O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(4)

para combinar a effectiva cobrança dos Impostos com a commodidade dos Povos.

O Meu Governo vos apresentará o Orçamento da Receita e Despeza do Estado, e vos dará conta da execução que tiveram as Leis ultimamente votadas.

Na fixação da força armada de mar e terra, attendereis ao que urge a segurança publica, e o decoro da Nação, auxiliando o Meu Governo nas medidas, que tem de propôr-vos, para se conseguir tão importante resultado.

Todas as Provincias do Ultramar se conservam em perfeito socego. O seu estado, se não e tão prospero como se deveria esperar dos seus valiosos recursos, tem, comtudo, geralmente melhorado. O Meu Governo vos proporá as providencias, que reputa mais apropriadas para o desenvolvimento das riquezas, que aquellas Provincias encerram.

Confio que prestareis a mais séria attenção ao exame do Orçamento, e das Propostas de Leis organicas que o Meu Governo vos ha-de apresentar, com o fim de promover os melhoramentos administrativos, nos ramos mais importantes do serviço, adoptando-se, a respeito de cada um delles, o que a experiencia indica, e as necessidades publicas reclamam.

Espero que as Camaras prestarão ao Meu Governo a illustrada e efficaz cooperação, que exige dellas a Causa da Monarchia, da Ordem, e da Liberdade.

Está aberta a Sessão.

Concluida a leitura, Suas Magestades saíram da Sala com o mesmo cortejo, que tivera logar na entrada.

Voltando á Sala a grande Deputação, e sendo hora e meia da tarde, levantou-se o Ex.ª Sr. Presidente, sendo seguido pelos Dignos Pares e Srs. Deputados, que successivamente se foram retirando.

O Redactor,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.