O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 3

SESSÃO DE 5 DE JANEIRO DE 1858.

PRESIDENCIA DO Sn. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede. Antonio Pequito Seixas de Andrade.

Chamada — presentes 54 srs. deputados.

Não compareceram—os srs. Abilio Costa, Castro e Abreu, Mello e Carvalho, Geão, Heredia, Emilio Brandão, Girão, Gouveia Osorio, Duarte de Campos, Barros e Sá, Cunha e Sá, Serzedello, Seabra, Fontes Pereira de Mello, Mello Breyner, Sousa e Menezes, Pinto d'Albuquerque, Costa Veiga, Aristides, Xavier da Silva, Barão das Lages, Dias e Sousa. Bento de Castro, B. F. da Costa, Bernardo de Serpa, Pereira Garcez, Caetano de Seixas, Cyrillo Machado, Vivião Pessanha, Faustino da Gama, Bivar, Barroso, Rezende, Francisco Carvalho, Coelho do Amaral, Alves Vicente, Nazareth, Sena Fernandes, Pegado, Dias Grande, Zuzarte, Fonseca Coutinho, Alves de Sá, Mello Soares, Almeida Pessanha, Pinto Tavares, Sepulveda Teixeira, Bernardino Cardoso, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Benevides, Sousa Pinto Basto, Macedo Pinto, Ferreira Pinto Basto, Ferreira de Castro, J. J. da Cunha, J. J. de Mattos, Luciano de Castro. J. M. d'Abreu, Dolorme Colaço, Latino Coelho, Carvajal, Oliveira Baptista, Pinto Soares, Ferreira Pinto Basto (Justino), Baião Matoso, Aboim, Sousa Cabral. Browne, Paredes, Garcia da Rosa, Tenreiro, Paes de Figueiredo, Passos (Manuel), Feio, Maximiano Osorio, Osorio Cabral, Paulo Romeiro, Cunha e Abreu, Balthasar de Campos, Rita, Coelho de Carvalho, Sena Bello, Pinto de Barros.

Abertura—á uma hora e um quarto da tarde.

Acta— approvada.

O sr. Presidente: — Os membros que compõem a grande deputação que ámanhã ha de assistir ao Te-Deum que sella de cantar na igreja do convento da Estrella, por ter acabado a febre amarella, são, alem da mesa, os srs. Visconde de Porto Carrero, Miguel do Canto, Possolo, Camara Leme, Sousa Machado, Affonso de Castro, Cardoso Barata, Vellez Caldeira, Conde de Samodães, e Jacome Correia.

CORRESPONDENCIA.

Declarações.

1. ª— Do sr. Rebello de Carvalho, de que o sr. Alves Vicente lhe escreveu do Porto, encarregando-o de participar á camara que seguiria viagem para a capital no primeiro vapor que d'ali partisse.

A camara ficou inteirada.

2. ª— Do sr. Trindade Sardinha, de que o sr. Paulo Romeiro não póde comparecer á sessão de hoje por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

Officios.

1. º—Do ministerio do reino, accusando a recepção do officio em que se lhe participou a constituição da camara.

A camara ficou inteirada.

2. º—Do mesmo ministerio, acompanhando tres autographos de decretos das côrtes, já sanccionados por Sua Magestade.

Para o archivo.

3. º — Do ministerio das obras publicas, dando os esclarecimentos que lhe foram pedidos por alguns srs. deputados, relativos aos reparos da estrada de Torres Vedras ás Caldas da Rainha.

Para a secretaria.

4. º—Do ministerio da guerra, accusando a recepção do officio em que lhe foi communicada a constituição da camara.

A camara ficou inteirada.

Representação.

De noventa e dois habitantes de Villar da Veiga, pertencente ao concelho de Terras do Bouro, sobre divisão do territorio.

A commissão de organisação administrativa. O sr. Rebello da Silva: — Mando para a mesa a seguinte proposta. (Leu.)

Ficou para segunda leitura.

O sr. José Estevão: — Eu tambem 'quero 'assignar essa proposta.

O sr. Trindade Sardinha: — O sr. Paulo Romeiro encarregou me de participar a v. ex.ª e á camara, que não póde comparecer á sessão de hoje por motivo justificado.

O sr. Pinto d'Almeida: — Mando para a mesa uma representação, que recebi hontem pelo correio, dos archeiros da universidade de Coimbra era que pedem seja augmentado o seu vencimento de 160 réis diarios, pelos fundamentos de que as subsistencias são caras, que elles teem muito trabalho, que são empregados que vão para ali ás nove horas da manhã e sáem ás duas da tarde, e que têem as rondas á noite, etc. Peço que esta representação seja remettida ás commissões de fazenda e de instrucção publica, e espero que as illustres commissões attenderão á justiça que assiste aos requerentes.

Tambem mando para a mesa um requerimento, que vae igualmente assignado pelo sr. Fernandes Thomás, a respeito d'este objecto.

Requerimento

Requeremos que se peça ao governo pelo ministerio do reino, que remetta a consulta do vice-reitor da universidade de Coimbra, em que pede que seja augmentado o diario