O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3.ª SESSÃO PREPARATORIA EM 4 DE JANEIRO DE 1881

Presidencia do exmo. sr. Visconde da Arriaga (decano)

Secretarios - os srs.

Antonio Candido Ribeiro da Costa
D. Miguel de Noronha.

Leu-se o decreto pelo qual foi nomeado presidente da camara o sr. José Joaquim Fernandes Vaz e vice-presidente o sr. Antonio José da Rocha. - Dadas por terminadas as funcções da mesa provisoria, occupou a presidencia o sr. Fernandes Vaz e constituiu-se a mesa definitiva.- Prestaram juramento os srs. deputados Manuel Ferraz, Cerqueira Oliva e Pinheiro Chagas.- A requerimento do sr. Bandeira Coelho lançou-se na acta um voto de sentimento pela morte do sr. deputado Villafanha. - Foram approvados os pareceres da commissão de verificação de poderes sobre as eleições dos círculos de Montalegre e Ponta Delgada. - Elegeram-se os membros que hão de compor a lista quintupla para a escolha dos supplentes á presidencia e vice-presidencia. - Foi approvada uma proposta, apresentada pelo sr. ministro da marinha, para que os srs. visconde de Arriaga e Arrobas possam accumular, querendo, as funcções legislativas com as que desempenham no ministerio da marinha e ultramar.- E nomeou-se a deputação que ha de participar a Sua Magestade a constituição definitiva da camara.

Abertura. - Ás duas horas da tarde.

Presentes á chamada 54 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs.: - Alves da Fonseca, Sousa e Silva, Antonio Candido, Fialho Machado, A. J. d'Avila, Antonio Ennes, A. J. da Rocha, Arrobas, Mazziotti, Eça e Costa, Barão de Paçô Vieira, Carlos Ribeiro, Conde de Sabugosa, Hintze Ribeiro, Evaristo Brandão, F. J. Teixeira, Fernando Caldeira, Francisco Beirão, Cunha Souto Maior, Gomes Barbosa, Vanzeller, Henrique de Macedo, Pires Villar, Vieira de Castro, Almeida e Costa, Oliveira Valle, Simões Ferreira, Jorge de Mello (D.), Sousa Lixa, Bandeira Coelho, Barbosa Leão, Abreu Castello Branco, Fernandes Vaz, Rodrigues do Freitas, José Luciano, J. M. dos Santos, Nogueira, Abreu e Sousa, Julio Rainha, Júlio de Vilhena, Lopo Vaz Bivar, L. J. Dias, Pires de Lima, M. C. Emygdio, Nobre de Carvalho, Mariano dó Carvalho, Miguel de Noronha (D.), Pedro Roberto, Theotonio Paim, Thomás Bastos, Visconde da Arriaga, Visconde das Devezas, Zophimo Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adriano Machado, Alfredo de Oliveira, Ribeiro Ferreira, Saraiva do Carvalho, Victor dos Santos, Elvino de Brito, Sousa e Serpa, Emygdio Navarro, Castro Monteiro, F. J. de Medeiros, Ressano Garcia, Scarnichia, Izidro dos Reis, J. A. Neves, Joaquim Tello, Oliveira Baptista, Ponte Horta, Visconde de Bousões.

Não compareceram á sessão os srs.:- Guerra Junqueiro, Albino das Neves, Alexandre de Aragão, Alipio de Sousa Leitão, Sarrea Prado, Braamcamp, Alves Carneiro, A. A. de Aguiar, Rodrigues Ferreira, Azevedo Castello Branco, Antunes Guerreiro, Bigotte, Guimarães Pedroza, Tavares Crespo, Pessoa de Amorim, Magalhães Aguiar, Xavier Torres, Ferreira de Mesquita, Soares do Azevedo, Barão de Combarjua, B. X. Freire, Diogo de Macedo, Pinheiro Borges, Pinto Basto, Góes Pinto, Pereira Caldas, Gaudencio Pereira, Guilherme de Abreu, Barros Gomes, Ignacio do Casal Ribeiro, J. A. de Sepulveda, Candido de Moraes, João Chrysostomo, Melicio, Barros e Cunha, Gallas, Sousa Machado, Alfredo Ribeiro, Alves Matheus, Ornellas e Matos, Paes de Abranches, Gusmão, Homem da Costa Brandão, Pereira e Matos, Dias Ferreira, Garcia Diniz, Laranjo José Guilherme, Lemos e Napoles, Ferreira Freire, Simões Dias, Luiz Jardim, Almeida Brandão, Macedo Sotto Maior Penha Fortuna, Aralla e Costa, Pereira Dias, Dias de Freitas, Pedro Franco, Pedro Monteiro, Thomás Ribeiro, Visconde de Arneirós.

Acta.- Approvada.

O sr. Presidente: - Convido os srs. visconde de Paço Vieira e visconde das Devezas a introduzirem na sala os sr. deputados Mancellos Ferraz e Cerqueira Oliva, que estão nos corredores.

Em seguida foram introduzidos na sala os mesmos srs. Deputados, os quaes prestaram juramento.

EXPEDIENTE

Officios

1.° Da presidência da camara dos dignos pares do reino, participando á camara da senhores deputados haver tomado assento n'aquella camara o sr. deputado Antonio Augusto Pereira de Miranda.

Enviado á secretaria.

2.° Da presidencia da mesma camara, participando achar-se constituída a mesa daquella camara para a actual sessão legislativa, tendo sido eleitos para os cargos de secretarios e de vice-secretarios os dignos pares do reino, os sr. visconde do Soares Franco, Eduardo Montufar Barreiros, conde da Ribeira Grande, Francisco Simões Margiochi.

Enviado á secretaria.

3.° Do ministerio do reino, acompanhando o seguinte:

Decreto

Tomando em consideração a proposta da camara dos senhores deputados da nação portugueza: hei por bem, em virtude do disposto no artigo 21.° da carta constitucional da monarchia, nomear ao deputado dr. José Joaquim Fernandes Vaz para o logar de presidente da mesma camara, e ao deputado Antonio José da Rocha, do meu conselho, para o de vice-presidente.

Paço da Ajuda, em 4 de janeiro de 1881. -REI. = José Luciano de Castro.
O sr. Presidente: - Em virtude do decreto que acaba de ser lido estão terminadas as funcções da mesa provisoria, e convido o sr. Fernandes Vaz a vir prestar juramento na qualidade de presidente da camara.

Prestou juramento e tomou o logar da Presidencia.

O sr. Presidente: - Convido os srs. secretarios a tomar os seus logares.

Occupou o logar de primeiro secretario o sr. Thomás Bastos e o de segundo secretario o. sr. Avila.

O sr. Presidente: - A camara dos deputados está definitivamente constituída.
Convido o sr. vice-presidente a prestar juramento.

O sr. Antonio José da Rocha prestou juramento.

O sr. Presidente: - Agradeço á camara a distincta honra que me conferiu habilitando-me pela segunda vez com os seus votos para que Sua Magestade se dignasse nomear-me presidente desta camara

A benevolencia e attenções com que fui honrado na sessão passada por todos os membros desta camara, sendo motivos para a minha eterna gratidão reconhecimento, espero que serão tambem estímulos que me afervorem a boa vontade que tenho de desempenhar este tão honroso como difficil cargo do melhor modo possível.

Prometto-vos, senhores, que empregarei todos os meus esforços para cumprir os deveres que este logar me impõe com a maxima imparcialidade e justiça para com todos os lados da camara.

Parece-me que Interpreto devidamente os sentimentos d'esta assembléa, propondo que se consigne na acta um

Sessão de 5 de janeiro de 1881.