O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4

DIARIO DA CAMARA DOS DEPUTADOS,

n.° 5.

sessão de 5 de janeiro.

1855.

PRESIDENCIA do Sr. VISCONDE DE MONÇÃO (Decano).

Secretarios—Os Srs..

Pinheiro Osorio,

Almeida Macedo.

Pouco depois do meio dia abriu-se a sessão, estando presentes 52 srs. deputados.

O sr. secretario Almeida Macedo leu a acta da sessão antecedente, que foi approvada sem reclamação.

O sr. Dias e Sousa: — Sr. Presidente, a deputação, que esta camara nomeou, teve a honra de depositar nas Augustas Mãos de Sua Magestade El-Rei Regente a lista quintupla, a fim de que entre os cinco nomes Escolhesse o presidente e o vice-presidente da camara. Sua Magestade El-Rei Regente, e Sua Magestade El-Rei o senhor D. Pedro V Receberam e Trataram a todos os membros da deputação com aquella affabilidade que costumam.

A camara ficou inteirada.

O sr. D. Rodrigo de Menezes: — O sr. deputado D. Diogo de Sousa faz saber á camara, que não compareceu á abertura d'ella por motivo de falta de saude, e que comparecerá logo que lhe seja possivel.

A camara ficou inteirada.

ORDEM DO DIA.

Procedeu-se á eleição de secretarios; e depois de recolhidas e contadas as listas na mesa, disse

O sr. Presidente: — Apparecem duas listas de mais.

O sr. Santos Monteiro: — Parece-me que o meio de remediar isso é fazer a chamada, e ver os que votaram: talvez fosse engano de não notar alguma descarga.

O sr. Vellez Caldeira: — Intendo que isso não póde ser.

O sr. Santos Monteiro: — Então está nulla.

O sr. D. Rodrigo de Menezes: — Peço a V. ex.ª que mande fazer a chamada regularmente, e cada senhor que for chamado vae metter o bilhete da eleição na urna; porque estarmos um dia inteiro a votar na mesma pessoa duas e tres vezes não é possivel.

O sr. Mello Soares: — Intendo que primeiro que tudo é necessario que V. ex.ª ponha á votação da camara =se a eleição está ou não viciada pelo numera maior de listas que appareceu: = se a camara decidir affirmativamente, então é que tem logar fazer-se nova votação.

O sr. Presidente: — É o que me parece que se deve fazer. (Apoiados.) Vou propor se a camara julga que está nulla a votação.

Decidiu-se affirmativamente.

Corrido novamente o escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 52 listas, e saíu eleito com maioria absoluta

O sr. Joaquim Gonçalves Mamede com 43 votos.

Como nenhum outro sr. deputado obtivesse maioria absoluta, passou-se a segundo escrutinio, no qual não havendo tambem maioria absoluta em nenhum dos nomes que foram votados, passou-se a terceiro escrutinio, e verificando-se terem entrado na urna 58 listas, saíu eleito

O sr. Carlos Cyrillo Machado.... com 41 votos.

Passou-se á eleição de vice-secretarios; e tendo entrado na urna 58 listas, saíram eleitos com a maioria absoluta

Os srs. Pinheiro Ozorio..........com 48 votos.

Almeida Macedo.............43 »

Foi lida na mesa a seguinte

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1.° —Do ministerio do reino, acompanhando o seguinte Decreto.

Tomando em consideração a proposta dos srs. deputados da nação portugueza: Hei por bem, em Nome de El-Rei, e em virtude do artigo 21.° da Carta Constitucional da Monarchia, Nomear a Julio Gomes da Silva Sanches, do conselho de Sua Magestade Fidelissima, ministro e secretario

de estado honorario, para presidente; e ao deputado Vicente Ferreira de Novaes para vice-presidente da mesma camara.

Paço das Necessidades, em 5 de janeiro de 1855. = Rei Regente=Rodrigo da Fonseca Magalhães.

A camara ficou inteirada.

2.° —Do mesmo ministerio, participando que Sua Magestade El-Rei Regente, em seguida á festividade dos Reis, que ha de celebrar-se pelas onze horas do dia de ámanhã na Sé Patriarchal, tem resolvido que se cante um solemne Te Deum, em acção de graças pela Divina Providencia ter afastado d'estes reinos o terrivel flagello da cholera morbus; e participando ao mesmo tempo que alli se acha reservada uma tribuna para os membros do corpo legislativo.

A camara ficou inteirada.

O sr. Presidente: — A grande deputação que ha de assistir ao Te Deum será composta dos srs. Visconde da Junqueira, Santos Monteiro, Joaquim Honorato Ferreira, Antonio da Cunha Sotto-Maior, Antonio Feio Magalhães Coutinho, Barão de Castro Daire, Francisco Antonio Barrozo, Justino de Freitas, Joaquim Thomaz Lobo d'Avila, Joaquim Manuel da Fonseca, Antonio Pereira de Menezes, e Antonio Sarmento Saavedra.

Como o sr. presidente e o sr. vice-presidente se não acham na camara, não póde ter hoje logar o constituir-se a mesa definitiva. Portanto está levantada a sessão.

Eram tres horas da tarde.