O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Ficnm revogada» todas as Leis em contrario Sela da Coinmissâo , 13 de Dezembro de 1837. = Jo&é da Silva Passos. =rLeonel Tavares Cabral. = Josó Forlúnalo Ferreira de Castro l(vWido~em parte). = Marino Miguel Fran-zini (vencido na doutrina do Artigo 63). == José Liheralo Ferreira de Carvalho. = José Lo-pé»'Monteiro. ____

Ao Soberano Congresso Constituinte : = A Camará Municipal ao Concelho dê Ar-ronches, julga do seu dever felicitar o Soberano Congresso. Constituinte, depois de parecerem terminadas as discórdias interno» do Puiz , não só pelas «abias medidas que tomou paro este fino, e que com tanta actividade foram postas cm cxecçâo pelo Governo de Sua Magesta-de; mas pelas justas e nescessarias reducções feitas para equiparar a'receita com a despeza etn uma Naçào, cujos recursos estão reduzidos qnasi ánullidade. Esta Camará lisonjêa-se que o Soberano Congresso, continuando com n assiduidade .com que tem procedido, terminará em breve o. Código Poli tico, que deverá fuzcr o ventura da Naçào Portuguesa, e a estabilidade, e esplendor do Tlirono da Dynastia Reinante. .Arronches, em Sessão da Camará Municipal de 16 dê Novembro de 1837. = O Presidente, Francisco da Silva Lobo Tcllo. = Vereador, José Rodrigues deOliveirn. = O Ve reador, Manoel Sardinbu Moutoso Vidiga). = O Vereador, Francisco de Pina Gouvêa.= Vereador, Manoel de Oliveira.

„ EDITAL.

Manoel Joaquim de Almeida, Administrador . do quarto Julgado Administrativo da Capi-. tal, por Sua Magestade Fidelíssima, que Deos Guarde, etc.

FAÇO saber que no dia vinte do corrente, pelo meio dia, nas casas desta Administração, rua da Rosa, n." 61, com assistência do Delegado do Procurador Régio, se ha .de arrendar aquém mais .der, pelo tempo de uman-no., e com fianças idóneas, a Cerca do extin-cto Convento dos Caetano», sita na rua ao Caetanos, Freguezia das Mercês desta Cidade; • e assim mais se continuará até a.o ti w do armo corrente o arrendamento por seis mezes de algumas Casando Fazenda Nacional, que aindu te acham por arrendar. E para qup chegue ao conhecimento de todos^ e se não possa allegar ignorância, mondei fazer o presente, que será alfixado nos togares públicos4 e do estilos Lisboa, 14 de Dezembro de 1837. E eu José Ma-ripnno de Carvalho, Escrivão da Administração, que o escrcvi. = .Manoe/ Joaquim de ineidç. • .,

' SERVIÇO DE MARINHA.

,„. Registando Porto, 14 de Dezembro

N. . de 1837. ' '_ '

ESTE dia .não entrou embarcação alguma.

. /. r . EMBAUCAÇÀO SABIDA.

..Escuna,Ingleza =Dartmnutli = Cap, John Glflss, para Lherppol com fructa.

.Quartel do;rRegisto do Porto, .na Torre de Belém, 14 de Dezembro de 1837.= l+eolte, Capitão Tenente, e Comm

Megisto do Porta, 15 de Dezembro de 1837.

EMBARCAÇÕES ENTRADAS.

NAU Ingleza = lídmburgh =Commandpn-tc o Cap. de Mar e Guerra William W ,Hauderson, de Corck etn 11 dias; 520 praças de guarnição.

Brigue Inglez = Marv Barry = Cap. John Tewjcsburg, da Terra ^íova ern'20 dias^ com bacalhau a Watts Garland & C.a; 9 pessoas de trip.

Brigue .Inglez =r Mathilda = Cap. George Clark, de Llengly em 13 dias, com carvão de pedra a William S.Burnett; 9 pessoas de trip

Patacho Portuguez = Flor de Lisboa = Cap. Yicente Anastácio Rodrigues, de Pernambuco em 50 dias, com assucar, e couros a- Vicente Ferrei/a da Silva, e o Navio a Manoel Francisco de Oliveira; 11 pessoas de trip., e uma mnla.. ,.

Escunn .Poríugueza = Victoria = Cap. José Marit. Franco, da Ilha^Terceira em 11 dias, com trigo, e milho; 10 pessoas de trip., e uni passag. Consigna-se a Manoel Joaquim de Mattos.

Hiate Portuguez = Oliveira 1.°= Mestre Vi-ccnteda Costa Ozorio, de Oorck em 17 dias, com manteiga, e carnes; 11 pessoas de trip. Coneigna-je a Dourado.

fi-IARID. PO G O VÊ ft N (X

StSHBSBSSÍ?''*^*^'*'"^^*"*^'**^*^^^^ Chalupa Hollandezâ ==.Mers = Cap. Jácob Metzan, de Vlaardingem em 12 dias; com manteiga, e queijo a L; Hrold & C.*;' 7 pessoas de trip. . .-

EMBARCAÇÕES SAIUDAS.

Curveta InglezB=-Stíylla..

Brigue He»panhol=:Farna = Cap.Bernnrdo Rodrigues, para Villa Garcia com sul, e um passag.

Hiate Portuguez = Alliança = Mestre Gei-vazio Ferreira de Leão, parà'Trieste com assu-car, e cafre'.

Barco PortU£uez = S. Jose'== Mestre Chris-tòvào de Carvalho, para Villa Nova de Portimão com e.ncommendas, e seis passag,.

...V. B. '- A Nau Ingieza = Hercules= foi fun: dear em frente da Boa Viagem.

Quartel do Commarído do Registo da Porto, na 'Torre de Belém, li» de Dezembro de 1837. = Lcottc, Capitão Tenente , "Cominandanie.

. A1ISOS.

P EÍ A Inspecção Gorai dos Theatros e Expe-ctaculoâ Nflcionnes se faz publico que o Conservatório Geral da Arte Dramática se abrirá ncrdta 8 de Janeiro próximo futuro. As pessoas que quizcrem frequentar a Eschola de Musica , tanto vocal como instrumental, apresentarão, desde já, seu» requerimentos ao Inspector Geral, os quaes serão recebidos na respectiva Secretaria , actualmente estabelecida no mesmo Conservatório, no extincto ConVento dos Cactiinoâ. '

Os requerimentos poderão ser entregues ate o dia 23 do corrente Dezembro; e os requerentes deverão comparecer impreterivelmente no mesmo Edifício no dia 2o do referido mez de Dezembro ás i> horns da mnnlià.

Estando dependentes da decisuo jdo Corpo Legislativo os arranjos últimos da Eschola Dramática , • liça demorada a abertura de suas Aulas ale qu« se obtenha. Todos as pessoas, poiéui, que quizereui frequentar as ditua'Aulas, que siio de declamado , gesticulação, recta pronuncia da Língua Porlnguezo, e as mais i|iie. formam um bóia Actor Nacional, podem, desde já, apre«ciHíir seus rcqiierimentoa; e por todo o-mez que vem safará'annuucio ao Publico do dia da abertura das ditas Anhu. Lisboa, « S»croturiu da Ensj)ei,vAo Geral dos Theatros, em 5de Dezembro de 1837. = Jeronymo dgncl-lo_ Mora, servindo de Secretario.

NA qualidade de Contador dê Fazenda do Di.stncto de, Lisboa cumpre-me exigir do •Redactor do N/icionuI a publicação do nome do Recebedor u que ullude no seu N.° de 9 do corrente, quando tracta da conveniência de se arrematarem as Decimas, não só para o punir, mas .pura salvar a honra dviquelies que cum-prrm as Leis e Ordens a simillinnto respeito; nu certeza de que se irão app~arecer a declararão exigida, si;rá tida por gratuita e,falsa si-milhuiUe accusaçào, u só tendente a fins particulares, e como tal.a denunciarei ao Publico. Lisboa e Contadoria de Fazenda do Dislricto Administrativo, 13 de Dezembro de 1837.= O Contador do Fazenda, José António Carlos Torres. ______

NA tarde do din 20 do corrente se ha de arrematar na Praça publica dos Leiloes, a requerimento do Sullicitudor d.i Fazenda Nacional, na 5.* Vnrã da Comarca de Lisboa, uma Propriedtid'» deCusns na'rua do Poço dos Negros n." 38 e 39, avaliadas ern 1:500/000 reis, e o seu rendimento em 117$600: e.lis-erivào da arrematação , Couto. = O Sollicila-dor, José fiteira Caídas de Lemos.

NA Contadoria do Hospital N. e R. de S. José, pela» 11 horas da manhã de 22 cio corrente se arrematarão, a quem nuiis de'r, 2C 'moios de trigo., e 10 inoioi decevnda , eifislen-tes no mesmo Hospital, uondc (iodei ao ser examinados.

Também se arrematarão as rendas das-Marinhas do dito Hospital, em Aldegallego, e Al-cocliete, actualmente arrendadas a Manoel Caetano Monteiro, e a Maihias José Monteiro ; e bem assim assim n s rcndua dus Cadeirinhas de mão do referido Hospital.

PUBLICAÇÃO L1TTURARIA.

VENDE-SE a Collecçào de Leii do pri-meiri semestre docoricifite anno com o respecti vo índice por 1^800 réis, e tambr-m se ven dem as fylU»s da mesma avulsas a 20 réis para

aquellas pessoas que necessitarem de alguns do» Diplomas na mesma incluídos. Na imprensa Vacionul, na suu loja na Praça do Pelourinho, no edifício em que esteve o cxtinclo Erário; na loja de Francisco Xavier de Carvalho! ao Chiado, defronte da rua de S. Francisco; e na loja da Viuva de João llenriqucs, rua Au-zusta n."l; no Porto em casa de José Joaquim Rodrigues dos Santos, rua dos Carrancas n.* 2 e 3; e em Braga em casa de Francisco Manoel da Rocha.

. TVTo Heal Collegio Militar Fe ha de proceder i arremata-_L^I cão dos Kerteros de mercearia necebsariua para consumo do mesmo Collegio, pelo teni|>o que se convencionar: lodo» oa Merceeiro* i)ue queiram dar o «eu lan\ò, deVeiao comparecer no mencionado Collegio.no dia 83 do corrente pelai

onze horas da manliS._________________________________

,4 NTOKIO Maia, e Silvenu Tuyliner, como.Sócios e Li. J\. quidalarios do Contracto do Tabaco fiado em 1833., previnem o Publico de que ui< bens que pussue Joaquim José Letilane e-túu sujcilciii í- hypoltiecadus ú Duiiga que elle prefi^ toii cm favor do sou genro Juxi Venuueio Goniti Poreira para ser adminiitrador, como fará do Tab«co do primeiro pari ido do Termo, conjunctamenie com José Gome» Pereira, fálica-do pai deste, cuja herança fôra declarada fnllida no Tribunal do Commerciu de primeira Instancia > (Quilo por Isso ,que, flo* pois de receberem o que lhe» locar era.rnteio,- fícm de pró-* ceder coiilra o sobredito &ads'r, qoe já 'confessou lua obrigação, a fim de »erirn pagos 'Io rfslanle do seu credito.

_ T uiz Prudcncio de Figueiredo Irada rubiluar se pura JLj averbar em seu nome duas Acc.3ee do Banco ift?ila Cárie, n.<_ que='que' de='de' b='b' fulleclmen-to='fulleclmen-to' e='e' lhe='lhe' pertenceram='pertenceram' tag0:_489.='_6:_489.' rita='rita' mulher='mulher' por='por' tag0:_488='_6:_488' sua='sua' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_6'>*nedicla dá Graça, de quem ficou por universal herdeiro: toda a pessoa que seprenunur com direito ís dilus Acções, vá deduzi-lo no Juízo de Direito da 5.* Vaia, e cartono do Escrhttu Marques, onde correm ediclos de 30 dias. '. . -

MANOEL Gonçalves, Olho, tem contraclado com Joio Anti

__ António Boenrim a compra de

t^r-HA uma propriedade de casas, loja, e primeiro andar, sllai nu rua de Santo António do Couveutu novo do Co-rac.Jo.de Jesus n.'* 15 a 16, Freguezia de Santa (nabel: Ioda a pessoa que tiver direito á dita propriedade por hypoltie-ca ou outro algum encarçò, poderá fazô-lo declnrur no u>cri> " ptorio do Tdbellifio Souto Maior, na rua do Norte HO Bairro Alto n." 8 A, dentro do prato da Lei, pura que Gado se julgue a propriedade livre ao comprador de quneyquer encuigo»^ JoAÕ~Rodrigues Araújo arrcni.tou em fausta publica pelo Juízo de Pás

_______ Bemflca, e pela qimnlia de I71$QOO téis\ uma

propriedade de casas com sen quintal e serrado-,-hitos no Tojal , dita Fregueíia do Bemflca, a» quaes' foram de Maria Alexandrina, e de seu marido José Curréa, fallrridos. Toda e qualquer pessoa que se julgue com direito á propriedade, deve ir deduzi-lo ao Juiio de Pai da Villa de Almada, por ff r n do inventario > c âcsla fórnu ú roaipf lente, dentro do praia de trinta dias, participando-o primeiro ao Juízo Com-inissario de BemQca ; 'findo o dito praao, é entregue o preço da arrematação , e Oca logo julgado livre e desembaraçado o prédio de todo e qualquer ónus.______________

A.RUNNA Henriquela dos Santos, viuva de Valenlim dos Santos, tem justo vender a sua proprtada.de de casas da Pr^ça velha de Al-rnnda, e se afDxaram edíctàès da Lri pelo cartório do Escri-.vio Cordeira, onde lê poJerú declarar a duvida que huja í mesma venda, com pena de se julgar livre aditaprupnsdade.

X^V TVT'J llla ^' ''° •'une"° ''e '"38, u,i praça pu-7 S ííiF J. 11 blica dos leiloei, se ha de arrematar umas ^Sffirffifr ca»as na*rim dos Fanqueiros n.*9 2.'! a 20, e para a rua dus Retrozoiros n " 68 a 71, avaliadas em I4:í)09i3 leis. e rendem 1:096^200, por execuçjo que pelo Juno da 8.» Vara, Escrivão Jacubel', promove Husebio da Silva Cardoso á Exm * D. .Antunia Augusta dos Remédios Freire de Andrade: é E«criv8p da arrem'ilnç;in = N''creirn

„ /^VUIHTA feira £0 de Dezembro, na praça publica dos V^ leiloes, se hão Ue arrematar, r^l a real, os irndi-

mentus de umas casas no beco do Forno i na rua da Galé era

Alfama, n." 2 e 3, avaliados em 57$t>00, livres de decima,

do furo de 17,3000: é EicnvSo da nrremHtaç]o= Negreiros.

q T3 UA Auguslu, loja n." 24, ha um grande sorlimeuto de XV pannos de linho de Iodas as qualidades, propiios para

os Arsenaes e Hospitacs1;, estopas, toalhas, guardanapos, e

linha de peso, a preços^wimmodos.

VENDE-si! um carrinho inglei de duos rodas, de

lebcoberto, com arreio; e ijualmenle ' im lindo cavallo de pequena marra com proporções pura o dito trem , e jú conhecido bom de cavallaria; na rua do Prior, a Buenos Ayres, n." 9.

THEATRO N. DA RUA DOS CONDES.

DOMINGO 17 de Dezembro de 1837. = Trinta ânuos, ou 'a vida de um Jogadora; 'grande Drjrna em 3 epochas, è 6 quadros. = Uinn Fid'al^n na Corte de Napoleão = Comedia em l ucto. ---------

TERÇA, feira 19 de Dezembro de 1837; cm beneficio do Sr. Fidanzn: a 1." representação do =Kabri o Tamanqueiro, e os Piparotes = pequena Comedia' maravilhosa em J. acto.=±Trinta annos, ou ávida de um Jogador.

Errata.— Na Conta do Ministeriç da Marinho, do rp;z de Outubro ultimo, publicada no Diário de hontem, na explicação da addi-çào Qòò$996, onde se lê^ro seu ordenado até 24 de Outubro de 1837,- e um quinto do ordenado como Interino = deve lêr-se = o seu ordenado ate 24 de Outubro de 1837, Um quinto de ordenado como Interino. =