O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO

DA

CAMARA DOS DEPUTADOS.,

N.° 1

SESSÃO DE 2 DE JANEIRO DE 1858.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede.

Miguel Osorio Cabral.

Chamada — presentes 84 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Serzedello, Breyner, Rodrigues Cordeiro, Xavier da Silva, Bartholomeu dos Martyres, Cunha Pessoa, Rebello Cabral, Roboredo, Casal Ribeiro e Paulo Romeiro.

Faltaram—os srs. Abilio Costa, Mello Castro e Abreu, Azevedo e Cunha,. Mello Carvalho, Geão, Heredia, Antonio Emilio, Girão, Gouveia Osorio, Duarte de Campos, Barros e Sá, Cunha e Sá Seabra, Pereira Menezes, Pinto d'Albuquerque. Costa Veiga, Aristides, Barão de Almeirim, Barão das Lages, Bento de Castro, Bernardo de Serpa, Seixas e Vasconcellos, Cyrillo Machado, Vivião Pessanha, Garcia Peres, Bivar, Barroso, Rezende, F. C. do Amaral, Alves Vicente, Nazareth, Sena Fernandes, Pegado, Dias Grande, Zuzarte, Fonseca Coutinho, Alves de Sá, Mello Soares, Almeida Pessanha, Pinto Tavares, Sepulveda Teixeira, Bernardino Cardoso, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Benevides. Sousa Pinto Basto, Macedo Pinto, Ferreira de Castro, 3. 3. da Cunha, J. J. de Matos, Luciano de Castro, J.*M. d'Abreu, Colaço, Carvalhal, Oliveira Baptista, Pinto Soares, Justino Ferreira Pinto Bastos, Baião Matoso, Aboim, Sousa Cabral, Browne, Paredes, Garcia da Rosa, Guerra Tenreiro, Paes de Figueiredo, Passos (Manuel), Sousa Feio, Maximiano Osorio, Placido d'Abreu, Balthasar de Campos, Menezes Pila, Fernandes Thomás, Coelho de Carvalho, Sena Bello e Victorino de Barros.

Abertura—á meia hora da tarde.

Acta—approvada.

O sr. Presidente: — A grande deputação encarregada de felicitar Sua Magestade no dia de Anno Bom cumpriu a sua missão; e na qualidade de presidente, dirigi a Sua Magestade a seguinte allocução:

«Senhor! —A camara dos deputados da nação portugueza, tendo em subido apreço qualquer occasião que se lhe offereça de manifestar a Vossa Magestade seus sentimentos de respeito e sincera homenagem, vem hoje, primeiro dia do anno, pedir, por esta deputação, a Vossa Magestade, que se digne aceitar benigno as suas cordeaes felicitações. A camara tem igualmente a honra de renovar seus protestos de inalteravel fidelidade a Vossa Magestade, e reverente amor a toda a Real Familia.»

Sua Magestade dignou-se responder (ía maneira seguinte:

«É-me extremo lisongeiro o testemunho de affeição á minha pessoa e á Familia Real, de que á camara dos srs. deputados offerece occasião o dia de hoje. Pela parte que me toca nas palavras que me dirigistes, acho n'ellas a melhor recompensa a que possa aspirar a sinceridade com que penso ler cumprido os encargos do meu ministerio.»

A mesma deputação participou a Sua Magestade a constituição da camara; e apresentou a lista quintupla para a escolha dos supplentes á presidencia da camara.

CORRESPONDENCIA.

Declaração.

Do sr. Affonso de Castro, de que o sr. Browne não comparece á sessão de hoje por motivo justificado. A camara ficou inteirada.

Officio.

Do ministerio da fazenda, acompanhando oitenta exemplares do relatorio e documentos annexos pertencentes ao ministerio da fazenda, com referencia ao anno proximamente findo, a fim de serem distribuidos pelos srs. deputados.

Mandaram-se distribuir.

O sr. Pinto d'Almeida: — Sr. presidente, pedi a palavra para mandar para a mesa o diploma do deputado eleito pelo