O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2. ª SESSÃO DA JUNTA PREPARATORIA EM 2 DE ABRIL DE 1870

Presidencia do exmo. Visconde dos Olivaes (decano)

Secretarios - os srs.

João Chrysostomo Melicio
Francisco da Silveira Vianna

Á uma hora da tarde abriu-se a sessão, estando presentes 49 srs. deputados.

Acta - approvada.

Correspondencia

1.° Officio da camara dos dignos pares, participando achar-se constituida a mesa da mesma camara para a actual sessão legislativa. - Inteirada.
2.° Officio da mesma camara, acompanhando os projectos de lei que, tendo ficado pendentes naquella camara, caducaram com a dissolução da camara electiva, aonde tiveram origem. - Para a secretaria.

O sr. Bandeira Coelho: - Mando para a mesa um documento relativo á eleição do circulo de Óbidos, Caldas e Peniche, para se juntar a outros que apresentou hontem o sr. Saraiva de Carvalho. Peço a v. exa. que o envie á commissão respectiva, a fim de o tomar na devida consideração.
O sr. D. Miguel Coutinho: - Está constituída a segunda commissão de verificação de poderes, tendo nomeado para seu presidente o sr. Silveira da Mota, e a mim para secretario.

Aproveito a occasião para mandar para a mesa alguns pareceres sobre diversos processos eleitoraes, cujo exame foi commettido á mesma commissão.

O sr. Correia de Barros: - Mando para a mesa três documentos relativos á eleição do circulo n.° 13, para serem presentes á respectiva commissão de verificação de poderes.

O sr. Dias Ferreira : - Envio para a mesa o meu diploma e alguns papeis relativos a duas eleições.

O sr. Pereira fie Miranda: - Remetto para a mesa ura documento relativo á eleição do circulo n.° 69 ; peço a v. exa. que o mande á commissão de verificação de poderes.

O sr. Freitas e Oliveira: - Mando para a mesa differentes pareceres da segunda commissão de verificação de poderes, e tambem o seguinte requerimento:

«Requeiro, por parte da segunda commissão de verificação de poderes, que sejam pedidos ao ministerio do reino, para serem enviados com urgencia a esta camará, quaesquer documentos, correspondências e papeis que ali existam relativos á eleição do circulo n.° 37, Pena-Cova. = O deputado por Angola, Freitas e Oliveira.

Mandou se expedir.

O sr. Cunha Vianna: - Envio para a mesa o diploma do sr. deputado eleito pelo circulo n.° 92.

O sr. Pinto de Magalhães: - Requeiro a v. exa. que proponha á camara se consente na dispensa da impressão dos pareceres que se forem apresentando, a fim de serem discutidos immediatamente quando não offereçam duvida os respectivos processos eleitoraes.

Consultada a junta sobre o requerimento do sr. Pinto de Magalhães, decidiu afirmativamente.

O sr. Antonio Paes: - Pedi a palavra para participar a v. exa. que se constituiu a primeira commissão de verificação de poderes, tendo nomeado para seu presidente o sr. Rodrigues Sampaio, e a mim para secretario. Aproveito a occasião para mandar para a mesa alguns pareceres da mesma commissão.

O sr. Henrique de Macedo: - Está constituída a terceira commissão de verificação de poderes, tendo escolhido para presidente o sr. José Tiberio e para secretario o sr. Sousa Lobo. E mando para a mesa alguns pareceres da mesma commissão sobre a eleição de differentes circulos.
Foram lidos e approvados sem discussão os seguintes

Pareceres

Senhores. - A vossa segunda commissão de verificação de poderes examinou com minuciosa attenção os seguintes processos eleitoraes, a propósito dos quaes tem a honra do vos apresentar o seu parecer.

Circulo n.° 39 - Coimbra

Compõe-se este circulo de seis assembléas: Sé Nova, Santa Cruz, Souzellas, Cioga do Campo, Ribeira de Frades e Castello Viegas.

Numero real de votantes.... 1:746
Obteve o cidadão Augusto César Barjona de Freitas.....1:724 votos.

Não havendo protesto nem reclamação alguma, e tendo o processo eleitoral corrido regularmente, é a commissão de parecer que seja approvada esta eleição, e proclamado deputado o cidadão Augusto César Barjona de Freitas, que apresentou o seu diploma em forma legal.

Circulo n.° 40 - Soure

Numero real de votantes.... 3:658
Obteve o cidadão António Egypcio
Quaresma Lopes de Vasconcellos.... 3:657 votos.

O processo eleitoral correu regularmente, e não tendo apparecido protesto ou reclamação alguma, é a commissão de parecer que seja approvada esta eleição, e proclamado deputado o cidadão Antonio Egypcio Quaresma Lopes de Vasconcellos, que apresentou o respectivo diploma em forma legal.

Circulo n.° 41 - Cantanhede

Numero real de votantes..... 2:449
Obtiveram os cidadãos:
José Augusto de Almeida Ferreira Galvão..... 1:446 votos.
Manuel Joaquim de Macedo Souto Maior... 3 »

Pelo que, tendo o processo eleitoral corrido regularmente, não havendo protesto nem reclamação alguma, e a commissão de parecer que ,seja approvada esta eleição, e proclamado deputado o cidadão José Augusto de Almeida Ferreira Galvão, que apresentou o seu diploma em conformidade da lei.

Circulo n.° 45 - S. João da Pesqueira

Este circulo compõe-se de seis assembléas: S. João da Pesqueira, Trevões, Penedono, Tabuaço, Chans e Armamar.

[Ver tabela na imagem]

Pelo exame do processo conheceu a commissão que no escrutinio da assembléa de Trevões é que appareceram