O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(7)

2.º Dos empregos vagos, que pelo mesmo Governo tem sido providos durante aquelle semestre.

Exceptuo os Beneficios curados. — Antonio Pereira dos Reis.

Todos estes requerimentos foram julgados urgentes, e seguidamente foram admittidos e approvados sem, discussão.

O Sr. Presidente: — O Sr. Cunha pediu a palavra, mas não declarou se era para objecto urgente; — nós estamos já na ordem do dia, e se concedi agora a palavra ao Sr. Pereira dos Reis, foi porque a pediu logo no principio da Sessão; entretanto dou a palavra ao Sr. Deputado...

O Sr. Cunha: — Peço licença a V. Ex.ª para propôr que consulte a Camara.

O Sr. Presidente: — Já disse que lhe dou a palavra; a Camara decidirá se é urgente o objecto.

O Sr. Cunha Sotto-Maior: — Vou lêr e mandar para a Mesa os seguintes requerimentos, pedindo que sejam declarados urgentes:

Requerimentos. — 1.º Requeiro com urgencia pelo Ministerio da Fazenda relações de todos os Recebedores Geraes, Recebedores de Districto, Contadores de Fazenda, Thesoureiros Pagadores, ou quaesquer outros exactores nomeados desde 1833 até hoje, com as seguintes declarações:

1.º Os logares que serviram e porque tempo.

2.º Se prestaram as suas contas.

3.º Se a respeito daquelles que não prestaram contas, ou foram encontrados em alcance, se instaurou o competente processo; e no caso affirmativo, em que estado existe.

4.º Quaes os que foram encontrados em alcance, e em quanto importam os respectivos debitos.

5.º Como pagaram os alcances.

6.º Se a Fazenda tem hypotheca segura, por meio da qual possa haver a importancia dos referidos alcances, e qual ella seja.

Declaro que a relação que peço, inclue a responsabilidade dos diversos exactores da Fazenda directamente para com a Junta do Credito Publico, durante o tempo que a mesma Junta administrou os diversos rendimentos, que constituiam a sua dotação. — Cunha Sotto-Maior.

2.º Requeiro a cópia do Decreto porque foi nomeado o Juiz de Direito, João Rebello da Costa

Cabral, Juiz da Relação de Lisboa. — Cunha Sotto-Maior.

3.º Requeiro com urgencia, pelo Ministerio da Fazenda, todos os papeis, e documentos relativos á arrematação das Sete Casas, e Pescado, inclusive o requerimento de Pinto Bastos, e Companhia. — Cunha Sotto-Maior.

Todos estes requerimentos foram julgados urgentes, e sendo admittidos, foram successivamente approvados sem discussão.

O Sr. Presidente: — Vai proceder-se á eleição da Commissão de Resposta ao Discurso da Corôa. Devem as listas conter seis nomes, por isso mesmo que o Presidente da Camara é Membro nato desta Commissão.

Correu-se o escrutinio, e tendo entrado na urna 60 listas, das quaes se inutilisaram 14, saíram eleitos com a maioria absoluta

Os Srs. Vaz Preto com................ 45 votos

Barão de Ourem............... 45»

Corrêa Caldeira................45»

Visconde de Castellões..........44»

Lopes Branco................44»

Rebello da Silva............... 37»

O Sr. Presidente: — A Deputação que ha de apresentar a Sua Magestade a lista quintupla, e participar-lhe a constituição definitiva da Mesa, compõe-se dos Srs. Vaz Preto, Henrique de Mello, Agostinho Albano, Ferreira Vianna, Oliveira Borges, Conde de Linhares, e Assis de Carvalho.

Os Srs. Ministros do Reino, da Fazenda, e da Guerra apresentaram Propostas, para que alguns Srs. Deputados podessem accumular as funcções de Deputado com os seus empregos.

O Sr. Presidente: — Amanhã se dará conta á Camara das Propostas dos Srs. Ministros, para terem o seguimento proprio, porque não estando a Camara em numero, não póde continuar a funccionar. A ordem do dia para ámanhã é a continuação dos trabalhos, que marca o Regimento, que vem a ser — a eleição das Commissões. Está levantada a Sessão. — Eram tres horas e meia da tarde.

O Redactor,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.