O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 4

— 4 —

N.° 2.

SESSÃO DE 3 DE JANEIRO.

1854.

Sendo meio dia occupou a presidencia o sr. Visconde de Monção, como decano; e os logares de secretarios foram occupados pelos srs. Miguel do Canto, e Pinheiro, como deputados mais novos.

Procedendo-se á chamada, verificou-se estarem presentes 62 srs. deputados.

CORRESPONDENCIA

Uma declaração do sr. Mamede, participando que o sr. Sousa Pires não póde comparecer á sessão de hoje, por motivo justificado. — Inteirada.

Officios — 1.° Do sr. Ribeiro de Almeida, participando que por estar doente, não pode comparecer á sessão de hoje, e talvez a mais algumas. — Inteirada.

2.° Do sr. Vellez Caldeira, participando que lhe não é possivel comparecer á sessão de hoje. — Inteirada.

3.° Do sr. Moniz, participando que não está ainda restabelecido dos seus incommodos desande, e por isso não póde comparecer ás sessões de hoje amais algumas. — Inteirada.

4.° Do sr. Silva Vieira, participando que ainda lhe não é possivel comparecer na camara, em consequencia do máo estado da sua saude. — Inteirada.

O sr. Presidente: — Estando presentes 62 srs. deputados, consulto a camara sobre se quer, com este numero, proceder á eleição de presidente.

Resolveu-se affirmativamente.

O sr. Presidente: — fim vista da resolução da camara, convido os srs. deputados a formarem a lista para a eleição de presidente, a qual deve conter cinco nomes.

Corrido o escrutinio verificou-se terem entrado na urna 76 listas, das quaes se inutilisaram 2 por estarem em branco, e sahiram eleitos com maioria absoluta:

Página 5

— 5 —

Os srs. Julio Gomes da Silva Sanches com 74 votos.

Vicente Ferreira de Novaes...... 40 »

Não obtendo mais nenhum sr. deputado maioria absoluta, procedeu-se a segundo escrutinnio; e tendo entrado na urna 76 listas, das quaes se inutilisaram 9, por estarem em branco, sairam eleitos com a maioria absoluta

Os srs. M. J. Cardoso Castello Branco com 35 votos.

Justino Antonio de Freitas....... 40 »

Procedeu-se ainda a terceiro escrutinio para a eleição de um membro que falta; e tendo entrado na urna 75 listas, das quaes se inutilisaram 11, por estarem em branco, sahiu eleito.

O sr. Augusto Xavier Palmeirim com... 30 votos.

O sr. Presidente: — Como a hora está adiantada, a eleição dos srs. secretarios fica para ámanha; e como o sr. ministro do reino fez constar á mesa que Sua Magestade receberá ámanhã ao meio dia a deputação que ha de apresentar a lista quintupla, da qual ha de ser nomeado o presidente e vice-presidente da camara, a deputação será composta dos srs. Fonseca Moniz, Teixeira de Queiroz, Bordallo, Joaquim Narciso, Albergaria Freire, Mamede, e Lobo de Avila. Está levantada a sessão. — Eram tres horas e um quarto da tarde.

O REDACTOR

José de Castro Freire de Macedo.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×