O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(7)

poz, e decidiu-se que a Commissão se fosse occupar no exame dos diplomas, que se achavam sobre a mesa, e que no caso de ser possivel, hoje mesmo offerecesse á Camara o seu parecer. Disse depois, estão suspensos os trabalhos da Camara, até que a Commissão apresente o seu parecer.

A's duas horas da tarde disse o Sr Presidente: — Continuam os trabalhos da Camara.

O Sr. Deputado Secretario interino Pina Cabral: — A Commissão encarregada de examinar os diplomas, communicou á mesa que não lhe cabe no tempo concluir hoje os seus trabalhos, e que sómente ámanhã os poderá apresentar á Camara.

O Sr. Leonel Tavares: — O regimento determina que as secções comecem ás nove horas da manhã, e acabem ás duas da tarde, mas praticamente nunca se observou esta determinação entendo por tanto que devemos alterar o regimento, nesta parte, marcando uma hora, em que rigorosamente nos reunamos aqui parecia-me conveniente que principiassemos ás dez horas, e concluissemos os trabalhos ás tres da tarde.

Vozes: — Votos, votos.

Outras vozes: — A's quatro horas é melhor.

O Orador: - Pois bem, se não se vencer o que propuz, seja então das onze horas da manhã, até quatro da tarde.

O Sr. Soure: — O regimento manda que comecemos ás nove horas, e acabemos ás duas, por consequencia se viermos ás dez, devemos sair ás tres, e é isto o que me parece mais razoavel.

O Sr. Presidente propoz, e a Camara decidiu, que principiassem,os trabalhos ás dez horas, e se concluissem ás tres da tarde. Continuou depois — Está levantada a secção. — Eram duas horas e meia da tarde.

O Redactor

J. P. Norberto Fernandes.

SECÇÃO DE 5 DE JANEIRO.

Ás dez horas e meia, occupada a cadeira da presidencia pelo Sr. Marciano d'Azevedo, dise — Está aberta a secção.

O Sr. Deputado Pina Cabral, servindo interinamente de Secretario, fez a chamada, e declarou que estavam presentes setenta e cinco Sr. Deputados, e que faltavam, com justificado impedimento, os Srs. — Vieira de Castro — Augusto de S. Paio — Pessanha — Botto Pimentel — Soares Caldeira — Xavier Baeta — Camacho — Jeronimo José Carneiro — Sousa Queiroga — Ferreira Sarmento — Lima — Costa Sobrinho — J. A. de Magalhães — Sousa Azevedo — Morão — Ferreira de Castro — Sá Vargas — Rojão — Mascarenhas e Mello — Bandeira de Lemos — Rebello da Silva — Macario de Castro — Sousa Raivoso.

O Sr Leonel Tavares: - Sr. Presidente, eu não sei se deva fallar n'uma materia, que julgo necessario tocar, antes da leitura da acta hontem suscitou-se a questão, se devia considerar-se que continuava a presidencia do anno passado, ou se devia haver alguma outra cousa; e pareceu concordar-se que ficasse essa questão para depois que entrassem os novos Deputados, não se tomou deliberação alguma, e então ficou em pé o que estava hontem julgou-se que a circunstancia de ser occupida a cadeira da presidencia pelo Sr. Vice-Presidente, por ser o decano da Camara, não prejudicava qualquer resolução, que se houvesse de tomar, em primeiro logar V. Exca. sabe perfeitamente que n'isto não ha nada de pessoal, em segundo logar não me opponho que se faça agora o que se quizer, entendendo-se com tudo que a questão, hontem suscitada, fica para ser resolvida depois da entrada dos novos Deputados, sendo d'esta maneira.....

O Sr. Presidente: — Já está entendido que não fica prejudicada qualquer indicação a este respeito....

O Sr. Leonel Tavares: — Torno a dizer — acredite V. Exca. que isto nada tem de pessoal.

O Sr. Deputado Secretario interino Velloso da Cruz leu a acta da secção antecedente. Foi approvada.

O Sr. Presidente: — Tem chegado alguns papeis do Governo, relativos a objectos de eleições, e a mesa entendeu que devia remetellos á Commissão encarregada d'estes trabalhos, assim o fez, e parece-lhe que fez bem, mas a Camara o decidirá.

Vozes: — Apoiado, apoiado.

O Sr. Deputado Secretario interino Pina Cabral deu conta da

CORRESPONDENCIA.

Ministerio dos Negocios do Reino.

Officios.

Unico. Com a copia dos officios, que em data de 30 de Novembro, 3 e 7 de Dezembro proximos passados, dirigiu ao Governo o secretario geral, servindo de governador civil de Braga, ácerca da demora que tiveram alguns papeis em serem remettidos ao presidente da assembléa eleitoral daquella provincia. Mandaram-se á Commissão dos poderes.

Deu conta d'uma participação, que faz o Sr. Deputado Ferreira Sarmento de não poder assistir, por ora, ás secções da Camara em rasão do máo citado de sua saude. A Camara ficou inteirada.

O Sr. Presidente: — A Camara decidiu que não se tratasse materia alguma, em quanto não entrassem na Camara os novos Deputados mandei saber á Commissão quando poderá ter concluidos os seus trabalhos, respondeu, que não podiam estar prontos antes da uma hora da tarde; por isso julgo melhor, que interrompamos a secção ... Apoiado, apoiado — Então está suspensa a secção até á uma hora da tarde.

A' uma hora e um quarto, reunidos na sala os Srs. Deputados disse o Sr Presidente: — Continúa, a secção, que se achava interrompida.

O Sr Deputado Secretario interino Pina Cabral deu conta de um officio da Camara dos Dignos Pares, em que participa, que se acha installada para a Sessão ordinaria de 1836, e que foram eleitos seus secretarios os Dignos Pares do reino Conde de Lumiares, e Policarpo José Machado, e Vice-Secretarios os Dignos Pares do reino Marquez de Ponte de Lima, e Thomaz de Mello Brayner. A Camara ficou inteirada.

O Sr Presidente: — A Commissão dos poderes tem a palavra para dar conta do parecer ...

O Sr. Aguiar — Eu o leio.

N.º 134 V. = A Commissão encarregada de examinar a legalidade e validade dos titulos dos Srs. Deputados eleitos, na conformidade do Decreto de 9 de Outubro de 1835, para ser completado o numero, que pelo artigo 34 do Decreto de 3 de Junho de 1834 a cada provincia pertencia eleger, entende, que os titulos passados aos Srs.

Antonio Barreto Ferraz de Vasconcellos.
José da Silva Carvalho.
José Joaquim Gomes de Castro. Pelo Minho.
Rodrigo da Fonseca Magalhães.

Caetano Xavier Pereira Brandão.
Joaquim Pedro Celestino Soares.
Roque Joaquim Fernandes Thomaz. Pelo Douro.
Antonio Fernandes Coelho.