O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 3

SESSÃO PREPARATORIA EM 8 DE JANEIRO DE 1896

CONSTITUIÇÃO DA CAMARA

Presidencia do exmo. sr. Visconde do Ervedal da Beira

Secretarios - os exmos. srs.

José Eduardo Simões Baião
Julio Cesar Cau da Costa

SUMMARIO

Approvada a acta, dá-se conta da correspondencia.

Na ordem do dia effectua-se a eleição simultanea dos secretarios e vice-
-secretarios. - Suspende-se em seguida a sessão por não haver trabalhos de que a junta se occupasse. Reaberta, lê-se na mesa o decreto que nomeia o presidente e vice-presidente da camara. - O sr. presidente declara terminadas as funcções da junta provisoria e dissolvida a mesa. - Presta juramento, na qualidade de presidente, o sr. Antonio José da Costa Santos, e occupam os seus logares de secretarios os srs. Amandio Eduardo da Mota Veiga e José Eduardo Simões Baião. -Prestam juramento todos os srs. deputados presentes, e seguidamente o sr. visconde do Ervedal da Beira, na qualidade de vice-presidente. - O sr. presidente, depois de agradecer os votos da camara que o habilitaram a occupar a presidencia, propõe um voto de congratulação, que deve ser consignado na acta, pelos triumphos das armas portuguezas no ultramar. - O sr. Luiz Osorio, depois de pedir e obter que se abra uma inscripção especial sobre este assumpto, celebra os altos serviços prestados e importantes triumphos obtidos pelos expedicionarios. Felicita o governo e em especial o sr. ministro da guerra, concluindo por mandar para a mesa uma moção, - Usam da palavra sobre o mesmo assumpto e no mesmo sentido o sr. ministro da guerra, que agradece o elogio feito pelo orador precedente; os srs. Francisco Patricio, Teixeira de Vasconcellos, Teixeira de Sousa e visconde do Ervedal da Beira, que apresentam moções, o por ultimo o sr. João Arroyo. - Approvam-se por acclamação todas as moções, e o sr. presidente, depois de soltar vivas a El-Rei, á familia real, á patria, ao exercito e armada, levanta a sessão.

Abertura da sessão - Ás duas horas e tres quartos da tarde.

Presentes á chamada, 78 srs. deputados eleitos. São os seguintes: - Abilio Augusto de Madureira Beça, Adriano Augusto da Silva Monteiro, Alberto Antonio de Moraes Carvalho (Sobrinho), Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Alfredo de Moraes Carvalho, Amandio Eduardo da Mota Veiga, Antonio de Almeida Coelho de Campos, Antonio Adriano da Costa, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio d'Azevedo Castello Branco, Antonio Barbosa de Mendonça, Antonio Candido da Costa, Aarão Ferreira de Lacerda, Antonio Hygino Salgado de Araujo, Antonio José Boavida, Antonio José da Costa Santos, Antonio José Lopes Navarro, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Antonio Velloso da Cruz, Arthur Alberto de Campos Henriques, Augusto Cesar Claro da Ricca, Augusto Dias Dantas da Gama, Augusto Victor dos Santos, Carlos de Almeida Braga, Conde de Anadia, Conde de Pinhel, Conde de Tavarede, Conde de Villar Secco, Diogo José Cabral, Eduardo Augusto Ribeiro Cabral, Francisco José Patricio, Francisco Xavier Cabral de Oliveira Moncada, Ignacio José Franco, Jacinto José Maria do Couto, Jayme Arthur da Costa Pinto, João Alves Bebiano, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Lopes Carneiro de Moura, João Marcellino Arroyo, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, Joaquim do Espirito Santo Lima, Joaquim José de Figueiredo Leal, José Adolpho de Mello e Sousa, José Coelho Serra, José Eduardo Simões Baião, José Freire Lobo do Amaral, D. José Gil Borja Macedo e Menezes, José Joaquim Dias Gallas, José Luiz Ferreira Freire, José Marcellino de Sá Vargas, José Maria Gomes da Silva Pinheiro, José Mendes Lima, José Pereira da Cunha da Silveira e Sousa Junior, José dos Santos Pereira Jardim, José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso, Julio Cesar Cau da Costa, Licinio Pinto Leite, Luiz Augusto Pimentel Pinto, D. Luiz Filippe de Castro, Luiz Maria Pinto do Soveral, Luiz de Mello Correia Pereira Medello, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Luciano Affonso da Silva Monteiro, Manuel Bravo Gomes, Manuel de Bivar Weinholtz, Manuel Francisco Vargas, Manuel Joaquim Ferreira Marques, Manuel Joaquim Fratel, Manuel Thomás Pereira Pimenta de Castro, Polycarpo Pecquet Ferreira dos Anjos, Quirino Avelino de Jesus, Theodoro Ferreira Pinto Basto, Thomás Victor da Costa Sequeira, Visconde do Banho, Visconde do Ervedal da Beira, Visconde da Idanha, Visconde de Palma de Almeida e Visconde de Tinalhas.

Entraram durante a sessão os srs.: - Agostinho Lucio e Silva, Antonio Teixeira de Sousa, Bernardino Camillo Cincinato da Costa, Fidelio de Freitas Branco, Henrique da Cunha Matos de Miranda, Jeronymo Osorio de Castro Cabral e Albuquerque, João Maria Correia Ayres de Campos, Luiz de Sampaio Torres Fevereiro e Romano Santa Clara Gomes.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Adolpho da Cunha Pimentel, Amadeu Augusto Pinto da Silva, Antonio de Castro Pereira Côrte Real, Conde de Jacome Correia, Diogo de Macedo, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Jacinto Candido da Silva, Jayme de Magalhães Lima, João José Pereira Charula, João da Mota Gomes, João Rodrigues Ribeiro, José Antonio Lopes Coelho, José Bento Ferreira de Almeida, José Correia de Barros, José Dias Ferreira, José Joaquim Aguas, José Teixeira Gomes, Manuel Augusto Pereira e Cunha, Manuel José de Oliveira Guimarães, Manuel Pedro Guedes, Manuel de Sousa Avides, Marianno Cyrillo de Carvalho, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Visconde de Leite Pery, Visconde de Nandufe e Wenceslau de Sousa Pereira de Lima.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

Um do ministerio do reino, acompanhando uma certidão por onde se mostra que o sr. deputado eleito pelo circulo de Braga, bacharel Quirino Avelino de Jesus, foi nos ultimos dois annos collectado em contribuição industrial pelo exercicio da sua profissão de advogado n'aquella cidade.

Para a secretaria.