo lia Administração do5."Julgado , sita na rua da Flor da Murta, n.° 42, cm todos os dias que não forem santificados, do próximo mcz de Dezembro, se ha de procede1'-ern hnsta publica, e aquém 'mais der, com Audiência do Delegado do Procurador Régio, aos arrendamentos pelo tempo de seis rne-zes, de differentes quartos de casas pertencentes íi Fazenda Nacional, situados no dito Julgado. E para que chegue ao conhecimento de todos mandei afiixar o presente nos logares mais públicos. Lisboa, .30 de Novembro de 1837. — E eu Marcos Cosrnelli, Escrivão da Administração, o subscrevi. = Pedro fosé da Siloa Leilão Júnior.

AVISOS. " :

A COMMISSÀO que liquida a divida dos Mili-OL tares, e Empregados Civis do Exercito faz. publico que se acham promptos os seguintes Títulos : n.° 67, dçtqirnnlia de réis 493^555, pertencente a Joaquim da Costa Araújo: n.° -110, da quantia, dê 8G$t>67, a Domingos José' da Silva: n.° 1968, -da quantia de 584$288, aos herdeiros de Domingo» José4'de Mattos: n.° 2613. da quantia de 343^060, a Sebastião Bazi-lio da Silva: n."2623, da quantia de2:146$800, a José AlTonso Vianna : n.° 2579, da quantia de 890$821, aos herdei i os de Joaquim José' Monteiro: n."1314, da quantia de 28$200, a Bernardo da .Silva : n." 887, da quantia de 7i$280, a Eduardo Eloy de Biito e Carvalho: n." 2«20, da quantia de 373$838 a Francisco Manoel Franco. Casa da .Commissão, 2 do Dezembro de 1837. =. José .-Fortunato dli Cosia, Secretario.______.

OAnjíiNis.TRADOii do..3." Julgado.da Capital faz suber, que.dss onze ale' ás duas lioras da tarde dos dias 4, 5,.c (! do próximo1 Dezembro,, c succesíivãmente ate o fim do mez, ou antes, (se antes se concluírem as arrematações) tias casas desta Administração, -calçada de S. Francisco n.° 16 , 1." andar1, se hão de arrematar, por seis me^es, a quem mais der , e segundo as Ordens do Goveino, os rendas de todas as casas., el.ojas pertencentes á Fazenda Nacional, situadas neste 3.° Julgado,' que se reputam vagas por haverem sido intimados os actuacs iriquilliaps para porem escritos em tempo" competente. Lisboa, 30 de Novembro de 1837. = José ^Baptista Gaslão,

Admmi.stracão^o 3." Julgado. Relação dos prédios da Fazenda Nacional, que se hão deftrrendar em hasta púhlica em qualquer 'dos dias 4, 5, e 6 ^ ou nos irmntdiatos de Dezembro de 1837.

líxlincto Convento dos CamiUos.

RUA do Amparo n.° 23, 1." andar, preço actual da renda 172$800. Dita rua e n.°, 2.° andar, renda 144$000. 1 Dita rua e.n.°, 3." andar, renda 100$000. Dita rua c n.°, loja, renda 96$000. ,' Dita rua, n." 46 A , loja, renda 40$000.

Jíxlinclo Convento Jo Carmo. Rua Nova do Carmo n.° 17, loja, renda 25^000.

Dita rua n.° 18, loja, renda 28$800. Igreja velha do Carmo, largo, renda 67^500.

Extincto Convento da Boa Hora. Calçada de S. Francisco n." 15, loja, renda 180$000.

Dita rua n." 16 e 17, sobreloja e loja, renda 86/400.

Rua Nova do Almada n.°8, loja, renda 30$000.

Dita rua n." 12 c 13, loja e sobreloja, retida 78$000.

Dita rua n." 13 e 14, 1." csq. e loja, renda 112$000.

Dita rua n. "17 e 18, loja, sobreloja, e vão da escada, renda 62$400.

Dita rua n.* 19, loja, renda 36$000.

Dita rua n." 20, loja, renda 30$000.

Dita rua n.° 18, sobreloja, renda 14$400. • • Dita rua n." 21 ,• loja , renda 50$000. •• D'ita ruain." 22,;loja, renda 60$ÒOO.

Dita rua, largo, tiiheiro , renda 50^000. Extincta Inquisição.

Rua do Príncipe n.° l e 2, lojas, renda í)8$400. ' -

Dita rua n." 3, loja, renda

Dita rua n.° 4, loja, renda SC

DJta rua n.-" 5 e 6, Iqj-avrenel.

Dita rua n." 7 a 9, loja, renda 69$tíOO.

Travessado Forno n. ° 11, loja, renda 72$000.

Rua do Jardim h.°19, loja, renda 48£000.

Lisboa, 30 de Novembro dê 1837. =O Escrivão da Administração do 3." Julgado. =Ma-noel Joaquim de Mascarenhas. '

ALUOA-SB uma casa na rua da Quinlinha n.° 39, que tem comiuodos p.irn grande fnmilia , jardim , pateo com poço , cocheira , carollariçaS , etc.

A lurdtí do dia 6 do corrente te ha ile arre-. matnr na Pinça dó Dejioailo Geral, uma propriedade de casas dentro do pateo do Pnço da Rainha n.08 30 n St; Freguczia dqs Anjos, avaliada na quantia de l.SOOfiOOO rs. ::é l&crivXo c= Couto.

jfff^i, l \ONA Mana Jíionla Duarte comprou o prédio 3 Jyjilif \J no largo da Graça n °° 64, 65, e 66, de a^-Ct que 6 direito Sr. o Exm.° Marquez de Sondo, em que é enfiteuta António José da Silva ; e para fazer publica n mencionada venda e compra se fax o presente, para quem tiver direito a requerer, ou qualquer oppo9Íc.ão, no praso de 15 dias, comparecerá no Escrivão José Luiz Mulbias, do 1." Districto.

>S*S, ~|3BLO Juízo de Direito da 2.a Vara, e Cartono 4 J3íiiF JT do EscrivSo Leiria, correm ediclos de 30 tUi-^-t*! ,|ias para se julgar livre c desembaraçada a propriedade n.°° 13 e 14, da travessa do Conde de Soure, Fre-guezia das Mercfia, que Joaquim dos Santos arrematou em hasta publica, por execução que 'António José Ferreira Lima move pelo mesmo Juizo, e Cartório, a Francisco Xavier Vieira Ligo , e sua mujher : quem á» mejmas tiver direito o vá deduzir úquelle Cartório,' pena de que lindo o dito praso te julgarem livres para o comprador.

AitnQunniMEtiTO do Administrador da massa fallida da Viuv

iva Nuno, e Genro, na Sala das SesiSes do Tribtinal de Commercio de l.a Instancia, se Jia de proceder á arremalaçno de dilTerenles prédios pertencentes á dita massa fallida, silos no Gradil, no dia 11 do corrente, das 11 horas ao meio dia, cujas avaliações constam do Inventario, e dos respectivos editaes, affljcados no Tribunal, c mais lagares do estilo.

'LTIHO leilão na rua de S. José n." J 99, por _- se ter alugado o palácio com a eondiçlo de . i. se entregar a chave no dia 16 do corrente ; o qual lerá logar Terça feira 5,' Quarta feira 6, e seguintes, das 11 horas em dianto, do resto da m»-bilia rica e ordinária; bem como ainda ha louças da.China, boas cobertas de seda de Maeáu , casquinhas , pianno , Jiiítre-', relógios, boas piritiirits a óleo de aliciares antigos , harpa , cobre d«.coamha, carruagens, caleche, e seges com arreios, etc.

No arm.nzem de José Enaa, na rua direita de S. Roque n." 34, A, 1." andar, ha para tender umsor-timento'de toucadores de Senhora , me»as jardinei-l rãs , cadeiras, sofás, camas á Franrcza, e difleren-' lês qualidades de mobília, toda moderna.

8 ~]V]"o armazém ile M. A. Burnity, rua do Alecrim n.° 10, _L>I no2.°nnJar, ha capas feitas de diíTerentcs tecidos, retinas lisas , pannos estampados , castorinas escocesas , c lisas: bem como ha boús, c palatinas, sedas, merinos lisos, e lavrados, e muitos uiais objectos pioprios para enfeites de Senhoras. >

g "JVTA rua dos Fanqueiros n." 65, Felix José da Costa, J.^1 Jem um grande sortimento delanzinhas decores lavradas, de ajais de vara de largo, a 650 réis o covailo, e outns pouco mais estreitas a 500-réis ocovnd», easlit.is n 340 róis-; baetilhas muito boai a 120 réis, echniles do mesmo, a 1:100, c saias a440 réis, chitas escuros aOO, 90, 100, 110, ISO; e outros muitos objectos próprios da estação: tudo sem defeito,.

r.izlo da próxima mudança, c falta • '°Sar' se vende na rua de S. Do-mingos n.8 ]8, umn'carriingem Inglesa, um carrinho Inglez, e uma sege Portugueza com arreios, tudo em cxocllenle estado, também um selim de Senhor», c um eu vai-lo de pequena marca muito manso, hnuilo, c bom, mais próprio para Senhora,, ou Meninos. Ajusta se uma traquitana de cortinas em troca, e com arreios, se houver.

REAL THEATKQ DE S.. CARLOS.

SEGUNDA feira 4 de Dezembro de 1837, em líeneficio de Joào Saviu, l.°Bufíb. Cómico doditoTlientro, iráemScena uma nova Opera em 2 Actos, que tem por titulo = O AioCom-promettido. = E uma das melhores Danças, que só nnnunctará por Cartazes. v