O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

('

O jSr. Lopes Branco com . .......'......35 votos

O Sr. Presidente: — Segundo foi participado á Mesa Provisória, Sua Magestade Recebe a Deputação que tem de lhe apresentar a lista quíntupla, amanhã ao meio dia. São nomeados para esta Deputação os Srs. Gorjão Henriques, Barão de Francos, Lacerda (D.José), Pinheiro Furtado, Passos Pimen-íiel, Antunes Pinto, Palmeirim.

Eleição para Secretários.

Entraram na urna 63 listai, das quaes 7 ineffi-cets€s, ficaram úteis 06 j maioria absoluta 29. Saí-»ram eleitos

O Sr. Corrêa Caldeira com............. 43 votos

Mexia Salema..................40 »

.Não havendo já numero na Sala, e não podendo portanto proceder-se á eleição de f^ice-Secretarios, disse

O Sr. Presidente: — A Sessão amanhã deve abrir-se á uma hora da tarde, a fim de haver tempo para Sua Magestade fazer a escolha de Presidente e Vice-Presidente. Está levantada a Sessão. — Eram três horas e meia da tarde.

O 1.° REDACTOR,

J. B. CASTÃO.

Presidência do Sr. Roussado Gorjão

(Decano).

hamada — Presentes 48 Srs. Deputados.

Abertura — Depois das duas horas da tarde.

Acta—Approvada.

O Sr. Euzebio Cândido: — O Sr. Deputado Gorjão Henriques, que foi quem apresentou a Sua Magestade a lista quintupla para a nomeação de Presi-dente-^e-Vice-Presidente, mas por moléstia não comparece á Sessão, pediu me que participasse á Camará que Sua Magestade tinha recebido a Deputação com" a sua costumada benevolência.

A Camará ficou inteirada.

O Sr. Presidente (Decano):—Vai proceder-se á eleição dos Vice-Secretários.

Corrido o Escrutínio verificou-se terem entrado na urna 48 listas, das quaes se inuíilisararn 9, e saíram com a maioria absoluta

Os Srs. Lacerda (António) com.........39 votos

Barão das Lages...............39 M

O Sr. Secretario Barão das Lages leu o seguinte

.DE.CRETO. — Hei por bem, em virtude do artigo vigessimo primeiro da Carta Constitucional da Mo-.narchia, Nomear, sobre a Proposta da Camará dos Senhores Deputados da Nação Portugueza, ao Conselheiro João Rebello da Costa Cabral para Presidente da mesma Camará; e ao Conselheiro D. Marcos Pinto Soares Vaz Preto para Vice-Presidente. Paço das Necessidades, em quatro de Janeiro de mil oitocentos cincoenta e um. = RAINHA. = Conde Thomar.

O Sr. Presidente (Decano): — Convido o Sr. Rebello Cabral a subir á Mesa, a fim de prestar jura--mento na qualidade de Presidente.

Tendo prestado juramento o Sr. Rebello Cabral, proseguiu.

O Sr. Presidente (Decano): — Em virtude da Carta Constitucional, e pela nomeação de Presidente, e Vice-Presidente, estão concluídas as funcções •da Mesa Provisória, e esta dissolvida.

Tendo tomado a Presidência o Excellentissimo Senhor Rebello Cabral, convidou os Srs. Secretários Corrêa Caldeira, e Mexia a tomarem os seus respectivos logárcs.

O Sr. Presidente disse : — A Mesa da Cangara dos Deputados da Nação Portugueza está definitivamente constituída para o anno de 1851.

1851.

Assim se 'participará, e publicará na forma devida
Vão portanto continuar nossos trabalhos parlamentares, a cuja direcção ainda fui chamado nesta ultima Sessão annual da Legislatura de 1848 a 1851!
Ao Augusto Chefe do Estado, e a Vós, Senhores Deputados, agradeço como devo este reiterado testi-munho de consideração e confiança — que bem qui-zera, na presente conjuncíura, poder declinar, e que todavia acceito com o maior reconhecimento por bem do Paiz, que temos a honra de representar. Más para o bom desempenho das árduas e importantes obrigações, que me foram. impostas —- e que acabo de contrair, continuo a contar com a vossa illustra-da, assidua e valiosa cooperação, e com a vossa benevolência.
Convido o Sr D. Prior de Guimarães a vir á Mesa prestar juramento, na qualidade de Vice-Presidente da Camará.
O Sr. D. Prior de Guimarães prestou juramento.
O Sr. Presidente: — Proponho que a Camará vote agradecimentos á Mesa Provisória pelo bem que conduziu os trabalhos, que lhe estavam encarregados. (Apoiados, apoiados).
Assim se mandou lançar na Acta.
O Sr. Presidente: — Passa-se á eleição dos Sup-plentes á Presidência. As listas devem conter cinco nomes.
Corrido o Escrutínio verificou-se terem entrado na urna 4Q listas, das quaes se inutilisaram 8, & sagram unicamente eleitos com a maioria absoluta Os Srs. Bispo Eleito de Castello Branco com 40 votos
Sá Vargas.....................39 »
. E corrido segundo Escrutínio entraram na urna 50 listas, das quaes se inutilisaram 8, e saíram •eleitos com a maioria absoluta
Os Srs. João Elias com...,............41 votos
Gouvèa Cjôrte Real............. 41 »»
Pereira de Mello...............40 »