O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 3 DE JANEIRO DE 1859

PRESIDENCIA DO SR. M. A. VELLEZ CALDEIRA

SECRETARIOS OS SRS.

MIGUEL OSORIO CABRAL

BERNARDINO JOAQUIM DA SILVA CARNEIRO

Chamada — presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Alexandre de S. Thomás Pereira, Sá Nogueira, Heredia, Antonio José d’Avila, Barros e Sá, Arrobas, Fontes Pereira de Mello, Pinto de Albuquerque, Rodrigues Sampaio, Pinto Carneiro, Vaz da Fonseca, Venancio David, Faria Maia, Xavier da Silva, Dias e Sousa, B. C. do Amaral, Bernardo de Serpa Pimentel, Carlos Bento da Silva, Carlos Possolo, Pinto Coelho, Conde de Rio Maior (D. Antonio), Conde de Valle de Reis, Custódio de Faria, Pereira da Cruz, Palha, Faustino da Gama, Francisco Carvalho, Coelho do Amaral, Francisco Guedes, Costa Lobo, Tavares de Carvalho, Polido, Carvalho de Abreu, Pegado, Sant’Anna e Vasconcellos, Mártens Ferrão, Costa Xavier, J. Ferreira dos Santos Silva, Vaz Preto Giraldes, Ferreira de Mello, Simas, Lobo d’Avila, Barbosa da Silva, José Estevão, Reis e Vasconcellos, José Lourenço da Luz, Casal Ribeiro, Frazão, Silveira Estrella, José de Moraes, Mendes Leal, Julio Augusto Ferreira, Menezes e Vasconcellos, Rebello da Silva, Castro Guimarães, Almeida Junior, Pinto Martins, Paulo Romeiro, Campilho, Placido de Abreu, Thiago Horta, Vicente Ferrer e Visconde de Porto Covo de Bandeira.

Não compareceram — os srs. Gouveia Osorio, Lousada, Seabra, Secco, Couceiro, Sousa Sampaio, Barão da Torre, Garcez, B. C. do Amaral, Seixas e Vasconcellos, Barroso, Chamiço, Pinto Tavares, Faria Junior, Cabral de Barros, Fonseca Coutinho, Sousa Machado, Judice, Lobo d’Avila Marta e Silva, Sousa Pinto Basto, Silveira e Menezes, Justino Pinto Basto, Freitas Branco,Browne,Paes de Figueiredo Vaz Monteiro, J. A. de Sampaio e Mello, Luiz Arsênio Correia Caldeira, Freitas Branco, Browne, Baltazar de Campos, Charters, D. Rodrigo de Menezes, Nogueira Soares, Fernandes Thomás, Sebastião José de Carvalho, Visconde da Carreira.

Aberturas quarto de hora da tarde. Acta-approvada.

O sr. Presidente: — Tenho a participará camara que a deputação encarregada de apresentar a Sua Magestade a resposta ao discurso da corôa cumpriu a sua missão e foi recebida por Sua Magestade com extrema benevolencia, ouvindo com a maior attenção a resposta que esta camara lhe dirigiu. E depois, unindo-se a deputação com os outros srs. deputados nomeados para cumprimentar Sua Magestade pela entrada do novo anno, teve tambem a honra de dirigir-lho em nome d’esta camara a seguinte felicitação;

Senhor! A camara dos deputados vem respeitosamente congratular-se com Vossa Magestade, com a Augusta Rainha dos portuguezes, e com toda a real familia pela entrada do novo anno.

Este progresso de tempo, confia a camara dos deputados que será continuamente acompanhado dos progressos moraes e materiaes da nação, sob o auspicioso reinado de Vossa Magestade.

Digne-se Vossa Magestade de acolher esta manifestação sincera dos votos da camara dos deputados.

Resposta de Sua Magestade.

Recebo com reconhecimento as felicitações, que a camara dos deputados me dirige e á familia real, pela entrada do novo anno.

Ha momentos consagrados especialmente ao refazer de esperanças, nos quaes se passa em revista o passado, e se incumbe do futuro reparar-lhe os males.

Não sejam frustrados os desejos que a camara dos deputados hoje exprime, nem jámais lhe falleça a vontade de cumprir o proposito de auxiliar a acção progressiva do tempo.

(Passou-se á correspondencia.)

DECLARAÇÕES

1ª — Do sr. Telles de Vasconcellos, de que o sr. Gouveia Osorio não póde comparecer á sessão de hoje por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.