O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

poz como substituição que o força fosse entre 40 e 80 homens, termo médio 60; que soubessem ler e escrever, idade 30 anãos. . Houve uma questão de ordem sobre se a substituição apresentada se podia ndmittir depois das resoluções tomadas pelo Congresso, em cuja1 discussão muitos-Senhores fullaram pró, e -contra.

O Sr* Midosi observou quenâosuppunha que a sua substituição apresentada pelo Sr. trenas eslava prejudicada por alguma resolução do Congresso; mas sendo assim , que a retirava.

O Congresso consentiu-, e o Sr. Depiijadò JBayonn a adoptou,sua; e-depois de mais algumas reflexões se julgou prejudicada.-Continua a discussão •do Artigo 1.* O Sr. Rodrigo Salasar volou contra o 5Arli-.go por ser nssás despendjpso, cuja despeza , segundo o calculo que se fez, monta de 140 a 360 conlos de réis; que a cnusa das desordens e somente o múa serviço dos Empregados Públicos, e estes servem mal porque se lhes não paga, que julga o Artigo inefficoz, porque apenas servirá para a Cabeça, do Distrícto^ e os Antros Concelhos hão de ficar sem segurança pagando igualmente para o Thesouro, e finalmente que estes Corpos hão de servir mais de apanogio aos Administradores, e mais Empregados do que para a segurança dos Povos.

O Sr. Macario de Castro, concordando com as emendas propostas por alguns Srs. Deputados, foi de voto que se traclasse de decidir o Artigo 1." qual deve ser a força, e depoi,s se passaria aos §§. ; que precisava declarar que esta força não era para estar collocada na Cabeça do Districto,-mas iim dividida pelos Concelhos em Esquadras,.* pequenas Secções. , .O Sr. Borjona fallando largampnte contra a medida do Artigo, concluiu dizendo que do mal o menor; o assim votava porque o numero fosse de 20, ou 25, e mudável de 6 em 6 mezes. Ò 8r. José Caetano'de Campos, por parte da Commissão de Redacção, ponderou ao Congresso que ella não pôde concluir os trabalhos de que foi encarregado hoje pelo Congresso, por se lhe terem offerecido muitas duvidas que não "pôde resolver, e pedia que a Projecto fosse de novo á Commissão de Fazenda.

O Congresso resolveu que o Projecto fosse de novo á Commissíio do Fazenda , reunindo-se-lhe a de Redacção. . • • ' Continuou a discussão.

O Sr. José Estevão propoz que esta força J5íe de 40 a 60 homens, sendo a terça parte de Cavai!.iria. . . . ',

O Sr. Menezes disse que não podia deixar de olhar o doutrina do .Artigo se não' como um absurdo que offerece uma força ale'm dedespèn* diosâ inútil, porque 20, 40, ou mesmo 12 homens não servem de nada , lendo cada Districto pelojnenos' três ou^quatro Comarcas; que elltí Deputado não leria vnrgonha d« propor que •fossem »B(i,l Jjomens para cada Dislriclo,'porque só essim se poderia tirar algum' proveito, rua's como do Artigo se nào tira resultado nenhum, vola contra elle por ser despendioso e inútil.'

Julgada a'matéria discutida posto o Artigo á votação,foi rr-jeitodo, oss}.m como a Substituição do Sr. Ferreira de Castro. - - •

Approvou-se a do Sr. José Estevão, isto é que a força seja de 40 a 60.

§. 1." . • • - _

O Sr. Macnrio de Castro propoz a eliminação da residência..

Depois de breves reflexões foi a maleria julgada discutida, e o parágrafo opprovado com a eliminação proposta pelo Sr. Macnrio de Caslro; e a emenda do Sr. José Estevão, de que meiade da força, pelo menos, .saiba ler e escrever.,

Entraram na Sala a Commissão de Fazenda , e Redacção com o novo Projeclo sobre u Papel-moeda ; e contendo matéria nova, além da que se tinha approyado j julgando-a o Congresso grave, ficou para ser discutido amanhã, convidando-se o Ministro da' Fazenda.

Eram b horas, o Sr. Vice-Presidente levantou a Sessão.

co interesáe que offerpcem as noticias que referem relativamente-ás operações da guerra, por se conservarem estacionário» os exércitos, com-tudo levamos ao-.conhecimento dos nossos leitores o seguinte:

Por participação-do Conde de Luchana, datada do seu Coronel General de Logroíio a 16 decorrente, sabe-se.

Na Catalunha tinham sido batidas as facções de Urbistondo,*Trist'ani, Llarch,"e Pitxot.

O Pretendente ainda se achava em Amurrio, reinando n maior desintelligencia entre seusGe-neraes. Dizem que Zgnategui, e Elio estavam para responder à conselho de guerra, como ac-cusados de conspiração contra D. Cario*, e que Villarcal nào tinha sicjo fusilado, c que se acha outra vez ao lado.do Pretendente, assim como Gomez, e Guergué, o& quae* íatn ser incumbidos^ do commando de uma nova expedição á Caslefla composta de 14 batalhões.

O chefe faccioso Garcia.tinba partido para Solana á lesta de 17 batalhões, a Iim de observar os movimentos-de Espartero.

Também se. dizia que Cabrera tinha passado o Ebro commandaiido uma força de 5 mil homens.

Por Decreto de 16 do corrente tinha S. M. A Rainha Governadora sido servida acceilar a demissão do Miniítro da Marinha, o Chefe de esquadra D. Francisco Javier Ulloa, nomeando para o substiiuir o de igual graduação D. Manuel deCa.iàs, ficando.interinamente encarregado deste Ministério, em quanto se não apresentar o respectivo, p Marquez de.Someruelos, Ministro da Governação da Península.

RECEBEMOS também Jornaes de Paris, e segundo o Constitutionnel tinham circulado na cidade runaom à:>. urna nova,conspiração contra u vida do Rei, da qual lendo o Governo já nolicia havia tempo, havia recommenda-do toda' a actividade e prudência .á policia, a fim depreveiiir efrustrar tão perversos desígnios.

Com. effoito as autljoridades de Bolonha do Mar tinhatn apprehrndidq no dia 10 «m homem munido deurn passaporte falso, e que trazia, na carteira documentos importantes que odesigna-vain , assim como .as noticias já recolhidas pelo Governo ,' cpmo o executor do projecto, da conspiração.

O preso e um dos amnistiados de Ab,ril. Em resultado-do exame dos jpapeis achados tem-se feito algumas prisões, e=a justiça prosegue nas pesquisas relativas a este nefando attentado.

LISBOA, 29 DE DEZEMBRO.

TROUXE-NOS o correio de hoje Folhas de Madrid até 22 do correnter e apesar dopou-

EPITAL.

AC\MApii Municipal de Lisboa, suscitando em beneficio da agricultura as disposições das Posturas de 2 de Dezembro de 1766, ?7 de Nowembro.de 1777,. e 7 de Janeiro de 1833, determina que todos os lavradores, seareiros, e fazendeiros moradores fora das portas.da Cidade, até aos limites do termo delia, apresentem na Casa da mesma Camará, no primeiro trimestre dê cada anno, doze cabeças de Pardaes, cada um, asquaes verificadas que sejam, sé lhes passará urn bilhete, incorrendo pelo acto de contravenção na muleta de dous mil reis, metade para astdespezas da C idade, e a outra para os Offtciáes da diligencia. Os lavradores, fazendeiros, ou seareiros, que apresentarem segunda, terceira, ou quarta dúzia de cabeças", e assim por diante , receberão 20 reis de prémio porcadíi uma das que excederem á d.i obrigação; e o mestno prémio receberá t u m bem por cada duzin, todo aquelle que as apresentar sem ser a isso obrigado.

O presente Edital será communicaclo a .todos ,os Juizes Eleitos de Parochia.- do quem se espera a fiscalisação da siía tbscrvancía , incumbindo a todos osOfficiães de diligenOia",da Municipalidade o vigiar no seu cumprimento. Ca mara, 27 de Dezembro de 1837. = O Secrela-•rio, Pedro António Pereira.

ACAMARA Municipal de Lisboa faz publico que no dia 20 de Janeiro próximo futuro, pelo meio dia, se ha de proceder na Casa dá mesma Camará á arrematação da construcçâo

do canno parcial do prédio pertencente a José Maria Valois, situado na rua do Teixeira, com Vente para atravessa da Cara, a quem por menos o fizer, nos termos declarados no Auto de Vistoria que se fez no dia 27 de Novembro próximo passado, e na conformidade dos Editaes de 31 de Julho de 1835, e 8 3e Abril do cor-ente anno. Camará, 29 de Dezembro de 1837. =rO Secretario, Pedro Antoiiio Pereira.

SERVIÇO DE MARINHA.

Registo do Fofto, 29 de Dezembro da 1837.

EMBARCAÇÕES ENTRADAS.

ITAPÔR Inglez = Trunsit = Gap. Perkin» V._ Wrightson , d& Londres em 9 dias, e a\-imamente de Southampton em 6, com Fazen-las a Henry James; ,25 pessoas de trip., e 3

Chalupa Tngleza =Queen Adelide= Capi-ao Henry 'Francis, de New-Port em 18 dias, com fe/ro a W. S. Burnett; 7 pessoa».de trip. N. B. Neste dia não' sahiu Embarcação al-urna.. .

Quartel do Commando do Registo do Por-5, na Torre de Belém, 29 de Dezembro de &37. = Leotlc, Capitão Tenente, a Commandante. • t

PUBLICAÇÃO LITTÊttARIA.

JEOONDA feira 1." de Janeira rah:-í o 11° N.° da Folia

$ianat= Jornal do Povo— 10 réis. APsigna-se na Iffl-

>rensa du rua da Condessa n.° 10. Veude-sé na« lojns do costume.

' A1WU7ICIOS. ,

J\.s Afnlns do Licíe Parisiense se abrem no dia 9 de Janeiro-.

7 dr> 3nr-e"° ''e 1838,'n» Prafci Pu. blica dos Lcitócs, se hão de arrematar Uma* catas na rua dou Fanqueiros n.01 23 a SÓ, e para a rua dos Retroseiros n.0i 68 » Tl, avalindaq em 14:8005 féis, e rendem J-OflG-Jíno, por execução que pelo Jnlio da, 8.» Vara, Escrivão Jncobeti, promove Enzebio ria Silra Csr-doso, á Exm.a,D. Anlonia Aupusla dos Remédios Freire d« Andrade: é Etcrivào da arremataçbO=JíegTg)ro8.

OtcTuii. rcnJeiro.dos arni/iíçpn e casa^eitua* das noGinjal, pcrtenccntfl a'iérançã"~^a.^ ftirecWn D,'Maria Rila da Paz, \ernlo o nnnnn-cio no Diário do Governo n.° 3f>5, j)árlièlp» «o riiblicò que elle tem muita! bemfailorias nos-mesmos aro*.ateií»i c ctií:>&, cujo valor ha d.e Mie ter pago pelo corapruder, ou víudçdor, aljas ha de dcsmanchAr^udo que fez.

Companhia Fabril de Louça. . A DIRECÇÃO da Companhia fabril

^IRBC(í*0 ''" AífociaijiSo Mercantil íaabonense con'i-iiíf \. a Iodos os sem Sócios, e. Srs. Negociantes ^acionaes e Estrangeiros, e mais pessoas inleressadas nos Projectos i3o Fazenda'proximamente apresentados ao Sòbefano Conçrcsso, para que se dignem reunir no ECU locnl-, r(» 4iieita_ do Arae* nul n " 60, pelas G horas da tarde do dia 8 de Janeiro pró. ximo, A fim de se combinarem sobre os interesses'dos meaoio» Projectos. ' -• ' -

AíRE-iB.nma loja na rua nor.V do Almada h." 64, de-fronte ()a calçnila de S. Francisco, .de bôlus France-les , pasteis, licores , .naropes, o pastilhas para a tosse, de todas a> qualidades,

M R de Vilri, dentista do S. M. a Iiiipírálnz', íaz clen-. tes incarruptiveis par um meia par-elle sá conheci-do , restaura os dentes cariados, com n .mineral,' far narizes, e todas as operaç&es dentaes, rua do Qi|rb u." .J48.

PAR4 a Rahia snliirú brovcraente H Oalen Sueca j Ariadiie, Çojiililo David Lmd-berg: quem na'me'smn quiíer carregar, ou ir de paisagem , poderá falia r coo) llafnel Oa-vaízo, Corretor do Numero, na Praça do.Commerclo ús-Jio-ra< do costume. ______ , ,

TIIEATRO ff. DA RUA DOS CQJfDES.. ',

DOMINGO 31,cie Dezembro de 1.837.—A Torre de Nesle = grande Drama foaiantico em 9 quadros. = O Padrinho = ,Comedia em tl

SEGUNDA feira 1.* de Janeiro da ,1838, = A Mascara de Ferro = grande Drama histórico em 4< actos. = O Engeitadok== Comedia em 3 actos. , • •

Erral