O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Camará se prefere a eleição por se rerolveu. • •

O Si. P residente: — Este mesmo artigo, , determina que se .verifique a eleição por pluralidade absoluta no priíiKsiro escrutínio, é não se obtendo esta no primeiro, que no segundo seja bastante â relativa (apoiados).^ — Assim se resolveu.

O Sr. Presidente: — Fica pois em regra que no primeiro escrutínio é necessária a pluralidade -absoluta, e que no segundo basta a relativa. Hóave na Sessão passada uma excepção quando sê t melou da Commissão de Legislação j resolvendo-se por uma moção especial eextraordinaria, que bastava a maioria relativa ; mas isso são excepções que só a decisão da Camará pôde estabelecer. Vai-se proceder á eleição da Commissão que tem de redigir a resposta ao Discurso do Thr&no. .

O ST. -Leonel.: — Eu creio que não e' preciso advertir, qu« paia esta primeira Coamiissâo são precisos só seis nomes, (Fozes, não, não é).

O Sr. Presidente : — Esta Commissão tem de constar, na conformidade do Regimento, de seis Srsr Peputados , pois que o Presidente f»2 parte da mesma. , ,

Preenchidas todas as formalidades do eslillo, procedeu-se ao apuramento do escrutínio, que deu em resultado, sendo 75 as listas que entraram na urna, serem eleitos os seguintes Srs. : Passos (Manoel) com 68 vqtos : Almeida Garrett com 39 : Seabra com 38: J. C. de Campos com 38.

Faltaram ainda dous Membros, para "o que se procedeu o segundo escrutínio, findo o qual , sendo 75 as listas, saiu eleito o Sr. Sousa Azevedo com 37 voto-Sj e empatados os Srs. : J. A. de Magalhães, e José Estevão , ambos cotn 35 votos.

O Sr. Presidente: — Consulto a Camará sobre se este empate se ha de decidir péla sorte como hontem se praticou. ( fro%es , sim, sim., sorte). — Assim &e resolveu. > " ' :

Lançados na urna os nomes dos dous Srs. Deputados, extraiu delia o Sr. Presidente o nome do Sr. J. Estevão. .

-• • SEGU3XTDA PASTE 3DA. O£U>£M BO 3DIA. Eleição da Commissão Administrativa

voía Casa. y

Tendo entrado na urna 74 listas, ninguém obteve maioria absoluta, pelo que se procedeu á segundo escrutínio, no qual saíram eleitos, havendo entrado 75 listas, os seguintes Srs. : José Liberato com-40 votos: Silva Carvalho com 39: Gaivâo Palma

37: P i n to Soares eom $í •: • Pereim.'B;íandão eora 8&.

TERCEIS. A PART$:BjfcORBEM DO BÍA.

; Eleição do, Commissão de Fazenda,

Havia*se còncluidiò o escratinio, e ia p,rty?eder-se ao apuramento, quando errttóa t» Sr. Ministro da£ Justiças, o qual pedwid-ò apalavra para um negoeiô. urgente, leu e niatKJou para a Mesa;;o seguinte

Requerimento. -*-Em. èon^Wmidade do artigo 5â da Constituição Política da Menarchia,, e porque assim o exige ò bern. do Estado, vem oGorveriío pedir á Camará; dos Srs. Deputados a necessária permissão, paia q «e ia Reverendo B^iâpo Reservatafió de Coimbra, D. Francisco de S. Luiz, Deputado em Cortes, possa ser empregado e*n serviço público, estranho á mesma Camará. Secretaria d'Estado dos Negócios Ecclesiasticos e de Justiça, em 4 de Janeiro del;840. — A. B. da Costa Cabral, — (Apoia" dos gerúêsj. , •

O Sr. Leonel: —-Q-oando se não queira mandaç o Reqiierim^nto que acaba de lêr-se a uma CoftJaais" são, o que mo parece desnecessário, penso que o melbor é suspender oacto que nos occúpava, e vista a importância do objecto, votar já, (Jip&i&d&s gê* raes, e vazes pedindo votos).

O Sr. José -Esteva»: — Votos, votos, sim mas depois quê se tiver lido tear Mesa.

O Sr. Secretario ítebeUo de Carvalho leu o Refc quéfimento, o qual posto á votação, foi unanimemente approvado.

O S*. Silva Carvalho: —Peço que se declare na Acta, que a votação foi unanime. (Apoiados nume» rosos).

Procedeu-se ao apuramento das listas que eram 72, e saíram eleitas os Srs.: M. A. de Carvalho com 61 votos: A.,Carlos com 48: Passos (Manoel) CQJOJ 44 :r, Antotiiô Júlio com 41 : Sil^â CàrysHio corn 40.

O Sr. Presidente: — São quatro horas, já não ha teínpò de proceder a segundo escrutínio para os outros Srs. que faltam.

O Sr. Secretario Rebello de Carvalho.—Acaba de chegar um Officio do Ministério do Reino, acompanhando duas Actas da eleição de um Deputado e um Substituto, a que/se procedeu em Saníarem por Decreto dê 6 de Novembro ultimo.— F~ai á. Com* missão de-Poderes.

Q^-Sr. Presidente: >.— A ordam do dia para terça feira , é o segundo escrutínio para a Commisâão de /Fazenda; e a continuação da eleição das Commis-soes que faliam»-*-'Está levantada a Sessão.

do 'Sr. Guilherme Henriqúes.

Abertura-—POJICO antes do meio dia. .Chámáda^ — Presentes Si Srs. Deputados; entraram depois mais alguns, e faltaram os Srs. Gala/ura^ Cándião de fiaria + Moita Pimenlel, Gorjâo 5 Cor-fêâ'-de Séf''Téixeira á"Aguilíar, Bispo Conde, Vei~. ga,; Sousa Giícdes, , Dias d' Azevedo , Queiroga , J\íúwarenhtiâ Neto, j&íma, Castro> Portugal, l^cl-loio •flíí -Oru% , Borges Peixoto, Ferreira de Castro^ Henriqúes Ferreira) Fontoura, Silva Per eira ^ Pinto

Soares, Mansinho da Silveira^ Pime,ntq, Colmisiro, Sá 0%orio, Ferrara Cf$ral9 Ltiiç felho^ ç..Xavier Botelho. -

Acta—-approvada seoi iiiiayiftío.

O.Sr. Alberto<Çrhs p='p' de='de' a='a' máfidp='máfidp' poderes='poderes' para='para' mesa='mesa' cqsiiíiiseâo='cqsiiíiiseâo' parecer='parecer' dn='dn' _.seguinte='_.seguinte' o='o'>