O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 2

SESSÃO DE 8 DE JANEIRO DE 1898

(Constituição da camara)

Presidencia do exmo. sr. Carlos José de Oliveira (decano)

Secretarios - os exmos. srs.

Frederico Alexandrino Garcia Ramires
Augusto Cesar Claro da Ricca

SUMMARIO

Lido o expediente, o sr. presidente (decano) convida o sr. Eduardo Coelho a prestar juramento e tomar a presidencia, - Prestam juramento e tomam os seus logares os srs. secretarios. - Faz o sr. presidente a sua allcução, e propõe a camara alguns votos de pezar o congratulação, que esta acceita, e a que se associa o governo, por intermedio dos srs. ministros da marinha e justiça -Tambem apresentam propostas para votos de sentimento os srs. Frederico Laranjo e Fialho Gemes, discursando sobre o voto de congratulação ao major Mousinho de Albuquerque o sr. Barbosa Lima. - São apresentadas propostas para accumulação de funcções de alguns srs. deputados, por parte dos srs. ministros da justiça, da fazenda e marinha. - Entram na sala e prestam juramento os srs. Abreu Castello Branco, Francisco Machado, Arthur Montenegro, Antonio Cabral, Abel da Silva, Santiago Gouveia, Arnaldo Novaes, Mathias Nunes, Eduardo Villaça e Ribeiro Coelho Elege-se a lista quintupla para supplentes á vice-presidencia. - Elege-se a commissão de resposta ao discurso da corôa.- Nomeia-se a commissão para apresentar a El-Rei a lista quintupla.

Abertura da sessão - Ás tres horas e dez minutos da tarde.

Presentes á chamada, 64 srs. deputados. São os seguintes: - Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Carlos Le-Coq, Alvaro de Castellões, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Mazziotti, Antonio Maximo Lopes de Carvalho, Antonio de Menezes e Vasconcellos, Antonio Teixeira de Sousa, Augusto Cesar Claro da Ricca, Augusto José da Cunha, Bernardo Homem Machado, Carlos Augusto Ferreira, Carlos José de Oliveira, Conde do Alto Mearim, Conde da Serra de Tourega, Eduardo José Coelho, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco de Castro Mattoso da Silva Côrte Real, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Silveira Vianna, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Frederico Alexandrino Garcia Ramires, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, Jeronymo Barbosa de Abreu Lima Vieira, João Catanho de Menezes, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Joaquim Izidro dos Reis, João Pinto Rodrigues dos Santos, Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim José Pimenta Tello, Joaquim Ornellas de Matos, Joaquim Paes de Abranches Joaquim Saraiva de Oliveira Baptista, José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Augusto Correia de Barros, José Bento Ferreira de Almeida, José da Cruz Caldeira, José Frederico Laranjo, João Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria de Oliveira Matos, José Maria Pereira de Lima, Libanio Antonio Fialho Gomes, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayola, Luiz Fischer Berquó Poças Falcão, Luiz José Dias, Manuel Pinto de Almeida, Manuel Telles de Vasconcellos, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro, Sertorio do Monte Pereira e Visconde de Melicio.

Entraram durante a sessão os srs.: - Abel da Silva, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Arnaldo Novaes Guedes Rebello, Arthur Pinto de Miranda Montenegro, Francisco José Machado, Frederico Resssno Garcia, Jeronymo Barbosa Pereira Cabral Abreu e Lima, João Baptista Ribeiro Coelho, João Lobo de Santiago Gouveia, José Dias Ferreira, José Estevão de Moraes Sarmento, José da Fonseca Abreu Castello Branco, José Gonçalves Pereiro dos Santos, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Joaquim da Silva Amado, José Mathias Nunes e Manuel Affonso de Espregueira.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adriano Anthero de Sousa Pinto, Albano de Mello Ribeiro Pinto, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Simões dos Reis, Antonio Tavares Festas, Arthur Alberto do Campos Henriques, Conde de Burnay, Conde de Idanha a Nova, Conde de Paço Vieira, Conde de Silves, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, Francisco Furtado de Mello, Francisco Manuel de Almeida, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Henrique da Cunha Matos de Mendia, Jacinto Candido da Silva, João Abel da Silva Fonseca, João Antonio de Sepulveda, João de Mello Pereira Sampaio, João Monteiro Vieira de Castro, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, Joaquim Simões Ferreira, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José Adolpho de Mello e Sousa, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Eduardo Simões Baião, José Gil de Borja Macedo e Menezes (D.), José Luiz Ferreira Freire, José Molheira Reymão, José Maria Barbosa de Magalhães, Leopoldo José de Oliveira Mourão, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Luiz Cypriano Coelho de Magalhães, Luiz Osorio do Cunha Pereira de Castro, Manuel Antonio Moreira Junior, Marianno Cyrillo de Carvalho, Sebastião de Sousa Dantas Baracho e Visconde da Ribeira Brava.

Acta - Approvado.

Officios

Da camara dos dignos pares do reino, participando que em sessão de 8 do corrente mez ficou organisada a mesa d'aquella camara para a actual sessão legislativa.

Para a secretaria.

Da presidencia do conselho do ministros, participando que, havendo Sua Magestade El-Rei annuido ao que lhe representou o conselheiro Mathias de Carvalho e Vasconcellos, ministro e secretario d'estado dos negocios estrangeiros, houve por bem, por decreto de 8 de novembro ultimo, conceder-lhe a exoneração d'este cargo, para o qual foi nomeado, por transferencia, o conselheiro d'estado Henrique de Barros Gomes, ministro e secretario d'estado dos